header buying a new truck
Truck, Freight transportation
Se tivéssemos de adivinhar, atualmente, colocaríamos a responsabilidade ambiental e a pressão económica como as duas principais preocupações dos proprietários de frotas. Por um lado, há um impulso significativo, que parte da sua empresa ou dos seus clientes, para descarbonizar a sua frota. Por outro lado, os custos potenciais e as preocupações com a infraestrutura dos camiões elétricos podem criar um obstáculo significativo. Quando chega a altura de substituir um camião, o que é que um proprietário de frota deve fazer?
Para manterem a competitividade, os proprietários de frotas terão de repensar a forma como especificam os veículos pesados ideais, explorando soluções alternativas e adotando potencialmente uma combinação de tecnologias tradicionais e mais limpas. Para o nosso guia de compra de camiões, falámos com Clément Chandon, Diretor de Propulsão Alternativa da IVECO1, para ficarmos a saber como as diferentes decisões podem ter impacto nos custos, na sustentabilidade e na eficiência operacional ao comprar um camião.
clément chandon alternative propulsion manager at iveco
Clément Chandon, Alternative Propulsion Manager at IVECO
Comprar um camião a diesel: o padrão atual para as frotas de longo curso
A maioria das frotas de pesados e de veículos comerciais depende de motores de combustão a diesel, em particular, os camiões de longa distância e os que transportam cargas pesadas. Para estas frotas, os custos de combustível continuam a ser uma das principais preocupações. Em resposta, quando compram um camião, os proprietários de frotas conscientes dos custos estão cada vez mais a recorrer à personalização para maximizar a eficiência. Ao adaptar os veículos às suas necessidades específicas, as empresas podem obter poupanças de combustível significativas. Por exemplo, os pneus de baixa resistência ao rolamento podem melhorar a economia de combustível até 4-5%2. Outras opções incluem caixas de velocidades inteligentes, que desligam automaticamente o motor quando está ao ralenti, e ajustes aerodinâmicos como a redução da altura do camião. Todos estes avanços contribuem para um futuro mais ecológico e mais sustentável para as frotas tradicionais.
Embora os motores de combustão interna continuem a ser a base de muitas frotas, o setor está a olhar para um futuro com menos emissões de carbono. As empresas com visão de futuro estão a explorar uma gama mais alargada de fontes de energia quando compram um camião. Entre elas podem incluir o biodiesel e o biometano, incluindo o gás natural comprimido renovável (também designado por bioCNG) ou o gás natural liquefeito renovável (também designado por bioLNG), juntamente com opções ainda mais avançadas, como as baterias elétricas e energia de hidrogénio.
Comprar um camião elétrico novo: otimize as suas frotas de distribuição urbana
buying a new electric truck for a greener future
Um guia de compra de camiões não estaria completo sem considerar um camião elétrico! Afinal, o setor dos transportes rodoviários está a mudar para um futuro mais limpo, com os camiões elétricos a ganharem força. As empresas de entrega do último quilómetro são pioneiras nesta mudança. Os seus veículos elétricos mais pequenos e mais leves são perfeitamente adequados para ambientes urbanos, e os clientes preocupados com o ambiente estão dispostos a pagar mais por estas entregas ecológicas.
Os camiões elétricos geram zero emissões de gases de escape e, por conseguinte, uma pegada de carbono significativamente menor. Mas as vantagens vão para além do ambiente. Melhora a imagem de uma frota, apresentando-se como ambientalmente consciente, com o potencial de atrair novos clientes e talentos. Então, os camiões elétricos são viáveis? Os camiões elétricos ligeiros podem realmente melhorar os seus resultados. A longo prazo, os custos de funcionamento são mais baixos devido à eletricidade mais barata do que o combustível e podem mesmo beneficiar de potenciais incentivos governamentais e reduções fiscais para a adoção de tecnologias ecológicas.
Quando comparado com um veículo ICE, o custo total de propriedade (TCO) é tipicamente mais baixo para os camiões elétricos urbanos e pesados de menores dimensões, mas geralmente mais elevado para os camiões elétricos pesados de maiores dimensões para longas distâncias. As variações no TCO devem-se ao custo local da energia, às portagens rodoviárias e aos incentivos públicos. À medida que a tecnologia se desenvolve e se torna progressivamente mais adotada, é provável que o TCO também melhore.3
Alguns condutores também preferem o motor silencioso de um camião elétrico, o que constitui um grande problema para a satisfação e retenção de funcionários. Os funcionários também se orgulham de fazer parte do compromisso da sua empresa para com um futuro mais verde e ficam surpreendidos com as performances dinâmicas do veículo, em aceleração ou travagem.
No entanto, esta mudança não está isenta de desafios. Por exemplo, a disponibilidade de infraestruturas de carregamento, o custo inicial dos veículos e a autonomia limitada em comparação com um motor diesel. À medida que a tecnologia prossegue no seu desenvolvimento e a infraestrutura se expande, é provável que os camiões elétricos se tornem uma opção mais atrativa para uma gama mais vasta de frotas e missões. Tudo pronto para um test-drive?
Guia de compra de camiões usados: deve optar por um camião em segunda mão?
Expandir a sua frota não significa ter de começar do zero! É por isso que o nosso guia de compra de camiões inclui camiões usados. Dependendo do seu caso de utilização, os gestores de frotas devem considerar as vantagens de adicionar camiões usados. É uma escolha particularmente inteligente para as empresas com uma quilometragem anual reduzida. Geralmente, como estas frotas sofrem menos desgaste, se estiver à procura de um camião usado para venda, pode poupar dinheiro em comparação com um veículo novo. Os camiões usados são uma excelente opção se pretender reduzir os custos ou se tiver uma necessidade urgente. Estão muitas vezes disponíveis para compra a preços reduzidos, permitindo aumentar rapidamente a sua frota e satisfazer necessidades prementes.
Locação de camiões: a opção flexível para as frotas
Se está a considerar fazer a locação de um camião, deve saber que existem várias modalidades disponíveis.
• Locação operacional: paga uma mensalidade e tem a opção de comprar o camião no final do prazo de locação.
• Locação financeira: semelhante à locação a crédito, sem a opção de compra.
• Aluguer com contrato de serviço completo: paga uma mensalidade que inclui todos os custos de manutenção e reparação.
• Aluguer de curta duração: é normalmente utilizado para ajudar as frotas a satisfazer a procura a curto prazo, incluindo picos sazonais e, sobretudo no setor da construção.
• Aluguer de longa duração: pode ser utilizado para diversas finalidades, como veículos de frota ou camiões de apoio.
O leasing tem algumas vantagens muito concretas. Permite que as frotas evitem o custo inicial incorrido quando compram um camião, simplifica o processo de adicionar ou remover rapidamente camiões de uma frota e elimina o custo da depreciação. À medida que o mercado evolui, as principais tendências também evoluem. Atualmente, vemos mais camiões elétricos disponíveis para locação, o que facilita o investimento inicial para as frotas em transição. Os gestores de frotas também podem optar por planos flexíveis com taxas que variam consoante a utilização do camião.
Prevê-se que o mercado de locação financeira de camiões cresça nos próximos anos. Isto deve-se a uma série de fatores, incluindo o aumento do custo dos camiões, a necessidade de soluções mais flexíveis e a crescente popularidade dos camiões elétricos. Num esforço para se adaptarem à evolução das necessidades dos seus clientes, as empresas de locação irão aumentar o investimento em novas tecnologias, como a telemática e a análise de dados, que permitem às empresas gerir melhor as suas frotas e fornecer mais serviços de valor acrescentado aos seus clientes.
Principais conclusões do nosso guia de compra de camiões
À medida que o setor continua a sua jornada de transformação energética, as frotas precisam de uma variedade de opções para serem bem sucedidas. Por exemplo, dado o alcance relativamente pequeno da rede de carregamento existente para camiões elétricos, muitas empresas optarão por uma frota de energia mista. Recomendamos que os gestores de frotas comuniquem claramente as suas necessidades, desafios e objetivos. O mais importante é que os gestores de frotas mantenham uma mente aberta, alinhem a escolha do veículo com as implicações a longo prazo e conheçam as estratégias dos construtores. As tecnologias e estratégias estão a evoluir rapidamente, por isso, esteja atento a opções ainda mais flexíveis no futuro, como a partilha de frotas e a adaptação.
02 truck buying guide asset pt
1. Entrevista realizada pela Michelin com Clément Chandon, Diretor de Propulsão Alternativa da IVECO - junho de 2024.
2. Redução de 5,6% no consumo de combustível: um estudo interno da Michelin realizado em Ladoux (França) em maio de 2021, sob a supervisão da DEKRA, comparando os novos pneus MICHELIN X® LINE ENERGY™ Z2 e D2 315/70 R 22,5 com os mesmos pneus reesculturados (R 5 mm). Os resultados podem variar em condições de utilização real e em função das condições meteorológicas, o tipo de estrada, a dimensão dos pneus e o estilo de condução. https://business.michelin.co.uk/blog/articles/telling-fact-from-fiction-the-truth-about-regrooving-truck-tyres
3. IVECO Group Marchés et Tendances. Évolution TCO. Página 18. Maio de 2024
gettyimages 930571046
car going fast on a road by night