True or false about retread tyres

header retread your tyres

Otimize a sua frota com os pneus recauchutados Michelin Remix

Publicado a 1 de outubro de 2023 - 2 minuto(s) de leitura

Deve-se mudar um pneu de camião gasto ou recauchutá-lo com Michelin?
Quando o pneu é suscetível de ser recauchutado, não há que duvidar. A recauchutagem é a melhor escolha se quiser reduzir o preço por quilómetro e ter um impacto positivo no ambiente.
Em função do estado do seu pneu, a recauchutagem pode prolongar a sua vida útil, aproveitando todo o potencial da carcaça, o que permite obter uma recauchutagem de qualidade que oferece os mesmos padrões de qualidade e os mesmos desempenhos em estrada que um pneu novo!

Recauchutar os seus pneus com a Michelin: otimização, durabilidade e desempenho

1. Economias significativas: A recauchutagem dos pneus para camiões reduz substancialmente o custo de substituição dos pneus e tem um impacto positivo no Custo Total de Propriedade (TCO).
2. Uma escolha inteligente: A recauchutagem dos seus pneus pode ajudar a minimizar a pegada ambiental da sua frota e apoiar os objetivos de sustentabilidade a longo prazo.
3. Desempenho equivalente: Os pneus recauchutados têm o mesmo desempenho que um conjunto de pneus novos, proporcionando uma operação segura e fiável sem comprometer a eficiência.

Pneus da Michelin recauchutados para camiões: padrões de qualidade inabaláveis

1. Desempenho em piso molhado: Os pneus recauchutados da Michelin apresentam um desempenho excecional, mesmo nas superfícies molhadas mais difíceis, garantindo a máxima segurança na estrada.
2. Resistência ao rolamento: Os pneus recauchutados apresentam as mesmas qualidades impressionantes de resistência ao rolamento que os pneus novos da Michelin, assegurando um excelente consumo de combustível do primeiro ao último quilómetro.
3. Nível sonoro: Os pneus recauchutados apresentam as mesmas características de redução de ruído que os pneus Michelin novos, contribuindo assim para uma condução mais silenciosa e para a redução do ruído de estrada.
4. Transparência ambiental: Em conformidade com o Regulamento (UE) 2020/740, a rotulagem de "impacto zero" dos pneus recauchutados, transparente do ponto de vista ambiental, permite aos utilizadores tomar decisões informadas sobre o seu impacto ecológico.

 

Recauchutagem de pneus: quatro etapas para beneficiar o seu orçamento e minimizar o impacto ambiental

Aprenda como é simples recauchutar pneus com o nosso responsável pela recauchutagem de pneus da Michelin, Pierre Montel. Siga estas quatro etapas essenciais para recauchutar com sucesso os pneus do seu camião e descubra a solução MICHELIN REMIX.

Um pneu recauchutado representa a terceira etapa do processo multivida da Michelin, depois do reesculturado.

Plano de Reciclagem de Pneus da Michelin

ciclo do pneu da michelin


Medir o desgaste do pneu

illus rechapage 1 - sem texto

1 - Medir o desgaste do pneu

Quando os seus pneus novos tiverem sido reesculturados para uma segunda vida em serviço, a próxima etapa consiste em controlar o desgaste com um medidor de profundidade do piso. Quando a profundidade restante do piso se situa entre 2 e 3 mm, o seu pneu pode ser desmontado pelo seu revendedor de pneus para ser enviado para recauchutagem.

É bom saber: A recauchutagem consiste em substituir a banda de rodagem gasta do pneu por uma nova. Todos os pneus da Michelin para camiões são concebidos para serem recauchutados, por vezes várias vezes, sob reserva de um controlo positivo da carcaça. Este processo, desenvolvido há mais de um século, permite que os pneus tenham várias vidas!


Contactar o seu revendedor de pneus

illus rechapage 2

2 - Contactar o seu revendedor de pneus

É da responsabilidade do gestor de frota ou da equipa de oficina no local contactar o prestador de serviços, se e quando necessário, para que os pneus sejam recauchutados. As carcaças de pneus gastas podem então ser entregues ao fornecedor local, que organiza o processo de recauchutagem MICHELIN REMIX adequado.

Ver os modelos de recauchutagem

É bom saber: Uma vez recauchutado pela Michelin, o pneu tem os mesmos desempenhos que um pneu novo, e pode também ser reesculturado para uma quarta vida em serviço!


Pneus recauchutados da Michelin na Europa

illus rechapage 3

3 - Escolha a recauchutagem do seu pneu Michelin na Europa

Após a desmontagem do seu pneu novo pelo revendedor da sua escolha, a carcaça será recolhida e enviada para uma fábrica da Michelin na Europa, onde será verificada, recauchutada e depois devolvida ao seu prestador de serviços. 

Durante a operação de recauchutagem, o piso e os flancos são repostos em estado como novo.


Gestão dos pneus

illus rechapage 4

4 - Otimizar a gestão dos seus pneus

Ao confiar a gestão dos pneus da sua frota a um revendedor local, os seus pneus novos e recauchutados serão cuidadosamente geridos para otimizar a gestão dos fluxos e evitar as paragens inúteis, reduzindo ao mesmo tempo o custo do seu stock de pneus.

A Michelin recomenda confiar a gestão dos pneus dos seus veículos a um prestador de serviços especializado de confiança. Um prestador de serviços assegurará a correção da pressão dos pneus e encarregar-se-á das inspeções preventivas de segurança dos pneus, para que possa tirar partido de todo o potencial dos seus pneus... e de toda a sua vida!

É bom saber: Optar por dar várias vidas aos seus pneus, mandando-os reesculturar e recauchutar, pode reduzir significativamente o seu TCO global.


FONTES:

(1) Redução de 5,6% no consumo de combustível: um estudo interno da Michelin realizado em Ladoux (França) em maio de 2021, sob a supervisão da DEKRA, comparando os novos pneus MICHELIN X® LINETM ENERGYTM Z2 e D2 315/70 R 22,5 com os mesmos pneus recauchutados (R 5 mm). Os resultados podem variar em condições reais de utilização e em função das condições climatéricas, do tipo de estrada, da dimensão do pneu e do estilo de condução.
(2) Estudo interno da Michelin em 2010, em Ladoux, numa pista de betão polido. Os resultados podem variar em condições reais de utilização e consoante as condições meteorológicas, o tipo de estrada, a dimensão do pneu e o estilo de condução.
(3) Estudo da Michelin efetuado sobre 1 milhão de pneus fornecidos para recauchutagem Michelin Remix em 2008 e 2009. A diferença na taxa de aprovação entre os pneus recauchutados reesculturados e os pneus recauchutados não reesculturados é inferior a 0,2%.
(4) A composição e o desenho do piso dos pneus MICHELIN Remix são em grande parte os mesmos que os utilizados para os pneus novos da MICHELIN. 90% da gama de pneus MICHELIN Remix utiliza o mesmo molde e os mesmos materiais que os pneus novos da MICHELIN, o que pode dar origem a uma equivalência de desempenho entre os pneus MICHELIN Remix e os pneus novos da Michelin. Avaliações internas efetuadas pelo Centro de Investigação e Tecnologia da Michelin com base em testemunhos de clientes recolhidos na Europa desde 2015.

Está a utilizar um Browser não suportado por esta web

Está a utilizar um browser que não é suportado por este website. Isto significa que algumas funcionalidades podem não funcionar como pretendido e podem ocorrer comportamentos estranhos ao navegar neste site.

Utilize ou atualize/instale um dos seguintes browsers para tirar o máximo partido deste website.

Firefox 78+
Edge 18+
Chrome 72+
Safari 12+
Opera 71+