wave5 difference tyres header

Em que diferem os pneus para camiões dos pneus para carrinhas?

Publicado a 29 de setembro de 2022 - 4 minuto(s) de leitura

Independentemente de conduzir um camião ou uma carrinha, muitas vezes partilha a mesma estrada. Mas partilha os mesmos pneus? Analisámos as diferenças e as semelhanças entre os pneus para camiões e para carrinhas. Os resultados? Poderá ficar surpreendido!
Eis a explicação de Ana Gonzalez, Diretora Regional de Marketing de Produtos para Camiões da Michelin Europe e Sophie Mazelier-Gaillochet, Diretora Regional de Marketing de Produtos para Camiões da Michelin Europe.

wave5 difference tyres img1

Ana Gonzalez, Diretora Regional de Marketing de Produtos para Camiões da Michelin Europe e Sophie Mazelier-Gaillochet, Diretora Regional de Marketing de Produtos para Camiões da Michelin Europe.

As diferenças entre os pneus para camiões e para carrinhas

1 – Segmentação de produtos

A segmentação de produtos tem como objetivo cobrir todas as necessidades dos clientes de camiões e carrinhas.

medium truck picto

A gama de utilizações é, atualmente, muito mais ampla para os camiões. "A Michelin oferece 12 linhas de pneus para camiões para diferentes utilizações (desde autoestradas a todo-o-terreno) e diferentes necessidades (quilometragem elevada, eficiência energética e robustez) uma vez que os clientes podem ter diferentes necessidades para a mesma utilização", diz Ana Gonzalez.

van picto

A Michelin tem 4 linhas para veículos ligeiros. Normalmente, destinam-se a múltiplas utilizações para satisfazer todo um conjunto de necessidades e expetativas, incluindo quilometragem, robustez, segurança e mobilidade sustentável (consulte a tabela abaixo).

A Michelin oferece 12 linhas de pneus para camiões para diferentes utilizações (desde autoestradas a todo-o-terreno) e diferentes necessidades (quilometragem elevada, eficiência energética e robustez) uma vez que os clientes podem ter diferentes necessidades para a mesma utilização


2 – Configurações de veículos e oferta de produtos

O objetivo é encontrar o melhor produto para a configuração do seu veículo, quer se trate de um camião ou de uma carrinha.

picto SMALL medium truck

Dada a incrível variedade de atividades que utilizam camiões, existem várias configurações diferentes de veículos que requerem diferentes distribuições de carga útil (até 10 toneladas por eixo): camiões de estrutura rígida, camiões-reboque, estrutura rígida/reboques e, inclusive, cargas sobredimensionadas. Uma vez que os diferentes eixos (direção, motriz e reboque) têm trabalhos diferentes, estão disponíveis pneus diferentes para cada eixo. Por exemplo, os pneus com mais lamelas no piso proporcionam a tração necessária para um eixo motriz.

picto SMALL van

Existem apenas dois tipos de configuração para carrinhas, com um máximo de 6 pneus que podem transportar até 3,5 toneladas por eixo.

tyre truck stock person

tyre truck stock person

Tamanhos dos pneus Michelin

Carrinhas ligeiras: 14" a 17"

Camiões: 17,5" a 22,5"

Tamanhos dos pneus Michelin

Carrinhas ligeiras: 14" a 17"

Camiões: 17,5" a 22,5"

3 – A estratégia multivida

A estratégia multivida é única dos pneus para camiões. Particularmente popular em países como a Alemanha, a Espanha, a França, a Itália e o Reino Unido, significa prolongar a vida útil de um pneu através da reescultura ou recauchutagem do mesmo.

Ana Gonzalez

A recauchutagem, que a Michelin disponibiliza desde 1923, significa reutilizar a carcaça e substituir o piso gasto por um novo.

A reescultura significa remover borracha da almofada de borracha existente para conferir uma nova profundidade ao padrão do piso e manter a aderência por mais tempo.

Estas soluções são ideais para frotas que pretendem otimizar os custos operacionais e reduzir a pegada ambiental.


4 – Marcação 3PMSF

picto SMALL medium truck

A maioria dos pneus para camiões tem a marcação 3PMSF (3 Peak Mountain Snow Flake [floco de neve em formato montanha com três picos]) devido a maior procura (regulamentos, subsídios, seguros, etc. em determinados países europeus). A marcação 3PMSF garante que o pneu oferece, pelo menos, um nível mínimo de aderência sobre a neve compactada num teste regulamentar.

(No inverno, alguns países europeus exigem pneus com a marcação 3PMSF nos eixos motriz e de direção e pneus 3PMSF ou M+S no eixo de reboque).

picto SMALL van

Para carrinhas ligeiras, a marcação 3PMSF é reservada para utilização em todas as estações e no inverno (3 das 4 linhas Michelin).


wave5 difference tyres img2

As semelhanças entre os pneus para camiões e para carrinhas

1 – Pneus desenvolvidos com e para cada perfil de utilizador

No que diz respeito aos pneus para camiões e para carrinhas, há décadas que a Michelin envolve os clientes tanto quanto possível com feedback de campo, encontros, entrevistas pessoais, diálogo local, inquéritos e muito mais para que os clientes, os fabricantes e os concessionários participem na conceção e no desenvolvimento de pneus que satisfaçam plenamente as suas expetativas e as novas necessidades. Isto impulsionou o surgimento de soluções personalizadas, incluindo pisos resistentes a danos para camiões que são utilizados, principalmente, na estrada, mas que também precisam de circular fora da estrada, paredes laterais reforçadas para carrinhas em grandes centros urbanos e pisos com sulcos e lamelas extensos para condições rigorosas de inverno.

2 – 2 – Um mercado de pneus em crescimento

O mercado de pneus para camiões e carrinhas está em constante crescimento desde 2015, tendo atingido o seu ponto mais alto em 2021.

picto SMALL medium truck

+13% em 2020 (excluindo a Rússia)*

picto SMALL van

+19,2% em 2020*

3 – Transformações no sentido de uma transição ecológica

"Veículos elétricos movidos a bateria, veículos a hidrogénio... Os combustíveis alternativos estão em expansão, especialmente nas áreas urbanas. Embora a quota de combustíveis alternativos nas frotas de autocarros esteja a aumentar, no que diz respeito ao transporte de mercadorias, a mudança para alternativas está a ser liderada pelos proprietários de frotas de carrinhas, particularmente para entregas de último quilómetro", diz Sophie Mazelier-Gaillochet.

A Michelin levou essa transformação em conta. O objetivo: criar ofertas adaptadas a estes tipos de veículos.

4 – Expetativas de utilizadores muito semelhantes

Principais expetativas para os pneus, clientes de camiões vs. clientes de carrinhas

A principal expetativa varia de cliente para cliente. No entanto, podemos encontrar clientes de carrinhas e de camiões com, exatamente, a mesma necessidade principal:

- Quilometragem/custo por quilómetro
- Mobilidade todo o ano/até ao último mm
- Robustez associada à utilização (carcaça, paredes laterais, piso, multivida, etc.)
- TCO/eficiência energética
- Mobilidade sustentável
- Segurança

NA PRÁTICA

1 – Determine como o pneu vai ser utilizado (longa distância, regional, urbano, rodoviário, todo-o-terreno, estradas em condições de inverno rigorosas, etc.).
2 – Defina a principal necessidade ou expetativa para o pneu (quilometragem elevada, eficiência energética e robustez).
3 – Escolha o piso certo com base no tamanho/posição do pneu, utilização e principal expetativa.
4 - Otimize a manutenção dos pneus da sua carrinha ao seguir as dicas práticas destes dois especialistas da Michelin.

quotation right white

IDEIAS A SEGUIR

1- Pense em termos de multivida para os pneus para camiões
Recauchutagem, reescultura: "Bom para o planeta e para a sua carteira! “
Com a MICHELIN Regenion© (pisos de autorregeneração), utilize o pneu e a borracha até ao último milímetro e poupe!

2- Foque-se na rotulagem da UE
Desde 1 de maio de 2021, o novo sistema de rotulagem de pneus para camiões da UE ajuda a tomar melhores decisões sobre pneus com rótulos mais abrangentes e mais visíveis.

 


FONTES

Entrevista com Ana Gonzalez e Sophie Mazelier-Gaillochet em 1 de abril de 2022

*ETRMA – 2021

Junte-se à comunidade !

Ao fornecer o meu endereço de e-mail e clicar no botão abaixo, eu concordo com os Termos de utilização e com a Política de Privacidade, forneço a minha assinatura eletrónica e consinto em receber e-mails de marketing automatizados, independentemente de qualquer registo anterior na lista de exclusão de qualquer empresa, estatal ou nacional da Michelin North America, Inc. O consentimento não é uma condição para qualquer compra. Pode optar ativamente por não participar a qualquer momento. Um representante Michelin pode contactá-lo se demonstrar interesse em ser contactado relativamente a uma oferta de serviço ou produto. O Representante pode ser o seu Representante de Vendas da Michelin ou um Distribuidor Autorizado da Michelin na sua área. A Michelin respeita a sua privacidade. As informações que nos enviou estão protegidas pela nossa política de privacidade

É um…
Utilizador final Revendedor de pneus Outro
common.error.invalidField:This field is invalid
20 ou menos More than 20 Não faço a gestão de camiões
common.error.invalidField:This field is invalid

Está a utilizar um Browser não suportado por esta web

Está a utilizar um browser que não é suportado por este website. Isto significa que algumas funcionalidades podem não funcionar como pretendido e podem ocorrer comportamentos estranhos ao navegar neste site.

Utilize ou atualize/instale um dos seguintes browsers para tirar o máximo partido deste website.

Firefox 78+
Edge 18+
Chrome 72+
Safari 12+
Opera 71+