
Como escolher pneus de autocarro para um transporte seguro e confortável
Yellow bus and cars on the main street of the city against the backdrop of modern houses in Riga in summer. Blurry
Como escolher pneus de autocarro para um transporte seguro e confortável
Escolher os pneus de autocarro adequados é um aspeto crucial para garantir a segurança dos passageiros, o conforto e a eficiência operacional. Os pneus desempenham um papel fundamental na performance dos autocarros em várias condições, com impacto na segurança, nos níveis de ruído e nos custos a longo prazo. Descubra os critérios essenciais para a escolha dos pneus de autocarro e as gamas Michelin que os satisfazem em todos os aspetos.
3 critérios essenciais para escolher pneus de autocarro
1 - Flancos reforçados
Um dos aspetos mais críticos da seleção dos pneus de autocarro é garantir que os pneus têm flancos reforçados. Esta caraterística é essencial devido ao desgaste único que os pneus de autocarro sofrem. Tendem a sofrer danos laterais, nomeadamente por contacto com os lancis nas paragens de autocarro.
O desgaste dos flancos, mais do que o desgaste do piso, é frequentemente a principal causa de substituição dos pneus de autocarros. Por isso, escolher pneus com flancos reforçados ajuda a reduzir os custos de manutenção e garante um funcionamento contínuo e seguro. Os pneus de autocarro com flancos reforçados são concebidos com uma camada extra de borracha que proporciona uma proteção adicional, prolongando assim a vida útil do pneu e aumentando a segurança.
2 - Aderência em piso molhado e performance da travagem
Uma boa aderência em piso molhado é essencial para os pneus de autocarro para garantir a segurança dos passageiros, nomeadamente nas cidades onde as travagens de emergência são frequentes. Os pneus com melhor aderência em piso molhado podem reduzir significativamente as distâncias de travagem em piso molhado, o que é essencial para operações seguras em condições meteorológicas variáveis.
Ao escolher pneus que oferecem uma excelente aderência em piso molhado, pode não só evitar potenciais acidentes, mas também contribuir para a confiança dos passageiros no serviço de transporte.

Bus and other vehicles - rainy day
London rain view to red bus through rain-specked window
3 - Redução do ruído
Com o acréscimo de autocarros elétricos a circular, a redução do ruído tornou-se um aspeto cada vez mais importante. Os autocarros elétricos produzem menos ruído do motor, tornando o ruído dos pneus mais percetível. Assim, optar por pneus com uma menor emissão de ruído é crucial para manter o conforto dos passageiros e reduzir a poluição sonora nas zonas urbanas
Rotulagem europeia
O rótulo europeu de pneus fornece informações importantes sobre três aspetos fundamentais das performances:
- eficiência de combustível
- aderência em piso molhado
- níveis de ruído.
Os pneus são classificados de A a E em termos de eficiência de combustível e aderência em piso molhado, sendo A a melhor classificação. Os níveis de ruído são classificados numa escala ABC, com indicação de valores de decibéis adicionais.
Embora a eficiência do combustível tenha menos impacto nos autocarros do que noutros veículos, devido às curtas distâncias percorridas nas cidades, a aderência em piso molhado, como já referimos, é crucial para a segurança. Os pneus com maior aderência em piso molhado proporcionam uma melhor performance na travagem, reduzindo o risco de acidentes durante paragens bruscas nas zonas urbanas.
Como dissemos anteriormente, os níveis de ruído são importantes para manter o conforto dos passageiros e reduzir a poluição sonora urbana. Os pneus com menor índice de ruído contribuem para uma viagem mais silenciosa, melhorando a experiência geral dos passageiros e ajudando os serviços de transporte a cumprir os regulamentos locais em matéria de ruído.

European labelling
Além disso, é importante compreender o significado do logótipo 3PMSF (Three-Peak Mountain Snowflake).
Este logótipo indica que o pneu foi testado e certificado por um laboratório independente e certificado para uma performance superior em condições de neve severas, garantindo que é capaz de enfrentar as condições de inverno em segurança.
Isto é particularmente benéfico para as operações de autocarros em regiões com climas de inverno rigorosos.

The 3PMSF logo
Otimização e manutenção
Escolher os pneus adequados para os seus autocarros é essencial, tal como a sua manutenção. Neste contexto, as práticas são benéficas para prolongar a vida útil dos pneus e manter a sua performance. Por exemplo, uma boa prática é rodar os pneus, movendo o flanco gasto do exterior para o interior. Isto otimiza a utilização dos pneus e reduz a frequência de substituição.
Além disso, os pneus reforçados são muitas vezes fornecidos com indicadores de desgaste dos flancos (pequenos marcadores que mostram quando o pneu precisa de ser substituído ou rodado). O facto de estar atento a estes indicadores ajuda a evitar falhas inesperadas nos pneus e a manter elevados padrões de segurança.
Outra medida de manutenção eficaz é a recauchutagem, que consiste em substituir o piso gasto de um pneu por um novo. Se o pneu for recauchutável, trata-se de uma mais-valia para as suas frotas de autocarros, uma vez que pode reduzir não só os seus custos operacionais, mas também a sua pegada ambiental, fazendo com que o pneu dure mais tempo.
Pneus de autocarro recomendados
O pneu MICHELIN X Incity EVZ para autocarros elétricos
O pneu MICHELIN X® Incity XZU é a nossa solução recomendada para as operações convencionais de autocarros. Estes pneus estão equipados com flancos reforçados que proporcionam uma maior durabilidade contra os danos causados pelos lancis dos passeios e o desgaste geral.
O pneu também possui indicadores de desgaste dos flancos, permitindo monitorizar eficazmente o estado do pneu e planear a manutenção de forma proativa.
O pneu MICHELIN X® Incity XZU é recauchutável.
Este pneu é ideal para frotas de autocarros urbanos devido ao seu excelente equilíbrio entre segurança e rentabilidade. Os seus flancos reforçados e a sua capacidade de recauchutagem reduzem a frequência de substituição dos pneus, contribuindo para uma melhor gestão do orçamento dos operadores de frotas.

MICHELIN X INCITY XZU
vue 275 70 225 x incity xzu Pneu Michelin
O pneu MICHELIN X Incity EVZ para autocarros elétricos
Para os autocarros elétricos, o pneu MICHELIN X® Incity EVZ destaca-se como uma escolha de excelência. Este pneu foi especificamente concebido para satisfazer os requisitos dos veículos elétricos, incluindo índices de carga mais elevados para suportar o peso da bateria e emissões de ruído reduzidas para uma condução mais silenciosa.
O pneu MICHELIN X® Incity EVZ não só suporta as cargas mais pesadas, típicas dos autocarros elétricos, mas também inclui a mesma tecnologia de flanco reforçado aplicada no pneu MICHELIN X Incity XZU.
O pneu MICHELIN X® Incity EVZ também é recauchutável.
No seu conjunto, estas características específicas garantem que os operadores de frotas de autocarros elétricos e híbridos podem garantir o mesmo nível de segurança e durabilidade, enquanto beneficiam de uma maior redução do ruído e do consumo de combustível.

MICHELIN X INCITY EV Z
Conclusão
Escolher os pneus de autocarro adequados é mais do que uma decisão técnica. É um passo crucial para garantir a segurança, conforto e eficácia do seu serviço de transporte. Flancos reforçados, excelente aderência em piso molhado, redução do ruído e cumprimento das normas europeias são fatores-chave a considerar.
A gama MICHELIN X® Incity oferece soluções personalizadas que respondem a estes critérios, ajudando os operadores a manter elevadas performances e padrões de segurança, enquanto otimizam os custos operacionais.