
can the right tyres optimise your truck s payload capacity
Conversámos com Ana Gonzalez, a Diretora de Marketing de Produtos Rodoviários da Michelin na Europa, para compreender melhor a capacidade de carga útil dos camiões, a sua importância e como as soluções da MICHELIN podem ajudar os gestores de frota a otimizar a carga útil dos camiões.

Ana Gonzalez, Diretora de Marketing de Produtos Rodoviários na Europa.
Ana Gonzalez, Diretora de Marketing de Produtos Rodoviários na Europa.
O que é a capacidade de carga útil de um camião?
Ana Gonzalez: a capacidade de carga útil de um camião é a quantidade total de peso que um camião pode transportar. Isto inclui tudo, desde os bens que transporta na área de carga, ao combustível no depósito e até à camisa que tem vestida!
O cálculo da capacidade máxima de carga útil de um camião é realmente muito simples. Começamos pelo Peso Bruto do Veículo (PBV)1, que é o peso máximo autorizado para um veículo totalmente carregado (incluindo o peso do veículo, dos passageiros, da carga e do combustível), e subtraímos-lhe o Peso em Vazio do veículo. O Peso em Vazio refere-se ao peso do veículo vazio, ou seja, inclui os seus componentes essenciais e todos os fluidos (óleo, líquido dos travões, etc.) necessários para o funcionamento do veículo, mas não inclui passageiros nem carga. O resultado é a carga útil do camião!
A capacidade de carga pode ser definida em peso (carga útil), mas também em volume (espaço útil) que um veículo pode transportar em segurança, de acordo com a configuração dos eixos, a potência do motor e as especificações gerais.
O que está em causa quando se fala de carga útil de um camião?
Ana Gonzalez: quando se trata de otimizar a carga útil de um camião, uma das primeiras coisas a ter em conta é o tipo de mercadorias que pretende transportar. Se estiver a transportar mercadorias pesadas, como metais, é provável que atinja o limite de peso da carga útil antes de todo o espaço de carga estar preenchido. Por outro lado, se transportar bens mais volumosos, como mobiliário, ou bens mais leves, terá de otimizar cada metro cúbico disponível.
Porquê? Porque um dos regulamentos mais básicos para camiões, e talvez o mais visível, limita a altura do seu camião. Independentemente do tipo de mercadorias transportadas, e em muitos países da Europa, a altura máxima é geralmente limitada a quatro metros. É aqui que os pneus MICHELIN entram na equação!
Como é que os pneus MICHELIN influenciam a carga útil do camião?
Ana Gonzalez: os pneus MICHELIN podem aumentar com segurança a carga útil do seu camião. Para começar, os nossos pneus Heavy Load (HL) para reboques e semirreboques (385/65R22,5 MICHELIN X® Multi HL T, também disponível na dimensão 445/45R19,5) podem ajudar as frotas a aumentar a carga útil. Como estes pneus têm um índice de carga mais elevado, permitem que os eixos suportem mais peso (dentro dos limites da regulamentação). Especificamente, os nossos pneus HL têm um índice de carga de 164, o que se traduz em 10 toneladas por eixo de reboque!
A Michelin também disponibiliza pneus que ajudam as frotas a otimizar a capacidade de carga por volume, com dimensões que têm um diâmetro ligeiramente mais pequeno do que os pneus convencionais para veículos pesados. Isto significa que o chão do seu espaço de carga está mais baixo em relação ao solo. Ao baixar o piso pode elevar o teto do seu espaço de carga sem exceder o limite de quatro metros imposto em certos países europeus (um limite de altura que não é aplicável no Reino Unido), ganhando preciosos centímetros de espaço utilizável!
Além disso, a combinação de pneus 315/45R22,5 MICHELIN X® Multi D no eixo de transmissão e 445/45R19,5 MICHELIN X® Multi HL T nos eixos do reboque maximiza a altura de carga e o espaço útil, respeitando a regulamentação de 4 metros de altura. Esta combinação permite que as frotas atinjam uma capacidade de 100 metros cúbicos num semirreboque!
Estes pneus mais pequenos continuam a ser robustos?
Ana Gonzalez: sim! Alguns proprietários de frotas têm a ideia errada de que um pneu mais pequeno é menos robusto do que os pneus de dimensões convencionais, o que não é verdade! Na Michelin, integramos uma tecnologia proprietária no próprio pneu para aumentar a sua robustez.
Tecnologia INFINICOIL: trata-se de um fio de aço contínuo que envolve o pneu para lhe conferir maior estabilidade e, sobretudo, maior resistência, o que aumenta o índice de carga.
Tecnologia POWERCOIL: uma nova geração de robustos cabos de aço na carcaça, que ajudam a tornar cada pneu mais leve, resultando numa maior longevidade e menor resistência ao rolamento.
Tecnologia DURACOIL: para melhorar a robustez, a Michelin integra um novo tipo de nylon de alta qualidade que protege os talões e cria uma zona reforçada entre o pneu e a roda.
A Michelin propõe igualmente pneus cada vez mais leves, sem comprometer a performance. A nossa tecnologia Opticoil permite uma redução significativa do peso sem comprometer a robustez ou outros fatores de performance.
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Aceitar cookies do YouTubeExistem outras formas de aumentar a capacidade de carga útil de um camião?
Ana Gonzalez: a regulamentação relativa à massa dos camiões limita o peso por eixo que pode transportar no seu camião. Este número corresponde ao peso máximo que um pneu pode suportar quando corretamente insuflado; quanto mais elevado for o número de índice, maior será a capacidade de carga útil do camião.
Ao transportar cargas pesadas, se os regulamentos permitirem 10 toneladas por eixo, pode utilizar pneus com índices de carga elevados (LI 164), bem como pneus mais leves, mas igualmente robustos, para aumentar a carga útil. Para aumentar o volume de mercadorias transportadas por veículo no transporte de grandes volumes, como peças de automóveis, eletrodomésticos, mobiliário, brinquedos, garrafas vazias, opte por pneus robustos com um diâmetro mais pequeno (ou seja, séries 60, 50, 45).
Para além de selecionar o melhor pneu para o seu caso de utilização específico, existem muitos outros fatores podem aumentar a sua carga útil. Mas tenha sempre em mente que é crucial cumprir os regulamentos mais recentes e evitar sobrecarregar o seu veículo. Eis algumas boas práticas:
Utilize componentes de suspensão para trabalhos pesados ou componentes de suspensão de pós-venda, incluindo amortecedores, molas e barras estabilizadoras
Recorra a uma suspensão pneumática regulável, que aumenta a rigidez das molas
Utilize componentes mais leves, incluindo para-choques e acessórios
Melhore os eixos para outros com maior capacidade de peso
Porque é que a capacidade de carga útil de um camião é tão importante?
Ana Gonzalez: simplificando, exceder os limites de carga útil pode representar um risco para a segurança e colocar um operador em apuros junto das agências de fiscalização locais. Os regulamentos de carga útil estão em vigor para garantir que os veículos se mantêm estáveis e que todas as funções críticas funcionam corretamente. É mais provável que um camião sobrecarregado se envolva num acidente devido à redução da capacidade de resposta, o que representa uma menor manobrabilidade e distâncias de travagem mais longas. Além disso, a sobrecarga acelera o desgaste do veículo e dos pneus e aumenta o risco de rebentamentos. É por isso que é essencial calcular a sua capacidade de carga útil!
Qual é a relação entre a capacidade de carga útil de um camião e a eficiência energética?
Ana Gonzalez: voltemos a pensar nos centímetros adicionais que pode conseguir com a utilização de pneus de dimensões mais reduzidas. Esses centímetros extra traduzem-se em mais espaço de carga, o que tem duas grandes vantagens para as frotas. Em primeiro lugar, aumentar a capacidade de carga útil de um camião significa utilizar menos camiões para transportar a mesma quantidade de carga. Isso representa um aumento de produtividade que é ótimo para o seu resultado final! Ao mesmo tempo, menos camiões na estrada também reduzem a pegada ambiental da sua frota, o que representa uma vitória para o planeta e para os seus objetivos de sustentabilidade.
Qual é a diferença entre a carga útil e a capacidade de reboque de um camião?
Ana Gonzalez: a capacidade de carga útil do camião centra-se no peso que um veículo pode transportar internamente, enquanto a capacidade de reboque está relacionada com o peso que pode rebocar externamente. Para compreender por que razão a capacidade de reboque é superior à capacidade de carga útil, compare o que pode transportar nas suas mãos com o que pode puxar atrás de si. Pode puxar mais do que pode carregar, com o seu veículo é igual!
Perguntas frequentes - Capacidade de carga útil dos camiões
O peso bruto do veículo (PBV), determinado pelos fabricantes de veículos, encontra-se normalmente no interior da porta do lado do condutor. Se pretender saber o peso em vazio do seu veículo, deve consultar o manual do proprietário ou o website do fabricante do veículo.
Os pesos brutos dos veículos variam de país para país na Europa e, em alguns mercados, os pesos brutos dos veículos podem ser mais elevados para os veículos elétricos, dependendo da configuração dos eixos. Muitos países europeus permitem a operação de 44 toneladas em 5 eixos, enquanto no Reino Unido são permitidas 40 toneladas em cinco eixos e 44 toneladas em 6 eixos. É fundamental ter em conta tanto a regulamentação europeia como a nacional, consoante o local onde vai conduzir.
A quantidade de peso que um camião pode transportar varia muito, consoante o modelo do camião e o PBV, os pneus e o seu índice de carga, bem como dos regulamentos de peso da carga do camião e da carga por eixo. É importante ter em conta todos os fatores mencionados neste artigo para fazer a escolha adequada de acordo com o seu caso de utilização.
1 https://www.autotrader.com/car-shopping/payload-vs-towing-capacity#:~:text=Towing%20capacity%20refers%20to%20the%20amount%20of%20weight%20your%20vehicle,So%20can%20your
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