recauchutagem de pneus

recauchutagem de pneus

RECAUCHUTAGEM DE PNEUS PARA AUTOCARRO E CAMIÃO: NOVA VIDA ÚTIL DO PNEU

O QUE SÃO PNEUS RECAUCHUTADOS ?

QUAL É O SIGNIFICADO DE RECAUCHUTAGEM ?

A recauchutagem implica substituir o piso gasto de um pneu por um novo piso. É perfeita para frotas que pretendem reduzir os seus custos operacionais e a sua pegada ecológica.

A MICHELIN é pioneira: faz recauchutagem de pneus há quase um século e está sempre a desenvolver a sua tecnologia inovadora.

undefined Video

A detailed inspection for premium retreading.

QUE PNEUS SÃO COMPATÍVEIS ?

A maioria dos nossos pneus MICHELIN para camião, reboque e autocarro são recauchutáveis. 100% dos pneus recauchutados têm de ser verificados em vários pontos de controlo.

QUANTAS VEZES É QUE UM PNEU PODE SER RECAUCHUTADO ? 

As carcaças MICHELIN de diversas gamas foram concebidas para serem recauchutadas várias vezes. A Michelin pode ajudar a reduzir a sua pegada ambiental e a maximizar a sua rentabilidade sem comprometer a segurança. 

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DA REESCULTURAÇÃO DE PNEUS?

A recauchutagem de pneus é uma necessidade para o seu negócio e para limitar o seu impacto no ambiente: descubra alguns factos importantes!

Retread benefit: longer distance

Retread benefit: longer distance

Faça mais quilómetros

Realize até duas vezes mais quilómetros com os seus pneus: um pneu pode potencialmente ser recauchutado várias vezes, para um potencial de quilometragem ainda maior e para fazer os seus pneus durarem mais tempo.(1)

Retread benefit: save money

Retread benefit: save money

Poupe dinheiro

Um pneu recauchutado custa, em média, menos 40% do que um pneu novo equivalente.(2)

Retread benefits: flexibility

Retread benefits: flexibility

Flexibilidade

Adapte o piso às suas necessidades e utilizações: estão disponíveis até 350 combinações de carcaças e piso!(3)

Retread benefit: reduce raw materails production

Retread benefit: reduce raw materails production

Reduza a produção de matérias-primas

Menor consumo de material: 1 recauchutagem = 50 quilos de matérias-primas poupadas. Em média, são apenas acrescentados 20 quilos de materiais a uma carcaça, uma poupança de 70% em comparação com o fabrico de um pneu novo!(4)
Além disso, o impacto de CO2 de um pneu recauchutado está associado à poupança de material, ou seja, 50 kg de matérias-primas poupadas, ou 115 kg de CO2 a uma taxa de 2,3 kg de CO2 por kg de matérias-primas. (5)

White paper retreading

White paper retreading

E-BOOK GRATUITO SOBRE PNEUS RECAUCHUTADOS

Neste e-book, encontrará todas as informações essenciais sobre pneus recauchutados.

SOLUÇÕES DE RECAUCHUTAGEM DE PNEUS MICHELIN: JUNTOS CONSTRUÍMOS UMA ECONOMIA CIRCULAR

Pretende recauchutar os seus pneus? Descubra abaixo as diferentes soluções de recauchutagem Michelin e outras empresas de recauchutagem de pneus para prolongar a vida dos seus pneus! E saiba mais sobre o seu processo de recauchutagem de pneus. 

MICHELIN Remix: a solução premium para as suas carcaças Michelin

le logo Michelin remix

logo remix

le logo Michelin remix

Recauchute as suas carcaças de pneus MICHELIN até 2 vezes com as ofertas MICHELIN Remix & MICHELIN Remix 2, que lhe oferecem performances semelhantes às dos pneus novos MICHELIN:

  • segurança

  • fiabilidade

  • robustez

  • eficiência

  • quilometragem

  • design premium com flancos totalmente novos

OUTRAS OFERTAS DE RECAUCHUTAGEM

retreadingtyres brand2

MICHELIN Recamic

Qualquer que seja o tipo de carcaça ou a marca, recauchute os seus pneus com MICHELIN Recamic. Uma gama única de pneus recauchutados com pisos pré-curados, adequada a todas as aplicações. 

  • Bom custo por quilómetro graças à performance de quilometragem 
  • Padrões/compostos semelhantes aos dos pneus MICHELIN
  • Vá mais longe com os seus pneus sem comprar pneus novos 
tyre retreading

tyre retreading

Encore RETREAD

A marca Encore RETREAD e os seus 60 anos de experiência oferecem-lhe uma solução de recauchutagem universal, 100% fabricada no Reino Unido.

retreadingtyres brand3

Laurent RETREAD

Muitos anos de know-how em recauchutagem. 
Muitas carcaças comuns MICHELIN são compatíveis e também 22 outras marcas de pneus.

FERRAMENTAS PARA RECAUCHUTAGEM DE PNEUS

Gostaria de estimar as vantagens da recauchutagem dos seus pneus? Descubra a nossa calculadora Michelin: preencha os dados solicitados e receba os resultados personalizados da sua poupança!

DECIDIRAM RECAUCHUTAR OS SEUS PNEUS, DESCUBRA AS SUAS CRÍTICAS

Testemunho de uma recauchutagem
undefined Video
North Sea Express: As suas escolhas ajudam o planeta!

A North Sea Express, uma transportadora belga, dedica-se ao transporte de mercadorias desde 1990. Escolheram os produtos MICHELIN para reduzir a sua pegada de carbono. A resposta é o nosso modelo Multi-Life. Com a reesculturação e a recauchutagem, os pneus duram mais tempo e custam menos. Além disso, utilizam menos matérias-primas, o que é melhor para o planeta. Poupar dinheiro e dar o seu contributo para o planeta é possível!

North Sea Express
undefined Video
MICHELIN MULTI-LIFE na VAN EGDOM

Com 9000 pneus utilizados por ano, a VAN EGDOM (do grupo CAPELLE) confia na oferta MICHELIN Multi-Life. Satisfeito com a fiabilidade dos pneus MICHELIN REMIX, orgulha-se de operar uma taxa de recauchutagem de 45% no terreno, garantindo um bom desempenho económico e ambiental.

VAN EGDOM

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE A RECAUCHUTAGEM DE PNEUS

A RECAUCHUTAGEM DE PNEUS É SEGURA?

Alguns fabricantes estão constantemente a desenvolver o potencial das suas carcaças. É o caso da Michelin, especialista em recauchutagem industrial há mais de 100 anos. Assim, quase 9 em cada 10 carcaças são aceites para recauchutagem! Assim que chegam às fábricas de recauchutagem, os seus pneus são submetidos a um exame aprofundado (86 pontos de controlo, por exemplo, na MICHELIN!). Alguns fabricantes de pneus recauchutados, como a Michelin, utilizam a mesma borracha e os mesmos padrões de piso patenteados para os seus pneus recauchutados, tal como fazem para os seus pneus novos, e reconstituem a arquitetura original: uma garantia de qualidade, porque recupera a performance essencial dos seus pneus MICHELIN novos.

OS PNEUS RECAUCHUTADOS SÃO LEGAIS NO REINO UNIDO?

Sim, os pneus recauchutados são legais no Reino Unido. Além disso, no Reino Unido, a recauchutagem está muito desenvolvida, o que faz deste país um dos maiores mercados da Europa, a seguir à França e à Alemanha.

POSSO RECAUCHUTAR TODOS OS PNEUS?

Nem todos os pneus são recauchutáveis. Os pneus são testados para garantir a sua aptidão para serem recauchutados; devem satisfazer duas condições:

  • Devem ser concebidos de base para serem recauchutados de forma otimizada. Só os que têm uma carcaça suficientemente robusta para durar várias vidas passam o crivo dos recauchutadores mais exigentes.
  • A sua manutenção deve ser efetuada regularmente por profissionais.
COMO RECAUCHUTAR PNEUS?

A recauchutagem de pneus é um processo de fabrico muito técnico que deve ser efetuado por um recauchutador profissional. Como líder reconhecido de soluções de recauchutagem há mais de 100 anos, a Michelin recomenda vivamente que contacte o seu representante de vendas Michelin ou visite os nossos parceiros dedicados à recauchutagem disponíveis no seu país, para descobrir tanto as vantagens económicas como ambientais das nossas ofertas.

DESCUBRA OS NOSSOS ARTIGOS SOBRE RECAUCHUTAGEM

AVISOS LEGAIS

(1) A composição e o padrão do piso dos pneus MICHELIN Remix® são em grande parte os mesmos que os utilizados nos pneus MICHELIN novos. 90% da gama de pneus MICHELIN Remix® utiliza o mesmo molde e os mesmos materiais que os pneus MICHELIN novos, o que pode levar a uma performance equivalente entre os pneus MICHELIN Remix® e os pneus MICHELIN novos. Avaliações internas efetuadas pelo Centro de Investigação e Tecnologia Michelin com base em testemunhos de clientes recolhidos na Europa desde 2015.

(2) Estudo interno Michelin, realizado em 2022, pela ferramenta de análise de competitividade realizada no perímetro europeu comparando o pneu MICHELIN novo com o MICHELIN Remix®.

(3) 350 combinações de pneus recauchutados/novos disponíveis com recauchutagem MICHELIN Remix®.

(4) A recauchutagem MICHELIN Remix® requer apenas a adição, em média, de 20 kg de matérias-primas, o que equivale a uma redução de 70% em relação à compra de um pneu novo.

(5) A diminuição de CO2 associada à operação de recauchutagem é calculada a partir da economia de material associada. Em termos de economia de material, um pneu recauchutado MICHELIN Remix® cobre até 100% da quilometragem de um pneu MICHELIN novo (a mistura e o padrão do piso dos pneus MICHELIN Remix® são, em grande parte, semelhantes aos dos pneus Michelin novos; 90% dos pneus da gama MICHELIN Remix® são fabricados com o mesmo molde e os mesmos materiais que os pneus Michelin novos e, portanto, têm a mesma performance; de acordo com testes internos realizados pelo centro de Pesquisa e Tecnologia Michelin e depoimentos de clientes recolhidos na Europa desde 2015). Um pneu novo pesa, em média, 70 kg. Um pneu novo pronto a ser recauchutado pesa, em média, 50 kg. O impacto no CO2 de um pneu recauchutado está ligado à poupança de material, ou seja, 115 kg de CO2 representam 50 kg de poupança de matéria-prima, a uma taxa de 2,3 kg de CO2 * por kg de matéria-prima. * A equivalência entre o CO2 e um litro de combustível ou um quilograma de matéria-prima é calculada desta forma: o fator de emissão de 3,24 kg de CO2 para 1 litro de gasóleo provém da avaliação do ciclo de vida realizada pela ADEME para o gasóleo puro. Inclui as emissões durante as fases de produção do gasóleo (17%) e durante a sua combustão (83%). Fonte: ADEME, Estudo "Well to wheel - JEC", v4, julho de 2014. O fator de emissão de 2,3 kg de CO2 por 1 kg de pneu provém dos cálculos de avaliação do ciclo de vida para a produção de um pneu (do início ao fim), efetuados internamente pela Michelin, utilizando as regras de cálculo desenvolvidas pela profissão de fabricante de pneus (TIP). Inclui fases como a extração de matérias-primas, o transporte, o fabrico e a distribuição. Fonte: UL Environment Standard, "Product Category Rules for preparing an Environmental Product Declaration for the product category: Pneus", v3,05, fevereiro de 2022.

Está a utilizar um Browser não suportado por esta web

Está a utilizar um browser que não é suportado por este website. Isto significa que algumas funcionalidades podem não funcionar como pretendido e podem ocorrer comportamentos estranhos ao navegar neste site.

Utilize ou atualize/instale um dos seguintes browsers para tirar o máximo partido deste website.

Firefox 78+
Edge 18+
Chrome 72+
Safari 12+
Opera 71+