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Camiões elétricos: escolher o pneu certo

Publicado a 1 de junho de 2023 - 4 minuto(s) de leitura

A mobilidade ecológica está a avançar graças ao desenvolvimento de camiões elétricos. Se acabou de comprar, ou está a pensar comprar, um veículo elétrico, precisa de conhecer todos os factos. Sabia que os motores elétricos afetam o desempenho dos pneus de várias formas?

Por isso, que pneus podem ajudar a tirar o máximo partido de um camião elétrico? Veja as seis principais sugestões a seguir.


1 – Determine a principal utilização dos seus pneus

É importante refletir sobre a utilização dos pneus e as diferentes condições a que estão sujeitos:

longa distância;
● regional/versátil;
● urbano;
● todo-o-terreno;
● fora de estrada.
Este é o seu ponto de partida para escolher o pneu certo.

2 – Decida as suas prioridades

Ao comprar um pneu, as pessoas, normalmente, procuram um bom equilíbrio em termos de desempenho do pneu. Mas, primeiro, tem de definir as suas principais necessidades:

● Quilometragem (preço por quilómetro)
● Poupança de combustível e TCO (custo total de propriedade)
● Aderência e segurança (todo o ano e até ao último milímetro)
● Robustez (resistência à agressão, resistência da carcaça)
● Pegada ambiental

Durante muitos anos, a quilometragem foi a principal prioridade e, nalguns casos, ainda o é. Mas o TCO, incluindo os custos dos pneus e os custos de combustível devido aos pneus, está a tornar-se um critério mais relevante!

 

O pneu Michelin certo para camiões elétricos

A gama MICHELIN X MULTI ENERGY oferece um bom desempenho global e está especialmente adaptada aos veículos elétricos.

 

3 – Tenha em conta os principais fatores de desempenho dos motores elétricos

Resistência ao rolamento (RR)
Este é o fator mais importante para maximizar a autonomia de um veículo elétrico, especialmente para camiões de transporte regional.
Por exemplo, uma poupança de 1 kg por tonelada na resistência ao rolamento pode melhorar a autonomia em 20 a 40 km para um camião que percorra cerca de 500 km(1).

A RR responde às expetativas das frotas, apresentando um impacto positivo em termos de poupança de energia, neste caso eletricidade, e no TCO do veículo.

Quilometragem e resistência do piso
O binário mais elevado no eixo motriz(2), a travagem regenerativa e o maior peso da bateria podem levar a uma redução da quilometragem no eixo motriz dos veículos elétricos em comparação com os camiões a diesel.

As medições realizadas junto de alguns utilizadores revelaram uma diminuição da quilometragem no eixo motriz (até 30%). Por conseguinte, os pneus montados nos camiões elétricos têm de ser resistentes ao desgaste e proporcionar uma elevada quilometragem e resistência do piso, para controlar o custo do pneu por km.

4 – Maximizar a produtividade dos camiões elétricos

Capacidade de transporte de carga
Praticamente todos os fabricantes de equipamento original (OEM) estão a exigir um aumento da capacidade de transporte de carga nas principais dimensões dos pneus, como 315/70 R22.5, 315/80 R22.5, 385/55 R22.5, para o eixo de direção.

Uma maior capacidade de transporte de carga significa também uma carcaça robusta capaz de suportar o peso adicional da bateria.

Os pneus atualmente em desenvolvimento foram adaptados para este efeito.

Redução do peso dos pneus
Pneus mais leves otimizam a carga útil de um camião elétrico.

Uma melhor capacidade de transporte de carga e um peso mais leve são dois critérios de desempenho que maximizam a produtividade das frotas.

5 – Verifique a aderência dos pneus

Uma travagem eficiente é particularmente importante para a recuperação de energia. Isto é essencial para um camião elétrico seguro e energeticamente eficiente.

6 – Pense em termos de sustentabilidade, agora mais do que nunca

Para reduzir ainda mais a pegada ambiental, os pneus com baixas taxas de abrasão permitem reduzir as emissões de micropartículas, para que sejam o mais ecológicos possível.

Michelin: um parceiro da mobilidade elétrica

A Michelin é um parceiro privilegiado no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável e aos veículos elétricos.
Há vários anos que estabelecemos parcerias com fabricantes de equipamento original e inovadores tecnológicos.
O objetivo é juntar forças para encontrar o pneu ideal para a mais recente e futura geração de camiões elétricos.
Paralelamente, a Michelin está a desenvolver os seus próprios esforços de pesquisa e desenvolvimento através de discussões com os gestores de frotas sobre as suas necessidades e expetativas em matéria de pneus.

FONTES:
  1. (1) Teste interno da MICHELIN em 2022 para um veículo eléctrico a bateria, com pneus MICHELIN X Multi Energy, série 70.
    (2) O binário é a medida da força de rotação de um motor; exprime a potência fornecida pelo motor em movimento.

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