How to determine the tyre load rating on your tractor?

How to determine the tyre load rating on your tractor

Como determinar o índice de carga do pneu no seu trator


Os pneus do seu trator conseguem transportar cargas pesadas, mas qual é o limite? O índice de carga do pneu é a referência nos seus pneus que estabelece o limite que não pode ser excedido. Mas como pode compreender este índice e determinar a carga máxima que o seu trator pode transportar? A velocidade também está relacionada com a carga máxima? Que pressão deve ser utilizada consoante a carga? Os nossos especialistas ajudam a explicar tudo isto.

RESUMO:

O que é o índice de carga do pneu?

O índice de carga do pneu corresponde à carga máxima que um pneu pode suportar a uma velocidade máxima. O índice de carga do pneu é representado por um número com 3 dígitos. Está diretamente relacionado com o índice de velocidade, que é representado por uma letra. Exemplo: 155 D.

Onde está indicado o índice de carga do pneu?

O índice de carga do pneu, tal como o índice de velocidade, está marcado no pneu.

Na imagem de exemplo, que mostra o flanco do pneu, é possível ver o índice de carga do pneu, logo abaixo da dimensão do pneu.

Para saber mais sobre as marcações do pneu, clique aqui.

Nesta imagem, o índice de carga do pneu é 155. A letra D corresponde ao índice de velocidade. Para saber qual é a carga máxima, consulte a tabela de índice de carga do pneu.

The tyre load rating is indicated on the tyre next to the speed rating

Tyre load rating marking

Tabela de índice de carga do pneu

A tabela de índice de carga do pneu indica que um pneu com um índice de carga de 155 pode suportar até 3875 kg. Para saber a velocidade máxima a que se pode deslocar, consulte abaixo a tabela de índice de velocidade.

The load rating chart

The Load indexes chart

Tabela de índice de velocidade do pneu

The speed rating chart

The speed rating chart

O índice de velocidade D corresponde a 65 km/h (40 mph).

O código da estrada ou a carga por eixo têm prioridade

Na maioria dos casos, a carga nominal do pneu é menos restritiva do que os limites definidos pelo código da estrada ou pela carga máxima por eixo do trator. Desta forma, deve garantir que a sua carga nunca excede estes limites. Para saber qual é carga máxima por eixo do trator, consulte a documentação técnica da sua máquina.

E se a carga variar?

Com maquinaria agrícola como os pulverizadores ou ceifeira-debulhadora, a carga varia com o desenrolar dos trabalhos. O depósito do pulverizador está cheio quando inicia os trabalhos, o que representa uma carga significativa. À medida que vai realizando a pulverização, a carga diminui.

Os pneus concebidos para estas máquinas e para os respetivos índices de carga e velocidade têm em consideração estas cargas cíclicas.

Tyre load rating takes account of cyclical loads.

tyre load rating takes account of cyclical loads

Carga e pressão

Uma pressão mais elevada significa que pode suportar uma carga mais pesada, mas nem sempre é a melhor opção. De facto, vale a pena salientar que, na agricultura, uma pressão elevada no campo pode ser prejudicial para o solo. Uma escolha acertada seria equipar pneus de baixa pressão com a MICHELIN Ultraflex technologia concebidos para suportar cargas elevadas e limitar a compactação do solo.

Para uma utilização alternada entre o campo e a estrada, o CTIS (sistema central de enchimento de pneus) é uma opção interessante, já que permite ajustar facilmente a pressão adequada à sua carga e velocidade, sem precisar de sair da cabina. 

Menos velocidade, mais carga

Como o índice de carga do pneu está diretamente relacionado com o índice de velocidade, isto significa que é possível transportar carga adicional se a velocidade for reduzida. Os seguintes exemplos demonstram como é que um pneu de uma determinada dimensão pode ser utilizado de acordo com os seus índices de carga e velocidade. Veremos também que a pressão tem impacto na carga máxima.

Alguns exemplos práticos

Vejamos, por exemplo, o pneu MICHELIN MACHXBIB na dimensão 710/70R42 173D.

Como podemos ver nesta tabela, o índice de carga e velocidade 173 D significa que este pneu pode suportar uma carga máxima de 6500 kg a uma velocidade de 65 km/h, com uma pressão de 2,4 bar (consultar os valores sublinhados a azul).

Link between highest pressure, highest speed and load capacity

Link between highest pressure, highest speed and load capacity

Ao manter a mesma pressão de 2,4 bar, também é possível conduzir mais devagar, a 30 km/h. Assim, ganha um incremento da carga porque o pneu terá capacidade para suportar 7475 kg, em lugar dos 6500 kg.

Link between highest pressure, limited speed and load capacity

Link between highest pressure, limited speed and load capacity

Se a pressão for reduzida para 1,4 bar, o pneu consegue suportar 6795 kg a 10 km/h.

Link between lower speed and lower tyre pressure on load capacity.

Link between lower speed and lower tyre pressure on load capacity.

Atenção à sobrecarga!

Como foi possível verificar, o índice de carga do pneu define um limite que não deve ser excedido. Ao consultar as nossas tabelas, saberá sempre como não sobrecarregar um pneu numa determinada dimensão. Para saber quais são os riscos de sobrecarga e como podem ser evitados, leia este artigo, este artigo.

Um índice de carga do pneu de acordo com a utilização

Para a mesma máquina (um trator, por exemplo), dois pneus diferentes não têm necessariamente de ter o mesmo índice de carga do pneu. Escolher um pneu em detrimento de outro depende da sua utilização. Se necessita de uma maior capacidade de carga, por exemplo, pode optar pelo pneu MICHELIN Ultraflex que pode suportar mais carga a uma determinada pressão.*


Precisa de mais aconselhamento? Descubra o nosso guia de danos e desgaste to pneu?

AVISOS LEGAIS

*Comparação com os pneus não VF (Very High Flexion)

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