mag3 toptips header
Todos os condutores de camiões que já tiveram uma avaria na estrada sabem que é uma situação stressante, dispendiosa e morosa – mas também é evitável!
Uma reparação na estrada pode custar quatro vezes mais do que uma realizada numa oficina! Os condutores obrigados a parar têm de aguardar pelo reboque (tempo perdido), aguardar por peças (mais tempo perdido) e aguardar por uma reparação de emergência (ainda mais tempo perdido!). Além disso, os camiões e as mercadorias transportadas são mantidos fora da estrada, um golpe duro nos seus resultados finais.
Eis 3 sugestões para poupar tempo e dinheiro!
michelin site blocs tip n 1michelin site blocs texte astuces
Planeie com antecedência
Com um pouco de Manutenção de prevenção (MP), pode poupar até 50%* em reparações, pode aumentar a segurança geral e prolongar a vida útil da sua frota.
Treine os seus condutores e técnicos para garantir que os veículos estão em "boas condições para a estrada" antes e após cada viagem. A verificação de danos visíveis e da pressão dos pneus antes e após a viagem é benéfica ao nível da economia de combustível e do desgaste geral, mas também evita rebentamentos, que representam cerca de 25%* das avarias.
A MP também inclui a verificação visual de outras áreas principais, tais como:
- espelhos,
- limpa para-brisas,
- travões,
- óleo,
- níveis de líquido de refrigeração
- e luzes para identificar problemas menores antes de se tornarem graves.
O agendamento de reparações e afinações fora das horas de pico pode reduzir ainda mais o tempo de inatividade.
michelin site blocs texte tip2 jaune
Procure os sinais
Embora nem todas as avarias sejam evitáveis, muitas são. Ensine a sua equipa a procurar os sinais-chave enquanto está na estrada. Por exemplo, as luzes intermitentes enquanto está em ralenti podem indicar um problema com o alternador ou a bateria, ou o sobreaquecimento pode indicar problemas com o radiador, que, se não forem resolvidos, podem levar a problemas graves no motor. Por vezes, os sinais podem ser claros como uma luz intermitente de "verificação do nível do óleo".
Embora seja fácil adiar "até amanhã", as fugas de óleo podem provocar avarias no motor ou até queimar outras partes do veículo.
michelin site tip n 3michelin site blocs texte astuces
Tenha um plano implementado
Até os camiões com a melhor manutenção podem avariar, por isso, é essencial que a sua frota saiba o que fazer se ficar presa na berma da estrada. A segurança do condutor do camião e do trânsito que circula é da maior importância. Os condutores devem saber a quem ligar, como bloquear as rodas ou proteger o próprio camião e estar familiarizados com o protocolo de segurança na estrada.
À medida que tecnologia se desenvolve, os procedimentos de manutenção preditiva também estão a tornar-se cada vez mais habituais. Esta abordagem orientada por dados no que toca à manutenção depende de sensores integrados e sistemas digitais avançados para detetar automaticamente problemas antes de estes surgirem, encomendar peças antecipadamente, efetuar um melhor planeamento das reparações e atribuir melhor o tempo dos técnicos e condutores.
Quer a sua frota dependa se sensores ou dos próprios cinco sentidos, o resultado final é o mesmo: a antecipação a problemas de manutenção vai minimizar as avarias e manter os camiões na estrada!
mag3 toptips highlight
Michelin ONCall: a assistência para avarias de pneus
Uma vez que nunca deve fazer os seus clientes esperar, nada deve manter a sua frota fora da estrada.
Descubra a assistência para avarias de pneus para camiões que combina a simplicidade, a velocidade e a eficiência. Caso haja um incidente em estradas europeias, uma simples chamada ou clique coloca o serviço a funcionar!
gettyimages 930571046
car going fast on a road by night