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o nosso guia especializado para compreender o transporte de carga anormal
Impressionantes porque servem essencialmente para transportar cargas sobredimensionadas, o transporte de carga anormal e o transporte pesado exigem, com frequência, logística e equipamento altamente especializado. Desde especificações técnicas e regulamentos de carga larga que podem variar de país para país, conduzir com carga anormal não é algo para ser encarado de ânimo leve. Exigem flexibilidade, inovação e conhecimento, apenas alguns dos pontos fortes da Michelin.
Os caminhos emocionantes para cargas anormais
Essencial para o transporte de equipamentos pesados, as cargas largas desempenham um papel vital no desenvolvimento económico. A Airbus, por exemplo, optou recentemente por um transporte rodoviário mais eficiente do ponto de vista económico e ambiental, em detrimento das soluções marítimas. Por outro lado, a UE, anunciou um aumento massivo na capacidade das turbinas eólicas instaladas, sendo esperado um aumento de 204 GW em 2022 para mais de 500 GW em 20301. O que poderia transportar tal carga? Impulsionada pelo crescimento industrial, projetos de infraestruturas cada vez maiores, e as atuais considerações ambientais e económicas, o transporte de carga anormal desempenha um papel crucial. Perante estas oportunidades, a empresa neerlandesa Van Wieren escolheu a gama MICHELIN X® MULTI para a sua frota de transporte pesado, reconhecendo o papel essencial que estes pneus representam no transporte eficiente de cargas anormais.
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Aceitar cookies do YouTubeRelatório da empresa neerlandesa Van Wieren
O que faz com que uma carga seja considerada anormal?
Secções de uma turbina eólica, peças de um avião, veículos de dimensões invulgares, estruturas de casas pré-fabricadas, a lista é interminável! Embora não seja muito frequente vermos na estrada o transporte de uma carga anormal, tais movimentações são meticulosamente reguladas consoante cada território, começando pela Europa.
Em França, por exemplo, o Ministério do Interior define um transporte de carga anormal como “um veículo pesado de mercadorias com uma carga de mercadorias, maquinaria (agrícola, florestal, obras públicas, etc.) ou veículos que excedam as dimensões e peso autorizado pelo código da autoestrada”. Isto significa um camião com uma largura superior a 2,55 m, um comprimento superior a 16,5 m, e um peso superior a 44 toneladas métricas. Sem esquecer uma classificação em três categorias, sendo que a última engloba veículos com um peso máximo de 72 toneladas e um comprimento superior a 25 metros2.
No Reino Unido, o peso base também se cifra nas 44 toneladas, mas os regulamentos de carga anormal incluem especificidades adicionais: uma carga superior a 10 toneladas métricas por eixo não motor e 11,5 toneladas por eixo motor. As dimensões também são diferentes das aplicadas em França, com uma largura superior a 2,9 metros e um comprimento de 18,65 metros3. Estes números deixam a cabeça à roda, pelo que tanto os condutores como as frotas precisam de se preparar com bastante antecedência para traçar a rota quando transportam cargas de grande dimensão.
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factos essenciais sobre as dimensões do veículo na europa
Regulamento excecional para conjuntos excecionais
Tratar destas missões de transporte rodoviário exige uma notificação meticulosa às autoridades, sendo frequente a necessidade de escolta policial ao longo do trajeto para garantir um transporte seguro. Torna-se imperativo fornecer notificações detalhadas e respeitar de forma rigorosa os regulamentos de carga larga para percorrer estas rotas em segurança.
Harm Van Wieren, Diretor de Operações da empresa com o seu nome, e especializado no transporte de cargas anormais, tem plena consciência dos requisitos de autorização que regem a sua atividade: “Na Alemanha, por exemplo, só podemos usar uma ponte a determinadas horas, é preciso escolta policial, ou fechar estradas”. A velocidade também é regulada de acordo com o tipo de via (autoestrada, estrada urbana, etc.).
Pneus MICHELIN para cargas anormais
É aqui que entra a Michelin e os seus conhecimentos. Fiável em diversas condições meteorológicas, os pneus MICHELIN X® MULTI são adequados a quase todos os tipos de camião e são muito utilizados para o transporte de mercadorias pesadas. A única diferença reside no número de eixos necessários para suportar a carga, consoante a sua dimensão e peso.
Graças às tecnologias POWERCOIL, INFINICOIL e DURACOIL, a estrutura ultra robusta do MICHELIN X® MULTI maximiza a capacidade de carga, melhora a recauchutagem e otimiza a eficiência de quilometragem (um aumento de, pelo menos, 15% na quilometragem, dependendo dos produtos)4; enquanto a tecnologia REGENION oferece uma utilização versátil e aderência excecional.
As equipas da Van Wieren Special também consideraram os MICHELIN Remix (recauchutados). Com performance de quilometragem melhorada, estes pneus podem ser uma vantagem económica e ecológica para uma empresa com 40 unidades de tração e 60 semirreboques na sua frota. “Estamos a falar de menos cinco tonelada métricas em matérias-primas e menos seis toneladas em C02 produzido anualmente apenas para esta empresa, que tem 1100 pneus”, de acordo com Steven Knol, Administrador da Michelin.
“Os pneus MICHELIN Remix poupam anualmente à Van Wieren até 5 toneladas de matérias-primas e quase 6 toneladas de C02.”
Steven Knol, Administrador da Michelin5
O desafio da carga anormal nos locais de construção
Resistentes a tudo, os pneus dos reboques rebaixados também são colocados à prova. Os veículos de carga larga que se deslocam para os locais de construção, por exemplo, enfrentam com frequência várias lombas e arranhões. Para estes elementos da frota, a Van Wieren Special volta a depositar a sua confiança na Michelin, desta vez, optando pelo MICHELIN X® MULTI T2. Capaz de suportar mega cargas (até 100 toneladas), esta nova gama beneficia de um piso repleto de novas tecnologias. O resultado: dimensões tais como a 205/65 R 17.5 e 245/70 R 17.5 conseguem suportar mais de 8,2 e 12 toneladas por eixo respetivamente.
Transportar as cargas mais pesadas é um desafio que exige precisão e segurança, equipamento especializado e atenção meticulosa aos regulamentos de carga larga. As tecnologias de pneus inovadoras da MICHELIN oferecem uma solução fiável, garantindo o transporte seguro de cargas anormais em diversos tipos de pisos.
1 Comissão define ações imediatas para apoiar a indústria da energia eólica europeia, comunicado de imprensa da Comissão Europeia, 24 de outubro de 2023
2 Website de informação administrativa oficial para empresas, entreprendre.service-public.fr
3 Website oficial do governo britânico
4 Testes de comparação internos com outros pneus realizados entre 2015 e 2019. Para consultar todas as informações, clique aqui https://pro.michelin.pt/pneus/michelin-x-multi-f-d-t-z-22-5
5 Citação do vídeo do artigo. Dados baseados no consumo anual dos pneus Michelin Remix pela transportadora.
![car going fast on a road by night](https://aecbmesvcm.cloudimg.io/v7/https://cxf-prod.azureedge.net/b2b-experience-production/attachments/ck41gxb8400310upfixi5mqo7-gettyimages-930571046.full.jpg)
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car going fast on a road by night