truckers health header origine

Como cuida da saúde e do bem-estar dos seus funcionários no setor dos transportes? A transportadora francesa STTI diz-nos como procede

Publicado a 31 de março de 2022 - 7 minuto(s) de leitura

As partes interessadas transportadoras rodoviárias europeias não esperaram pela pandemia da COVID-19 para manifestar interesse na saúde dos seus funcionários e incentivá-los a praticar desporto.
Levamo-lo até perto da cidade de Troyes, no noroeste de França, para falar com a STTI Transport, uma empresa de família com uma equipa de 120, fundada em 1972. Todos os anos desde 2009, os funcionários da hauler participam na meia-maratona empresarial na cidade de Troyes. Falamos com Raphaël Rota*, o filho de 44 anos do fundador da empresa e diretor técnico**.

health portrait

Raphaël Rota*, diretor técnico da STTI Transport

5 exercícios que pode facilmente fazer na sua cabina

pt exercises


Dar prioridade à saúde e ao desporto para todos os funcionários desta empresa de transportes

"Não se esqueça de pedir uns bons ténis de corrida no Natal para ter tudo pronto para a meia-maratona em maio!" afirma Raphaël Rota ao sorrir para os novos membros da equipa da STTI no departamento administrativo.

A saúde, no geral, e o desporto, em particular são uma das principais preocupações da empresa de transportes. Tudo começa quando as novas contratações recebem um folheto de formação que apresenta sugestões para o dia a dia e melhores práticas para se manterem em forma.

Raphaël fala-lhes rapidamente de tudo sobre a meia-maratona empresarial da cidade de Troyes e incentiva-os a participar. "Alguns deles chegam com equipamento desportivo. A participação de uma equipa da STTI na corrida é um bom início de conversa para as pessoas se conhecerem."

"A preparação para a meia-maratona é uma oportunidade para debater os nossos hábitos de alimentação. Para quem participa, a corrida incentiva-os a adotar uma dieta diferente."

Raphaël Rota*, diretor técnico da STTI


O bem-estar e a saúde no setor dos transportes

Isso define o tom: na STTI, todos os funcionários são incentivados a praticar algum tipo de desporto para o seu próprio bem-estar. "A nossa abordagem é a ideia de participar num evento desportivo num ambiente relaxado e amigável. O resultado é secundário", ressalva Raphaël. "Inicialmente, não éramos corredores, mas, pouco a pouco, passámos a ser. Pessoalmente, não corri na primeira vez que a empresa participou. Supervisionei e tirei fotografias. Mas fiquei interessado e, no ano, seguinte, juntei-me à equipa."

Todos os anos (exceto quando a COVID o tornou impossível), um mês antes da corrida, os participantes começaram a treinar durante a hora de almoço. "Mas também há pessoas que treinam durante todo o ano e que se juntaram a clubes de atletismo desde que começaram a correr na meia-maratona empresarial. Depois, há os verdadeiros corredores, como Pierrick, que sempre correram", acrescenta Raphaël relativamente ao seu colega de escritório sentado no outro lado. Pierrick ri-se, acenando com a cabeça.

Para além deste evento anual, que, consoante o ano, reúne cerca de 20 membros da equipa, todos os departamentos combinados, na STTI, a saúde é um foco principal através de um estilo de vida e dieta saudáveis.

"A preparação para a meia-maratona é uma oportunidade para debater os nossos hábitos de alimentação. Para quem participa, a corrida incentiva-os a adotar uma dieta diferente. Para os outros, lembramos-lhes que, para serem saudáveis, têm de evitar comer em excesso, têm de ter uma dieta equilibrada, manterem-se ativos, etc."

Uma dieta equilibrada com cestos de fruta e legumes para os camionistas

Uma vez que as ações valem mais do que as palavras, Raphaël convida-nos para o seguirmos até ao exterior.

E aí: surpresa! Mesmo do lado oposto às instalações da empresa, há um jardim com estufas, árvores de fruto e um galinheiro. "Há três anos, para apoiar os nossos funcionários e incentivá-los a adotarem uma direta saudável, o meu irmão Cyril Rota*** teve a ideia de criar este jardim orgânico, que é mantido pelo nosso jardineiro Mickaël. As estufas utilizam uma abordagem de permacultura e os cerca de cinquenta quilogramas de fruta e legumes produzidos todas as semanas são oferecidos num sistema de cestos reservados exclusivamente para os nossos funcionários."

Os cestos são vendidos às sextas-feiras para que os camionistas que estão a regressar dos seus turnos possam tirar partido do sistema.

"O sono é vital para uma boa saúde! Toda a gente sabe que, quando dormimos bem, regulamos melhor o nosso apetite e ficamos em melhor forma."

Raphaël Rota


Os camiões estão todos equipados com pequenos refrigeradores

Noutra iniciativa criada para evitar hábitos de alimentação pouco saudáveis, os funcionários da STTI dispõem de uma verdeira cozinha, com placas de aquecimento, no seu local de trabalho.

Além disso, os camiões estão todos equipados com pequenos frigoríficos e têm ar condicionado noturno. "Posso garantir que os frigoríficos foram particularmente populares no ano passado durante a pandemia", acrescenta Raphaël. "O ar condicionado noturno significa que os nossos condutores que entregam piscinas regularmente no sul de França, onde as temperaturas sobem no verão, podem ter uma boa noite de sono. E o sono é vital para uma boa saúde! Toda a gente sabe que, quando dormimos bem, regulamos melhor o nosso apetite e ficamos em melhor forma."

Ao voltarmos ao escritório de Raphaël, passamos pela oficina, onde uma máquina de café de nível de concurso tem orgulhosamente um lugar. "Sim, isso é um prémio! Há dois anos, lançámos um desafio aos técnicos dizendo que, se deixassem de fumar, instalaríamos uma máquina de café na sua oficina." Como podem ver, na STTI, aproveitamos todas as oportunidades para ajudar os funcionários a cuidarem da sua saúde!

FONTES

* Entrevista a Raphaël Rota realizada a 5 de novembro de 2021
** Diretor técnico até 31/12/21
*** Cyril Rota, CEO da STTI Transport

Junte-se à comunidade !

Ao fornecer o meu endereço de e-mail e clicar no botão abaixo, eu concordo com os Termos de utilização e com a Política de Privacidade, forneço a minha assinatura eletrónica e consinto em receber e-mails de marketing automatizados, independentemente de qualquer registo anterior na lista de exclusão de qualquer empresa, estatal ou nacional da Michelin North America, Inc. O consentimento não é uma condição para qualquer compra. Pode optar ativamente por não participar a qualquer momento. Um representante Michelin pode contactá-lo se demonstrar interesse em ser contactado relativamente a uma oferta de serviço ou produto. O Representante pode ser o seu Representante de Vendas da Michelin ou um Distribuidor Autorizado da Michelin na sua área. A Michelin respeita a sua privacidade. As informações que nos enviou estão protegidas pela nossa política de privacidade.

_ *
É um…
  • Utilizador final
  • Revendedor de pneus
  • Outro
Tamanho da frota *
  • 20 ou menos
  • More than 20
  • Não faço a gestão de camiões

Está a utilizar um Browser não suportado por esta web

Está a utilizar um browser que não é suportado por este website. Isto significa que algumas funcionalidades podem não funcionar como pretendido e podem ocorrer comportamentos estranhos ao navegar neste site.

Utilize ou atualize/instale um dos seguintes browsers para tirar o máximo partido deste website.

Firefox 78+
Edge 18+
Chrome 72+
Safari 12+
Opera 71+