
00 sugestões rápidas para aumentar a eficiência de combustível da frota para reduzir o seu tco
Na incerteza do cenário económico atual, o aumento do custo do combustível tornou-se uma das principais preocupações dos proprietários de frotas. Está no topo da lista de custos operacionais que contribui para o custo total de propriedade de um camião e pode ser bastante difícil de controlar. Falámos com Łukasz Elmanowski, Diretor de Transportes da Alegre, um cliente da Michelin na Polónia, para recolhermos algumas das suas sugestões para melhorar a eficiência de combustível da frota.

01 łukasz elmanowski deixa sugestões para otimizar a relação custo-eficiência no consumo de combustível da frota
Łukasz Elmanowski, Diretor de Transportes da Alegre, na Polónia.
Introdução
A eficiência de combustível da frota pode parecer um enorme desafio dado o aumento constante do preço dos combustíveis, com tantos fatores a ter em conta e tão poucas ações concretas a implementar. Que comportamentos ou práticas levam ao consumo de combustível e o que pode ser feito para poupar combustível? Queremos partilhar a opinião especializada de um gestor de frota, com passos claros para ajudar à sua gestão de combustível.
Consegue dizer-nos quais são os fatores que mais influenciam a eficiência de combustível da frota?
Łukasz Elmanowski: Primeiro que tudo, não podemos ignorar os fatores de eficiência de combustível relacionados com a estrada, como as condições meteorológicas, acidentes e colisões. Mas para além desses fatores inevitáveis, o comportamento dos próprios camionistas pode ter um impacto significativo na eficiência de combustível da frota, que se apresenta como um fator importante no custo total de propriedade. Por exemplo, quando os camionistas estão distraídos, tendem a conduzir muito próximo do veículo à sua frente, ficando, muitas vezes incapazes de antecipar situações de tráfego e tendem a não aproveitar os sistemas do veículo destinados a poupar combustível.
Qual seria o cenário ótimo para a eficiência de combustível da frota?
Łukasz Elmanowski: Manter uma distância adequada entre veículos, estar atento às condições de condução e ajustar o Cruise Control para 85 km/h na autoestrada é, garantidamente, a melhor forma de reduzir o consumo de combustível.
Estes comportamentos reduzem a necessidade de travar e voltar a arrancar com frequência, o que obriga a um elevado consumo de combustível, especialmente quando o camião está totalmente carregado. Os camionistas também devem
planear previamente as suas rotas, o que ajuda a reduzir o consumo de combustível, ao poupar tempo e melhorar as condições de condução.
Como é que os gestores de frota podem ensinar técnicas de condução eficientes em termos de combustível?
Łukasz Elmanowski: Existem várias opções. Por exemplo, na Alegre Transport:
• Temos um cargo totalmente dedicado a formar os nossos colaboradores em práticas de condução ecológicas. Esta pessoa monitoriza regularmente os consumos de combustível e avalia quaisquer diferenças significativas.
• Também incentivamos as nossas equipas com um Bónus Financeiro de Combustível, atribuído a quem fica abaixo dos objetivos de consumo de combustível que estabelecemos.
• Um dos nossos camionistas mais eficientes em termos de combustível foi convidado a participar num teste de 6 meses da Volvo Trucks, com o mais recente motor I-Save na Europa, que recorre à tecnologia turbocomposto. Ele superou todas as outras empresas e particulares que participaram! Após o teste, adquirimos o camião e deixámos que ele selecionasse opções adicionais, como jantes de liga leve e bancos em pele… para o recompensar!
Transfira o póster com as 6 Regras de Ouro para a poupança de combustível. Coloque-o nas suas instalações ou distribua-o pelos seus camionistas para incentivar os hábitos de condução ecológica!
Existem ferramentas específicas ou programas educativos para ajudar os camionistas a adotar hábitos de utilização eficiente do combustível?
Łukasz Elmanowski: Os programas de condução ecológica para ensinar os melhores comportamentos de condução são, definitivamente, a solução para maximizar a eficiência de combustível da frota! Assim que os condutores compreenderem o conceito de condução ecológica, devem familiarizar-se com todas as funcionalidades do camião, por exemplo, a programação correta do Cruise Control. Em seguida, podem aplicar o que aprenderam acompanhados pelo formador de motoristas que pode corrigir erros e dar sugestões em tempo real.
Existem inovações tecnológicas emergentes que possam melhorar a gestão de combustível da frota?
Łukasz Elmanowski: Sim, por exemplo, os camiões Volvo mais recentes estão equipados com o sistema I-See, que apresenta a topografia do terreno, permitindo que as nossas frotas adotem a velocidade ou as mudanças adequadas ao terreno. A maioria dos nossos camiões também estão equipados com a nova geração de motores I-Save, que permitem aumentar a poupança de combustível em cerca de 10%!1
E em termos de pneus, que características influenciam a eficiência de combustível da frota?
Łukasz Elmanowski: Primeiro que tudo, é extremamente importante selecionar pneus adequados ao tipo de trabalho específico da sua empresa. Alguns pneus são adequados para empresas que realizam constantemente cargas/descargas e viajam pela autoestrada, enquanto outros são ideais para as empresas que transportam bens de/para locais de construção. No nosso caso, utilizamos os MICHELIN X® Multi Energy™! Com estes pneus, além de obtermos os resultados pretendidos em termos de eficiência de combustível, também conseguimos percorrer cerca de 200 mil quilómetros antes de ser necessário procedermos à substituição dos pneus.
Alguma inovação recente nos pneus que possa melhorar a eficiência de combustível da frota?
Łukasz Elmanowski: Sim, na Alegre Transport implementámos, em colaboração com a Michelin, o sistema Tyrecheck, que monitoriza dados de pneus relevantes através de uma app, tais como a profundidade do piso e a pressão, e que nos ajuda, através das suas indicações, a minimizar o risco de danos nos pneus, a reduzir o consumo de combustível e, acima de tudo, a prolongar a vida dos nossos pneus!
Pode partilhar algumas práticas de manutenção dos pneus que maximizam a eficiência de combustível da frota?
Claro, as quatro principais práticas de manutenção que podem ter um impacto significativo na eficiência de combustível da frota são:
-
• Manter uma programação atempada da rotação dos pneus
-
• Rodar os pneus na jante
-
• Trocar os pneus de um lado para o outro no eixo de tração
Para terminar, algum conselho geral para os proprietários de frotas que pretendam reduzir o consumo de combustível?
Łukasz Elmanowski: Acredito que, para alcançar a eficiência de combustível da frota, é preciso ter vontade de querer obter sempre melhores resultados, tanto em termos individuais como dos gestores de frotas. Isto pode ser facilitado através de formação, dispositivos telemáticos ou sistemas de gestão de combustível da frota que disponibilizem relatórios de viagem e monitorizem parâmetros, mas tudo começa com essa vontade.

gettyimages 930571046
car going fast on a road by night