Verkehr auf der A 44n zwischen den Tagebauen Garzweiler I und Garzweiler II. JC<chen, Nordrhein-Westfalen, Deutschland

header hd

Verkehr auf der A 44n zwischen den Tagebauen Garzweiler I und Garzweiler II. JC<chen, Nordrhein-Westfalen, Deutschland

Tornar as estradas europeias mais seguras para todos

Publicado a 13 de março de 2023 - 2 minuto(s) de leitura

A boa notícia é que hoje em dia as estradas são mais seguras do que nunca, mas ainda temos um longo caminho a percorrer para alcançar a "Visão Zero", o objetivo da União Europeia de zero mortes e ferimentos graves nas estradas até 2050.

Para ajudar os motoristas de camiões a conduzir de forma mais segura, a UE implementou 11 novos Regulamentos gerais de segurança (RGS) para camiões pesados. Em breve, os fabricantes de veículos serão obrigados a incluir estas funcionalidades de segurança ativa nos novos veículos para proteger os utentes vulneráveis da estrada, particularmente peões e ciclistas, e influenciar o comportamento dos condutores.

Eis o que precisa de saber para manter a sua frota segura e em conformidade.

img

Proteger os utentes vulneráveis das estrada

O tamanho enorme de um camião pesado torna praticamente qualquer outra pessoa na estrada num utente vulnerável em comparação. Os novos Regulamentos gerais de segurança foram concebidos para proteger qualquer pessoa que partilhe a estrada com um camionista, especialmente os utentes mais vulneráveis da estrada em áreas urbanas. Estes regulamentos fazem parte de um esforço maior da UE para melhorar a segurança rodoviária, que inclui a melhoria do mapeamento dos riscos e a revisão das regras de infraestruturas rodoviárias.

1. Sinal de paragem de emergência:
Quando um camionista trava a fundo, uma luz de travagem intermitente sinaliza claramente aos outros utentes da estrada que o camião está a abrandar rapidamente ou a parar de repente.

2. Informação de marcha-atrás:
Com câmaras ou sensores instalados na parte traseira do camião, os motoristas estão plenamente conscientes do ambiente que os rodeia.

3. Sistema de informação de ângulos mortos:
Avisa os camionistas se um utente da estrada estiver a circular ao lado do seu veículo.

4. Sistema de informação de arranque:
Avisa o camionista que um utente da estrada está à frente do seu veículo.

Condutores mais seguros, estradas mais seguras

Quando um camionista está seguro, acaba por manter todos os outros utentes da estrada em segurança. Este próximo grupo de sistemas de segurança ativa tem como objetivo alcançar exatamente isso. De facto, assim que todos os RGS estiverem em vigor, a UE estima que os regulamentos ajudarão a evitar mais de 140 000 ferimentos graves na estrada e a salvar, pelo menos, 25 000 vidas até 2038. *

5. Sistema de monitorização da pressão dos pneus (TPMS): Este sistema monitoriza automaticamente a pressão dos pneus e comunica a perda de pressão em tempo real, mas não deve substituir as verificações visuais diárias dos pneus!

6. Assistência inteligente de velocidade: Este sistema monitoriza a velocidade e avisa os motoristas se ultrapassarem o limite de velocidade.

7. Facilitação da instalação do interbloqueio alcoólico: Este regulamento exige que todos os novos veículos tenham uma interface padronizada para os bafómetros, a instalação não é obrigatória.

8. Deteção de sonolência e atenção: Este novo sistema avalia o comportamento do camião e alerta os motoristas para encostarem e fazerem uma pausa quando necessário.

 

Nota: os primeiros oito sistemas de segurança ativa serão obrigatórios em todos os novos camiões que deixarem a fábrica até julho de 2024, o que significa novos modelos e registos.

Regulamentos futuros em preparação

Os últimos três regulamentos serão implementados entre 2026 e 2029:

9. Prevenção e reconhecimento de distrações: Os sensores reconhecem sinais de sonolência e atenção reduzida. Implementação em 2026.

10. Melhor visão direta da posição do motorista: Estas novas funcionalidades de segurança vão melhorar a “visão direta” e minimizar os ângulos mortos. Implementação em 2029

11. Gravador de dados de eventos (acidentes): Isto é a “caixa negra” para camiões. Implementação em 2029.

A conclusão

Os países da UE serão os primeiros a implementar estes novos regulamentos, com outros países da região, incluindo a Noruega, Suíça, Turquia e Israel, a não ficarem para trás. Estes sistemas vão certamente melhorar a segurança dos motoristas e das estradas, mas não se destinam a substituir o senso comum e as práticas de condução segura.

Um motorista devidamente formado continua a ser o fator mais importante na equação.

Junte-se à comunidade !

Ao fornecer o meu endereço de e-mail e clicar no botão abaixo, eu concordo com os Termos de utilização e com a Política de Privacidade, forneço a minha assinatura eletrónica e consinto em receber e-mails de marketing automatizados, independentemente de qualquer registo anterior na lista de exclusão de qualquer empresa, estatal ou nacional da Michelin North America, Inc. O consentimento não é uma condição para qualquer compra. Pode optar ativamente por não participar a qualquer momento. Um representante Michelin pode contactá-lo se demonstrar interesse em ser contactado relativamente a uma oferta de serviço ou produto. O Representante pode ser o seu Representante de Vendas da Michelin ou um Distribuidor Autorizado da Michelin na sua área. A Michelin respeita a sua privacidade. As informações que nos enviou estão protegidas pela nossa política de privacidade

É um…
Utilizador final Revendedor de pneus Outro
common.error.invalidField:This field is invalid
20 ou menos More than 20 Não faço a gestão de camiões
common.error.invalidField:This field is invalid

Está a utilizar um Browser não suportado por esta web

Está a utilizar um browser que não é suportado por este website. Isto significa que algumas funcionalidades podem não funcionar como pretendido e podem ocorrer comportamentos estranhos ao navegar neste site.

Utilize ou atualize/instale um dos seguintes browsers para tirar o máximo partido deste website.

Firefox 78+
Edge 18+
Chrome 72+
Safari 12+
Opera 71+