00 header reduce your fuel consumption by using energy saving tyres
Portrait of confident truck driver on parking lot. Copy space.
Os atuais desafios económicos e ambientais estão a aumentar a pressão sobre a gestão dos pneus da frota e a escolha da estratégia correta. Com a inflação ainda em alta, a redução do consumo de energia torna-se uma prioridade. A Michelin desenvolveu os pneus economizadores de energia MICHELIN X® MULTI ENERGY™ Z2 e D2, para uso regional e de longo curso, para ajudar as frotas a controlar os seus custos de energia e economia de combustível. François LE HEN, (Diretor de Marketing de Produto), Frédéric DOMPROBST (Designer de Pré-Desenvolvimento de Pneus para Camião) e Damien BARDIN (Designer de Desenvolvimento de Pneus para Camião) falam-nos mais sobre isso.
01 françois le hen frédéric domprobst and damien bardin tell us about fuel efficient tyres
Podem partilhar algumas ideias sobre os fatores que afetam atualmente a eficiência da frota?
Como gestor de frotas, a sua atenção está constantemente voltada para a economia de combustível. Os custos com o gasóleo são cada vez maiores, por isso, uma melhor eficiência do combustível é um objetivo fundamental.
Também está a monitorizar as emissões de CO2 graças às ambições revistas da VECTO.As regulamentações Euro 7 entrarão em vigor para camiões e autocarros em julho de 2028, com a imposição de limites mais rigorosos a vários poluentes, como o NOx e as partículas durante a travagem. 1
Por fim, pode estar a enfrentar uma escassez de condutores, o que pode colocar uma pressão adicional nas operações da sua frota. À medida que vai realizando novas contratações, os funcionários podem ainda estar a aprender a dominar técnicas de condução eficientes em termos de combustível, que são cruciais para otimizar a performance e reduzir os custos.
Em conjunto, o consumo de combustível, o desgaste das partículas e as emissões de CO2 são desafios diários que afetam as classificações de eficiência da sua frota. A nova geração MICHELIN X® MULTI ENERGY™ Z2 e D2 pode ajudar.
Como é que isto afeta exatamente as frotas?
Num ambiente comercial tão volátil, as frotas enfrentam margens de lucro mais baixas e têm de estar atentas à gestão dos seus custos para manterem o controlo e tomarem decisões informadas. Ao atualizar as suas frotas de camiões, as empresas devem ter em conta as normas mais recentes, o que significa comprar não só veículos mais otimizados, mas também pneus mais económicos em termos de combustível. As empresas devem acompanhar de perto todos os dados de gestão da frota, tais como informações telemáticas sobre o carregamento e os veículos, para determinar o consumo exato de combustível por condutor e veículo. Esta informação pode então ser utilizada para promover potenciais bónus de consumo de combustível ou proporcionar formação de condutores ecológicos.
Additionally, fleets must prioritise predictive maintenance to prevent costly breakdowns, and optimise tyre expenditure by regrooving as well as retreading tyres to keep on top of running costs.
Além disso, as frotas devem dar prioridade à manutenção preditiva para evitar avarias dispendiosas e otimizar as despesas com os pneus ao reesculturar, bem como recauchutar para manter o controlo dos custos de funcionamento.
Como é que os pneus de baixa resistência ao rolamento ajudam as frotas a reduzir o consumo de energia?
É importante compreender, desde já, que a Michelin propõe atualmente dois tipos diferentes de pneus de baixa resistência ao rolamento para camiões. As nossas gamas MICHELIN X® LINE ENERGYTM e MICHELIN X® MULTI ENERGYTM tornam o produto acessível a mais frotas, em mais aplicações, do que nunca. Desenvolvemos a gama MICHELIN X® MULTI ENERGYTM especificamente para responder às necessidades das frotas com motores de combustão tradicionais e veículos elétricos.
02 michelin offers two types of low rolling resistance tyres
Photo : JC)rC4me CAMBIER/MICHELIN
“The MICHELIN X® MULTI ENERGY™ Z2 and D2 range show markedly lower rolling resistance compared to previous generations,” notes Damien Bardin, Development Truck Tyre Designer. He adds, “That adds up to an estimated 5% of extra fuel savings compared to the previous MICHELIN X® MULTI range2 and you also get higher mileage.3 These low rolling resistance tyres therefore reduce the energy consumption of trucks.”
“As gamas MICHELIN X® MULTI ENERGY™ Z2 e D2 apresentam uma resistência ao rolamento nitidamente inferior em comparação com as gerações anteriores”, observa Damien Bardin, Designer de Desenvolvimento de Pneus para Camião. E acrescenta: “Isto representa uma poupança de combustível suplementar estimada em 5% em comparação com a anterior gama MICHELIN X® MULTI o que também resulta numa maior quilometragem. Estes pneus de baixa resistência ao rolamento reduzem assim o consumo de energia dos camiões”.
03 energy saving tyres
Pneus eficientes em termos de combustível em veículos com motor de combustão interna:
Os pneus são responsáveis por cerca de 30% do consumo de combustível de um veículo a gasóleo ou a gasolina.4
Ao minimizar a energia desperdiçada pela deformação do pneu, os pneus Michelin de baixa resistência ao rolamento contribuem significativamente para a eficiência do combustível. Passar de um pneu de classificação C na rotulagem de resistência ao rolamento para um pneu de classificação B pode resultar numa poupança média durante a vida útil do pneu de 0,6 litros por 100 km. 5
Pneus economizadores de energia em veículos elétricos:
Os MICHELIN X® MULTI ENERGY™ Z2 e D2 podem oferecer uma autonomia 5% superior e um menor consumo de energia em relação aos MICHELIN X® MULTI ENERGY™ Z e D .6
À medida que os camiões elétricos se tornam mais comuns, estamos a aprender mais sobre as exigências que colocam aos pneus. Isso foi um fator importante para o lançamento dos pneus MICHELIN X® MULTI ENERGY™ 2?
Sim, um dos grandes objetivos desta nova geração de pneus era garantir que eram adequados aos requisitos de performance específicos dos camiões elétricos, incluindo carga e binário. Adaptada aos veículos elétricos, esta nova geração oferece uma forte resistência da carcaça, uma maior autonomia e níveis de ruído otimizados.
Como é que estes pneus economizadores de energia oferecem também uma elevada performance em termos de segurança?
Os MICHELIN X® MULTI ENERGY™ Z2 e D2 têm o mesmo potencial de aderência que as gamas standard em matéria de tração e de travagem. Em termos de segurança, a aderência lateral em piso molhado foi melhorada. Continuam a oferecer uma aderência e uma tração duradouras em todas as condições de estrada, reconhecidas pela marcação 3PMSF . Na Michelin, não comprometemos a segurança e a qualidade.
É possível reesculturar e recauchutar pneus economizadores de energia para reduzir os custos energéticos e as emissões?
Sim, é possível e deve ser feito! Ao comprar pneus de baixa resistência ao rolamento, está a investir numa política de adoção de pneus mais sustentáveis, com um padrão de piso que pode ser reesculturado e uma carcaça que pode ser recauchutada. “Recomendamos que faça a reesculturação e recauchutagem dos seus pneus economizadores de energia para prolongar a sua vida útil, sem comprometer a segurança”, afirma Damien. “Desta forma, otimiza totalmente o seu custo total de propriedade.”
O seu investimento pode levar também a uma maior economia de combustível, a uma maior autonomia do veículo elétrico e a menores custos de manutenção. As frotas podem medir o impacto da reesculturação utilizando uma calculadora de impacto na sustentabilidade.
Como é que os pneus economizadores de energia ajudam as frotas a reduzir a sua pegada ambiental?
“Concebemos os novos pneus economizadores de energia MICHELIN X® MULTI ENERGY™ Z2 e D2 para levar a sua frota mais longe com um menor custo e com um menor impacto ambiental”, explica Frédéric Domprobst, Designer de Pré-desenvolvimento de Pneus para Camião da Michelin. “Medimos a sua performance nas variáveis essenciais de controlo de custos, segurança e qualidade, e transição ambiental, e os resultados detalham uma melhoria substancial da performance”
“Escolhemos a gama MICHELIN X® MULTI ENERGY™ pela sua eficiência de combustível, performance duradoura e aderência fiável. Procedemos regularmente à reesculturação, troca e recauchutagem com a tecnologia REMIX e controlamos regularmente a pressão dos pneus. Obtemos uma performance de quilometragem de 450 000 km no eixo traseiro”
INTRA S.A., Polónia. Janeiro de 20208
04 michelin x multi energy z2 and d2
Os MICHELIN X® MULTI ENERGY™ Z2 e D2 são pneus de baixa resistência ao rolamento, produzem menos partículas e são 3 dB mais silenciosos do que as gerações anteriores. Utilizando menos 1,9 kg de matérias-primas por pneu, a Michelin fabricou, no entanto, a nova geração de pneus MICHELIN X® MULTI ENERGY™ Z2 e D2 muito robusta e mais ecológica. A carcaça resistente, fabricada com recurso às tecnologias Powercoil, Infinicoil e Duracoil da Michelin, pode ser recauchutada várias vezes para maximizar a duração da vida útil do pneu.
Estes pneus economizadores de energia são tão robustos que pode trocá-los sem hesitar entre camiões elétricos, autocarros elétricos e veículos tradicionais com motor de combustão interna. Suportam as cargas mais elevadas (LI) 158 (+2LI), resultando numa capacidade de carga total de 8,5 t nos eixos de direção, frequentemente exigida pelos veículos elétricos, dado o peso das baterias.11
Menos impacto negativo no ambiente, mais impacto positivo na eficiência da sua frota
“Os MICHELIN X® MULTI ENERGY™ Z2 e D2 estão totalmente alinhados com o compromisso da Michelin de melhorar os ciclos de vida a cada nova geração de pneus”, afirma François Le Hen, Diretor de Marketing do Produto. Acrescenta ainda que: “A avaliação do ciclo de vida desta nova geração apresenta uma melhoria de até 10% ,em comparação com as gerações anteriores”.
Ao escolher os pneus economizadores de energia MICHELIN X® MULTI ENERGY™ Z2 e D2, está a optar por aumentar a taxa de eficiência da sua frota de camiões e a sua performance operacional global.
1. International Council on Clean Transportation
https://theicct.org/wp-content/uploads/2024/03/ID-116-–-Euro-7-standard_final.pdf
2. Maior autonomia e menor consumo de energia:
Gama MICHELIN X® Multi Energy 2 +5% vs. multigama MICHELIN X®
(cálculos internos baseados nos resultados dos ensaios de resistência ao rolamento dos pneus e
simulações).
3. Michelin OEM
Quilometragem: 315/70R22,5 MICHELIN X® Multi Energy Z2: 96 vs. MICHELIN X® Multi
Energy Z (100), 315/70R22,5 MICHELIN X® Multi Energy D2: 91 vs. MICHELIN
X® Multi Energy D (100), 315/80R22,5 MICHELIN X® Multi Energy Z2: 90 vs.
MICHELIN X® Multi Energy Z (100), 315/80R22,5 MICHELIN X® Multi Energy D2:
96 vs. MICHELIN X® Multi Energy D (100). Estudo interno baseado numa ferramenta de simulação,
Centro de Investigação Ladoux, 2024. Os resultados podem variar consoante as condições da estrada, as
condições meteorológicas e o estilo de condução.
4. Relatório mundial Ducker_ VEHICLE MAINTENANCE COSTS AND PAINS_ Comunidade Michelin – Dezembro de 2017
5. Michelin OEM
*0,8 l é o desvio médio (valor VECTO) medido entre 2 letras de rotulagem (B em relação a C) para um pneu novo. Simulação de uma poupança média ao longo da vida útil do pneu de 0,6 litros por 100 km entre um pneu de classe B e um pneu de classe C, para um veículo que percorre 150 000 km por ano, para uma frota de 50 veículos, com um preço assumido de 1,45 € por litro.
6. Aumento da autonomia dos veículos elétricos: Gama MICHELIN X® Multi Energy 2 +5% vs. multigama MICHELIN X®
(cálculos internos baseados nos resultados dos ensaios de resistência ao rolamento dos pneus e
simulações).
7. Aderência e tração: 315/70 e 80 R22,5 MICHELIN X® Multi Energy Z2 e D2: Long
Aderência e tração duradouras, independentemente das condições meteorológicas. MICHELIN X® Multi Energy 2:
Rotulagem em piso molhado C, ISO vs. MICHELIN X® Multi Energy (exceto para 315/70R22,5
MICHELIN X® Multi Energy Z: WG B). Aderência até ao último mm, entendendo-se como
até à profundidade mínima legal do piso (1,6 mm). Consulte a legislação sobre a
profundidade mínima legal do piso no seu país.
8. Entrevista com a INTRA S.A. Polónia. Janeiro de 2020.
https://www.youtube.com/watch?v=TXyiaumurrU&t=3s
9. Ruído: 315/70R22,5 MICHELIN X® Multi Energy Z2 vs. 315/70R22,5 MICHELIN X®
Multi Energy Z: ISO; 315/70R22,5 MICHELIN X® Multi Energy D2 vs. 315/70R22,5
MICHELIN X® Multi Energy D: +2 dB; 315/80R22,5 MICHELIN X® Multi Energy
Z2 vs. 315/80R22,5 MICHELIN X® Multi Energy Z: -3 dB; 315/80R22,5 MICHELIN X®
10. Massa: 315/70R22,5 MICHELIN X® Multi Energy Z2 vs. 315/70R22,5 MICHELIN
X® Multi Energy Z: -0,5 kg; 315/70R22,5 MICHELIN X® Multi Energy D2 vs.
315/70R22,5 MICHELIN X® Multi Energy D: +0,2 kg; 315/80R22,5 MICHELIN
X® Multi Energy Z2 vs. 315/80R22,5 MICHELIN X® Multi Energy Z: -1,9 kg;
315/80R22,5 MICHELIN X® Multi Energy D2 vs. 315/80R22,5 MICHELIN X® Multi
Energy D: -1,1 kg; -0,8 kg em média.
11. Índice de carga: 315/70R22,5 MICHELIN X® Multi Energy Z2 vs. 315/70R22,5
MICHELIN X® Multi Energy Z: +2 LI, 158/150 L (154/150 M) vs. 156/150 L, 8,5 t vs.
8 t/+500 kg por eixo; 315/70R22,5 MICHELIN X® Multi Energy D2 vs. 315/70R22,5
MICHELIN X® Multi Energy D: +2 LI, 156/150 L (154/150 M) vs. 154/150 L;
315/80R22,5 MICHELIN X® Multi Energy Z2 vs. 315/80R22,5 MICHELIN X® Multi
Energy Z: +2 LI, 158/150L (154/150M) vs. 156/150L (154/150M), 8,5 t vs. 8 t/+500 kg
por eixo; 315/80R22,5 MICHELIN X® Multi Energy D2 vs. 315/80R22,5 MICHELIN X®
Multi Energy D: ISO, 156/150L (154/150M) vs. 156/150L (154/150M).
12. Pontuação da Análise do Ciclo de Vida: 315/70R22,5 X Multi Energy Z2 vs. 315/70R22,5 X Multi Energy Z: +3%; 315/70R22,5 X Multi Energy D2 vs. 315/70R22,5 X Multi Energy D: +10%; 315/80R22,5 X Multi Energy Z2 vs. 315/80R22,5 X Multi Energy Z: +0,5%; 315/80R22,5 X Multi Energy D2 vs. 315/80R22,5 X Multi Energy: +5,5%; +5% em média.
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car going fast on a road by night