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Reduza o seu consumo de combustível utilizando pneus economizadores de energia

Publicado a 4 de fevereiro de 2024 - 3 minuto(s) de leitura

Os desafios económicos e ambientais pressionam cada vez mais as frotas para que adotem uma estratégia de pneus adequada. Com uma inflação ainda elevada, a redução do consumo de energia torna-se uma prioridade. A Michelin criou duas gamas de pneus economizadores de energia para o longo curso e para a utilização regional, para ajudar as frotas a controlar os seus custos energéticos. François Le Hen, Diretor de Marketing de Produtos, fala-nos disso.

 

François Le Hen, Diretor de Marketing de Produtos

François Le Hen, Diretor de Marketing de Produtos

François Le Hen, Diretor de Marketing de Produtos

 

 

Poderia explicar como o contexto económico e ambiental afeta o consumo de energia das frotas?

Em primeiro lugar, a Covid-19 causou inflação e perturbou a economia global. Em segundo lugar, o contexto político de 2022-2023 agravou os desafios existentes, tornando os preços da energia (combustível, gás e eletricidade) imprevisíveis. Depois, há uma escassez de condutores devido à alteração das expetativas dos condutores de veículos pesados sobre as suas condições de trabalho e a outros fatores locais. Por último, o esforço para melhorar a sustentabilidade do setor dos transportes rodoviários significa que muitas empresas têm de adaptar as suas frotas de veículos para reduzir o impacto ambiental.

 

Como é que este contexto afeta exatamente as frotas de veículos pesados?

Num ambiente comercial tão volátil, as frotas enfrentam margens de lucro mais baixas e têm de estar atentas à gestão dos seus custos para manterem o controlo e tomarem decisões informadas. Ao atualizar as suas frotas de camiões, as empresas devem ter em conta as normas mais recentes, o que significa adquirir veículos mais eficientes em termos de combustível. Devem monitorizar de perto todos os dados de gestão da frota, como as informações de carga e telemática dos veículos, para determinar o consumo exato de combustível por condutor e veículo. Esta informação pode então ser utilizada para orientar a atribuição de potenciais bónus de consumo de combustível ou para dar formação ecológica aos seus condutores, conforme necessário.

Além disso, as frotas devem dar prioridade à manutenção preditiva para evitar avarias dispendiosas, otimizar as despesas com pneus e reesculturar e recauchutar pneus para manter os custos de funcionamento.

Como é que os pneus de baixa resistência ao rolamento ajudam as frotas a reduzir o seu consumo de energia?

É importante saber, desde já, que a Michelin propõe atualmente dois tipos diferentes de pneus de baixa resistência ao rolamento para camiões, o que torna o produto acessível a mais frotas, em mais aplicações, do que nunca:

 

Pneus Line Energy 2 - Multi Energy

pneus multi energy e line energy 2 - novo

Estas duas gamas de pneus de baixa resistência ao rolamento reduzem o consumo de energia dos camiões. O MICHELIN X® LINE™ ENERGY™ 2 e o MICHELIN X® MULTI™ ENERGY™ têm o mesmo potencial de aderência que as gamas standard em matéria de tração e de travagem. Na Michelin, não comprometemos a segurança e a qualidade.

 

“Escolhemos os pneus MICHELIN X® MULTI™ ENERGY™ pela sua eficácia em termos de consumo de combustível, durabilidade e aderência fiável. Reesculturamos, trocamos e recauchutamos regularmente os pneus com a tecnologia REMIX e controlamos regularmente a sua pressão. Obtemos um desempenho quilométrico de 450.000 km no eixo traseiro."

INTRA S.A. - Polónia


Bomba de Gasolina

icono borne essence - novo

Os pneus são responsáveis por cerca de 30% do consumo de combustível de um veículo a gasóleo ou a gás(1).

Pneus eficientes em termos de combustível em veículos com motor de combustão interna:
Com uma melhoria de uma classe de rotulagem na resistência ao rolamento, pode poupar 1L/100 km se mudar os pneus da unidade de tração e até 2L/100 km se mudar os pneus da unidade de tração e do reboque.(2)

Pneus economizadores de energia em veículos elétricos:
Estes pneus podem oferecer uma melhoria da autonomia entre 5 e 10%. Assim, se começar com um camião elétrico com uma autonomia de 500 km, poderá beneficiar de um aumento de até 35 km na autonomia, o que pode ser significativo quando regressar à base após um turno.(3)

Como é que os pneus economizadores de energia ajudam as frotas a reduzir a sua pegada ambiental?

Tanto a gama MICHELIN X® LINE™ ENERGY™ 2 como a gama MICHELIN X® MULTI™ ENERGY™ reduzem a resistência ao rolamento e o consumo de combustível, o que significa menos emissões de CO2 quando instaladas num veículo a gasóleo ou a gás.

 

Se utilizar um pneu com uma melhor 1 kg/t na resistência ao rolamento, tanto no trator como no reboque, pode reduzir as emissões de CO2 em 40 g/100 km.(4)

A Comissão Europeia estabeleceu objetivos ambiciosos para os fabricantes de equipamento original (OEM), que consistem em reduzir as suas emissões de CO2 em 45% em 2030, 65% em 2035 e 90% em 2040. Serão aplicadas sanções se não cumprirem estes objetivos ambientais.(5)

O CO2 não é a única emissão que queremos reduzir quando se utilizam pneus economizadores de energia. Com as gamas MICHELIN X® LINE™ ENERGY™ 2 e MICHELIN X® MULTI™ ENERGY™, tal como com os outros produtos da Michelin, a nossa ambição é reduzir as emissões de partículas de desgaste. Tal como os nossos pneus para automóveis de passageiros, estes reduzem estas emissões até 20% por quilómetro(6) em relação aos seus concorrentes. As partículas de desgaste são uma preocupação ambiental crescente e esperam-se regulamentações da Comissão Europeia.

A gama de pneus economizadores de combustível MICHELIN X® LINE™ ENERGY™ 2 foi concebida para uma baixa resistência ao rolamento, para ajudar a poupar dinheiro no consumo de combustível. Estes pneus têm também um padrão de desgaste regular, permitindo-lhes ser utilizados até ao último milímetro.

Mar-Pol, Polónia -

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Podemos reesculturar e recauchutar pneus economizadores de energia para reduzir os custos energéticos e as emissões?

Não só pode como deve! Recomendamos o reesculturado e a recauchutagem dos seus pneus economizadores de energia para obter o melhor Custo Total de Propriedade.

schema energy consumption pt 1

Isto significa que, ao comprar pneus de baixa resistência ao rolamento, está a investir numa política de instalação mais sustentável, com um padrão de piso que pode ser reesculturado e uma carcaça que pode ser recauchutada. O seu investimento pode também conduzir a uma maior economia de combustível, a uma maior autonomia dos veículos elétricos e a menores custos de manutenção. Meça o impacto do reesculturado na eficiência da sua frota utilizando a nossa calculadora.


Se substituir uma vez os seus pneus economizadores de energia, pode prolongar a sua vida útil em 25%, no seu estado mais eficiente em termos de combustível.(7)

 


Fontes:

(1) Relatório mundial Ducker_ VEHICLE MAINTENANCE COSTS & PAINS_ Michelin Community - dezembro de 2017
(2) Cálculo interno da Michelin, baseado no método VECTO, comparando duas composições de veículos (trator 4x2 e semirreboque de 3 eixos, 40 toneladas, 50% utilização regional e 50% utilização de longo curso) com uma diferença de classe de rotulagem de resistência ao rolamento (diferença de 1 kg/t)
(3) Cálculo interno da Michelin, baseado na estimativa atual do desempenho dos camiões elétricos a bateria.
(4) Cálculo interno da Michelin de 2016: economia de combustível até 2,5 litros/100 km para pneus novos e 1,25 litros/100 km em média para a 1.ª vida dos pneus com um conjunto trator/trator-reboque com uma carga de 40 toneladas equipado com MICHELIN X® LINE™ ENERGY™ Z 295 / 60 R22.5
(5) Pacto Ecológico Europeu: a Comissão propõe um objetivo de emissões zero para 2030 para os novos autocarros urbanos e uma redução de 90 % das emissões para os novos camiões até 2040 - https://ec.europa.eu/commission/presscorner/detail/en/ip_23_762 - 14/02/2023
(6) Partículas de desgaste dos pneus no ambiente, ADAC, dezembro de 2021 - 100 tamanhos testados
(7) Brochura Técnica de 2023 - França"

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