rotação dos pneus de camião as respostas às suas perguntas
Bem-vindo à nossa secção de perguntas frequentes sobre a rotação dos pneus e a rotação dos pneus na jante, para ajudar os condutores e os proprietários de frotas a maximizar a duração de vida dos seus pneus e, ao mesmo tempo, poupar dinheiro e aumentar a segurança dos camiões. Descubra as reflexões de Antoine Sanches, Customer Engineering Support Manager, sobre a razão pela qual estas práticas de manutenção são indispensáveis, como realizá-las e com que frequência!
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Antoine Sanches, Customer Engineering Support Manager
Inúmeros factores, como a distribuição da carga, o alinhamento e as condições de utilização, podem provocar uma degradação desigual dos pneus, provocando um desgaste acelerado de certos pneus. Os proprietários de frotas proactivos devem inspecionar regularmente os pneus para detetar sinais precoces de desgaste irregular, tais como um comportamento anormal do motor (ou seja, ruído ou vibrações). Siga os nossos conselhos para evitar reparações dispendiosas e demoradas!
Resumo das FAQ
- 1. Qual é a diferença entre rotação de pneus e rodar os pneus na jante?
- 2. Por que é importante fazer a rotação dos pneus com regularidade?
- 3. Quais são os sinais de alerta de desgaste do pneu?
- 4. Como é que a rotação dos pneus pode ter um impacto positivo no custo total de propriedade?
- 5. Com que frequência devo fazer a rotação dos meus pneus?
- 6. Quais são os riscos de não fazer a rotação dos meus pneus?
- 7. Quem pode realizar a rotação de pneus e rodar os pneus na jante?
- 8. Como posso incorporar estas sugestões de rotação dos pneus na rotina de manutenção da minha frota?
Qual é a diferença entre rotação de pneus e rodar os pneus na jante?
A rotação dos pneus é o processo de troca de posição dos pneus num veículo para uniformizar o desgaste e maximizar a performance e longevidade do pneu.
Cada posição de pneu tem padrões de rotação recomendados, conforme especificado aqui:
02 diagrama de rotação de pneus
- No eixo de direção (1), o pneu dianteiro esquerdo tem tendência a desgastar mais depressa do que o pneu dianteiro direito, enquanto o ombro do pneu dianteiro direito poderá desgastar mais depressa do que o esquerdo.
No eixo de transmissão (2), ambos os pneus no lado interior do motor apresentam distorções mais evidentes no ombro virado para o interior do chassis.
Num reboque de três eixos (3), o padrão de desgaste nos pneus é diferente em cada um dos três eixos, com um desgaste muito lento no segundo eixo e um desgaste mais rápido no terceiro eixo.
Em alguns casos, é necessário combinar a posição de rotação com a rotação dos pneus na jante. Quando um pneu é desmontado da jante e volta a ser montado no sentido oposto. Isto significa que o lado do pneu que antes estava virado para dentro passa a ficar virado para fora e vice-versa. É crucial respeitar a rotação e o sentido de montagem de um pneu e manter o sentido do padrão do piso de pneu na primeira metade da vida útil do pneu para otimizar a performance e o nível de desgaste do piso.
Embora este procedimento possa implicar custos superiores aos da rotação dos pneus, garante que a carcaça fica preparada para a recauchutagem ou reesculturado!
Por que é importante fazer a rotação dos pneus do meu camião com regularidade?
Tal como toda a manutenção de pneus, o motivo mais importante para fazer uma rotação regular dos pneus é garantir a aderência à estrada e a segurança de condução do camião, o que também se aplica aos pneus dos automóveis. Para além destes motivos fundamentais, uma programação consistente da rotação dos pneus também pode prolongar a vida dos seus pneus.
Ao trocar os pneus esquerdo e direito, está a dar descanso ao pneu direito e a deixar que o pneu esquerdo “recupere”, para equilibrar o desgaste e fomentar uma profundidade do piso uniforme, que resulta numa maior durabilidade dos seus pneus.
Quais são os sinais de alerta de desgaste do pneu?
Tal como acontece com todas as práticas de manutenção preventivas, o desgaste dos pneus deve ser monitorizado visualmente de forma regular. Padrões de desgaste diferentes podem indicar diferentes tipos de problemas. Por exemplo:
• Padrões ondulados geralmente indicam que o veículo está desequilibrado e isso pode ser corrigido ao rodar os pneus.
• Desgaste no exterior ou no interior do pneu é sinal de que o veículo precisa de verificar o alinhamento da direção.
• Padrões em diagonal ou na forma de ondas indicam que o pneu tem contacto irregular com a estrada, pelo que será importante verificar o sistema de suspensão do veículo.
• Desgaste ao longo do centro do pneu é indicador de que o pneu tem pressão excessiva, pelo que apenas o centro do pneu está em contacto com a estrada.
• Em contrapartida, desgaste nas extremidades indica o oposto: o seu pneu apresenta uma pressão insuficiente e as extremidades estão em contacto com a estrada.
03 sinais de desgaste dos pneus
De forma geral, o desgaste é gradual e os danos mínimos não obrigam a uma substituição. Contudo, se verificar um desgaste assimétrico significativo, como um desgaste extremo apenas num dos lados, é provável que o dano seja irreparável e possa levar a maiores riscos de segurança. Se prestar atenção, o desgaste irregular também pode provocar ruído e vibração, por isso oiça com atenção!
Como é que a rotação dos pneus tem um impacto positivo no custo total de propriedade?
O desgaste dos pneus não é uniforme, por exemplo, os pneus do eixo traseiro tendem a desgastar mais depressa do que os pneus do eixo central. A rotação dos pneus e rodar os pneus na jante pode prolongar a vida útil de cada pneu na sua frota, resultando em substituições menos frequentes. Para além destas vantagens na poupança de custos no seu TCO, uma atempada redistribuição e substituição adequadas garantem um desgaste mais uniforme dos pneus, ficando menos sujeitos a rebentamentos e outros riscos de segurança. Afinal, uma avaria na estrada pode ser angustiante porque não implicará apenas um pneu novo, também pode originar outros custos significativos, incluindo os potenciais danos no veículo, aumento do tempo de paragem, bens danificados ou atrasos na entrega que podem implicar penalizações.
Com que frequência devo fazer a rotação dos meus pneus?
Isto depende do tipo de camião, posição do pneu e também pode variar de acordo com o tipo de utilização. Como regra geral, para equilibrar o desgaste, otimizar o potencial dos pneus e minimizar o risco de danos nos pneus, deve ser realizada a rotação dos pneus quando atingirem metade do seu ciclo de vida. De forma mais específica, se o desgaste entre pneus num veículo for entre 0 e 1,58 mm, não deve fazer a rotação de pneus. Contudo, se a diferença atingir os 2,38 mm ou mais, deve considerar a rotação dos pneus.
Quais são os riscos de não fazer a rotação dos meus pneus?
- O desgaste irregular nos seus pneus pode resultar em diversos riscos de segurança, incluindo perda de aderência, aumento do risco de rebentamento, sobreaquecimento (que pode danificar a carcaça e impedir o posterior reesculturado ou recauchutagem), consumo excessivo de combustível e aumento das emissões. Em alguns casos, o desgaste irregular pode mesmo afetar a velocidade de rotação dos seus pneus, eventualmente danificando as engrenagens.
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Quem pode realizar a rotação de pneus e rodar os pneus na jante?
Embora seja possível assumir estas reparações, é recomendável agendar uma marcação com o seu especialista em serviço de pneus para realizar eventuais reparações.
Como posso incorporar estas sugestões de rotação dos pneus na rotina de manutenção da minha frota?
É essencial formar os condutores para verificarem os pneus com regularidade e reconhecerem os sinais iniciais de desgaste. Também é recomendável agendar verificações periódicas aos pneus. Se é necessário proceder à rotação de pneus ou agendar rodar os pneus na jante, os nossos especialistas recomendam reparações consolidadas, por exemplo, durante uma verificação de manutenção regular, reesculturado ou substituição de óleo, para reduzir o tempo de paragem.
A manutenção preventiva de pneus, incluindo a rotação de pneus, não se limita a poupar tempo e dinheiro, estas práticas podem aumentar a segurança da sua frota e dos seus condutores.
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car going fast on a road by night