Mudança para combustíveis alternativos: o caso das carrinhas de entregas

Publicado a 17 de outubro de 2021 - 5 minuto(s) de leitura

A Prohire é uma das maiores empresas de gestão de frotas de veículos comerciais, servindo setores como o alimentar, de gestão de resíduos, de logística e retalho. Acreditando fortemente nos combustíveis alternativos, a empresa criou a ProGreen, uma divisão completamente dedicada a carrinhas de entregas sem carbono.

mag3 spotlight portrait

mag3 spotlight portrait

Micheles Miles, diretora da ProGreen; Patrick Skelly, CEO da Prohire

Perguntános a Michelle Miles, diretora da ProGreen, e Patrick Skelly, CEO da Prohire, quanto às suas perspetivas do estado do mercado e das tecnologias no que toca às carrinhas de entregas que utilizam combustíveis alternativos.

O mercado das carrinhas de entregas está preparado para abandonar o gasóleo?

Michelle Miles: A COVID levou a uma mudança significativa nas perceções das pessoas. Começaram a prestar mais atenção ao que vai acontecer no futuro e as empresas aceleraram no aspeto da Responsabilidade Social das Empresas (RSE). Atualmente, já não se trata de quem são os primeiros a adotá-la: as empresas estão a avançar na transformação da sua frota.

Patrick Skelly: Começámos a planear o desenvolvimento da nossa oferta de veículos elétricos em 2019 e criámos a ProGreen em 2020. Atualmente, não há literalmente nenhuma empresa que não esteja envolvida, de uma forma ou de outra, na redução da respetiva pegada de carbono e em melhorar a RSE, maioritariamente através da eletrificação. Porém, muitas empresas não sabem por onde começar neste percurso.

Atualmente, já não se trata de quem são os primeiros a adotá-la: as empresas estão a avançar na transformação da sua frota rumo aos veículos elétricos.

Michelle Miles, Diretora da ProGreen

Portanto, o seu trabalho também é fazer recomendações aos seus clientes?

M.M.: Completamente. Temos muito orgulho em podermos fazer muito mais do que simplesmente fornecer um veículo. Temos os conhecimentos e a experiência para apoiar os nossos clientes nas escolhas de infraestruturas (instalação de carregadores, tanques de combustíveis, etc.), informá-los acerca das especificações dos veículos, etc. Assim, não têm de lidar com dez fornecedores diferentes.

Atualmente, que percentagem da sua frota é elétrica?

P.S.: Cerca de 10%. Há um ano, era de apenas 1% e prevejo o mesmo aumento de dez vezes no próximo ano. As despesas de capital são elevadas, por vezes, três vezes mais do que o preço de um veículo a combustíveis fósseis, mas parte do nosso trabalho é ajudar as empresas a entender os números: por vezes, a eletrificação não tem quase custos nenhuns.

Está a dizer que as poupanças podem ser mais do que o custo de um veículo elétrico?

P.S.: Tudo depende da utilização do veículo. Fornecemos estimativas por medida através do nosso software de telemática interno para calcular o custo da conversão de um veículo a gasóleo para um veículo elétrico, bem como conselhos sobre a solução mais adequada em termos de alcance, potência, etc. Em Londres, por exemplo, quando se contempla a taxa de congestionamento (que os veículos de baixas emissões não têm de pagar) e as poupanças de combustível, além da eletrificação ser mais barata, o custo do veículo pode ser completamente compensado.

Todas as pessoas estão a transitar para os veículos elétricos, mas não estamos limitados a essa tecnologia.

Patrick Skelly, CEO da Prohire


Os regulamentos locais são um grande incentivo para a mudança para o elétrico das empresas de entregas?

P.S.: Sim. As taxas de congestionamento e as zonas de baixas emissões estão a ser implementadas em muitas cidades do Reino Unido e da Europa, portanto, não é apenas uma questão de custo; o acesso aos centros das cidades está em questão para os veículos a energia térmica num futuro próximo.

Os veículos elétricos são a tecnologia com baixa emissão de carbono mais avançada, mas não é a única…

P.S.: Todas as pessoas estão a transitar para os veículos elétricos, mas não estamos limitados a essa tecnologia. Trabalhamos com fornecedores numa vasta gama de tecnologias, portanto, temos uma perspetiva abrangente do que está disponível. Para mim, o hidrogénio é o futuro.

M.M.: A questão é que é necessário mudar as mentalidades e as tecnologias que estão estabelecidas há décadas. É uma forma completamente nova de pensar. Porém, atualmente, há uma nova geração de diretores de questões ambientais, sociais e de governança corporativa (ASG) nas empresas. São a força impulsionadora para a transição para os combustíveis alternativos.



mag3 spotlight highlight

mag3 spotlight highlight

Gama MICHELIN Agilis para carrinhas: a sua empresa precisa deles!

Seja qual for a sua linha de negócio e o ambiente de trabalho, uma coisa é certa: não pode permitir que estradas molhadas, escorregadias ou cobertas de neve ponham a sua atividade em risco.

É por esse motivo que desenvolvemos a gama MICHELIN Agilis:

para satisfazer todos os seus requisitos do utilização diária e permitir-lhe fazer a escolha certa para os seus camiões ligeiros e carrinhas.

6 aspetos a saber acerca das carrinhas de entregas de zero emissões

memo zero emission vans pt

memo zero emission vans pt

Podcasts

Junte-se à comunidade !

Ao fornecer o meu endereço de e-mail e clicar no botão abaixo, eu concordo com os Termos de utilização e com a Política de Privacidade, forneço a minha assinatura eletrónica e consinto em receber e-mails de marketing automatizados, independentemente de qualquer registo anterior na lista de exclusão de qualquer empresa, estatal ou nacional da Michelin North America, Inc. O consentimento não é uma condição para qualquer compra. Pode optar ativamente por não participar a qualquer momento. Um representante Michelin pode contactá-lo se demonstrar interesse em ser contactado relativamente a uma oferta de serviço ou produto. O Representante pode ser o seu Representante de Vendas da Michelin ou um Distribuidor Autorizado da Michelin na sua área. A Michelin respeita a sua privacidade. As informações que nos enviou estão protegidas pela nossa política de privacidade.

_ *
É um…
  • Utilizador final
  • Revendedor de pneus
  • Outro
0

Está a utilizar um Browser não suportado por esta web

Está a utilizar um browser que não é suportado por este website. Isto significa que algumas funcionalidades podem não funcionar como pretendido e podem ocorrer comportamentos estranhos ao navegar neste site.

Utilize ou atualize/instale um dos seguintes browsers para tirar o máximo partido deste website.

Firefox 78+
Edge 18+
Chrome 72+
Safari 12+
Opera 71+