Mobilidade sustentável: Faça crescer a sua atividade, reduza o seu impacto ambiental com os pneus e as soluções MICHELIN
Faça crescer a sua atividade de transporte, reduza o seu impacto ambiental com os pneus e as soluções MICHELIN
O sector dos transportes encontra-se numa encruzilhada. Enfrenta múltiplos desafios, como a escassez de motoristas, a inflação e o aumento do custo dos combustíveis, o setor encontra-se no centro da crise climática: O transporte rodoviário é responsável por cerca de 15% das emissões globais de CO2.(1)
Poderá estar disposto a tomar medidas para enfrentar a crise climática, mas apenas se isso fizer sentido para a sua empresa. Compreendemos a sua prudência e os seus desafios.
Na Michelin, estamos empenhados em reduzir o impacto ambiental do setor dos transportes.
É por isso que queremos apoiá-lo e mostrar-lhe que pensar de forma sustentável pode ser benéfico para a redução da sua pegada ambiental e para a sua atividade. Step Up é a nossa abordagem global para fazer exatamente isso.
Vamos dar um passo em frente, lado a lado.
Para ver este vídeo, terá de aceitar alguns cookies do YouTube. Basta clicar no botão abaixos.
Aceitar cookies do YouTubeDê os passos necessários hoje para ajudar a melhorar a sua empresa E a reduzir o seu impacto ambiental!
- COMECE POR ESCOLHER PNEUS DE CONCEPÇÃO ECOLÓGICA
- PORQUÊ COMPRAR SEMPRE NOVOS? OPTE PELO MODELO MULTI-VIDA PARA PNEUS DE CAMIÃO
- ADOPTE A MANUTENÇÃO DE ROTINA CORRECTA DOS PNEUS PARA ALCANÇAR O SUCESSO
- VÁ PARA ALÉM DOS PNEUS. OS SERVIÇOS RELACIONADOS COM OS PNEUS E A GESTÃO EFICIENTE DA FROTA SÃO FUNDAMENTAIS.
1- Comece por escolher pneus de conceção ecológica
Para minimizar os impactos ambientais dos nossos produtos e serviços, mantendo ou mesmo melhorando o desempenho, seguimos uma abordagem de conceção ecológica.
Isto implica a avaliação do impacto em todas as fases do ciclo de vida do pneu(2). Podemos, então, aproveitar as acções em várias categorias para ajudar a reduzir o impacto dos nossos pneus.
Reduzir a resistência ao rolamento e o peso dos pneus para reduzir o consumo de combustível
Para ver este vídeo, terá de aceitar alguns cookies do YouTube. Basta clicar no botão abaixos.
Aceitar cookies do YouTubeO combustível/energia representa até 26% das despesas de uma frota(3) e tem um impacto direto nas emissões, com um litro de gasóleo a emitir 2,66 kg de CO2 (4).
Por conseguinte, a utilização de pneus mais leves e com menor resistência ao rolamento contribui para a redução das emissões dos veículos e dos custos de combustível.
Aumentar a longevidade para diminuir os resíduos
Para ver este vídeo, terá de aceitar alguns cookies do YouTube. Basta clicar no botão abaixos.
Aceitar cookies do YouTubeAo investir em pneus concebidos para durar até ao último milímetro do limite de desgaste legal, diminui a frequência das substituições, mantendo a sua frota na estrada durante mais tempo e lutando contra o desperdício.
Porque uma grande longevidade é apenas uma primeira etapa, a Michelin quer proporcionar-lhe desempenhos elevados, mesmo com pneus gastos. Veja acima os resultados de uma comparação com a concorrência, sob o controlo da DEKRA.
Inovar nos materiais renováveis e reciclados
Para ver este vídeo, terá de aceitar alguns cookies do YouTube. Basta clicar no botão abaixos.
Aceitar cookies do YouTubeEstamos continuamente a substituir as matérias-primas à base de combustíveis fósseis por matérias-primas recicladas e renováveis.(5)
Trabalhar com um parceiro-chave em matéria de sustentabilidade como a Michelin permite-lhe satisfazer os clientes que procuram reforçar o seu compromisso ambiental.
Três exemplos dos nossos pneus mais eficientes do ponto de vista energético:
Faça também a escolha da conceção ecológica aquando da compra do seu novo veículo! Saiba porque somos um parceiro fiável para os Fabricantes de Equipamento Original.
2- Porquê comprar sempre novo? Opte pelo modelo multi-life para pneus de camião
Dê uma nova vida aos pneus dos seus camiões através de práticas de recauchutagem e reesculturado. A implementação de um modelo multi-vida é óbvia: pode ajudá-lo a reduzir os custos E a reduzir a sua pegada ambiental. Além disso, estas práticas são eficazes na redução do impacto ambiental tanto na fase de utilização como na fase de matéria-prima dos seus pneus.
PT Edito picture regrooving retreading visit hamburg Freight transport Help and Advice
Rechapage d'un pneu en atelier
Recauchutagem
- Custa menos 40% do que um pneu novo equivalente (6)
- Apenas uma recauchutagem poupa 50 kg de matéria-prima, evitando que 115 kg de CO2 sejam libertados na atmosfera (7)
PT Edito regrooving-michelin Help and Advice
Recauchutagem
- Ajuda-o a ir mais longe, com até 25% de quilometragem adicional (8)
- Poupa até 5% (9) no consumo de combustível, poupando até 251 kg de CO2 (10)
A nossa calculadora de impacto na sustentabilidade quantifica os benefícios da recauchutagem ou reesculturado de pneus.
Saiba como as suas acções contribuem para um futuro mais sustentável.
Porque é que o modelo multivita é INDISPENSÁVEL
O modelo multi-vida faz maravilhas pelo seu CPK (custo por quilómetro). Descubra como no vídeo abaixo.
Para ver este vídeo, terá de aceitar alguns cookies do YouTube. Basta clicar no botão abaixos.
Aceitar cookies do YouTube3- Adotar a manutenção de rotina correta dos pneus para alcançar o sucesso
Embora os pneus desempenhem um papel importante na redução da sua pegada ambiental, a sustentabilidade abrange um espetro mais vasto de práticas, desde a pressão correta dos pneus, à rotação dos pneus para um desgaste uniforme, à promoção de comportamentos de condução eficientes e muito mais.
A sua eficiência operacional e o seu impacto ambiental dependem de se manter atualizado em relação a estas práticas e conselhos técnicos. Os nossos artigos oferecem as mais recentes sugestões para as operações quotidianas, para o ajudar a ser o mais eficiente possível, tanto com o seu tempo como com os seus recursos!
Gosta de se manter atualizado sobre os temas do setor? Para um conteúdo mais aprofundado sobre temas como a eficiência energética, o consumo de combustível e a mobilidade sustentável, consulte o blogue MICHELIN For My Business
4- Ir para além dos pneus: Os serviços relacionados com os pneus e a gestão eficaz da frota são fundamentais.
Uma vez que a sustentabilidade não se limita aos pneus, é essencial dispor de soluções conectadas e/ou de uma gestão de frota adequada para reforçar o seu compromisso ambiental. Não se preocupe com a gestão dos seus pneus ou com a otimização das operações da sua frota. A rede de especialistas da Michelin tem a solução para si. Duas das nossas principais ofertas de serviços:
Descubra MICHELIN Effitires
Para ver este vídeo, terá de aceitar alguns cookies do YouTube. Basta clicar no botão abaixos.
Aceitar cookies do YouTubeEste serviço foi concebido para aumentar o tempo de atividade, reduzir os custos e diminuir as suas emissões de CO2 através da externalização da gestão dos seus pneus. Como? Tudo se resume a otimizar a vida do seu pneu até ao limite de desgaste legal.
Saiba mais sobre as nossas ambições para uma mobilidade e um futuro sustentáveis.
(1) Fonte: https://ourworldindata.org/co2-emissions-from-transport
(2) Desde a extração de matérias-primas, ao fabrico, logística, utilização, recolha e reciclagem
(3) Fonte: Estudo Michelin Total Cost of Ownership Split realizado pela Ducker Carlisle em 2024, baseado na média dos custos comunicados pelos clientes da frota durante entrevistas telefónicas.
(4) Fonte: Factores de conversão de GEE do governo britânico para relatórios de empresas, 2024
(5) Materiais renováveis obtidos a partir de recursos naturais que podem ser reconstituídos num curto período de tempo à escala humana, e materiais reciclados obtidos por qualquer operação de recuperação através da qual os resíduos industriais ou pós-consumo são reprocessados em produtos, materiais ou substâncias
(6) Estudo interno Michelin realizado em 2022 pela ferramenta de análise de competitividade realizada no perímetro Europa comparando o pneu novo MICHELIN com o MICHELIN Remix®.
(7) A economia de CO2 associada à operação de recauchutagem é calculada a partir da economia de material associada. Em termos de economia de material, um pneu recauchutado MICHELIN Remix® cobre até 100% da quilometragem de um pneu novo MICHELIN (a mistura e o padrão do piso dos pneus MICHELIN Remix® são em grande parte os mesmos que os dos pneus novos MICHELIN; 90% dos pneus da gama MICHELIN Remix® são fabricados com o mesmo molde e os mesmos materiais que os pneus novos MICHELIN e, portanto, têm o mesmo desempenho; de acordo com testes internos realizados pelo centro de Pesquisa e Tecnologia Michelin e depoimentos de clientes recolhidos na Europa desde 2015). Um pneu novo pesa em média 70 kg. Um pneu pronto para ser recauchutado pesa em média 50 kg. O impacto do CO2 de um pneu recauchutado está ligado à economia de material, ou seja, 115 kg de CO2 representam 50 kg de economia de matéria-prima, a uma taxa de 2,3 kg de CO2* por kg de matéria-prima.
* A equivalência entre o CO2 e um litro de combustível ou um quilograma de matéria-prima é calculada da seguinte forma: o fator de emissão de 3,24 kg de CO2 para 1 litro de gasóleo provém da avaliação do ciclo de vida realizada pela ADEME para o gasóleo puro. Inclui as emissões durante as fases de produção do gasóleo (17%) e durante a sua combustão (83%). Fonte: ADEME, Estudo "Well to wheel - JEC", v4, julho de 2014. O fator de emissão de 2,3 kg de CO2 por 1 kg de pneu provém dos cálculos de avaliação do ciclo de vida para a produção de um pneu (cradle to gate), efectuados internamente pela Michelin, utilizando as regras de cálculo desenvolvidas pela profissão de fabricante de pneus (TIP). Inclui fases como a extração de matérias-primas, o transporte, o fabrico e a distribuição. Fonte: UL Environment Standard, "Product Category Rules for preparing an Environmental Product Declaration for the product category: Tyres", v3.05, fevereiro de 2022.
(8) Em comparação com um pneu MICHELIN desgastado e não regenerado. Com base num reesculturado médio de 4 mm. Informação retirada das recomendações feitas pela TNPF em 2013, segundo as quais o reesculturado de pneus gastos aumenta a vida útil do pneu, utilizando toda a borracha disponível.
(9) Estudo interno realizado nas pistas de ensaio da Michelin em Ladoux (França), em 5 de maio de 2021, sob supervisão da DEKRA (relatório n.º 21CPAEXT-030). Para a comparação entre pneus novos e pneus reesculturados (R5 mm), foram utilizados dois camiões Volvo FH500 idênticos, equipados com pneus 315/70 R 22,5 MICHELIN X® LINE™ ENERGY™ Z2 e D2 e cada um deles a rebocar um reboque Schmitz Cargobull totalmente carregado (40 toneladas) equipado com pneus 385/55 R 22,5 MICHELIN X® LINE™ ENERGY™ T a pressões idênticas (8,5 b, 7,5 b e 9,0 b). Os resultados podem variar consoante as condições climatéricas, o tipo de estrada, a dimensão do pneu e o estilo de condução.
(10) As economias de CO2 do modelo Michelin multi-life são acentuadas graças às economias de combustível ligadas ao reesculturado (até 5,4%(1)). De acordo com um estudo efectuado em condições reais de utilização (utilizando pneus 315/70 R 22. 5 montados nos eixos motor e direcional de um camião 4x2 utilizado para longas distâncias internacionais e nacionais, que ultrapassaram 50% de desgaste), a quilometragem média dos pneus MICHELIN X® LINE™ ENERGY™ Z2 e MICHELIN X® LINE™ ENERGY™ D2 é de 232.200 km antes da reesculturado* (*Fonte e cálculo interno Michelin, com base nas medições efetuadas pelas equipas Michelin durante as inspeções dos clientes em 488 eixos, na Áustria, Bélgica, Croácia, República Checa, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Itália, Países Baixos, Polónia, Portugal, Roménia, Sérvia, Eslovénia, Espanha e Turquia, durante o período de 2020 a 2023), com uma simulação baseada nos resultados recolhidos que sugere a extrapolação da vida útil até restarem 3 mm. Os resultados podem variar em função das condições climatéricas e rodoviárias. O resultado é que os nossos pneus percorrem até 25% (2) mais graças ao reesculturado, ou seja, 58.050 km (232.200 x 25%). A poupança de combustível é calculada sobre a distância percorrida pelos pneus reesculturados (58.050 km) com um consumo médio de 29,5 L/100 km para os pneus novos e de 27,91 L/100 km para os pneus reesculturados (fonte: relatório DEKRA n.º 21CPAEXT-030). 29,5 x 5,4%, ou seja, uma poupança de 1,59 L/100 km para um camião articulado