Porque é que o seu negócio precisa de uma estratégia online

Publicado a 1 de setembro de 2021 - 5 minuto(s) de leitura

Antes de fazermos o que quer que seja, a nossa resposta imediata é "Procurar no Google" e os nossos clientes não são diferentes. No nosso "mundo híper digital", criar uma sólida presença online para o seu negócio é a chave para o sucesso. Encontramo-nos com três proprietários de frota para falar sobre estratégia online: um grande grupo com 1000 funcionários e duas frotas pequenas com menos de 20 funcionários. Eles partilham as suas experiências e algumas dicas connosco. Transfira o resumo no final do artigo!

bloc titre description online strategy 1

bloc titre description online strategy 1

Thierry Mazet* é o CEO do Groupe Mazet - Um negócio de família francês localizado em Montelimar (região Auvergne Rhone-Alpes) e a sua filha, Deborah Mazet, é a CEO da agência de comunicações L’Agence D. Deborah’s que ajudou a Transport Mazet a criar a sua estratégia de comunicações a 360°.

O Groupe Mazet é um dos principais resultados de pesquisa para a camionagem de pesados, o que significa que está a fazer um trabalho fantástico na criação de uma presença online! Qual é o melhor conselho que pode dar?

Deborah Mazet: Sem dúvida, deve começar pela criação de uma estratégia. Hoje em dia, os clientes têm uma ideia muito precisa de cada prestador de serviços de acordo com a sua reputação na internet, pelo que é essencial para nós configurarmos uma clara estratégia digital com objetivos claros. Para nós, o nosso objetivo foi dar-nos a conhecer, a potenciais clientes e funcionários, para que os nossos serviços fossem conhecidos e, acima de tudo, para mostrar os nossos valores como empresa.

E que valores são importantes para si?

Thierry Mazet: O facto de se tratar de um empresa familiar diz muito sobre nós, como prestadores de serviços e como empregadores. Realmente tentamos tornar isto uma parte central da nossa presença online e um pilar da nossa estratégia de comunicação digital direcionada. Isto permite-nos criar relações com os nossos clientes e com os nossos funcionários.

Pode dizer-nos quais são os diferentes elementos da sua presença online?

T.M.: Há cerca de um ano, lançámos a terceira iteração do nosso website, a primeira foi lançada quando a Internet se popularizou e depois houve uma renovação, há 10 anos atrás. A versão que podem ver atualmente é o culminar de uma total renovação da marca ao nível da nossa identidade visual, das nossas mensagens e claro, do nosso website. Também somos ativos no LinkedIn e no YouTube

Por que razão escolheram estas redes sociais?

D.M.: A nossa estratégia digital é B2B, portanto faz muito sentido estarmos presentes no LinkedIn. Publicamos regularmente notícias relacionadas com a indústria dos transportes ou sobre a nossa própria atividade. Por exemplo, recentemente partilhámos uma série de breves documentários onde figurava a nossa empresa, estes foram produzidos pela France 3, um canal de televisão nacional. Também encorajamos os nossos funcionários a publicarem notícias sobre o Grupo ou sobre as suas próprias atividades profissionais. A nossa página do YouTube aloja o nosso filme empresarial e um que se foca nos nossos funcionários, o que é um excelente recurso para recrutamento

Mencionámos anteriormente que o Groupe Mazet está extremamente bem classificado no Google. Como o conseguiram?

T.M.: Configuramos folhas Google My Business, que ajudam os clientes a descobrirem-nos facilmente e também redirecionam para o website. Uma extensa SEO (otimização de resultados de pesquisa)** para o Web site é tratada pelo nosso back office e foca-se na integração de várias palavras-chave para melhorar a nossa classificação no motor de pesquisa. Disponibilizar vários artigos de imprensa no nosso website também ajuda para a nossa SEO. É um processo contínuo que estamos constantemente a melhorar. Atualmente, não temos nenhuma SEO paga

Alguns conselhos de especialista para empresas que estão agora a começar?

D.M.: Um dos maiores erros que as pessoas fazem online é simplesmente publicar por publicar. É importante focar-se na qualidade e não na quantidade. Isto aplica-se a onde publica, mas também ao que publica. Focamo-nos especificamente no LinkedIn e no YouTube e partilhamos notícias que parecem relevantes para nós e para os nossos clientes. O objetivo é estar presente, mas também ser autêntico. O mais importante é ser consistente com os nossos valores e, acima de tudo, respeitar a identidade geral do Grupo

Fontes

*Thierry e Deborah Mazet, entrevistados a 26 de maio de 2021.
** SEO é o processo de melhorar a qualidade e quantidade de tráfego de um website ou página web a partir dos motores de pesquisa.

arrow highlight yellow

arrow highlight yellow

Cartão de identidade do Groupe Mazet

Sede: Montelimar (Auvergne – Rhône-Alpes region – France)

Fundada: 1923

1,200 veículos registados

1,000 funcionários

www.mazet.com

Volker Knorr runs the german company Knorr Transporte with his father - Michelin for My Business.

post ontheroadwith online strategy title2 v2

A Knorr Transporte é uma pequena empresa familiar de transportes alemã, na área dos resíduos e materiais de construção. Volker Knorr gere a empresa juntamente com o seu pai. Ele respondeu às nossas perguntas no seu camião, a caminho para visitar um cliente!

Na sua opinião, uma estratégia de marketing digital é essencial para o desenvolvimento de uma empresa?

Sim! A publicidade é vital. “Publicitar ou morrer", é tão simples como isto. A Knorr Transporte costumava comprar espaço publicitário nos jornais locais: mas essa estratégia já não é relevante. Atualmente, trabalhamos com uma agência de comunicação para criar a nossa estratégia de marketing digital.

Qual é o vosso objetivo principal?

O objetivo principal da nossa presença online é conseguir novos clientes e comunicar sobre os nossos serviços.

A propósito de presença online, estão nas redes sociais?

Sim, principalmente no Facebook. Não acho que o Twitter e o Instagram sejam realmente relevantes. O LinkedIn, conhecido como a plataforma de redes sociais B2B mais popular, também não é adequada para nós

E como utiliza o Facebook?

Não utilizamos a publicidade paga, em alternativa, apresentamos a nossa empresa, partilhamos imagens, etc. Alguns dos nossos vídeos atraem até 70 000 a 80 000 espetadores! Obter mais de 100 000 cliques também não é invulgar.

Diga-nos, como consegue atrair potenciais clientes para o seu website? (SEA** - SEO?)

A SEA (publicidade nos motores de pesquisa)** e a SEO são, obviamente, uma parte importante da nossa estratégia digital. No entanto, esta tarefa é inteiramente tratada pela nossa agência de comunicações. Os KPIs são monitorizados através do Google Analytics e os principais valores são regularmente analisados por um especialista da agência.

Pode partilhar connosco o seu orçamento anual para a sua estratégia online?

Os custos anuais totais para a presença online da empresa são de cerca de 3000€ (Publicidade do Google, manutenção do website, etc.).

Pode dar-nos algumas boas sugestões?

Estamos constantemente a aprender com os nossos erros. Por exemplo, uma comunicação exagerada sobre o nosso negócio é um ponto a evitar. É preciso ter em conta que a nossa concorrência também está a monitorizar a nossa atividade online. Isto significa não mencionar nomes de clientes ou apenas publicar informações detalhadas quando um contrato termina. Mas os efeitos positivos superam os negativos!

fontes

*Volker Knorr, entrevistado a xxx de maio de 2021.
**A SEA é o processo de publicitar diretamente no Google e outros motores de pesquisa semelhantes. Também é conhecido como ligação patrocinada.

arrow highlight yellow

arrow highlight yellow

Cartão de identidade da KNORR

Sede: Karlstadt (Bavaria – Alemanha)

Fundada: 1949

Especialização: Camiões betoneira e camiões basculantes

8 camiões

10 funcionários

https://www.knorr-transporte.de/

bloc titre description online strategy 2

bloc titre description online strategy 2

Stéphane Fallot, gere uma frota de 16 camiões. Ele é o proprietário da FAST em Montpellier (sul de França). E explica-nos por que razão não tem um website, mas sim uma página do Facebook com cerca de 14 000 seguidores.

Quando lançou a sua página de Facebook?

Eu criei a conta de Facebook para a FAST há cinco anos atrás. E maioritariamente partilho imagens de camiões. Não tem objetivos comerciais. Trata-se mais de uma ferramenta social para partilhar a minha paixão pelos camiões com toda a comunidade dos entusiastas dos camiões. Sabia que uma publicação gerou 240 000 gostos. Sou o gestor da comunidade, dedico-lhe cerca de 5 a 6 horas por mês e publico imagens de dois em dois dias.

E utiliza outra redes sociais para o seu negócio?

De modo algum. Tenho uma conta de LinkedIn pessoal. Durante o primeiro confinamento do ano passado publiquei com frequência e realmente apreciei a solidariedade online.

Porque optou por não criar um website?

Acho que os websites são restritivos. Estou numa indústria cuja adesão ao mundo digital foi lenta e acho que muitos ainda não estão prontos para esta transformação, mesmo estando nós muito ligados. Comunicamos muito com os nossos telemóveis. Estou ansioso pelo futuro. Sei que as coisas estão a acelerar.

Como desenvolve o seu negócio?

Uma grande parte do nosso negócio é feita através do boca a boca. De momento, isto é suficiente para mim.


fontes

*Stéphane Fallot, entrevistado a 31 de maio de 2021

arrow highlight yellow

arrow highlight yellow

Cartão de identidade da FAST

Sede: Montpellier – região da Occitânia – França

Fundada: 2006

Especialização: transporte refrigerado

16 camiões

20 condutores

Página de Facebook: https://www.facebook.com/FAST-1291588937541474

5 DICAS PARA MELHORAR A VISIBILIDADE ONLINE DA SUA EMPRESA

Aumentar o reconhecimento da marca e a visibilidade online é a chave para a sua estratégia de marketing. Embora seja preciso tempo e esforço, não precisa de um orçamento elevado para desenvolver a sua marca digital.

michelin site blocs tip n 1michelin site blocs texte astuces

michelin site blocs tip n 1michelin site blocs texte astuces

Crie o seu próprio website gratuitamente

Um website é a identidade online da sua empresa. Os seus clientes esperam que tenha uma presença digital, onde possam encontrar informações sobre si, os seus serviços, os seus valores e até as suas ofertas de emprego.

Agora, pode configurar rapidamente o seu website através de ferramentas como o Webflow ou o mais tradicional WordPress. Ambos oferecem modelos úteis e podem ser personalizados de acordo com as suas necessidades empresariais.

michelin site blocs texte tip2 jaune

michelin site blocs texte tip2 jaune

Pense na referência orgânica (SEO)

A referência orgânica é essencial se pretender aumentar a visibilidade nos motores de pesquisa. Essa visibilidade vai atrair tráfego para o website da sua empresa. A publicação regular de notícias no seu website convida o Google a rastrear e a indexar novo conteúdo.

michelin site tip n 3michelin site blocs texte astuces

michelin site tip n 3michelin site blocs texte astuces

Utilize ferramentas de SEO

As ferramentas de SEO tornam mais fácil e simplificam a gestão das suas classificações nos motores de pesquisa. Para garantir que o seu website está otimizado para pesquisas, pode começar com as versões gratuitas do SEMrush ou Moz.

michelin site blocs texte tip4 jaune

michelin site blocs texte tip4 jaune

Publique e partilhe regularmente

Não precisa de ser um jornalista para publicar regulamente informações acerca da sua empresa ou indústria.. Como diz o ditado, "uma imagem vale mais do que mil palavras", por isso, partilhe uma fotografia! Publicar conteúdo regularmente cria ligações para páginas diferentes no seu website e evita as páginas "que não levam a lado nenhum". Isto pode ser uma boa forma de impulsionar as páginas que têm dificuldades em obter uma boa classificação nos motores de pesquisa.

michelin site blocs texte tip5 bleu

michelin site blocs texte tip5 bleu

Escolha as redes sociais certas

O maior erro ao nível das redes sociais que os proprietários de pequenas empresas costumam cometer é configurar contas em todas as plataformas de redes sociais em simultâneo. Não perca o seu tempo! Em alternativa, comece diretamente com o LinkedIn, conhecido por ser a principal rede social profissional com 310 milhões de utilizadores mensais ativos.

Podcasts

Junte-se à comunidade !

Ao fornecer o meu endereço de e-mail e clicar no botão abaixo, eu concordo com os Termos de utilização e com a Política de Privacidade, forneço a minha assinatura eletrónica e consinto em receber e-mails de marketing automatizados, independentemente de qualquer registo anterior na lista de exclusão de qualquer empresa, estatal ou nacional da Michelin North America, Inc. O consentimento não é uma condição para qualquer compra. Pode optar ativamente por não participar a qualquer momento. Um representante Michelin pode contactá-lo se demonstrar interesse em ser contactado relativamente a uma oferta de serviço ou produto. O Representante pode ser o seu Representante de Vendas da Michelin ou um Distribuidor Autorizado da Michelin na sua área. A Michelin respeita a sua privacidade. As informações que nos enviou estão protegidas pela nossa política de privacidade.

_ *
É um…
  • Utilizador final
  • Revendedor de pneus
  • Outro
0

Está a utilizar um Browser não suportado por esta web

Está a utilizar um browser que não é suportado por este website. Isto significa que algumas funcionalidades podem não funcionar como pretendido e podem ocorrer comportamentos estranhos ao navegar neste site.

Utilize ou atualize/instale um dos seguintes browsers para tirar o máximo partido deste website.

Firefox 78+
Edge 18+
Chrome 72+
Safari 12+
Opera 71+