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Circular ao longo das décadas

Publicado a 15 de abril de 2021 - 4 minuto(s) de leitura

Quem disse que não é preciso reinventar a roda não percebia nada de pneus! Há mais de um século que as inovações da Michelin mudam as regras do jogo na indústria dos transportes. A tecnologia e design dos pneus da empresa ajudaram os camionistas a transportar de forma mais segura, rápida e eficiente. Continue a ler para conhecer alguns dos principais marcos históricos.

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Pneu de montagem dupla Michelin - 1910s - © Collection du Patrimoine Historique Michelin

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Le mille-pattes, produtor Daniel Matthieu - 1970 - extrato de vídeo © MICHELIN - LDD

1908 Duplicar a carga útil

Consegue imaginar transportar cargas sobre finas rodas de madeira? Em 1900, isto era o padrão da indústria, isto é, até a Michelin apresentar o icónico pneu de montagem dupla no eixo da direção e mudar para sempre a indústria dos transportes por camião. Pouco depois, o Berliet M, o primeiro camião da era moderna, foi equipado com pneus de montagem dupla e os camionistas conseguiram transportar cargas até 3000 kg. Apesar de não parecer muito ao comparar com os semirreboques atuais, esta invenção conseguiu duplicar a capacidade de carga!

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Camião da empresa E. Pain em Clermont-Ferrand França. Pneus de montagem dupla da Michelin no eixo traseiro e de transmissão. 1920 - © MICHELIN - LDD

1923 Fora com o velho, viva o novo

A prática de recauchutagem apareceu pela primeira vez nos documentos comerciais da Michelin em 1923. Esta prática, que substitui os pisos desgastados dos pneus velhos por pisos novos, melhora a vida útil dos pneus e o orçamento dos camionistas!

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1930s Quando a borracha se encontra com a estrada

É verdade, quando pensamos em pneus, pensamos em borracha preta e grande; mas, na realidade, são os cabos de aço na carcaça do pneu que reforçam a estrutura. A Michelin testou pela primeira vez o seu pneu metálico em 1937. Os camionistas conseguiram encher pneus com níveis de pressão mais elevados, o que significa mais carga e menos roturas e furos dos pneus.

Os anos 30 também assinalam a primeira vez que a segmentação foi utilizada na indústria dos pneus, com pneus especificamente concebidos para ambientes de estrada, fora de estrada e de trabalho.

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Camião a transportar alimentos - 1950 - © MICHELIN - LDD

Anos 50, Inventar um clássico

Sabe quem inventou o trator articulado e o semirreboque? Apesar da origem "real" ser frequentemente debatida (uns dizem que a invenção foi dos Alemães, outros que foram os Aliados), ninguém questiona a sua utilidade! Ainda hoje vemos na estrada esta combinação vencedora de semirreboque de transporte de carga e unidade tratora motorizada.

Todos os camionistas sabem que a resistência ao peso, velocidade e a abrasão da estrada são elementos-chave para transportar grandes cargas. Em 1952, a Michelin apresentou ao mundo a tecnologia radial com o lançamento do Michelin X. A carcaça reforçada duplicou a distância de condução, ofereceu um excelente manuseio em várias superfícies e uma poupança de combustível significativa.

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1960 Parede lateral mais pequena, roda maior

Os anos 60 apresentaram a gama "Série Pilot 80", um lançamento pioneiro do primeiro pneu de baixo perfil para camiões. A parede lateral reduzida criou espaço para uma roda maior e, desta forma, travões mais poderosos. Isto não só melhora a segurança geral do veículo, como também a maior capacidade de travagem permite transportar cargas mais pesadas.

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Anos 70 Pedidos concretizados

Mais tração! Carga útil mais elevada! Mais binário! Os camionistas pediram e a Michelin respondeu com o processo Remix. Para além de recauchutar pneus, o processo substitui três a quatro camadas de cabos de aço, explorando assim o potencial total da carcaça do pneu e poupando dinheiro ao cliente.

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Publicidade que promove o pneu radial pesado MICHELIN XZT. 1980 - © MICHELIN - LDD

1986 Outra redução mas com grandes vantagens

Ouçam atentamente porque isto é um pouco complicado. O Michelin XX foi o primeiro pneu com um perfil ultra reduzido. Apesar do tamanho da roda permanecer inalterado, a parede lateral mais baixa reduziu a altura total do pneu. Isto significa que o espaço de carga do semirreboque pode ser expandido, sem aumentar a altura total do camião. O volume de carga aumentado, melhorou a eficiência do transporte e, como bónus adicional, o centro de gravidade mais baixo também melhorou a estabilidade.

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Publicidade japonesa que promove o "pneu ecológico". 1992 - © Collection du Patrimoine Historique Michelin

1995 Soluções ecológicas

Quando os preços dos combustíveis subiram nos anos 90, a Michelin tomou a iniciativa de ajudar os camionistas a reduzir o consumo de combustível com uma inovação: o 1º pneu ecológico. A Energy, uma gama de pneus de baixa resistência ao rolamento, foi o primeiro compromisso da Michelin para a mobilidade sustentável, mas estava longe de ser o último!

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2000s Reformular um velho clássico

Com o novo milénio surgiu um (não tão) novo conceito de pneu. A Michelin substituiu o icónico pneu de montagem dupla por algo que já vimos no passado: um pneu simples. Mas o pneu X-one reformulado e mais largo, com 2 paredes laterais em vez de 4, melhorou significativamente a estabilidade, reduziu a resistência ao rolamento e ajudou os camionistas a aumentarem a carga útil.

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2016 Pneus de Grau A para todos

Tal como os frigoríficos e outros eletrodomésticos, os pneus também têm um sistema de classificação ambiental. Em 2016, a Michelin lançou o seu pneu AAA topo de gama. Pela primeira vez, os camiões poderiam ter pneus de grau A em todas as três posições: direcional, motor e portador. Para obter esta classificação, a Michelin teve de criar um pneu com resistência ao rolamento muito baixa e, assim, reduzir significativamente as emissões de CO2. Apesar de a Michelin se focar na resistência ao rolamento, certificou-se de que o AAA não teve impacto noutros fatores de desempenho chave, por ex., a travagem em piso molhado ou o ruído de rolamento.

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Camião alimentado a hidrogénio - nova inovação - © MICHELIN 2020 - LDD

2020s E mais além

Com o crescimento dos veículos movidos a eletricidade e hidrogénio, a Michelin trabalhou com afinco para se preparar para a grande transição a nível de energia. Estão a ser desenvolvidas muitas novas tecnologias e inovações e estas estão prontas a implementar... esteja atento!

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