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Ver, compreender, planear e otimizar as atividades de transporte, muitas vezes em tempo real... Ao longo da última década, os grandes volumes de dados tornaram-se cada vez mais um importante aliado para os proprietários de frotas de todos os tamanhos. Graças à conetividade de longo alcance, o estado dos camiões — os principais centros de lucro dos transportadores — pode ser monitorizado ininterruptamente para antecipar ou, inclusive, prevenir avarias. Como é que as ferramentas e os serviços de manutenção preventiva e preditiva baseados em dados dos fabricantes de camiões e pneus podem tornar a sua frota mais eficiente?
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Pierre Lussier MERCEDES-BENZ TRUCKS FRANCE e Xavier Marduel Especialista em Frotas e Mobilidade Ligada da Michelin.
Veja a nossa reportagem especial, incluindo: uma entrevista com Pierre Lussier (1), diretor de conetividade da Mercedes-Benz Trucks France, uma história do utilizador de Hervé Grosmaire (2), diretor da Les Transports Chaplain e uma explicação de Xavier Marduel (3), um especialista em Frotas e Mobilidade Ligada da Michelin
DEFINIÇÃO: GRANDE VOLUME DE DADOS
Refere-se aos enormes volumes de dados digitais gerados por uma vasta gama de fontes na nossa vida diária.
É, muitas vezes, definido pelos 3 Vs: Volume, velocidade e variedade.
Por exemplo, quando aplicados aos veículos, os dados permitem aos gestores de frotas recolher informações que os ajudam a tomar decisões importantes com um impacto direto nos custos e no desempenho da respetiva empresa de forma praticamente imediata.
"Graças aos dados, os transportadores têm acesso a um fluxo contínuo de informações segmentadas a respeito das respetivas frotas. E isto é apenas o início!"
Pierre LUSSIER, Mercedes-Benz Trucks France
Pierre Lussier é o Diretor de Conetividade da Mercedes-Benz Trucks France desde 2013. É responsável pela comercialização dos serviços ligados da MB Trucks aos transportadores. Pierre trabalha na Mercedes-Benz há mais de duas décadas numa variedade de funções, incluindo cargos de serviço de apoio ao cliente na Alemanha, EUA e França.
Pode fazer uma breve descrição geral da história e do princípio básico do MB Uptime?
Por trás do MB Uptime, há uma observação simples: um camião parado é um camião que custa dinheiro. Um veículo só é rentável quando está em movimento! Enquanto fabricante, como podemos manter esse equipamento essencial na estrada por mais tempo? Por outras palavras, como podemos limitar o impacto que as avarias têm nas empresas de transporte ou, pelo menos, diminuir o tempo de paragem ao mínimo possível para reduzir os custos?
O projeto começou no início dos anos 2000 com os serviços Fleetboard Services e Fleetboard Uptime, que forneciam um resumo de um veículo num determinado momento. A versão inicial do programa foi lançada com o Actros 4 em 2011. A V1 consistia apenas em dados não processados, sem alertas nem algoritmos. Só comunicava códigos predefinidos. A versão atual, mais completa, data de 2017.
Os telediagnósticos totalmente automatizados podem agora monitorizar constantemente o estado do sistema do veículo em tempo real. Numa questão de segundos, os dados recolhidos por algumas centenas de sensores em cada camião são interpretados, os estados críticos são identificados e as ações são recomendadas através de alertas na interface do cliente, por telefone e por e-mail para transportadores e mecânicos certificados da Mercedes-Benz, tudo com o consentimento do cliente.
Na verdade, em sentido lato, fomos o primeiro fabricante de camiões a desenvolver um sistema telemático: um dispositivo com uma série de serviços associados.
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Como funciona o MB Uptime?
Baseia-se totalmente em ligações inteligentes. O MB Uptime deu início a uma nova era de utilização de dados para servir os transportadores com uma extensa análise das informações que recolhemos e processamos em tempo real. Com o MB Uptime, os proprietários de frotas têm acesso a 4 níveis de informações.
1/ Informações básicas em tempo real sobre os veículos. O cliente pode ver a frota em qualquer altura.
2/ Gestão de alertas em tempo real dos veículos. Normalmente, trata-se de uma luz laranja no painel de instrumentos que acende mas que não requer a paragem do veículo. As informações são enviadas para o portal MB Uptime. A pessoa de contacto envia as informações ao motorista, que, normalmente, pode resolver o problema independentemente e evitar uma deslocação à oficina.
3/ Gestão de reparações e manutenção preventiva, que corresponde à manutenção normal dos veículos com base na quilometragem. A oficina da Mercedes-Benz recebe um alerta 3 ou 4 dias antes da data de manutenção normal. Pode contactar proativamente o cliente para fazer uma marcação e planear o trabalho.
4/ Por último, temos o último nível de informação, que corresponde à manutenção preventiva das avarias. Este nível é o mais impressionante, mas, felizmente, o menos comum com um alerta 2 a 3 horas antes de a luz vermelha acender (o que indica uma grande avaria ou uma avaria grave). Os algoritmos preditivos identificam que o veículo vai sofrer uma avaria que fará com que o mesmo fique imobilizado e organizam uma deslocação à oficina. A oficina certificada é notificada para que possa limitar ao máximo o impacto da avaria na atividade do transportador, quer seja através da encomenda e substituição imediata da peça ou peças gastas ou ao encontrar uma solução para levar a mercadoria até ao destino a tempo.
A recolha de dados oferece uma ampla gama de benefícios aos transportadores, que desfrutam de acesso a informações contínuas e segmentadas acerca das respetivas frotas. E isso é apenas o início!
"Um camião parado é um camião que custa dinheiro! A análise de dados pode prevenir isso."
Pierre LUSSIER, Mercedes-Benz Trucks France
Pode partilhar um exemplo real de uma altura em que o sistema impediu ou, pelo menos, otimizou o tempo de inatividade?
Na sexta-feira, 22 de março de 2019, às 19:41, o MB Uptime detetou o início de uma fuga num circuito de alta pressão num Actros 1845 LS que fazia parte de uma frota coberta por um contrato. Nessa altura, não acendeu nenhuma luz de aviso e o motorista, provavelmente, não reparou em nada de anormal.
Oito minutos mais tarde, às 19:49, a plataforma contactou o cliente para avaliar a urgência do problema. No mesmo dia, às 20:15, a oficina identificou outras reparações. Encomendou todas as peças necessárias.
O camião terminou a ronda e foi para a oficina às 09:57 de segunda-feira, 25 de março. Foi devolvido ao cliente às 14:30. A oficina substituiu o injetor, o sensor do nível de combustível e o filtro de ar.
Lembre-se de que o serviço está operacional 24 horas por dia, 7 dias por semana, em toda a Europa. As reparações não terminam na fronteira!
Como é que os dados ajudam a Mercedes-Benz a desenvolver as ofertas do futuro?
Os dados vão tornar-se um bem comum. O maior desafio consiste em preparar os nossos distribuidores e mecânicos certificados para lidar com os dados. O objetivo é "fazer com que os dados falem" e interpretá-los. O processamento de dados deve permitir-nos compreender a utilização, identificar as necessidades, responder a perguntas e criar novos serviços para antecipar as necessidades.
O primeiro a conseguir um processamento de dados orientado para o cliente, por outras palavras, formas de interpretar os dados que satisfazem, exatamente, as necessidades identificadas do cliente, será o vencedor.
Quando os dados são contextualizados e transformados em alertas e recomendações, constituem um dos elementos-chave para a mobilidade do futuro. Também são uma ferramenta incrível para uma melhor gestão das relações com os clientes. Vamos alcançar um serviço de qualidade inigualável. As possibilidades são infinitas. Vamos conseguir identificar avarias recorrentes e sinais de aviso prévio para que possamos fazer alterações nas nossas fábricas para melhorar a fiabilidade. Também vamos ser capazes de oferecer na prática camiões personalizados que podem responder aos desafios do desenvolvimento sustentável e da redução de custos de qualquer proprietário de frotas!
MB UPTIME EM NÚMEROS
· 1500 regras são constantemente monitorizadas em cada veículo.
· Atualmente, cerca de 150 sensores num Actros.
· Um dia de inatividade representa uma perda de receita estimada de 700 € a 800 €.
· Com o MB Uptime, o intervalo médio de manutenção de um Actros passa de 120 000 km para 150 000 km, um aumento de 25% graças à monitorização.
· Poupanças: Até 2500 € só nos custos de manutenção durante 5 anos e 600 000 km (principalmente devido à redução do número de mudanças de óleo e filtros de partículas), antes de contabilizar uma maior disponibilidade de veículos.
· Preços: 22 € por mês (254 €/ano) e por veículo sem contrato de manutenção (França e Europa).
12 € por mês (144 €/ano) por veículo como parte de um contrato de manutenção completo (França e Europa).
· Taxa de penetração do MB Uptime: 25% em França, 50% na Alemanha e taxas ainda mais elevadas em países como a Lituânia que dependem do transporte internacional de longa distância.
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A DIFERENÇA
Manutenção preditiva e preventiva: encontrar o equilíbrio certo é a chave para evitar interrupções desnecessárias!
Manutenção preditiva
A manutenção preditiva baseia-se na antecipação. Significa monitorizar tendências que preveem potenciais falhas do sistema para as evitar.
Manutenção preventiva
Como diz o velho ditado: "uma grama de prevenção vale um quilo de cura". Manutenção preventiva significa substituir, afinar ou restaurar um equipamento inteiro antes que uma avaria cause uma reação em cadeia. Em termos práticos, significa realizar a manutenção do veículo para evitar uma avaria total.
HISTÓRIA DO UTILIZADOR
"Com o MB Uptime, podemos ver o custo exato de um camião durante toda a sua vida útil."
Hervé GROSMAIRE, cliente do MB UPTIME
Hervé Grosmaire dirige a Les Transports Chaplain, uma entidade do grupo familiar Chaplain, especializada em mineração de agregados, terraplenagem e produtos de betão. Fundado em 1974 por Mac Chaplain, o Grupo está sediado em Aube, no leste de França. Atualmente, a empresa de transportes tem 60 veículos (45 camiões-reboque e 15 camiões de estrutura rígida). Dois terços são Mercedes-Benz e um terço DAFs.
"Celebrámos o nosso primeiro contrato do MB Uptime em 2017. Desde então, todos os nossos camiões se encontram sob contratos de manutenção do fabricante. A manutenção permite-nos controlar melhor os nossos custos. "Com o MB Uptime, podemos ver o custo exato de um camião durante toda a sua vida útil." Isso permitiu-nos reduzir os nossos custos em 3% por ano desde 2017!
Inicialmente, os motoristas tiveram um pequeno problema com a nova configuração. Até 2017, tínhamos uma oficina interna que se ocupava da manutenção. Agora, têm de ir à oficina da Mercedes-Benz em Troyes, a cerca de trinta minutos do nosso armazém, para receberem manutenção. Foi um hábito que demorou algum tempo a desenvolver-se, assim como verificar regularmente os e-mails e o portal do MB Uptime, mas que se tornou completamente automático. Deleguei o projeto ao meu gestor de operações.
Para além da gestão de frotas e prevenção de avarias, o MB Uptime pode ser sincronizado com os serviços Fleetboard para recuperar dados tacográficos e mapas de motoristas. Isso poupa muito tempo aos motoristas, uma vez que já não têm de se dirigir ao escritório.
A pensar no futuro, estou interessado em usar os dados para me manter em conformidade."
INOVAÇÕES A TER EM CONTA: Duas tecnologias para facilitar a manutenção dos pneus
Uma explicação com Xavier Marduel, um especialista em frotas e mobilidade ligada da Michelin.
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Tecnologia RFID
> O quê?
RFID (Radio Frequency Identification) ou identificação por radiofrequência, é uma tecnologia que pode ser usada para guardar e recuperar dados remotamente através de chips ou etiquetas com um número eletrónico impossível de falsificar. A Michelin foi um dos primeiros fabricantes de pneus a utilizar esta tecnologia.
> Como?
A MICHELIN instala etiquetas RFID em 100% dos pneus para camiões Michelin na Europa. O ID exclusivo criado pela tecnologia RFID melhora a rastreabilidade, a eficiência e a segurança ao longo de todo o ciclo de vida do pneu.
> Para quem?
Todas as frotas de transporte, para otimizar a gestão das respetivas operações de manutenção através da simplificação de cada operação com uma monitorização cada vez mais automatizada de tarefas como a entrada em stock, montagem, verificação de posição, configuração de um novo veículo, rotação dos pneus e jantes, recauchutagem e inventário.
> A vantagem
A experiência global, particularmente a qualidade do inventário, é melhorada. O risco de erros é reduzido e o operador da frota poupa tempo.
A tecnologia RFID elimina os problemas com a leitura dos números de série dos pneus. No caso específico da recauchutagem, a tecnologia RFID garante a rastreabilidade e a eficiência durante o processo de recauchutagem graças a uma identificação e verificação mais fácil e mais fiável da carcaça.
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QuickScan: uma tecnologia patenteada da Michelin
> O quê?
Uma tecnologia de diagnóstico automático para o estado dos pneus. A instalação no local é rápida e fácil. A instalação demora apenas meio dia e não requer um longo tempo de paragem no local nem novos equipamentos elétricos.
> Como?
Ao passar por cima do leitor instalado no piso, o veículo é identificado por uma pequena placa presa à carroçaria. O leitor magnético mede o desgaste dos pneus.
Em seguida, os dados recolhidos são enviados para um recetor localizado nas proximidades, que os envia para a nuvem onde são processados através de algoritmos desenvolvidos pela Michelin.
> Para quem?
O sistema funciona em todos os veículos pesados (tratores, reboques e camiões de estrutura rígida), autocarros urbanos e de longo curso, bem como em todas as marcas de pneus e em todas as condições meteorológicas, inclusive, na neve, chuva e lama.
> A vantagem
O QuickScan da Michelin analisa os dados e, em seguida, partilha alertas de texto e e-mail, consoante a oferta selecionada, para notificar o cliente de quaisquer serviços de emergência necessários. Também são enviados relatórios de resumo que recomendam ações a agendar para ajudar a antecipar as necessidades de manutenção.
"É evidente que o processamento de dados é uma mais-valia para os proprietários de frotas. Com o desenvolvimento destas novas tecnologias, também estamos a assistir a uma «gamificação» do trabalho que melhora a experiência dos operadores de pneus e adiciona um elemento atrativo de inovação às respetivas funções."
Xavier Marduel, Michelin
(1)Entrevista com Pierre Lussier em 15 de março de 2022
(2)Entrevista com Hervé Grosmaire em 26 de abril de 2022
(3)Entrevista com Xavier Marduel em 15 de abril de 2022
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