
Regroovable tyre
Un pneu en phase de recreusage en usine
REESCULTURAÇÃO DE PNEUS: RENOVAR OS PADRÕES DO PISO PARA PROLONGAR A VIDA DOS PNEUS
RESUMO
- O QUE É A REESCULTURAÇÃO DE PNEUS?
- QUAIS SÃO OS “PNEUS REESCULTURÁVEIS”?
- QUAIS SÃO AS VANTAGENS DA REESCULTURAÇÃO DE PNEUS?
- E-BOOK SOBRE A REESCULTURAÇÃO DE PNEUS
- COMO REESCULTURAR OS PNEUS?
- FERRAMENTA DE REESCULTURAÇÃO DE PNEUS PARA O AJUDAR
- FALAM DE REESCULTURAÇÃO DE PNEUS
- PERGUNTAS MAIS FREQUENTES
O QUE É A REESCULTURAÇÃO DE PNEUS?
A reesculturação envolve a remoção da borracha da camada de borracha existente para restaurar a profundidade do padrão de piso.
Esta técnica é recomendada pela Organização Técnica Europeia de Pneus e Jantes (ETRTO). Desde a etapa de conceção, a Michelin fornece uma espessura suficiente de borracha para permitir a reesculturação sem afetar negativamente a robustez do pneu.
QUAIS SÃO OS “PNEUS REESCULTURÁVEIS”?
Todos os pneus MICHELIN candidatos à reesculturação estão marcados como "REGROOVABLE" no flanco do pneu. Por exemplo, os pneus para camião reesculturados MICHELIN X MULTI Z2.

Reesculturar pneus
QUAIS SÃO AS VANTAGENS DA REESCULTURAÇÃO DE PNEUS ?

Regrooving benefit: longer life
Vida útil mais longa
A reesculturação prolonga a vida potencial tanto dos pneus novos Michelin como dos Michelin Remix®, restaurando a profundidade do piso e proporcionando, em média, um aumento de 25% na quilometragem(1).

Regrooving benefit: fuel efficiency savings
Economia na eficiência de combustível
Até menos 5% de combustível(2). A reesculturação, feita quando a resistência ao rolamento de um pneu está no seu nível mais baixo, também melhora o consumo de combustível. A quilometragem adicional de até 25% permitida pela reesculturação é criada no período em que o consumo está no nível mais baixo.

Regrooving benefit: extra grip
Aderência extra
Melhore a aderência, aumente a segurança. A reesculturação restaura a profundidade do piso, levando a uma melhor aderência e segurança na estrada. Em estradas de piso molhado, os pneus reesculturados melhoram a aderência transversal e a tração em cerca de 10%, em comparação com pneus não reesculturados com um desgaste sensivelmente idêntico(3).

Regrooving benefit: Reduce your environmental footprint
Reduza a sua pegada ambiental
A reesculturação prolonga a vida do seu pneu quando está a utilizar a menor quantidade de combustível. Isto permite-lhe poupar até 251 kg de CO2.(4)

Regrooving white paper
E-BOOK GRATUITO SOBRE REESCULTURAÇÃO DE PNEUS
Neste e-book, encontrará todas as informações essenciais sobre os pneus reesculturados.
COMO REESCULTURAR OS PNEUS ?
PROCESSO DE REESCULTURAÇÃO
A reesculturação quando restam 2 a 4 mm de profundidade do piso permite :
- Reproduzir o padrão de piso
- Ajustar a profundidade da reesculturação de forma a manter sempre uma espessura de piso de, pelo menos, 2 mm entre a parte inferior do padrão de piso e as camadas quando o pneu não tem um indicador de profundidade.
A reesculturação excessivamente profunda pode :
- Causar danos que conduzam à destruição prematura do pneu
- Comprometer a aprovação para recauchutagem
- Revelar as camadas no fundo do padrão de piso, o que torna o pneu não conforme com a lei
Não realize a reesculturação se :
O piso apresenta sinais graves de danos: orifícios, riscos, cortes, decapagem, etc. Neste caso, existe o risco de as camadas metálicas enferrujarem: este tipo de danos pode provocar a deterioração rápida do pneu durante o uso, podendo provocar um rebentamento repentino.
PADRÕES DE REESCULTURAÇÃO MICHELIN
Para prestar-lhe ajuda na reesculturação, fornecemos-lhe todos os padrões de reesculturação adequados a cada gama de pneus, de acordo com as características específicas do seu piso. Encontrará estes padrões e mais informações sobre a sua realização (lâminas, profundidades, etc.) na secção de informações técnicas em cada página de produto do pneu reesculturável.

Padrões de reesculturação MICHELIN
FERRAMENTA DE REESCULTURAÇÃO DE PNEUS, PARA CALCULAR AS SUAS POUPANÇAS
Calcule o seu potencial de poupança com a nossa ferramenta de reesculturação de pneus MICHELIN para iniciar o processo de reesculturação!
FALAM SOBRE A REESCULTURAÇÃO DE PNEUS DE CAMIÃO
Agora é o momento em que aqueles que optaram pela reesculturação de pneus nos contam a sua experiência com a abordagem Michelin Multi-Life.
Para ver este vídeo, terá de aceitar alguns cookies do YouTube. Basta clicar no botão abaixos.
Aceitar cookies do YouTubeDescubra o testemunho de reescultura da empresa belga VAN MIEGHEM, especializada no transporte de mercadorias.
PERGUNTAS MAIS FREQUENTES
A reesculturação envolve a remoção da borracha da camada de borracha existente para restaurar a profundidade do padrão de piso.
Os pneus reesculturados MICHELIN apresentam a marcação com a palavra "REGROOVABLE".
A reesculturação dos pneus para camião é uma operação autorizada e recomendada pela E.T.R.T.O. e pela A.F.N.O.R. (norma NFR12714) pela segurança e pelo aumento de performance que proporciona.
Os pneus de automóvel não têm a marcação “regroovable”. Por conseguinte, esta operação é proibida para estes pneus.
A reescultura não afeta a recauchutagem MICHELIN Remix. A taxa de aceitação da recauchutagem MICHELIN Remix é idêntica para um pneu MICHELIN recauchutado e não recauchutado: 90%.(5)
DESCUBRA OS NOSSOS ARTIGOS SOBRE RECAUCHUTAGEM
(1) Em comparação com um pneu MICHELIN gasto e não reesculturado. Informação baseada nas recomendações feitas pela Federação Francesa de Fabricantes de Pneus (TNPF) em 2019, segundo as quais a reesculturação dos pneus gastos aumenta a vida útil do pneu, utilizando toda a borracha disponível
(2) Poupança de 5,4% no consumo de combustível: estudo interno realizado nas pistas de testes da Michelin em Ladoux (França), em 5 de maio de 2021, sob supervisão da DEKRA (relatório n.º 21CPAEXT-030). Para a comparação entre pneus novos e pneus recauchutados (R5 mm), foram utilizados dois camiões Volvo FH500 idênticos, equipados com pneus 315/70 R 22,5 MICHELIN X® LINE™ ENERGY™ Z2 e D2 e cada um deles rebocando um reboque completamente carregado (40 toneladas). Reboque Schmitz Cargobull equipado com pneus 385/55 R 22,5 MICHELIN X® LINE™ ENERGY™ T com pressões idênticas (8,5 b, 7,5 b e 9,0 b). Os resultados podem variar consoante as condições meteorológicas, o tipo de estrada, a dimensão dos pneus e o estilo de condução.
(3) Em piso molhado, os pneus reesculturados oferecem cerca de 10% mais aderência transversal e tração em comparação com os mesmos pneus gastos. Estudo interno realizado pela Michelin numa pista de betão polido em Ladoux (França) em 2010; os resultados podem variar em função das condições reais de utilização.
(4) As reduções de CO2 do modelo Michelin Multi-Life são acentuadas graças às economias de combustível associadas à reesculturação (até 5,4%(2)). Segundo um estudo efetuado em condições reais de utilização (utilizando pneus 315/70 R 22,5 montados nos eixos de tração e de direção de um camião 4x2 utilizado para longas distâncias internacionais e nacionais, que ultrapassaram 50% de desgaste), a quilometragem média dos pneus MICHELIN X® LINE™ ENERGY™ Z2 e MICHELIN X® LINE™ ENERGY™ D2 é de 232 200 km antes da reesculturação* (*Fonte e cálculo interno Michelin, com base nas medições efetuadas pelas equipas Michelin durante as inspeções de clientes em 488 eixos, na Áustria, Alemanha, Bélgica, Croácia, Eslovénia, Espanha, França, Grécia, Hungria, Itália, Países Baixos, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia, Sérvia e Turquia, durante o período de 2020 a 2023), com uma simulação baseada nos resultados recolhidos que sugere a extrapolação da vida útil até restarem 3 mm. Os resultados podem variar conforme as condições meteorológicas e da estrada. A ideia é que os nossos pneus percorrem até 25%(1) mais graças ao reesculturação, ou seja, 58 050 km (232 200 x 25%). A poupança de combustível é calculada em relação à distância percorrida pelos pneus reesculturados (58 050 km), com um consumo médio de 29,5 l/100 km para os pneus novos e de 27,91 l/100 km para os pneus reesculturados (fonte: Relatório DEKRA n.º 21CPAEXT-030). 29,5 x 5,4%, ou seja, uma poupança de 1,59 l/100 km para um camião articulado e um reboque de três eixos (ou seja, 12 pneus). Consequentemente, há uma poupança de 0,13 l/100 km por pneu (1,59 l/12), ou seja, 0,13 l x 58 050 km/100 = 77 litros de combustível poupados ao conduzir com pneus reesculturados, o que representa uma poupança de 77 litros de gasóleo x 3,24 kg de CO2 = 251 kg de CO2. O fator de emissão de 3,24 kg de CO2 para 1 litro de gasóleo provém da avaliação do ciclo de vida realizada pela ADEME para o gasóleo puro. Inclui as emissões durante as fases de produção do gasóleo (17%) e durante a sua combustão (83%). Fonte: ADEME. Base Empreinte, Étude Carbone, Versão 22.0.0, 02/08/2022. Assim, 77 x 3,24 kg de CO2 = 251 kg de CO2.
(5) Estudo Michelin realizado com 1 milhão de pneus disponibilizados para a recauchutagem Michelin Remix em 2008 e 2009. A diferença na taxa de aprovação entre os pneus recauchutados reesculturados e os pneus recauchutados não reesculturados é inferior a 0,2%.