Como simplificar a sua vida de camionista O mundo do camionista estende-se online!

Publicado a 31 de março de 2022 - 10 minuto(s) de leitura

Tal como todos nós, os camionistas dependem cada vez mais dos smartphones para todas as necessidades. Desde facilitar o seu trabalho a manterem-nos em contacto com os entes queridos e para o entretenimento, os dispositivos tornaram-se uma parte indispensável das suas vidas. Perguntámos a dois camionistas ligados sobre as suas atividades online enquanto estão na estrada.


Ouça o podcast:

online portrait

online portrait

Dimitri Godard, também conhecido como "Dimitri na estrada", um camionista da Normandia, França, e José Manuel Rivas, um camionista da Galiza, Espanha.

Conheça Dimitri Godard – também conhecido como "Dimitri na estrada" – um camionista de 22 anos da Normandia, França. Apesar da sua juventude, já passou cinco anos na estrada e é fascinado pelo camionismo desde criança.

Também vamos apresentar José Manuel Rivas, um camionista de 26 anos da Galiza, Espanha, que tem sido trabalhador independente nos últimos 3 anos.

Aplicações para tornar a vida de camionista mais fácil

Quando lhes perguntam sobre os smartphones na estrada, ambos concordam que não passariam sem eles. "Sem as aplicações, o nosso emprego seria muito mais difícil. Utilizo-as praticamente todos os dias e recomendo-as a outros condutores”, afirma Dimitri.

José está plenamente de acordo: "Sem o meu telemóvel, não consigo trabalhar. O telemóvel é tudo. É onde recebo as tarefas de viagens. Algumas missões de envios até têm as suas próprias aplicações, nas quais podem monitorizar a entrega e o camião. Sessenta por cento do que faço é através de plataformas no telemóvel. Hoje em dia, é preciso para tudo. Além disso, torna o nosso dia a dia muito mais fácil."

Portanto, quais são as aplicações que os ajudam a trabalhar de forma mais eficiente? Vamos descobrir.

A aplicação mais utilizada por José é o WhatsApp. O serviço de mensagens mais utilizado do mundo é um serviço básico essencial sem o qual não consegue trabalhar. "As plataformas de logística enviam-lhe uma mensagem de texto através do WhatsApp. Tudo é enviado, registado e armazenado pelo WhatsApp."

Outra aplicação obrigatória que José menciona é o Google Maps. Quando lhe enviam uma localização de recolha ou de entrega, utiliza-a para localizar o endereço facilmente. Sabermos onde temos de ir é uma informação extremamente importante para um camionista, pelo que é outra aplicação indispensável para ele.

Quanto a Dimitri, o Truckfly é a sua aplicação favorita. Foi concebida para ajudar os condutores a encontrarem combustível, comida, um lugar de estacionamento, um chuveiro, uma zona Wi-Fi, etc. Contém uma lista de mais de 60 000 estabelecimentos, incluindo 34 000 lugares de estacionamento e 10 000 restaurantes.
"Utilizo-a todos os dias. Por exemplo, para encontrar um restaurante porque, de noite, temos de ter algum conforto: comida, um chuveiro, casas de banho… posso obter todas as informações de que preciso num só lugar."

Mais uma aplicação importante para José Manuel, sendo que o seu camião é um Volvo, o Volvo Connect. "Quando chego ao destino de noite, abro a aplicação, verifico o consumo de gasóleo, a duração da viagem, a eficiência da condução… se travei mais ou menos vezes do que o normal… A aplicação mostra-me tudo isso."

Por fim, tal como qualquer motorista, Dimitri preferia evitar perder tempo no trânsito, por isso, utiliza o Sytadin quando precisa de conduzir na região de Paris. É uma aplicação e um Web site desenvolvidos pelas autoridades francesas que partilham as condições do trânsito na região de Île-de-France. "Cada vez mais camionistas a utilizam porque toda a gente sabe que conduzir em Paris é muito difícil. Sabemos quando estamos a entrar num engarrafamento em Paris, mas não quando vamos sair. O nosso tempo é contabilizado, por isso, não nos podemos dar ao luxo de perder muito tempo."

"Sem as aplicações, o nosso emprego seria muito mais difícil. Utilizo-as praticamente todos os dias e recomendo-as a outros condutores

Dimitri Godard


Aplicações para os camionistas manterem o contacto na estrada

Além de poupar tempo e de ter acesso a informações essenciais, outra grande vantagem para um camionista ter sempre um dispositivo ligado é a possibilidade de contactar amigos e entes queridos, o que torna as ausências longas mais fáceis de suportar.

"O WhatsApp permite-lhe manter-se em contacto com amigos, colegas, familiares…" afirma José Manuel. "Quando está a fazer uma pausa, pode fazer videochamadas com o seu parceiro."

As aplicações também são úteis para manter o contacto com outros camionistas, geralmente, através de redes sociais, como veremos dentro de instantes, bem como para partilhar a sua paixão pela vida na estrada, que é o que Dimitri adora fazer.

Ferramentas para manter os camionistas entretidos

Nunca foi tão fácil contactar os outros, ainda assim, um camionista passa, geralmente, muito tempo de inatividade sozinho, pelo que o entretenimento também é essencial. "Por vezes, temos de esperar quatro a cinco horas para carregar e temos de encontrar uma forma de passar o tempo," afirma José Manuel. "No meu camião, vejo conteúdo do YouTube, do Spotify ou outra aplicação. Tenho sempre a Netflix e a HBO para ver TV. Quando estou à espera de carregar ou descarregar, vejo uma série ou um filme para me entreter e passar o tempo."

Claro que também há a possibilidade de ouvir um podcast, que é o que cada vez mais camionistas estão a fazer, tal como o Michelin for my Business! (disponível no Spotify, Deezer, Apple Podcasts e Google Podcasts).

Histórias de onde estou a carregar, a descarregar e o meu dia a dia. Muitas vezes, os meus colegas veem-nas e dizem «Também estou aqui, vamos tentar fazer alguma coisa juntos». Também é uma forma de falar com outras pessoas que não vemos diariamente.

José Manuel Rivas


A importância das redes sociais para os camionistas

Conforme mencionado, uma utilização principal dos smartphones para os camionistas é estabelecer ligação através das redes sociais. Uma vez que faz parte da geração Y, Dimitri naturalmente integra as ferramentas digitais e as redes sociais no seu trabalho diário. Na verdade, até tem o seu canal do YouTube com dezenas de vídeos e quase 17 000 subscritores. Começou um vlog de camiões (em francês) em 2018, onde partilha as suas alegrias e tristezas, sugestões e conselhos. "É para qualquer pessoa que tenha interesse no mundo do camionismo. Publiquei o meu primeiro vídeo em 2014. Mas foi apenas por diversão, não estava a tentar iniciar algo. Quando publiquei o meu segundo vídeo, estava a trabalhar como camionista. Filmei um túnel porque gosto de túneis. Atualmente, faço vídeos para mostrar às pessoas todos os aspetos do trabalho: a estrada, as entregas e as cargas. Os lados positivos e negativos, pois não é tudo um mar de rosas."

Em termos gerais, o local onde os camionistas se ligam mais nas redes sociais é em grupos do Facebook. Existem inúmeros grupos, de acordo com tipos de transporte, interesses, idiomas e regiões. "No Facebook há alguns grupos de camionistas e há sempre alguém a perguntar alguma coisa. Tentamos ajudar em tudo o que pudermos”, afirma José Manuel. "Pode haver alguém a perguntar se pode descarregar neste ou naquele lugar, qual é a melhor rota… As pessoas comentam e falam sobre isso lá. Em Espanha, há um grupo específico chamado "Jóvenes del Camión" ("A juventude do camião" em português). Lá, partilhamos opiniões entre diferentes camionistas e ajudamo-nos uns aos outros. Também temos um grupo do WhatsApp…”

Dimitri concorda: "O Facebook é onde se encontra o maior número de camionistas. As informações são transmitidas dessa forma. Estou em muitos grupos diferentes porque podem sempre ser úteis e, geralmente, são muito amigáveis. Às vezes, também janto com pessoas que conheci através de um grupo do Facebook, o que é muito melhor do que comer sozinho", afirma.

E qual é o outro canal de redes sociais mais popular? Apesar de o Instagram não ser o seu meio favorito, Dimitri tem 1800 seguidores e pode encontrá-lo com o nome @dimitridotr.
"Não publico muito, só fotografias do meu camião ou de paisagens, algo que vejo… Tal como as histórias, partilho as vantagens e as desvantagens de trabalhar na estrada.
Há muitos camionistas no Instagram, mas a desvantagem é que não há grupos onde podemos partilhar fotografias e partilhar mensagens como no Facebook. É mais individual."


Quanto a José, só tem 340 seguidores na sua conta privada sob o nome de utilizador @Rivas_gf, mas publica histórias quase todos os dias. "Histórias de onde estou a carregar, a descarregar e o meu dia a dia. Muitas vezes, os meus colegas veem-nas e dizem «Também estou aqui, vamos tentar fazer alguma coisa juntos». Também é uma forma de falar com outras pessoas que não vemos diariamente."

FONTES

* Entrevista a Dimitri Godard, a 13 de setembro de 2021
* Entrevista a José Manuel Rivas, a 9 de Novembro de 2021

Podcasts

Junte-se à comunidade !

Ao fornecer o meu endereço de e-mail e clicar no botão abaixo, eu concordo com os Termos de utilização e com a Política de Privacidade, forneço a minha assinatura eletrónica e consinto em receber e-mails de marketing automatizados, independentemente de qualquer registo anterior na lista de exclusão de qualquer empresa, estatal ou nacional da Michelin North America, Inc. O consentimento não é uma condição para qualquer compra. Pode optar ativamente por não participar a qualquer momento. Um representante Michelin pode contactá-lo se demonstrar interesse em ser contactado relativamente a uma oferta de serviço ou produto. O Representante pode ser o seu Representante de Vendas da Michelin ou um Distribuidor Autorizado da Michelin na sua área. A Michelin respeita a sua privacidade. As informações que nos enviou estão protegidas pela nossa política de privacidade.

_ *
É um…
  • Utilizador final
  • Revendedor de pneus
  • Outro
0

Está a utilizar um Browser não suportado por esta web

Está a utilizar um browser que não é suportado por este website. Isto significa que algumas funcionalidades podem não funcionar como pretendido e podem ocorrer comportamentos estranhos ao navegar neste site.

Utilize ou atualize/instale um dos seguintes browsers para tirar o máximo partido deste website.

Firefox 78+
Edge 18+
Chrome 72+
Safari 12+
Opera 71+