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Como os fabricantes estão a transformar a cabina numa casa longe de casa

Publicado a 17 de outubro de 2021 - 5 minuto(s) de leitura

Os condutores de camiões de longa distância têm o melhor trabalho do mundo. Desfrutam da sua liberdade, veem o mundo e conhecem pessoas novas enquanto fazem aquilo de que mais gostam: conduzir! No entanto, é um desafio para as empresas manter uma frota dedicada de condutores qualificados*. E é por isso que muitas procuram uma solução junto dos fabricantes de camiões. Apresentamos Bart Van Lotringen, diretor de design da DAF.

 

Bart Van Lotringen, DAF’s Director of Design

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Bart Van Lotringen, diretor de design da DAF

 

Há décadas que "o design da cabina não tem sofrido grandes alterações pelo simples motivo de que a legislação restringe as dimensões gerais de um camião", de acordo com Bart Van Lotringen, diretor de design da DAF. Os condutores de camiões precisam de conduzir, trabalhar, relaxar e dormir num espaço mais pequeno do que o estúdio de um estudante, muitas vezes dias a fio. 

No entanto, os regulamentos recentes abriram a porta para um design inovador. “Os regulamentos mudaram significativamente e originaram uma mudança de paradigma", afirma. “O comprimento da carga ainda está restrito a 13,5 m, mas o comprimento geral do camião está agora aberto, desde que o círculo de viragem corresponda ao padrão habitual. Os designers podem escolher o comprimento da cabina, com a condição de que qualquer extensão melhore a aerodinâmica e a eficiência de combustível, a segurança e o conforto do condutor." Com esta nova liberdade de design, Van Lotringen e a sua equipa voltaram literalmente à mesa de desenho para conceber uma nova cabina do zero: Os camiões da nova geração da DAF.

 

A segurança em primeiro lugar

"O nosso objetivo foi eliminar os constrangimentos da condução", afirma Van Lotringen. 

“A nossa filosofia é: Mãos no volante e olhos na estrada. É por isso que começamos com uma Interface homem-máquina intuitiva topo de gama: todos os botões de controlo de condução importantes estão diretamente no volante ou posicionados de forma lógica nos comutadores. Sem ecrãs táteis. Botões físicos. Tal como os condutores querem, como afirmaram nas extensas mesas de harmonia que organizámos. Além disso, adicionámos uma visibilidade sem precedentes com para-brisas 33% maiores, algo inédito no setor! Queríamos maximizar a visão direta, quanto maior for o ângulo de visão e maior for o contacto visual com os outros na estrada, melhor poderá interagir e evitar acidentes."

Para um ambiente de condução perfeito, Van Lotringen focou-se em melhorar a ergonomia, especificamente a possibilidade de ajuste dos bancos e do volante para promover uma postura de condução ideal com uma visualização perfeita dos instrumentos.

O condutor tem de ter o controlo e sentir-se no comando, e o fornecimento da informação apenas quando é necessária permite-lhe um estado de alerta e uma menor fadiga nervosa.  

“Embora tenhamos criado uma experiência de condução inteiramente nova, foi igualmente importante melhorar o ambiente de repouso e sono", reconhece Van Lotringen. “Todas as funções têm de trabalhar em conjunto de uma forma muito eficiente para que o condutor não tenha de estar sempre a reorganizar o interior para mudar de uma função para outra."

As funções têm de estar numa simbiose perfeita.

 

A posição de condução, o espaço amplo e o conforto são alguns dos aspetos de maior valor que se pode oferecer a nível de conforto.

Bart Van Lotringen, diretor de design da DAF

 

O conforto do lar

Foram efetuadas outras alterações significativas no interior nas áreas de condução, de repouso e de dormir da cabina. “A posição de condução, o espaço amplo e o conforto são alguns dos aspetos de maior valor que se pode oferecer a nível de conforto.", explica Van Lotringen. Os bancos do condutor e do passageiro na cabina de nova geração podem opcionalmente ser inclinados para ficarem voltados para dentro e, em conjunto com superfícies horizontais amplas, oferecerem espaços de trabalho e de descontração excelentes. As caixas de armazenamento amovíveis foram adicionadas para fornecer um local para os itens pessoais e o banco do passageiro dobra-se para se transformar numa mesa de cabeceira. “É uma nova era ao nível do conforto do condutor."

 

Com vista à mobilidade sustentável

Muitos dos elementos de conforto e segurança também contribuem para a aerodinâmica e a eficiência do combustível. Em primeiro lugar, a substituição dos espelhos laterais por câmaras reduz a resistência aerodinâmica e diminui o consumo de combustível. O formato cónico da cabina também proporciona uma eficiência aerodinâmica e de combustível excecional. Embora haja uma mudança inegável rumo às caraterísticas de design que favorecem a sustentabilidade, Van Lotringen prevê que a adoção de solução de energias alternativas por todo o setor vai levar algum tempo. “A primeira década será um período de transição, em que nos encontramos atualmente, com uma combinação de veículos elétricos ou de hidrogénio com motores de combustão. Assim que tivermos apenas veículos elétricos, de hidrogénio ou de outra transmissão, determinadas arquiteturas de design da cabina terão de ser revistas."

 

FONTES

* Entrevista a Bart Van Lotringen a 7 de setembro de 2021

 

 

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1934

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Fondation de l'automobile Marius Berliet – Lyon – França

 

A Renault apresentou o seu primeiro design de cabina avançada. Com a cabina colocada acima do eixo dianteiro, esta inovação aumentou significativamente a área de carga do camião.

 

1958

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Fondation de l'automobile Marius Berliet – Lyon – França

 

A Berliet inovou no setor ao focar-se no conforto do condutor com o lançamento da "Cabina Relax". A cabina espaçosa e funcional proporcionou um nível de conforto nunca antes visto nos veículos pesados. O design integrou um para-brisas panorâmico grande e portas de grande abertura de acesso fácil. O motor está alojado num túnel selado com o ar de escape quente evacuado pela traseira.

 

1964

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Fondation de l'automobile Marius Berliet – Lyon – França

 

A Hotchkiss, uma fabricante de automóveis e armas francesa, produziu veículos civis de 1904 a 1954 e veículos militares até 1969. A empresa concebeu o primeiro camião com cabina basculante, fornecendo um acesso mais fácil ao motor. Os camiões Hotchkiss PL60/DH60 (com um peso bruto do veículo de 6 toneladas) foram os primeiros camiões franceses a apresentar esta cabina.

 

1970

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Fondation de l'automobile Marius Berliet – Lyon – França

 

A Berliet continuou a criar designs com vista a um maior conforto e visibilidade. A sua cabina KB2400, com a Berliet TR 300, foi considerada o padrão do setor durante anos.

 

1981

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Fondation de l'automobile Marius Berliet – Lyon – França

 

A RVI (Renault Véhicule industriel) lançou o Turboleader.  Embora a cabina 2480 seja muito similar à KB2400, esta "Phoenix" destacou-se com melhorias assinaladas ao nível da disposição e do equipamento. A cabina do Turboleader foi uma das mais espaçosas do mercado, com um capô de motor de perfil discreto e um tejadilho muito elevado. Com 2,05 metros entre o piso e o tejadilho solar, os condutores podem ficar de pé dentro da cabina.

 

1990

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Fondation de l'automobile Marius Berliet – Lyon – França

 

Com a cabina AE, a Renault Trucks revolucionou o design da cabina. O design proporcionou um piso plano e, mais uma vez, aumentou o nível de conforto nos camiões de produção em massa.

 

2021

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A DAF Trucks é a primeira marca a adotar a nova Legislação relativa a massas e dimensões. Deu-se uma mudança de paradigma com as cabinas de nova geração de 12,5 m3 que definiram um novo marco de referência ao nível do espaço.

 

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