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Independentemente de conduzir um camião ou uma carrinha, muitas vezes partilha a mesma estrada. Mas partilha os mesmos pneus? Analisámos as diferenças e as semelhanças entre os pneus para camiões e para carrinhas. Os resultados? Poderá ficar surpreendido!
Eis a explicação de Ana Gonzalez, Diretora Regional de Marketing de Produtos para Camiões da Michelin Europe e Sophie Mazelier-Gaillochet, Diretora Regional de Marketing de Produtos para Camiões da Michelin Europe.
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Ana Gonzalez, Diretora Regional de Marketing de Produtos para Camiões da Michelin Europe e Sophie Mazelier-Gaillochet, Diretora Regional de Marketing de Produtos para Camiões da Michelin Europe.
As diferenças entre os pneus para camiões e para carrinhas
1 – Segmentação de produtos
A segmentação de produtos tem como objetivo cobrir todas as necessidades dos clientes de camiões e carrinhas.
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A gama de utilizações é, atualmente, muito mais ampla para os camiões. "A Michelin oferece 12 linhas de pneus para camiões para diferentes utilizações (desde autoestradas a todo-o-terreno) e diferentes necessidades (quilometragem elevada, eficiência energética e robustez) uma vez que os clientes podem ter diferentes necessidades para a mesma utilização", diz Ana Gonzalez.
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A Michelin tem 4 linhas para veículos ligeiros. Normalmente, destinam-se a múltiplas utilizações para satisfazer todo um conjunto de necessidades e expetativas, incluindo quilometragem, robustez, segurança e mobilidade sustentável (consulte a tabela abaixo).
A Michelin oferece 12 linhas de pneus para camiões para diferentes utilizações (desde autoestradas a todo-o-terreno) e diferentes necessidades (quilometragem elevada, eficiência energética e robustez) uma vez que os clientes podem ter diferentes necessidades para a mesma utilização
2 – Configurações de veículos e oferta de produtos
O objetivo é encontrar o melhor produto para a configuração do seu veículo, quer se trate de um camião ou de uma carrinha.
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Dada a incrível variedade de atividades que utilizam camiões, existem várias configurações diferentes de veículos que requerem diferentes distribuições de carga útil (até 10 toneladas por eixo): camiões de estrutura rígida, camiões-reboque, estrutura rígida/reboques e, inclusive, cargas sobredimensionadas. Uma vez que os diferentes eixos (direção, motriz e reboque) têm trabalhos diferentes, estão disponíveis pneus diferentes para cada eixo. Por exemplo, os pneus com mais lamelas no piso proporcionam a tração necessária para um eixo motriz.
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Existem apenas dois tipos de configuração para carrinhas, com um máximo de 6 pneus que podem transportar até 3,5 toneladas por eixo.
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Tamanhos dos pneus Michelin
Carrinhas ligeiras: 14" a 17"
Camiões: 17,5" a 22,5"
3 – A estratégia multivida
A estratégia multivida é única dos pneus para camiões. Particularmente popular em países como a Alemanha, a Espanha, a França, a Itália e o Reino Unido, significa prolongar a vida útil de um pneu através da reescultura ou recauchutagem do mesmo.
Ana Gonzalez
A recauchutagem, que a Michelin disponibiliza desde 1923, significa reutilizar a carcaça e substituir o piso gasto por um novo.
A reescultura significa remover borracha da almofada de borracha existente para conferir uma nova profundidade ao padrão do piso e manter a aderência por mais tempo.
Estas soluções são ideais para frotas que pretendem otimizar os custos operacionais e reduzir a pegada ambiental.
4 – Marcação 3PMSF
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A maioria dos pneus para camiões tem a marcação 3PMSF (3 Peak Mountain Snow Flake [floco de neve em formato montanha com três picos]) devido a maior procura (regulamentos, subsídios, seguros, etc. em determinados países europeus). A marcação 3PMSF garante que o pneu oferece, pelo menos, um nível mínimo de aderência sobre a neve compactada num teste regulamentar.
(No inverno, alguns países europeus exigem pneus com a marcação 3PMSF nos eixos motriz e de direção e pneus 3PMSF ou M+S no eixo de reboque).
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Para carrinhas ligeiras, a marcação 3PMSF é reservada para utilização em todas as estações e no inverno (3 das 4 linhas Michelin).
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As semelhanças entre os pneus para camiões e para carrinhas
1 – Pneus desenvolvidos com e para cada perfil de utilizador
No que diz respeito aos pneus para camiões e para carrinhas, há décadas que a Michelin envolve os clientes tanto quanto possível com feedback de campo, encontros, entrevistas pessoais, diálogo local, inquéritos e muito mais para que os clientes, os fabricantes e os concessionários participem na conceção e no desenvolvimento de pneus que satisfaçam plenamente as suas expetativas e as novas necessidades. Isto impulsionou o surgimento de soluções personalizadas, incluindo pisos resistentes a danos para camiões que são utilizados, principalmente, na estrada, mas que também precisam de circular fora da estrada, paredes laterais reforçadas para carrinhas em grandes centros urbanos e pisos com sulcos e lamelas extensos para condições rigorosas de inverno.
2 – 2 – Um mercado de pneus em crescimento
O mercado de pneus para camiões e carrinhas está em constante crescimento desde 2015, tendo atingido o seu ponto mais alto em 2021.
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+13% em 2020 (excluindo a Rússia)*
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+19,2% em 2020*
3 – Transformações no sentido de uma transição ecológica
"Veículos elétricos movidos a bateria, veículos a hidrogénio... Os combustíveis alternativos estão em expansão, especialmente nas áreas urbanas. Embora a quota de combustíveis alternativos nas frotas de autocarros esteja a aumentar, no que diz respeito ao transporte de mercadorias, a mudança para alternativas está a ser liderada pelos proprietários de frotas de carrinhas, particularmente para entregas de último quilómetro", diz Sophie Mazelier-Gaillochet.
A Michelin levou essa transformação em conta. O objetivo: criar ofertas adaptadas a estes tipos de veículos.
4 – Expetativas de utilizadores muito semelhantes
Principais expetativas para os pneus, clientes de camiões vs. clientes de carrinhas
A principal expetativa varia de cliente para cliente. No entanto, podemos encontrar clientes de carrinhas e de camiões com, exatamente, a mesma necessidade principal:
- Quilometragem/custo por quilómetro
- Mobilidade todo o ano/até ao último mm
- Robustez associada à utilização (carcaça, paredes laterais, piso, multivida, etc.)
- TCO/eficiência energética
- Mobilidade sustentável
- Segurança
NA PRÁTICA
1 – Determine como o pneu vai ser utilizado (longa distância, regional, urbano, rodoviário, todo-o-terreno, estradas em condições de inverno rigorosas, etc.).
2 – Defina a principal necessidade ou expetativa para o pneu (quilometragem elevada, eficiência energética e robustez).
3 – Escolha o piso certo com base no tamanho/posição do pneu, utilização e principal expetativa.
4 - Otimize a manutenção dos pneus da sua carrinha ao seguir as dicas práticas destes dois especialistas da Michelin.
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IDEIAS A SEGUIR
1- Pense em termos de multivida para os pneus para camiões
Recauchutagem, reescultura: "Bom para o planeta e para a sua carteira! “
Com a MICHELIN Regenion© (pisos de autorregeneração), utilize o pneu e a borracha até ao último milímetro e poupe!
2- Foque-se na rotulagem da UE
Desde 1 de maio de 2021, o novo sistema de rotulagem de pneus para camiões da UE ajuda a tomar melhores decisões sobre pneus com rótulos mais abrangentes e mais visíveis.
Entrevista com Ana Gonzalez e Sophie Mazelier-Gaillochet em 1 de abril de 2022
*ETRMA – 2021
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car going fast on a road by night