eurotruck header
Os camionistas estão sozinhos, a navegar por situações difíceis, a explorar novos locais, e são encarados como uma espécie de heróis do dia a dia. À medida que literalmente milhões de pessoas em todo o mundo abraçam a oportunidade de desempenharem um papel na sua própria fantasia de herói, as marcas também estão a entrar na ação.
eurotruck portrait
Pavel Sebor, CEO da SCS Software, criadora do Euro Truck Simulator 2, e Mike Lawton, diretor de marketing e comunicações a nível global da Michelin para o licenciamento da marca
Fãs a sério de marcas reais
Se nunca ouviu falar do tremendo sucesso do, "Euro Truck Simulator 2", trata-se de um videojogo que coloca os jogadores atrás do volante do seu próprio camião pesado. Começam como um condutor recém-contratado, com a tarefa de entregar carga. À medida que avançam no jogo, conduzem por cidades famosas e troços de estradas pitorescos, transportam cargas cada vez maiores, sobem na classificação e podem eventualmente abrir a sua própria empresa e gerir uma frota inteira. Ao longo do jogo, podem personalizar os seus veículos.
"Quando lançámos o Euro Truck Simulator 2 pela primeira vez, tínhamos de criar muito conteúdo muito rapidamente", recorda Pavel Sebor, CEO da SCS Software(1). Como resultado, as primeiras versões do jogo eram muito menos detalhadas do que a versão realista que agora está no mercado. Atualmente, os fãs a sério têm expetativas maiores. "Quanto mais realista for, melhor os nossos jogadores se sentem," realça. "Não querem conduzir um camião com um nome de uma marca inventada ou um nome de um pneu inventado. Querem jogar com as marcas que conhecem e adoram."
"Os jogadores não querem conduzir um camião com um nome de uma marca inventada ou um nome de um pneu inventado. Querem jogar com as marcas que conhecem e adoram."
Pavel Sebor, CEO da SCS Software, criadora do Euro Truck Simulator 2
É por esse motivo que as marcas, como a Michelin, estão no centro da ação desta história de sucesso. "A nossa colaboração começou há sete anos", afirma Mike Lawton, diretor de marketing e comunicações a nível global da Michelin para o licenciamento da marca(2). "Tem sido uma experiência benéfica mútua", acrescenta. "Partilhamos os nossos conhecimentos técnicos com a SCS Software, o que proporciona ainda mais credibilidade ao seu jogo. Toda a relação tem a ver com autenticidade e em dar aos jogadores uma sensação real dos nossos produtos. Além disso, é uma vitória para nós porque conseguimos comunicar com os nossos utilizadores-alvo de uma forma muito diferente. Os nossos fãs interagem com a marca como nunca fizeram."
eurotruck img1
A personalização é o centro da ação
"O elemento de afinação é enorme", afirma Sebor. "Os camiões no nosso jogo são como bonecas Barbie enormes – pode mudar os espelhos, o design, adicionar defletores – é importante para as pessoas controlarem o aspeto do seu camião." Os jogadores que procurem uma experiência verdadeiramente envolvente podem comprar o Michelin Fan Pack. O complemento inclui uma gama altamente detalhada de pneus de camiões para que os jogadores possam escolher o pneu adequado para a sua aplicação. "Dá-lhe outro nível de autenticidade", afirma Lawton. O pacote para fãs também permite aos jogadores pintarem os camiões com amarelo e azul, as cores caraterísticas da Michelin, adicionar produtos licenciados da Michelin, como tampas, refrigeradores e ambientadores ao interior da cabina e, claro, colocar a mascote do homem da Michelin em cima do camião.
"Somos uma marca com a qual as pessoas se identificam. Os seguidores da nossa marca cresceram com o homem da Michelin e brincaram com conjuntos de brinquedos quando eram crianças! “
Mike Lawton, diretor de marketing e comunicações a nível global da Michelin para o licenciamento da marca
Michelin foi votada várias vezes como sendo uma das melhores e mais reconhecidas marcas no mundo, por isso, não é surpresa que o pacote para fãs tenha sido transferido mais de 600 000 vezes desde que começou a ser vendido em janeiro de 2017. "Somos uma marca com a qual as pessoas se identificam. Os seguidores da nossa marca cresceram com o homem da Michelin e brincaram com conjuntos de brinquedos quando eram crianças! Somos uma marca que tem estado presente desde sempre na vida das pessoas", afirma Lawton. "Veem a nossa marca como fidedigna e com verdadeira credibilidade."
eurotruck img2
A seguir
Ao longo dos anos, tem havido aquilo que Lawton descreve como uma "evolução natural da realidade". Afirma: "A primeira realidade era apenas poder ver um pneu com a marca Michelin no jogo. Depois, os jogadores podiam selecionar o tipo de pneu que queriam e decorar o camião com produtos de marca."
"Para mim, o passo seguinte será adicionar realismo à experiência. "Não só uma presença da marca, mas também o valor da marca – mostrar que a Michelin proporciona longevidade e segurança", afirma Lawton. Essa experiência mais profunda irá, por exemplo, implicar a integração de aspetos de desempenho e segurança reais no jogo. Por exemplo, a resistência ao rolamento e o desempenho de travagem, que são altamente dependentes da tecnologia que está dentro do pneu, mas também a forma como as pessoas enchem e mantêm os pneus.
"Esperamos que a adoção das práticas de manutenção necessárias para ter sucesso no jogo encoraje os condutores a integrar esses mesmos hábitos nas suas rotinas do dia a dia."
Mike Lawton, diretor de marketing e comunicações a nível global da Michelin para o licenciamento da marca
Lawton espera que estes desenvolvimentos também se traduzam em hábitos do mundo real. "Esperamos que a adoção das práticas de manutenção necessárias para ter sucesso no jogo encoraje os condutores a integrar esses mesmos hábitos nas suas rotinas do dia a dia. Queremos que eles verifiquem a pressão e façam a gestão dos seus pneus de forma apropriada para que usufruam da melhor segurança pessoal e consumo de combustível dos mesmos."
O futuro da Sebor será focado em acompanhar a procura. "Manter-se relevante ao liderar o avanço tecnológico é um desafio permanente. O trabalho nunca está concluído!", afirma. "Quer seja a adicionar um veado a atravessar a estrada, um novo percurso paisagístico… há sempre novas funcionalidades a adicionar e há sempre fãs a pedir mais. Um crescimento rápido e constante é exigente, mas é um bom problema para se ter."
Euro Truck Simulator 2: Atualização do Michelin Fan Pack DLC!
Seguem-se os números: Euro Truck Simulator 2
- 2012 – data de lançamento
- 7 principais marcas de camiões
- 9 pneus Michelin por onde escolher
- 7 acessórios de cabina Michelin personalizáveis
- 97% de classificação no Steam em 2021
- 79% de classificação no Metacritic em 2019
Concentre-se no… Michelin Fan Pack atual
Os jogadores do Euro Truck Simulator 2 podem escolher entre quatro categorias de pneus Michelin para decorar os seus veículos.
Para ver este vídeo, terá de aceitar alguns cookies do YouTube. Basta clicar no botão abaixos.
Aceitar cookies do YouTubeeurotruck box1
EFICIENTES EM TERMOS DE COMBUSTÍVEL E CO2 PARA GRANDES DISTÂNCIAS
Os pneus X® LINE™ ENERGY™ Z2/D2 e X® LINE™ ENERGY™ F/Z/D/T proporcionam uma excelente resistência ao rolamento, ideal para uma utilização de longas distâncias, ao mesmo tempo que poupa dinheiro e ajuda o ambiente.
VERSÁTEIS NA ESTRADA E EFICIENTES EM TERMOS DE COMBUSTÍVEL E CO2
A linha MICHELIN X® MULTI™ ENERGY™ Z/D permite um consumo de combustível ideal, sem comprometer a vida útil. Estes pneus versáteis são seguros nas estradas e autoestradas em todas as estações.
eurotruck box2
eurotruck box3
LONGEVIDADE NA ESTRADA
Os pneus MICHELIN X® MULTI™ F/D/T/Z e MICHELIN X® MULTI™ T2 têm um excelente potencial de quilometragem, oferecendo versatilidade e longevidade em estradas e autoestradas em todas as condições climatéricas.
CARGA PESADA
Os pneus robustos MICHELIN X Multi HD D/Z , MICHELIN X Multi HL-T e MICHELIN X Multi HL-Z são altamente resistentes a danos, adequados para cargas pesadas e proporcionam um elevado potencial de quilometragem e segurança em qualquer estação.
eurotruck box4
(1) Entrevista a Pavel Sebor realizada a 7 de outubro de 2021
(2) Entrevista a Mike Lawton realizada a 11 de outubro de 2021
* A marca registada "Euro Truck Simulator 2" é um direito registado da SCS Software s.r.o. Todos os outros nomes de marcas, marcas comerciais, marcas comerciais registadas, logótipos e símbolos nos veículos no jogo são propriedade dos respetivos titulares.
gettyimages 930571046
car going fast on a road by night