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Otimize o seu TCO (Custo Total de Propriedade) global

Publicado a 1 de outubro de 2023 - 3 minuto(s) de leitura

Na sequência dos grandes acontecimentos mundiais dos últimos anos, os proprietários de frotas estão a enfrentar a inflação, a subida dos preços dos combustíveis e aumentos consideráveis no custo das matérias-primas. Todos estes fatores aumentam o Custo Total de Propriedade, ou TCO, de cada camião. Acompanhar e reduzir o TCO é uma excelente forma de preparar a sua gestão de frotas para o futuro ౼ e é provável que já o esteja a calcular, mesmo que não o saiba!

O que é o TCO e será que é relevante para todos os modelos de frota?

Independentemente do tamanho da frota, todos os proprietários de frotas podem beneficiar da monitorização e otimização do custo total de propriedade, ou TCO, para gerir as suas despesas comerciais. Assim que conseguir compreender o conceito de TCO e quantificá-lo com exatidão, os benefícios irão seguir-se. Embora não exista uma norma de TCO para todo o setor, a maioria dos proprietários de frotas tende a incluir os mesmos custos nos seus cálculos.

Zoom sobre o TCO(1)

O TCO do seu camião considera várias rubricas financeiras que provavelmente já acompanha ౼ salários dos motoristas, manutenção, combustível e preço dos pneus, por exemplo. Quando estes custos operacionais são compilados com o preço de compra do veículo e todos os outros custos diretos ou indiretos relacionados com o veículo ao longo de todo o seu ciclo de vida, isso é o TCO.

Gráfico Proporção TCO

Graphic_TCO

Porque é que a sua empresa deve calcular o TCO do seu pneu?

Embora seja verdade que os pneus representam apenas 5% do TCO global de um camião, têm um impacto substancial em várias outras áreas. Em primeiro lugar, o custo real dos pneus é geralmente calculado incluindo o custo por milha ou quilómetro, ou a quilometragem que se pode obter de cada pneu.

A escolha de pneus com uma melhor longevidade na primeira vida e de equipamentos que possam ser reesculturados e recauchutados para várias vidas em serviço melhora o custo e, consequentemente, o TCO global. Mas, para além disso, num mercado com preços de combustível flutuantes e mais elevados do que o normal, os pneus desempenham um papel fundamental na redução do consumo de combustível, o segundo maior contribuinte para o TCO.

Por conseguinte, na maioria dos casos, escolher um pneu mais barato com um melhor custo por milha ou quilómetro pode custar menos à partida, mas investir um pouco mais num pneu de alta qualidade com menor resistência ao rolamento, por exemplo, reduzirá o TCO do pneu a longo prazo.

Porquê? Porque a quantidade de dinheiro poupada na bomba ao longo do tempo excede largamente a poupança inicial.

Para ver quanto pode poupar, utilize a nossa calculadora de combustível!

Análise do TCO: como funciona?

Na Michelin, calculamos o TCO dos pneus como: o custo por milha ou quilómetro mais o consumo de combustível resultante. Este último é muito importante.

Por exemplo, com a resistência ao rolamento, o facto de um pneu abrandar a velocidade de um veículo ao rolar sobre uma superfície pode representar até um terço do consumo de combustível necessário para viajar do ponto A ao ponto B. Por outras palavras, quanto maior for a resistência ao rolamento, mais combustível é necessário e maior é o TCO global. Por conseguinte, a escolha do pneu correto pode reduzir o TCO relacionado com os pneus em até um terço.

Para além do impacto na resistência ao rolamento, ter em conta o TCO, investindo em pneus de alta qualidade, pode reduzir as avarias, o tempo de inatividade e os custos associados, ao mesmo tempo que reduz os custos de manutenção e reparação e até melhora a imagem da frota.

Perguntas Frequentes - Custo Total de Propriedade

Como é calculado o TCO?

O TCO global do camião tem em conta:

-Salários do condutor
-O preço de compra ou aluguer do veículo
-Custos estruturais
-Consumo de combustível
-Pneus
-Manutenção e reparações
-Avarias

TCO RELACIONADO COM OS PNEUS = CUSTO DOS PNEUS + AVARIAS + MANUTENÇÃO E REPARAÇÕES + CUSTO DO COMBUSTÍVEL DEVIDO À ESCOLHA DOS PNEUS

Porque é que o TCO é importante?

O TCO vai além do preço de compra de um veículo ou de um pneu e considera todos os fatores que têm um impacto direto ou indireto nos custos relacionados com o veículo durante todo o seu ciclo de vida.

Quem pode beneficiar da análise do TCO?

Quer tenha um só camião ou uma frota de milhares de camiões, o acompanhamento e a análise regulares do TCO podem ajudar os proprietários de frotas a selecionar as ofertas mais rentáveis, a definir a estratégia mais pertinente e a melhorar a rentabilidade do negócio


Fontes

(1) Relatório mundial da Ducker_ VEHICLE MAINTENANCE COSTS & PAINS_ Michelin Community - dezembro de 2017
(2) Compreender as bases do TCO- Livro Branco da Michelin, P9

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