Futuristic High-Tech Concept: Big Semi Truck with Cargo Trailer Drives on the Road is Transformed with Graphics Special Effects Into Digitalized Advanced Autonomous Truck Concept. Aerial Drone Shot

header hd

Futuristic High-Tech Concept: Big Semi Truck with Cargo Trailer Drives on the Road is Transformed with Graphics Special Effects Into Digitalized Advanced Autonomous Truck Concept. Aerial Drone Shot

Camiões ligados: uma forma de otimizar as frotas

Publicado a 13 de março de 2023 - 4 minuto(s) de leitura

O aumento dos preços da energia, a imposição de regulamentos mais rigorosos e as preocupações ambientais... A gestão de uma frota, independentemente da respetiva dimensão, nunca foi um processo tão complexo nem estratégico.

De que forma a tecnologia pode ajudar os proprietários de pequenas e médias empresas de transporte a gerir melhor as respetivas frotas? Uma entrevista com Nicolas Carbonnel, Diretor de vendas de PMEs (pequenas e médias empresas) da MICHELIN Connected Fleet, Powered by Masternaut.

nicolascarbonnel

Nicolas Carbonnel, Diretor de vendas de PMEs (pequenas e médias empresas) da MICHELIN Connected Fleet, Powered by Masternaut

O que são frotas de pequena e média dimensão?

No meu segmento, uma pequena frota começa com um camião e vai até 30 veículos. Mas no mundo real do transporte por camiões europeu, um empresário com 25 camiões não é considerado assim tão pequeno. Os meus clientes de PMEs possuem uma média de 12 veículos (rígidos).

Qual é o significado da telemática hoje em dia?

As pessoas tendem a associar a telemática, principalmente, à monitorização. Porém, é muito mais do que isso. Na Michelin, a palavra telemática foi praticamente banida. Muito poucos dos nossos clientes nos contactam a dizer: "Só preciso de saber exatamente onde estão os meus camiões". Atualmente, as suas necessidades são muito maiores. A tecnologia está em constante evolução. Utilizamos caixas telemáticas que recolhem dados e informações fiáveis dos camiões. É por isso que utilizamos o termo frota ligada.

visuel hd1

Por que razão as frotas de pequena e média dimensão devem investir em soluções para frotas ligadas?

Em primeiro lugar, queria referir que a monitorização de frotas ligadas não se destina apenas a frotas de grande dimensão. A partir de cinco camiões com uma cobertura nacional ou multirregional, faz sentido ter os veículos ligados.

Uma vez que o setor do transporte por camiões tem margens muito pequenas, o cumprimento dos prazos de entrega é fundamental. As soluções para frotas ligadas podem reduzir os custos operacionais e melhorar a produtividade do motorista e/ou veículo através da análise precisa das rotas com informações fornecidas pelos camiões.

Estamos a trabalhar em várias questões, como a condução ecológica e a visibilidade sobre o estado dos pneus. Um pneu com pressão inferior aumenta imediatamente o consumo de combustível!

De que forma as soluções para frotas ligadas simplificam o dia-a-dia dos proprietários de frotas de pequena e média dimensão?

Três palavras: eficiência, economia e segurança.

A eficiência leva à economia. Com uma solução ligada, pode observar de imediato uma redução de 3 a 4% no consumo de combustível*. O nosso objetivo é ajudar os proprietários a compreender plenamente o funcionamento da sua frota ligada e desenvolver todo o seu potencial. As nossas soluções preventivas também foram concebidas para monitorizar, gerir e melhorar a segurança da sua frota através da redução dos riscos e da assistência aos motoristas.

* Média dos resultados obtidos pela Michelin a partir de uma amostra representativa de 20 clientes em 2022.

Truck maintenance and service workshop. Truck mechanic with tablet diagnostic tool preparing trucks for maintenance.

visuel hd2

Truck maintenance and service workshop. Truck mechanic with tablet diagnostic tool preparing trucks for maintenance.

Por que razão os motoristas de frotas de pequena e média dimensão têm, muitas vezes, dificuldade em adotar estas soluções para frotas ligadas?

Na Europa, por vezes, os motoristas de camiões não gostam de se sentir "controlados". Isto pode ser um medo irracional, mas não podemos ignorá-lo. Ainda assim, todos os camiões estão agora equipados com funcionalidades ligadas e todos os motoristas comunicam com a respetiva empresa através de smartphones. Isto significa que podem potencialmente ser geolocalizados com bastante facilidade. Uma das nossas prioridades relativamente às frotas ligadas é efetivamente a educação dos utilizadores!

Todos os meses, recebemos uma chamada de, pelo menos, um cliente em pânico à procura dos ficheiros C1B para os dados do motorista e/ou dos ficheiros V1B para os dados do tacógrafo do veículo, dois documentos que são exigidos pela lei europeia. Na Europa, a ausência da transferência ou do arquivo dos ficheiros C1B e V1B é punível com uma multa de 5ª classe (1500 euros ou, mesmo, 3000 euros por infrações repetidas em França).

Lembramos regularmente aos nossos clientes que o RGPD (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados) limita o nosso armazenamento de dados. Cabe aos nossos clientes registar e armazenar os respetivos dados. Se forem auditados, têm de fornecer os registos dos 12 meses anteriores.

Como é que o mercado de soluções para frotas ligadas vai evoluir?

Para os camiões, o mercado será especializado em verticais, o que significa segmentos que abordam necessidades muito específicas: armazenamento a frio, transporte de animais ou cereais, pedreiras e entregas de último quilómetro. As nossas soluções vão tornar-se ainda mais adaptáveis para oferecer a todos os nossos clientes a solução mais simples, eficiente e apropriada para satisfazer as suas necessidades particulares. Os nossos clientes são profissionais do setor dos transportes e não têm qualquer interesse em se tornarem especialistas em dados ou tecnologia. Precisam de soluções que compreendam os seus problemas diários e ofereçam as soluções mais simples!

Junte-se à comunidade !

Ao fornecer o meu endereço de e-mail e clicar no botão abaixo, eu concordo com os Termos de utilização e com a Política de Privacidade, forneço a minha assinatura eletrónica e consinto em receber e-mails de marketing automatizados, independentemente de qualquer registo anterior na lista de exclusão de qualquer empresa, estatal ou nacional da Michelin North America, Inc. O consentimento não é uma condição para qualquer compra. Pode optar ativamente por não participar a qualquer momento. Um representante Michelin pode contactá-lo se demonstrar interesse em ser contactado relativamente a uma oferta de serviço ou produto. O Representante pode ser o seu Representante de Vendas da Michelin ou um Distribuidor Autorizado da Michelin na sua área. A Michelin respeita a sua privacidade. As informações que nos enviou estão protegidas pela nossa política de privacidade

É um…
Utilizador final Revendedor de pneus Outro
common.error.invalidField:This field is invalid
20 ou menos More than 20 Não faço a gestão de camiões
common.error.invalidField:This field is invalid

Está a utilizar um Browser não suportado por esta web

Está a utilizar um browser que não é suportado por este website. Isto significa que algumas funcionalidades podem não funcionar como pretendido e podem ocorrer comportamentos estranhos ao navegar neste site.

Utilize ou atualize/instale um dos seguintes browsers para tirar o máximo partido deste website.

Firefox 78+
Edge 18+
Chrome 72+
Safari 12+
Opera 71+