
00 novos regulamentos tpms à vista
Os sistemas de controlo da pressão de pneus (TPMS) foram desenvolvidos para responder às preocupações crescentes com os problemas de segurança rodoviária associados à pressão baixa dos pneus. Desde o dia 7 de julho de 2024, os novos regulamentos TPMS vão obrigar todos os camiões e reboques a equipar sistemas de monitorização da pressão e temperatura dos pneus. Os especialistas da Michelin, Karim Essaadi e Claire Fioretti explicam tudo que os proprietários de frotas precisam de saber.

01 novos regulamentos tpms com claire fioretti e karim essaadi
Claire Fioretti - Diretora de Normas e Regulamentações para Mobilidade Conectada na Michelin, Clermont-Ferrand, Puy-de-Dôme, França
Karim Essaadi - Designer de Serviço na Michelin, Francfort-sur-le-Main, Hesse, Alemanha
Resumo
- . Para começar, o que é um TPMS e o que preciso de saber sobre os futuros regulamentos TPMS?
- . Como é que o TPMS funciona?
- . Por que motivo é que os regulamentos TPMS são alargados para os camiões e reboques?
- . Existem outras vantagens que um sistema TPMS possa aportar para a minha frota?
- . O que acontece se um camião novo não estiver em conformidade com os regulamentos TPMS?
- . Os camiões e reboques existentes precisam de estar em conformidade com os regulamentos TPMS?
Para começar, o que é um TPMS e o que preciso de saber sobre os futuros regulamentos TPMS?
Claire Fioretti: Os sistemas de controlo da pressão de pneus monitorizam a pressão e a temperatura dos pneus, e alertam os condutores quando os pneus apresentam uma pressão insuficiente. A legislação TPMS original, redigida em 2014, aplicava-se apenas aos veículos de passageiros. Em 2020, estes requisitos foram alargados aos novos modelos de camiões e reboques que entrassem no mercado em 2022. Esta mais recente ronda de regulamentos exige que cada camião e reboque novos vendidos no mercado europeu a partir do dia 7 de julho de 2024, estejam equipados com um sistema de controlo da pressão de pneus.
Como é que o TPMS funciona?
Claire Fioretti: Os sistemas de controlo da pressão de pneus são compostos por três elementos essenciais.
• Primeiro, os sensores monitorizam a temperatura e a pressão da camada interna do pneu.
• Em seguida, estes sensores enviam dados para uma unidade central para serem analisados.
• Se os níveis verificados não estiverem na zona de segurança, será apresentado um alerta luminoso no painel de instrumentos da cabina, indicando ao condutor que deve parar, assim que possível, para verificar a pressão e resolver o problema.
Karim Essaadi: Ao mínimo Código de Problema Predefinido (DTC), exigido pela legislação TPMS, envia um sinal para o condutor, sempre que um pneu específico tem um problema relacionado com a pressão. Isto é especialmente importante no caso de rodados duplos, em que o problema de pressão pode afetar o pneu interior ou exterior. Os sistemas mais sofisticados podem até apresentar a pressão exata de cada pneu em tempo real.

02 Como é que funciona o sistema tpms
Por que motivo é que os regulamentos TPMS são alargados para os camiões e reboques?
Claire Fioretti: Primeiro e acima de tudo por motivos de segurança. Ou seja, pneus com pressão insuficiente ou excessiva podem provocar acidentes. Na realidade, a Michelin realizou um estudo com 7000 camiões na Europa e verificou que os pneus são a principal causa de avarias na estrada dos camiões, com 30% das avarias associadas diretamente aos pneus. Destas avarias, 90% dos problemas relacionados com os pneus foram provocados por fugas de pressão. É importante salientar que cerca de 80% dos riscos de pneu furado podem ser evitados com uma verificação diária da pressão dos pneus.1
Karim Essaadi: É verdade, mas as vantagens vão para além da segurança! Sabemos que uma simples avaria pode ter custos elevados para o proprietário da frota! Estes custos incluem apenas a substituição do pneu, sem contabilizar os custos relacionados com o tempo de paragem, atrasos na entrega que podem implicar penalizações ou até mesmo mercadoria danificada. Por isso, se analisarmos bem, o TPMS pode aumentar a rentabilidade de uma frota ao reduzir os custos e tempos de paragem.
Existem outras vantagens que um sistema TPMS possa aportar para a minha frota?
Karim Essaadi: Para além da segurança rodoviária e eficiência da frota, um TPMS pode apresentar vantagens significativas em termos dos objetivos de sustentabilidade de uma frota. Por exemplo, os pneus com pressão insuficiente podem aumentar consideravelmente a resistência ao rolamento, o que se reflete num aumento do consumo de combustível, enquanto a monitorização e manutenção da pressão correta dos pneus tem o efeito oposto, reduzindo o consumo de combustível. O TPMS também é uma vantagem para o desenvolvimento sustentável, porque cada litro de combustível poupado evita a emissão de 2,66 kg de CO2 para a atmosfera2. Não é um fator a menosprezar.
Valores-chave: segurança dos pneus
- Baseado num estudo com 7000 camiões na Europa:
- • 30% das avarias dos camiões estão relacionadas com os pneus, o que faz dos pneus a principal causa de avarias na estrada.
- • 90% dos problemas relacionados com os pneus são provocados por fugas de pressão.
- • 80% dos riscos de pneu furado podem ser evitados com verificações diárias da pressão dos pneus.
O que acontece se um camião novo não estiver em conformidade com os regulamentos TPMS?
Claire Fioretti: Sejamos claros, estes regulamentos são aplicados diretamente aos fabricantes de veículos e não aos proprietários das frotas. Em termos concretos, quando um fabricante se prepara para colocar um novo veículo no mercado, este veículo tem de estar equipado com um sistema TPMS para ser aprovado. Mas a manutenção e o bom funcionamento do TPMS serão da responsabilidade das frotas, porque será verificado durante as inspeções técnicas periódicas do veículo
Os camiões e reboques existentes precisam de estar em conformidade com os regulamentos TPMS?
Claire Fioretti: Não, o regulamento não exige que os veículos existentes venham a ser equipados com sistemas de monitorização da pressão. Assim, se as frotas quiserem garantir que os seus veículos existentes apresentam o mesmo nível de segurança, eficiência e sustentabilidade dos veículos novos, a Michelin oferece soluções TPMS para melhorar os veículos mais antigos.
Karim Essaadi: As nossas soluções MICHELIN Connected Fleet oferecem aos proprietários de frota uma aliança única de pneus e serviços. Isto inclui pneus de alta tecnologia, soluções para gerir e otimizar a performance dos pneus, acesso a soluções de gestão de frota através da MICHELIN Connected Fleet, que combina dados do veículo com o comportamento do condutor e, por fim, uma nova solução de inspeção automática e manutenção preditiva: a MICHELIN Smart Predictive Tyre.
(1) Redução máxima estimada no número de avarias devido a pressão insuficiente dos pneus em comparação com a sua pressão nominal recomendada, graças à monitorização diária das medições de pressão associadas a operações de manutenção adequadas. Um estudo interno da Michelin, realizado em 7000 veículos na Europa, equipados com a solução Michelin Effitrailer, com base na análise de um conjunto de 340 000 medições de pressão.
(2) Que combustível emite mais CO2, a gasolina ou o gasóleo?, Futura

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