mag3 hotnews header
A condução em condições climatéricas extremas é desafiante para o condutor e para o camião. Recorremos a um especialista escandinavo* para explicar tudo o que precisa de saber para se preparar a si e ao camião para a neve, o gelo e o frio gelado.
mag3 hotnews portrait
Arne Skolden, perito técnico de pneus na Michelin
Arne Skolden é um perito técnico em pneus sueco que trabalha para a Michelin há 47 anos. É a pessoa indicada para falar sobre a condução em condições de inverno. Perguntámos-lhe o que há de diferente na condução no inverno. “É mais desafiante porque as condições da estrada podem mudar rapidamente: por exemplo, pode mudar instantaneamente de condições de verão dentro de um túnel para o gelo e a neve quando sai do mesmo. Mesmo que esteja bem preparado, o condutor à sua frente pode não estar e, como resultado, o tráfego pode ficar bloqueado durante horas."
É impossível prever tudo o que pode correr mal: tudo o que pode fazer é preparar-se o máximo possível. Pode começar por seguir a lista de verificação do Arne. Pode inclusive transferir o resumo!
michelin site blocs tip n 1michelin site blocs texte astuces
Prepare o seu veículo
Arne realça o facto de que, no inverno, mais do que em qualquer outra estação, nunca sabe que problemas pode encontrar na estrada. “Se souber que as temperaturas vão ser geladas, certifique-se de que o camião consegue aguentar e prepare-se para todas as situações", afirma. Eis o que precisa de fazer:
· Verifique o anticongelante, o líquido do para-brisas e o sistema de refrigeração
· Certifique-se de que os pneus estão preparados para as condições climatéricas e em conformidade com a legislação local, que varia consoante o país
· Esteja especialmente atento à pressão dos pneus: as temperaturas frias reduzem a pressão do ar nos pneus, por isso, verifique a pressão com maior frequência do que nos meses de verão.
· Coloque sempre a segurança em primeiro lugar. O conselho de Arne sobre este assunto é muito claro: “Em última análise, se as condições climatéricas forem muito más, não conduza. É uma decisão difícil de tomar, mas nada justifica colocar a sua vida ou a vida das outras pessoas em perigo."
· Mantenha o seu camião sem sujidade de inverno. Inspecione as suas luzes e a matrícula para se certificar de que não têm neve nem poeira e descongele o para-brisas para manter a máxima visibilidade.
· Lave o seu veículo com frequência para evitar a acumulação de sal de estrada, que causa corrosão.
· Em alguns países, as correntes são obrigatórias. Certifique-se de que sabe como as montar, especialmente com temperaturas geladas. O melhor é praticar com antecedência.
michelin site blocs texte tip2 jaune
Ajuste a condução do camião
· Mantenha as suas distâncias para poder reagir quando algo ocorre – uma paragem repentina do veículo à sua frente é comum.
· Esteja atento à geada transparente. “Quando há neve na estrada, todas as pessoas tendem a conduzir cuidadosamente; a geada transparente é extremamente perigosa porque é invisível e extremamente escorregadia. Por vezes, nem se consegue estar de pé na estrada. Mantenha-se atento a ela, especialmente em pontes e quando as temperaturas baixam rapidamente." Uma pequena dica: se os salpicos dos pneus dos veículos à sua frente pararem, pode ser um sinal de geada transparente.
· Abrande. Tenha em atenção que os limites de velocidade são estabelecidos para estradas secas e com boas condições climatéricas.
· Conduza suavemente: as curvas acentuadas, as acelerações repentinas e as travagens bruscas diminuem a aderência. Mantenha uma velocidade estável e, mais uma vez, mantenha-se a uma distância de segurança em relação aos outros veículos.
michelin site tip n 3michelin site blocs texte astuces
O que levar consigo no camião
· Areia e uma pá: “São o mais importante para ter no camião num clima frio. Se ficar preso no gelo, precisa de areia para sair."
· Vestuário quente de inverno: sobretudo, chapéu, luvas, bom calçado… o conjunto todo. Isto deve-se ao facto de o principal risco da condução no inverno é ter de esperar horas por condições melhores ou porque um camião está a bloquear a estrada e, não estando em movimento, fica extremamente frio na cabina.
· Água e comida para essas longas horas de espera preso na estrada.
· Ter sempre, pelo menos, meio depósito de combustível para o caso de a viagem ser mais longa do que o previsto.
· Uma lanterna e um casaco que seja bem visível.
michelin site blocs texte tip4 jaune
Prepare o seu corpo
· Mantenha-se em forma. Ficar sentado atrás do volante durante horas é difícil: o seu corpo tem de estar fisicamente preparado. “A recomendação geral de andar 10 000 passos por dia também se aplica aos camionistas", afirma Arne. “É assim que mantém o seu corpo em forma e o seu cérebro alerta e é ainda mais importante nas condições de inverno."
· Faça pausas frequentes: quando está cansado, o seu tempo de reação é maior. Isto é válido para todo o ano, mas a condução de inverno tende a ser mais extenuante, o que faz com que as pausas sejam ainda mais necessárias.
* Entrevista realizada a 30 de julho de 2021
mag3 hotnews highlight
Segurança e mobilidade em condições de inverno adversas
O pneu MICHELIN X MULTI GRIP é a solução perfeita para garantir uma segurança ideal em condições de inverno adversas. Combina um excelente rendimento quilométrico graças a uma maior longevidade (até mais 10% de quilometragem adicional nos pneus dianteiros), aderência excelente na neve e gelo, mesmo desgastados, e elevada aderência ao piso molhado, mesmo na segunda parte da vida útil do pneu, graças a uma aderência ao piso molhado garantida até aos últimos milímetros. Além do mais, o MICHELIN X MULTI Grip é recauchutável e reesculturável.
A sua lista de verificação para se preparar para as condições de inverno extremas
memo winter conditions checklist pt
gettyimages 930571046
car going fast on a road by night