Background Michelin truck tyre mounted Help and Advice
pneu michelin monté sur camion
As informações básicas sobre pneus para camiões e autocarros
Introdução à utilização dos pneus
A escolha de um pneu tem de estar em conformidade com a lei e as recomendações do fabricante do veículo ou pneu ou de um organismo oficial (dimensão, índices de carga e de velocidade, estrutura, etc.)
- Tem de ter em conta as condições em que o pneu será usado para que os seus níveis de desempenho correspondam às expectativas das transportadoras.
- Se houver alterações a um componente original do veículo, deve verificar se a solução proposta está em conformidade com a legislação em vigor e com os requisitos e recomendações do fabricante (consulte os regulamentos em vigor no país). Em alguns países, o veículo modificado tem de receber aprovação administrativa.
- Qualquer pneu usado ou que tenha estado envolvido num acidente deve, antes da montagem, ser cuidadosamente verificado por um profissional, para garantir a segurança do utilizador e a conformidade com os regulamentos em vigor (consulte as melhores práticas para montagem e enchimento de pneus).
- O uso incorreto ou a escolha inadequada de pneus também podem ajudar a provocar o desgaste prematuro de algumas peças mecânicas.
Como escolher um pneu?
Para conduzir de forma segura e eficiente, é importante equipar os seus veículos com os pneus certos e seguir algumas diretrizes de seleção. Existem 4 passos a seguir!
PASSO 1: determinar o tamanho certo de pneu
- O tamanho deve ser aprovado pelo fabricante do veículo e cumprir, pelo menos, com a capacidade de carga máxima do eixo.
- A capacidade máxima de carga de um eixo é definida pelo fabricante do veículo em conformidade com os regulamentos em vigor. Equipar este eixo com pneus que possam transportar uma carga maior não significa que possa exceder a capacidade aprovada pelo fabricante.
- Cada dimensão de pneu corresponde a uma ou mais rodas adequadas, incluindo em termos de largura da jante: consulte o "Guia de normas" da DISA e/ou as recomendações do fabricante do veículo.
- A instalação de um pneu numa roda não aprovada pode causar: danos na roda e/ou pneu, uma pegada insatisfatória pneu/estrada e uma carga útil anormal para os pneus, que pode prejudicar a segurança, o comportamento, a aderência e a vida útil do pneu.
PT designaciones camion
PASSO 2: determinar a utilização certa para o pneu
- A oferta MICHELIN de pneus para veículos comerciais inclui seis gamas de pneus concebidos e adaptados a cada aplicação empresarial e prontos a ajudá-lo a otimizar os seus custos operacionais.
- Para escolher o pneu certo, temos de ter em conta o tipo de utilização e as vantagens de cada gama.
PASSO 3: identificar a vantagem certa
Os pneus MICHELIN oferecem vantagens conforme as necessidades específicas do operador.
PASSO 4: escolher o padrão de piso certo
Há regras que TÊM DE ser seguidas ao escolher o padrão de piso dos seus pneus.
PT codigo de posicion
OUTRAS RECOMENDAÇÕES
- Para pneus montados num eixo direcional, deve usar apenas esculturas de piso "F" ou "Z".
Estas esculturas de piso foram concebidas e fabricadas para fazer face às tensões e esforços específicos impostos aos eixos direcionais dos veículos a motor: capacidade de carga, folga com transferência de carga dinâmica, fricção, geometria do eixo, quilometragem elevada, etc. Recomendamos que não monte pneus MICHELIN Remix no primeiro eixo direcional de veículos a motor, incluindo a escultura de piso Z.
- Para pneus montados num eixo motor, deve usar apenas as esculturas de piso "D" ou "Z".
As esculturas de piso "D" foram concebidas para fazer face às tensões e esforços específicos impostos aos eixos motores: transmissões de binário do motor e de travagem, eixo duplo, a mais elevada carga de eixos de toda a configuração de estrada, etc.
Os pneus com escultura de piso "Z" podem ser montados nos eixos motores, mas, dadas as tensões neste eixo, é provável que consiga obter o melhor equilíbrio de desempenho com escultura "D". Para algumas utilizações, as esculturas "Z" também oferecem um excelente desempenho quando usados num eixo motor: em contexto urbano, por exemplo.
- Para pneus montados num eixo portador, deve usar apenas esculturas de piso "T" ou "Z".
Estas esculturas foram concebidas para fazer face às tensões específicas nos eixos portadores: cargas estáticas e dinâmicas, fricção, elevadas quilometragens nos eixos centrais, etc.
Os pneus com esculturas de piso "T" apresentam índices de carga e de velocidade adequados para veículos rebocados (reboques ou semirreboques). Ao montar pneus com esculturas de piso "Z", verifique se os índices de carga e de velocidade são adequados às necessidades do eixo.
Os pneus MICHELIN com escultura de piso "T" apresentam, na Europa, a marcação "FRT" (pneu de rolamento livre, na sigla inglesa), normalizada pela DISA. Por conseguinte, as esculturas de piso "T" nunca devem ser usados em eixos direcionais ou motores.
- A marcação FRT
O termo FRT (pneu de rolamento livre) está definido no Regulamento UNECE 54, ponto 3.1.15.
A inscrição "FRT" diz respeito a pneus concebidos especificamente para eixos portadores (e eixos de veículos a motor que não sejam eixos dianteiros direcionais e motores). Este regulamento aplica-se a todos os pneus novos utilizados na Europa: significa que os pneus com a marcação FRT só estão aprovados para serem montados em eixos portadores e não devem ser montados noutros tipos de eixo. A MICHELIN também aplica a marcação FRT aos pneus MICHELIN Remix. A Michelin não será responsabilizada pelas consequências de quaisquer danos ou ferimentos causados pelo uso de pneus de forma contrária às suas recomendações. Um pneu 385/65 R 22.5 com a marcação FRT pode ser montado no último eixo traseiro sem tração de um veículo a motor.
PT marcagem pneu
PT nome dos pneus
PT nota de carga