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Para dissipar os equívocos, vamos aprofundar a razão pela qual o reesculturado de pneus responde aos desafios económicos e ambientais da maioria das empresas de transporte, incluindo as pequenas frotas. Corentin Berger, Diretor de Dados de Desempenho de Produtos da Michelin, e Pierre Montel, Diretor de Categoria de Produtos, dão-nos mais informações.
Os pneus reesculturáveis têm uma duração de vida limitada.
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O reesculturado pode aumentar o potencial quilométrico dos pneus novos da MICHELIN e dos pneus recauchutados MICHELIN Remix® em 25%, em média. O processo de reesculturado é uma etapa fundamental para otimizar a quilometragem dos seus pneus e utilizar todo o seu potencial.
O reesculturado de pneus de camião permite efetuar poupanças consideráveis. Quando é realizado num pneu da MICHELIN de primeira vida (quando atinge 2-4 mm de profundidade de piso remanescente), e novamente num pneu MICHELIN Remix, proporciona um aumento combinado de 50% no rendimento quilométrico.
Ciclo de vida dos pneus
Ao prolongar a vida dos pneus novos MICHELIN e dos pneus recauchutados MICHELIN Remix em 25% cada um, poupa-se um piso por cada quatro reesculturados efetuados.
O reesculturado de pneus de camião permite uma poupança real de custos.
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Durante toda a sua vida, a baixa resistência ao rolamento do pneu permite reduzir o consumo de combustível e, por conseguinte, as emissões de CO2. O reesculturado é efetuado quando o pneu tem a menor resistência ao rolamento, o que lhe permite poupar até 5% no consumo de combustível(1). Os pneus reesculturados também proporcionam 25% de rendimento quilométrico suplementar no estado mais económico de um pneu.
Como medir facilmente o impacto na sua frota?
Na Michelin, podemos ajudá-lo(a) a calcular dados como a economia de matéria-prima, a economia de combustível e, portanto, a economia de CO2, para sensibilizar para os benefícios económicos e ambientais da reesculturado e/ou recauchutagem dos seus pneus.
Os pneus de camião reesculturados oferecem menos segurança.
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A prática do reesculturado consiste em cortar novas ranhuras nas camadas de borracha de base existentes nos pneus MICHELIN novos e Remix de série, utilizando uma ferramenta especializada em reesculturado. Este procedimento aumenta a profundidade do piso do pneu, permitindo-lhe recuperar a aderência e conduzir com toda a segurança. Em piso molhado, a aderência e a tração de um pneu reesculturado melhoram em cerca de 10% em comparação com o mesmo pneu usado (2).
Posso reesculturar qualquer pneu de camião.
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Os pneus reesculturados da MICHELIN estão marcados no flanco com o símbolo "U" ou com as palavras "REGROOVABLE". A Michelin recomenda que o reesculturado seja efetuado quando ainda restam 2-4 mm de piso. Todos os pneus MICHELIN têm uma cavidade de reesculturado no centro dos indicadores de desgaste do piso, para permitir um reesculturado de qualidade. É indispensável que o reesculturado seja efetuado por um profissional, em conformidade com as nossas recomendações.
Embora a Michelin aconselhe a reesculturar os pneus de direção dos autocarros e camiões, alguns países não aceitam a utilização de pneus reesculturados no eixo dianteiro.
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O reesculturado é bom para o ambiente.
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O reesculturado dos pneus prolonga a sua vida útil no seu estado mais eficiente em termos de combustível. A prática de reesculturado significa que pode reduzir as emissões de CO2 até 1,1 kg/100 km por eixo(3).
O reesculturado também significa menos resíduos, uma vez que são utilizadas menos matérias-primas devido ao prolongamento da vida útil do pneu. Também limita a emissão de partículas de desgaste, que são mais comuns nos pneus novos.
É difícil organizar o reesculturado dos pneus.
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Para evitar a paragem do veículo durante o reesculturado, recomendamos que mantenha em stock os conjuntos montados para otimizar a operação. São necessárias cerca de 2,5 horas para reesculturar quatro pneus. E o trabalho pode ser efetuado profissionalmente pelo seu concessionário local.
Estão disponíveis padrões de reesculturado específicos para cada pneu para orientar as suas operações de reesculturado. O reesculturado de pneus proporciona maior aderência e tração, otimizando o potencial de quilometragem do pneu e reduzindo o consumo de combustível.
Pronto para testar os seus conhecimentos sobre pneus recauchutados?
Não se deixe enganar por ideias preconcebidas e leia o nosso artigo para saber mais sobre recauchutagem.
(1) Redução de 5,6% no consumo de combustível: um estudo interno da Michelin realizado em Ladoux (França) em maio de 2021, sob a supervisão da DEKRA, comparando os novos pneus MICHELIN X® LINETM ENERGYTM Z2 e D2 315/70 R 22.5 com os mesmos pneus reesculturados (R 5 mm). Os resultados podem variar em condições reais de utilização e em função das condições climatéricas, do tipo de estrada, da dimensão do pneu e do estilo de condução.
(2) Estudo interno da Michelin em 2010, em Ladoux, numa pista de betão polido. Os resultados podem variar em condições reais de utilização e consoante as condições meteorológicas, o tipo de estrada, a dimensão do pneu e o estilo de condução.
(3) Estudo da Michelin efetuado sobre 1 milhão de pneus fornecidos para recauchutagem Michelin Remix em 2008 e 2009. A diferença na taxa de aprovação entre os pneus recauchutados reesculturados e os pneus recauchutados não reesculturados é inferior a 0,2%.
(4) A composição e o desenho do piso dos pneus MICHELIN Remix são em grande parte os mesmos que os utilizados para os pneus novos MICHELIN. 90% da gama de pneus MICHELIN Remix utiliza o mesmo molde e os mesmos materiais que os pneus novos MICHELIN, o que pode dar origem a uma equivalência de desempenho entre os pneus MICHELIN Remix e os pneus novos Michelin. Avaliações internas efetuadas pelo Centro de Investigação e Tecnologia da Michelin com base em testemunhos de clientes recolhidos na Europa desde 2015.
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car going fast on a road by night