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Porque é que o seu negócio precisa de uma estratégia online

Publicado a 1 de setembro de 2021 - 5 minuto(s) de leitura

Antes de fazermos o que quer que seja, a nossa resposta imediata é "Procurar no Google" e os nossos clientes não são diferentes. No nosso "mundo híper digital", criar uma sólida presença online para o seu negócio é a chave para o sucesso. Encontramo-nos com três proprietários de frota para falar sobre estratégia online: um grande grupo com 1000 funcionários e duas frotas pequenas com menos de 20 funcionários. Eles partilham as suas experiências e algumas dicas connosco. Transfira o resumo no final do artigo!  

 

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Thierry Mazet* é o CEO do Groupe Mazet - Um negócio de família francês localizado em Montelimar (região Auvergne Rhone-Alpes) e a sua filha, Deborah Mazet, é a CEO da agência de comunicações L’Agence D. Deborah’s que ajudou a Transport Mazet a criar a sua estratégia de comunicações a 360°. 

 

O Groupe Mazet é um dos principais resultados de pesquisa para a camionagem de pesados, o que significa que está a fazer um trabalho fantástico na criação de uma presença online! Qual é o melhor conselho que pode dar?

Deborah Mazet: Sem dúvida, deve começar pela criação de uma estratégia. Hoje em dia, os clientes têm uma ideia muito precisa de cada prestador de serviços de acordo com a sua reputação na internet, pelo que é essencial para nós configurarmos uma clara estratégia digital com objetivos claros. Para nós, o nosso objetivo foi dar-nos a conhecer, a potenciais clientes e funcionários, para que os nossos serviços fossem conhecidos e, acima de tudo, para mostrar os nossos valores como empresa.

E que valores são importantes para si?

Thierry Mazet: O facto de se tratar de um empresa familiar diz muito sobre nós, como prestadores de serviços e como empregadores. Realmente tentamos tornar isto uma parte central da nossa presença online e um pilar da nossa estratégia de comunicação digital direcionada. Isto permite-nos criar relações com os nossos clientes e com os nossos funcionários.

Pode dizer-nos quais são os diferentes elementos da sua presença online?

T.M.: Há cerca de um ano, lançámos a terceira iteração do nosso website, a primeira foi lançada quando a Internet se popularizou e depois houve uma renovação, há 10 anos atrás. A versão que podem ver atualmente é o culminar de uma total renovação da marca ao nível da nossa identidade visual, das nossas mensagens e claro, do nosso website. Também somos ativos no LinkedIn e no YouTube

Por que razão escolheram estas redes sociais?

D.M.: A nossa estratégia digital é B2B, portanto faz muito sentido estarmos presentes no LinkedIn. Publicamos regularmente notícias relacionadas com a indústria dos transportes ou sobre a nossa própria atividade. Por exemplo, recentemente partilhámos uma série de breves documentários onde figurava a nossa empresa, estes foram produzidos pela France 3, um canal de televisão nacional. Também encorajamos os nossos funcionários a publicarem notícias sobre o Grupo ou sobre as suas próprias atividades profissionais. A nossa página do YouTube aloja o nosso filme empresarial e um que se foca nos nossos funcionários, o que é um excelente recurso para recrutamento 

Mencionámos anteriormente que o Groupe Mazet está extremamente bem classificado no Google. Como o conseguiram?

T.M.: Configuramos folhas Google My Business, que ajudam os clientes a descobrirem-nos facilmente e também redirecionam para o website. Uma extensa SEO (otimização de resultados de pesquisa)** para o Web site é tratada pelo nosso back office e foca-se na integração de várias palavras-chave para melhorar a nossa classificação no motor de pesquisa. Disponibilizar vários artigos de imprensa no nosso website também ajuda para a nossa SEO. É um processo contínuo que estamos constantemente a melhorar. Atualmente, não temos nenhuma SEO paga

Alguns conselhos de especialista para empresas que estão agora a começar?

D.M.: Um dos maiores erros que as pessoas fazem online é simplesmente publicar por publicar. É importante focar-se na qualidade e não na quantidade. Isto aplica-se a onde publica, mas também ao que publica. Focamo-nos especificamente no LinkedIn e no YouTube e partilhamos notícias que parecem relevantes para nós e para os nossos clientes. O objetivo é estar presente, mas também ser autêntico. O mais importante é ser consistente com os nossos valores e, acima de tudo, respeitar a identidade geral do Grupo

 

Fontes

*Thierry e Deborah Mazet, entrevistados a 26 de maio de 2021.
** SEO é o processo de melhorar a qualidade e quantidade de tráfego de um website ou página web a partir dos motores de pesquisa.

 

 

 

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Cartão de identidade do Groupe Mazet

Sede: Montelimar (Auvergne – Rhône-Alpes region – France)

Fundada: 1923

1,200 veículos registados

1,000 funcionários

www.mazet.com

 

 

Volker Knorr runs the german company Knorr Transporte with his father - Michelin for My Business.

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A Knorr Transporte é uma pequena empresa familiar de transportes alemã, na área dos resíduos e materiais de construção. Volker Knorr gere a empresa juntamente com o seu pai. Ele respondeu às nossas perguntas no seu camião, a caminho para visitar um cliente!

 

Na sua opinião, uma estratégia de marketing digital é essencial para o desenvolvimento de uma empresa?

Sim! A publicidade é vital. “Publicitar ou morrer", é tão simples como isto. A Knorr Transporte costumava comprar espaço publicitário nos jornais locais: mas essa estratégia já não é relevante.  Atualmente, trabalhamos com uma agência de comunicação para criar a nossa estratégia de marketing digital.

 

Qual é o vosso objetivo principal?

O objetivo principal da nossa presença online é conseguir novos clientes e comunicar sobre os nossos serviços.

 

A propósito de presença online, estão nas redes sociais?

Sim, principalmente no Facebook. Não acho que o Twitter e o Instagram sejam realmente relevantes. O LinkedIn, conhecido como a plataforma de redes sociais B2B mais popular, também não é adequada para nós

 

E como utiliza o Facebook?

Não utilizamos a publicidade paga, em alternativa, apresentamos a nossa empresa, partilhamos imagens, etc. Alguns dos nossos vídeos atraem até 70 000 a 80 000 espetadores! Obter mais de 100 000 cliques também não é invulgar.

 

Diga-nos, como consegue atrair potenciais clientes para o seu website? (SEA** - SEO?) 

A SEA (publicidade nos motores de pesquisa)** e a SEO são, obviamente, uma parte importante da nossa estratégia digital. No entanto, esta tarefa é inteiramente tratada pela nossa agência de comunicações. Os KPIs são monitorizados através do Google Analytics e os principais valores são regularmente analisados por um especialista da agência.

 

Pode partilhar connosco o seu orçamento anual para a sua estratégia online?

Os custos anuais totais para a presença online da empresa são de cerca de 3000€ (Publicidade do Google, manutenção do website, etc.).
 

Pode dar-nos algumas boas sugestões?

Estamos constantemente a aprender com os nossos erros. Por exemplo, uma comunicação exagerada sobre o nosso negócio é um ponto a evitar. É preciso ter em conta que a nossa concorrência também está a monitorizar a nossa atividade online. Isto significa não mencionar nomes de clientes ou apenas publicar informações detalhadas quando um contrato termina. Mas os efeitos positivos superam os negativos!

 

fontes

*Volker Knorr, entrevistado a xxx de maio de 2021.
**A SEA é o processo de publicitar diretamente no Google e outros motores de pesquisa semelhantes. Também é conhecido como ligação patrocinada.

  

 

 

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Cartão de identidade da KNORR

Sede: Karlstadt (Bavaria – Alemanha)

Fundada: 1949

Especialização: Camiões betoneira e camiões basculantes

8 camiões

10 funcionários

https://www.knorr-transporte.de/

 

 

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Stéphane Fallot, gere uma frota de 16 camiões. Ele é o proprietário da FAST em Montpellier (sul de França). E explica-nos por que razão não tem um website, mas sim uma página do Facebook com cerca de 14 000 seguidores.

 

Quando lançou a sua página de Facebook?

Eu criei a conta de Facebook para a FAST há cinco anos atrás. E maioritariamente partilho imagens de camiões. Não tem objetivos comerciais. Trata-se mais de uma ferramenta social para partilhar a minha paixão pelos camiões com toda a comunidade dos entusiastas dos camiões. Sabia que uma publicação gerou 240 000 gostos. Sou o gestor da comunidade, dedico-lhe cerca de 5 a 6 horas por mês e publico imagens de dois em dois dias.

 

E utiliza outra redes sociais para o seu negócio?

De modo algum. Tenho uma conta de LinkedIn pessoal. Durante o primeiro confinamento do ano passado publiquei com frequência e realmente apreciei a solidariedade online.

 

Porque optou por não criar um website?

Acho que os websites são restritivos. Estou numa indústria cuja adesão ao mundo digital foi lenta e acho que muitos ainda não estão prontos para esta transformação, mesmo estando nós muito ligados. Comunicamos muito com os nossos telemóveis. Estou ansioso pelo futuro. Sei que as coisas estão a acelerar.

 

Como desenvolve o seu negócio?

Uma grande parte do nosso negócio é feita através do boca a boca. De momento, isto é suficiente para mim.


 

fontes

*Stéphane Fallot, entrevistado a 31 de maio de 2021

 

 

  

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Cartão de identidade da FAST

Sede: Montpellier – região da Occitânia – França 

Fundada: 2006 

Especialização: transporte refrigerado 

16 camiões

20 condutores

Página de Facebook: https://www.facebook.com/FAST-1291588937541474

 

 

5 DICAS PARA MELHORAR A VISIBILIDADE ONLINE DA SUA EMPRESA

 

 

Aumentar o reconhecimento da marca e a visibilidade online é a chave para a sua estratégia de marketing. Embora seja preciso tempo e esforço, não precisa de um orçamento elevado para desenvolver a sua marca digital.

 

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Crie o seu próprio website gratuitamente

Um website é a identidade online da sua empresa. Os seus clientes esperam que tenha uma presença digital, onde possam encontrar informações sobre si, os seus serviços, os seus valores e até as suas ofertas de emprego.

Agora, pode configurar rapidamente o seu website através de ferramentas como o Webflow ou o mais tradicional WordPress. Ambos oferecem modelos úteis e podem ser personalizados de acordo com as suas necessidades empresariais.

 

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Pense na referência orgânica (SEO)

A referência orgânica é essencial se pretender aumentar a visibilidade nos motores de pesquisa. Essa visibilidade vai atrair tráfego para o website da sua empresa. A publicação regular de notícias no seu website convida o Google a rastrear e a indexar novo conteúdo.

 

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Utilize ferramentas de SEO

As ferramentas de SEO tornam mais fácil e simplificam a gestão das suas classificações nos motores de pesquisa. Para garantir que o seu website está otimizado para pesquisas, pode começar com as versões gratuitas do SEMrush ou Moz.

 

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Publique e partilhe regularmente

Não precisa de ser um jornalista para publicar regulamente informações acerca da sua empresa ou indústria.. Como diz o ditado, "uma imagem vale mais do que mil palavras", por isso, partilhe uma fotografia! Publicar conteúdo regularmente cria ligações para páginas diferentes no seu website e evita as páginas "que não levam a lado nenhum". Isto pode ser uma boa forma de impulsionar as páginas que têm dificuldades em obter uma boa classificação nos motores de pesquisa.

 

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Escolha as redes sociais certas

O maior erro ao nível das redes sociais que os proprietários de pequenas empresas costumam cometer é configurar contas em todas as plataformas de redes sociais em simultâneo. Não perca o seu tempo! Em alternativa, comece diretamente com o LinkedIn, conhecido por ser a principal rede social profissional com 310 milhões de utilizadores mensais ativos.

 

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