retreadingtyres header

Recauchutagem de pneus de camiões: distinguir os factos da ficção

Publicado a 31 de março de 2022 - 5 minuto(s) de leitura

Vamos, de uma vez por todas, acabar com todas as ideias erradas sobre a recauchutagem. Saiba a razão pela qual esta operação se tornou não só uma questão económica, mas também uma questão ecológica para as empresas de transportes, incluindo as frotas pequenas. David Cardoso*, gestor da categoria de produtos de recauchutagem na Michelin**, conta-nos mais.

retreadingtyres portrait

David Cardoso, gestor da categoria de produtos – Recauchutagem de camiões e autocarros – EMEA** na Michelin

Os pneus de camião recauchutados permitem uma redução real dos custos

VERDADEIRO – Em média, um pneu recauchutado custa menos 40%*** do que num pneu novo, apesar de muitas vezes ter as mesmas tecnologias e compostos de borracha, e mantém os níveis de desempenho de um pneu novo.

As carcaças de pneus MICHELIN foram concebidas desde o início para serem recauchutadas e até mesmo várias vezes em determinados tipos de utilização

Os pneus de camião recauchutados são menos fiáveis

FALSO – A recauchutagem consiste na substituição do piso de um pneu gasto por outro. Quando a operação é realizada por especialistas, numa carcaça de boa qualidade, o pneu recauchutado proporciona um desempenho comparável ao de um novo pneu em termos de segurança, robustez, eficiência e quilometragem.

No entanto, durante muito tempo, as pessoas associavam os pisos de pneus abandonados nas bermas das estradas exclusivamente aos pneus recauchutados. Isto é falso, mas fez com que a ideia errada continuasse.

Um pneu pode ser recauchutado até três vezes, consoante a carcaça e o tipo de utilização do pneu

VERDADEIRO – O número de recauchutagens depende da condição da carcaça, assim que o respetivo piso estiver gasto, e especialmente do seu potencial. Os pneus utilizados para as aplicações Works Approach podem ser recauchutados duas vezes com o MICHELIN Remix ou até três vezes com o RECAMIC ou Laurent Retread. Tecnicamente falando, a carcaça não tem muitos "ciclos" (não roda muitas vezes). Não é esse o caso do transporte de longas distâncias, onde há uma menor aplicação do binário de travagem/motor. Para este tipo de operação, o pneu irá geralmente ser recauchutado apenas uma vez, mas poderá percorrer até um milhão de quilómetros***!

A carcaça do pneu não tem qualquer influência na recauchutagem

FALSO – Este é um fator fundamental. Para uma recauchutagem de boa qualidade, precisa de uma carcaça robusta. Um excelente suporte, combinado com os conhecimentos dos especialistas, produz um pneu recauchutado que faz um excelente trabalho.

​​As carcaças de elevada qualidade podem ser recauchutadas ao longo de toda a sua vida útil, até chegarem ao limite legal (por exemplo, 10 anos no Reino Unido).

A recauchutagem não é para frotas de camiões pequenas

FALSO – A recauchutagem é adequada para frotas de todos os tamanhos! Também proporciona três vantagens consideráveis para o respetivo orçamento de pneus, nomeadamente o preço, os quilómetros e a utilização flexível. A recauchutagem é boa para o ambiente porque maximiza a utilização de matérias-primas e reduz a quantidade de resíduos para reciclagem.

A Michelin foi pioneira ao nível da recauchutagem

VERDADEIRO – A Michelin é uma empresa de topo ao nível da recauchutagem, com mais de 60 anos de experiência, bem como na oferta de pneus novos. As equipas de recauchutagem trabalham em estreita colaboração com as equipas de pneus novos, logo desde o início do projeto. Em média, a recauchutagem poupa 70% das matérias-primas em comparação com um novo pneu***.


Três boas razões para recauchutar pneus

pt three good reasons to retread tyres


As três marcas de recauchutagem do Grupo Michelin

retreadingtyres brand1

Michelin REMIX® (European) – Premium

  • Recauchutagem exclusiva nas carcaças da Michelin.
  • Mantém o desempenho dos novos pneus MICHELIN (segurança, robustez, eficiência, quilometragem, etc.)


retreadingtyres brand2

Michelin RECAMIC (global)

  • Os pisos são feitos em França numa fábrica do Grupo MICHELIN.
  • Vendido a parceiros que têm oficinas de recauchutagem.
  • Nenhuma exclusividade no que toca às carcaças
  • Orientação técnica e assistência dos especialistas da MICHELIN


retreadingtyres brand3

Laurent RETREAD (principalmente França/Alemanha/Suíça/Benelux e Espanha)

  • Recauchutagem local na fábrica da Avalon em França (Borgonha – Franche Comté).
  • Nenhuma exclusividade no que toca às carcaças


Fontes

* Entrevista por David Cardoso realizada a 29 de outubro de 2021
** Europa, Médio Oriente e zonas de África
***Todos os valores citados neste artigo são provenientes do Documento técnico francês da Michelin: “Pour en finir avec les idées reçues sur le recreusage et le rechapage”.

Junte-se à comunidade !

Ao fornecer o meu endereço de e-mail e clicar no botão abaixo, eu concordo com os Termos de utilização e com a Política de Privacidade, forneço a minha assinatura eletrónica e consinto em receber e-mails de marketing automatizados, independentemente de qualquer registo anterior na lista de exclusão de qualquer empresa, estatal ou nacional da Michelin North America, Inc. O consentimento não é uma condição para qualquer compra. Pode optar ativamente por não participar a qualquer momento. Um representante Michelin pode contactá-lo se demonstrar interesse em ser contactado relativamente a uma oferta de serviço ou produto. O Representante pode ser o seu Representante de Vendas da Michelin ou um Distribuidor Autorizado da Michelin na sua área. A Michelin respeita a sua privacidade. As informações que nos enviou estão protegidas pela nossa política de privacidade.

_ *
É um…
  • Utilizador final
  • Revendedor de pneus
  • Outro
Tamanho da frota *
  • 20 ou menos
  • More than 20
  • Não faço a gestão de camiões

Está a utilizar um Browser não suportado por esta web

Está a utilizar um browser que não é suportado por este website. Isto significa que algumas funcionalidades podem não funcionar como pretendido e podem ocorrer comportamentos estranhos ao navegar neste site.

Utilize ou atualize/instale um dos seguintes browsers para tirar o máximo partido deste website.

Firefox 78+
Edge 18+
Chrome 72+
Safari 12+
Opera 71+