Michelin X® TWEEL™ num veículo Kubota
TWEEL DA MICHELIN: UM PNEU SEM AR
Durante anos, os pneus tradicionais foram a única opção para os condutores que procuravam uma mobilidade fiável e eficiente. No entanto, com a introdução do pneu sem ar, esta situação alterou-se. Os pneus Tweel representam um avanço tecnológico significativo na indústria dos pneus. Os pneus sem ar conferem diversas vantagens em relação aos pneus tradicionais e são compatíveis com uma vasta gama de máquinas, como cortadores de relva comerciais, Mini-Carregadores (SSL) e outros equipamentos de construção ligeira, Empilhadores Montados em Camiões (TMF), ATV e UTV, Carrinhos de Golfe e Utilitários e várias aplicações militares.
O QUE SÃO OS PNEUS SEM AR?
Ao contrário dos pneus tradicionais, que são feitos de borracha e enchidos com ar comprimido, os pneus sem ar utilizam uma viga de piso especial ligada a uma série de raios flexíveis para suportar o peso do veículo a partir de cima.
Este avanço permitiu criar um pneu à prova de furos que se desloca e conduz como um pneu de ar convencional e não como um pneu sólido. O pneu sem ar da Michelin foi batizado: "TWEEL".
O QUE SIGNIFICA "TWEEL"?
O termo "TWEEL" é o nome específico da gama de pneus sem ar da Michelin. Trata-se de uma palavra composta pelas palavras inglesas "TYRE" e "WHEEL". Este conceito nasceu no centro de investigação da Michelin em Greenville, na Carolina do Sul.
Âmbito tecnológico do X Tweel Ajuda e conselhos
COMO FUNCIONAM OS PNEUS TWEEL DA MICHELIN E DE QUE SÃO FEITOS?
Para ver este vídeo, terá de aceitar alguns cookies do YouTube. Basta clicar no botão abaixos.
Aceitar cookies do YouTubeMICHELIN TWEEL é um conjunto completo, de uma só peça, de roda e pneu radial sem ar.
Os principais componentes desta solução inovadora são:
• Viga de cizalhamento com banda de rolamento otimizada para uma vida útil longa em condições difíceis.
Raios de polirresina flexíveis e de elevada resistência aos impactos que suportam o peso em tensão e absorvem os impactos, ajudando a tornar a condução mais suave e proporcionando uma transferência de energia que reduz o ressalto do pneu.
• Um eixo de aço reforçado para fixar o Tweel à máquina.
Esta tecnologia proporciona um efeito de amortecimento que absorve os choques e as vibrações. A viga de cizalhamento e os raios foram concebidos para serem flexíveis e deformáveis, o que lhes permite adaptar-se aos contornos do solo e proporcionar uma excelente tração, aderência e estabilidade.
Não é necessário qualquer equipamento especial para montar o conjunto. Além disso, uma vez montado, não é necessário manter a pressão do ar.
QUAIS SÃO AS VANTAGENS DOS PNEUS SEM AR DA MICHELIN?
Os pneus sem ar, também conhecidos como pneus não pneumáticos (NPT, do Inglês No Pneumatic Tyres), têm várias vantagens em relação aos pneus tradicionais e aos pneus sólidos. Apresentamos em seguida algumas das principais vantagens:
Sem manutenção
SEM MANUTENÇÃO
O pneu radial sem ar Michelin X® TWEEL™ é uma unidade única que substitui o atual conjunto de pneu e roda. Não há necessidade de equipamentos de montagem complexos e, uma vez aparafusados, não há necessidade de manter a pressão do ar.
Manobrabilidade e estabilidade
CONFORTO E ESTABILIDADE
A transferência de energia única no interior dos raios de polirresina ajuda a reduzir o "ressalto" associado aos pneus e à dureza dos pneus sólidos, ao mesmo tempo que proporciona um conforto e uma estabilidade excecionais.
Sem furos, sem tempos de paragem
SEM FUROS, SEM TEMPOS DE PARAGEM
O pneu radial sem ar TWEEL foi concebido para funcionar como um pneu de ar convencional, mas sem os inconvenientes e o tempo de inatividade associados aos pneus com furos.
Pneu amigo do ambiente
PNEU AMIGO DO AMBIENTE
Os pneus sem ar permitem-lhe reduzir as falhas prematuras dos pneus devido, por exemplo, a um furo irreparável, e aumentar a vida útil do piso em 2-3 vezes mais do que os pneus de ar convencionais*.
QUE MÁQUINAS SÃO COMPATÍVEIS COM O TWEEL DA MICHELIN?
O nosso pneu Michelin X® TWEEL™ pode ser montado nas vossas máquinas nos cinco segmentos principais seguintes. Além disso, os pneus sem ar são particularmente eficazes e recomendados para uma utilização em terrenos acidentados onde é necessário manter a aderência para manter o controlo e não se preocupar com um furo no pneu.
Pneu radial sem ar para relva
MICHELIN X® TWEEL™ RELVA
Pneus radiais sem ar para Cortadores de Relva Comerciais e outras máquinas de tratamento de relva
Pneus UTV Sem Ar
MICHELIN X® TWEEL™ UTV
Pneus Radiais sem ar para veículos Side by Side, Quads e Equipamentos Militares
MICHELIN Tweel para a construção ligeira
MICHELIN X® TWEEL™ SSL
Pneus Radiais sem ar para Mini-Carregadoras e equipamentos de construção ligeira
MICHELIN X® TWEEL™: Carrinhos de Golfe e Utilitários
MICHELIN X® TWEEL™ RELVA
Pneus para Carrinhos de Golfe e Utilitários
Tweel para Empilhadores Montados em Camiões
MICHELIN X® TWEEL™ TMF
Pneus para Empilhadores Montados em Camiões
DESCUBRA ALGUNS PNEUS MICHELIN DAS GAMAS TWEEL
As nossas diferentes gamas Tweel foram concebidas para se adaptarem às suas diferentes necessidades, veículos e máquinas, tais como mini-carregadoras, veículos de movimentação de materiais, UTV, etc. Descubra algumas das nossas gamas:
PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE PNEUS SEM AR
Os pneus Tweel representam um progresso tecnológico significativo no setor dos pneus e têm tido um desempenho de sucesso no mercado desde 2012. Esta alternativa ao pneu tradicional permite-nos considerar uma mobilidade mais amiga do ambiente, uma melhor eficiência de combustível, pneus mais duradouros e, sobretudo, pneus sem furos.
Os pneus sem ar foram concebidos para eliminar a necessidade de manter a pressão de ar. No entanto, como qualquer outro pneu, os pneus sem ar continuam a exigir determinadas inspeções para garantir um desempenho e uma durabilidade adequados. Por exemplo, o desgaste do piso, os detritos e a sujidade, o alinhamento do veículo, a capacidade de carga e o armazenamento.
A MICHELIN já desenvolveu um protótipo de pneu sem ar para veículos de passageiros e camiões ligeiros: o MICHELIN UPTIS.
MICHELIN UPTIS (Unique Puncture-proof Tyre System - Sistema Único de Pneus à Prova de Furos) e Michelin Tweel são duas tecnologias inovadoras de pneus desenvolvidas pela Michelin, mas diferentes na sua conceção e função.
O MICHELIN UPTIS é um pneu sem ar concebido para veículos de passageiros e camiões ligeiros (em veículos de estrada), enquanto o MICHELIN Tweel está adaptado a uma gama mais vasta de veículos todo-o-terreno.
A nossa tecnologia inovadora da Michelin, o Tweel, está disponível para venda no mercado desde 2012.
Pode encontrar toda a nossa gama de produtos Tweel nos nossos revendedores.
Não se trata do mesmo tipo de poliuretano que se encontra normalmente no mercado. A polirresina é um poliuretano estrutural. É especificamente formulada para esta aplicação.
A Michelin adaptou os processos técnicos de reparação dos seus pneus de alto desempenho para a produção dos pneus radiais sem ar TWEEL®. Além disso, a Michelin desenvolveu processos próprios de fundição, injeção e colagem dos produtos TWEEL®.
Desde 2012, o pneu Radial Sem Ar TWEEL® e os seus coinventores receberam mais de 15 prémios.
- Um Prémio de Prata na categoria de Transportes foi atribuído ao MICHELIN® X®TWEEL® SSL a 26 de abril de 2013 pelos Edison Awards de 2013. Das 7156 candidaturas recebidas, 131 finalistas foram selecionados pelo Comité dos Edison Awards. O MICHELIN® X® TWEEL® foi um dos 42 vencedores, que representaram 12 categorias e simbolizam a persistência e a excelência personificadas por Thomas Alva Edison.
- O MICHELIN® X®TWEEL® SSL foi selecionado como um dos Top 50 Novos Produtos para Empreiteiros de 2013 pelos leitores da Equipment Today como um dos produtos mais inovadores da indústria para esse ano.
- Em janeiro de 2014, a Equipment World nomeou um dos “cinco produtos de construção que mudaram as regras do jogo” de 2013 para os seus Prémios de Inovação de 2014. O MICHELIN® X® TWEEL® SSL foi considerado um dos cinco produtos vencedores.
- O Dr. Tim Rhyne, investigador sénior da Michelin Americas Research and Development Corporation, foi selecionado em 2014 pelos editores da Engineering News-Record (ENR) como um dos 25 melhores Newsmakers do ano pelo seu trabalho sobre a revolucionária tecnologia de pneus radiais sem ar MICHELIN® TWEEL® em abril. Este prémio reconhece as pessoas “com paixão, dinamismo e coragem para enfrentar os desafios mais difíceis e fazer do nosso mundo um lugar melhor”.
- Em junho de 2014, a Michelin North America, Inc. recebeu o prémio Manufacturing Leadership Award na categoria de Liderança de Produto nos 2014 Manufacturing Leadership Awards para o MICHELIN® X® TWEEL® SSL pelo Frost & Sullivan's Manufacturing Leadership Council. Os prémios foram entregues em 11 categorias e galardoam empresas e indivíduos que estão a moldar o futuro da produção global. Reconhecem projetos notáveis realizados e concluídos por empresas de produção. De acordo com a Manufacturing Leadership Community, os vencedores dos prémios distinguem-se por “abraçarem a inovação revolucionária e responderem aos clientes com uma agilidade inigualável”. O prémio de Liderança de Produto, uma das categorias mais competitivas, reconhece as empresas que introduziram novos produtos disruptivos que expandem ou abrem novos mercados. O vencedor do prémio demonstra a capacidade de gerar novas ideias que conduzem a novos produtos pioneiros que mudam e criam mercados.
- Em março de 2015, a Michelin Tweel Technologies recebeu o prémio John Deere “Innovation of the Year Award” pelo MICHELIN® X® TWEEL® RELVA. Este prémio é atribuído a um grupo selecionado de fornecedores que demonstraram inovação num produto ou serviço que prestam à John Deere. A seleção dos prémios baseia-se em quatro fatores: criatividade, viabilidade, colaboração e impacto nos resultados. A John Deere criou os prémios de inovação de fornecedores em 2010 para promover a inovação na base de fornecimento da empresa e reconhecer os fornecedores que pensam de forma criativa.
- Em outubro de 2015, o MICHELIN® X® TWEEL® TURF™ recebeu uma Menção Honrosa na categoria Automóvel/Transporte no Concurso de Design Criar o Futuro 2015. Escolhidos entre mais de 1150 ideias de novos produtos enviados de 60 países, os 22 vencedores e as menções honrosas foram julgados pela inovação, capacidade de fabrico e comercialização em sete categorias. Lançado em 2002 pelos editores da revista NASA Tech Briefs para ajudar a estimular e premiar a inovação na engenharia, o evento anual Create the Future Design Contest atraiu mais de 10.000 ideias de design de produtos de engenheiros, empresários e estudantes de todo o mundo. Mais de 55 juízes de todo o mundo do conselho editorial da revista, composto por leitores e patrocinadores do concurso, analisaram os trabalhos apresentados nas categorias Aeroespacial e Defesa, Automóvel/Transporte, Produtos de Consumo, Eletrónica, Maquinaria/Automação/Robótica, Produtos Médicos e Tecnologias Sustentáveis.
Foi durante um almoço, no final dos anos 90, em Greenville S.C., que o Dr. Tim Rhyne, juntamente com o engenheiro e coinventor da Michelin, Steve Cron, teve a ideia de desafiar a tecnologia dos pneus e explorar conceitos novos e revolucionários para este componente essencial da mobilidade. Em 1999, 2000 e 2003, começaram a ser concedidas patentes sobre diferentes aspetos do conceito.
Ao longo da década seguinte, os engenheiros trabalharam diligentemente em vários protótipos do pneu Radial Sem Ar TWEEL® e, em 2005, o produto foi finalmente apresentado no Salão Internacional do Automóvel da América do Norte, em Detroit, Michigan, na cadeira de rodas iBOT e no Transportador Humano Segway Concept Centaur. O lançamento comercial do X® TWEEL® SSL para mini-carregadoras ocorreu em julho de 2012.
Compostos de alto desempenho e uma área de contacto eficiente, concebidos para proporcionar uma longa vida útil, que é 2-3 vezes superior à de um pneu de ar convencional com a mesma profundidade de piso.
Um técnico pode reparar raios parcialmente rasgados, esbatendo a ponta da fenda de poliuretano para impedir a propagação da fenda, e, uma vez reparado, pode potencialmente duplicar a vida útil do raio rasgado ou cortado.
Gostaria de obter mais informações sobre os pneus sem ar? Ficou convencido(a) a mudar para o Tweel? Contacte-nos!
Protótipo do MICHELIN UPTIS