What are the risks of overloading tyres

What are the risks of overloading tyres

Quais são os riscos de sobrecarregar os pneus e como evitá-los ?


Sabemos que tem bastante com que se ocupar com a sua atividade agrícola, pelo que os pneus não estão entre as suas principais prioridades. Contudo, os seus pneus desempenham um papel essencial na sua produtividade. Não ter em consideração as suas capacidades e limites pode fazer com que fiquem sobrecarregados, resultando num desgaste prematuro e custos imprevistos, entre outros inconvenientes. O que deve ter em atenção para evitar esta situação? Os nossos especialistas explicam.

RESUMO :

O que é a sobrecarga dos pneus ?

Cada pneu tem um índice de carga que corresponde à carga máxima que pode suportar. Mas a capacidade de carga máxima de um pneu não significa que possa suportar a mesma carga em todas as condições. Se conduzir a uma velocidade muito elevada ou se não encher suficientemente o pneu, poderá deparar-se com uma situação em que o pneu está sobrecarregado.

A relação carga/velocidade/pressão

Estes três parâmetros estão totalmente interligados, sendo necessário respeitar cada um deles para evitar sobrecarregar os seus pneus. Para ser mais fácil de compreender, deixamos dois exemplos com os pneus MICHELIN MACHXBIB  nas dimensões 710/70R42 173D.

Exemplo 1: nesta tabela, é possível verificar que, para suportar uma carga de 6355 kg, não deve ser conduzido a uma velocidade superior a 50 km/h e a sua pressão deverá ser de 2 bar.

MICHELIN MACHXBIB: load / pressure / speed ratio

MICHELIN MACHXBIB: load pressure speed ratio

Mas com uma pressão de 1,6 bar, para a mesma velocidade, só poderá suportar uma carga de 5880 kg. Caso o pneu suporte uma carga superior, estará a sofrer de sobrecarga.

Exemplo 2: tomemos o mesmo exemplo, mas desta vez centramos a atenção no parâmetro da velocidade.
A tabela indica que se a pressão for ajustada para 1,6 bar, o pneu pode suportar uma carga de até 7380 kg a uma velocidade máxima de 10 km/h.

MICHELIN MACHXBIB: load pressure speed ratio example 2

MICHELIN MACHXBIB: load pressure speed ratio example 2

Mas se a máquina agrícola se deslocar a uma velocidade de 40 km/h em lugar dos 10 km/h, o pneu já não poderá suportar uma carga de 7380 kg. A esta velocidade, sem alterar a pressão, a sua capacidade máxima de carga é reduzida para 6130 kg.

Para a lavoura e outras operações agrícolas que exigem um elevado binário, deve adotar a linha dos 30 km/h. A velocidade de 10 km/h é apenas para operações de binário reduzido.

Para saber mais sobre os índices de carga e velocidade, leia o nosso artigo.

Como estimar a sua carga ?

A carga na sua máquina agrícola pode variar de acordo com a sua utilização. Por exemplo, o seu trator pode ser conduzido com alfaias, que poderão não ser sempre as mesmas.

A grande dificuldade reside em estimar a carga que a sua máquina agrícola tem de suportar em cada situação.

Para ajudar, a Michelin desenvolveu uma ferramenta denominada MICHELIN AGROPRESSURE que calcula a carga e a pressão resultantes de cada tipo de utilização.

A importância da pressão

Consoante a carga representada pela alfaia a ser rebocada, os pneus têm de ser cheios com a pressão adequada, sem exceder a velocidade máxima correspondente.

E se a carga se tornar mais pesada ?

Se a ferramenta for mais pesada, irá precisar de mais ar para a suportar, porque o que suporta a carga é a quantidade de ar colocada no pneu.

Existem várias opções para aumentar a quantidade de ar:

  • Encher mais os pneus (o nosso primeiro exemplo indicava que com uma pressão de 2 bar o pneu podia suportar uma carga superior do que com uma pressão de 1,6 bar)
  • Equipar pneus mais largos
  • Equipar pneus mais largos e mais altos (com um diâmetro maior)
     

Por isso, quando se trata de hescolher pneus, é melhor escolher aqueles que podem suportar a carga que a sua máquina agrícola terá de carregar, ou optar por aqueles que possam usar uma pressão inferior para uma determinada carga.

 

Uma opção interessante para aumentar a capacidade de carga é equipar pneus IF (High Flexion)/VF (Very High Flexion).

Os nossos pneus VF (Very High Flexion), graças à tecnologia Ultraflex, MICHELIN, proporcionam uma melhoria de 20 a 40% na capacidade de carga, em comparação com um pneu convencional.*

Quais são os riscos da pressão incorreta ?

Se a pressão não for ajustada quando troca as suas alfaias, existe o risco de não estar adaptada à relação de carga/pressão/velocidade, como foi possível verificar nos exemplos acima. Esta situação pode ter consequências negativas para o seu negócio.

No campo

No campo, uma pressão incorreta implica riscos diferentes, consoante a pressão seja demasiado baixa ou demasiado elevada.

Pneus com pressão insuficiente

No campo, uma das consequências de pressão insuficiente é a perda de eficiência da sua máquina agrícola.

A outra consequência está relacionada com a resistência do pneu: um pneu com enchimento insuficiente será sujeito a uma degradação da carcaça, levando a uma redução da sua vida útil e, por conseguinte, custos de substituição prematuros.

Under-inflated tyre in the field

field low pressure

Pneus com pressão excessiva

Um pneu com pressão excessiva no campo está exposto a diferentes riscos. Será mais sensível a cortes e furos, implicando um maior risco de furar, o que acabará por levar às mesmas consequências referidas acima (custos de substituição prematuros).

Além disso, os pneus com pressão excessiva resultam numa área de contacto menor no solo.

Por fim, originam uma perda de tração levando a derrapagem excessiva que, para além de aumentar a compactação, reduz a eficiência do trator e aumenta o consumo de combustível.

Over-inflated tyre in the field

field high pressure

Na estrada

Conduzir na estrada com a pressão de pneus incorreta também implica diversos riscos, dependendo se é utilizada uma pressão inferior ou superior ao recomendado.

Pneus com pressão insuficiente

Se os pneus apresentarem uma pressão insuficiente para a carga que têm de transportar à velocidade máxima que vai conduzir, estarão sujeitos a um maior desgaste dos ombros, degradação da carcaça e instabilidade de rolamento, que pode comprometer a sua segurança.

Além disso, pneus com pressão insuficiente na estrada implicam um maior consumo de combustível e, por conseguinte, custos adicionais.

Under-inflated tyre on the road

field low pressure on the road

Pneus com pressão excessiva

Os pneus com pressão excessiva ficam barrigudos, resultando num aumento do desgaste, não na zona dos ombros, mas no centro da área de rolamento.

Também são mais suscetíveis a cortes e furos e a sua condução torna-se menos confortável.

Over-inflated tyre on the road

Over-inflated tyre on the road

Conclusão

Desta forma, é essencial respeitar a relação de carga/velocidade/pressão recomenda para o pneu.

No campo, um pneu adaptado à carga e com a pressão de enchimento correta não será sobrecarregado, terá um contacto ótimo com a superfície e uma penetração correta dos tacos no solo. Será capaz de oferecer a performance para a qual foi concebido e terá uma vida útil normal.

Na estrada, um pneu adaptado à carga e com a pressão de enchimento correta não será sobrecarregado e assegurará um conforto e segurança otimizados. O desgaste será normal e uniforme.

Links úteis:

Tecnologia UltraFlex MICHELIN
Obtenha uma capacidade de carga 20 a 40% superior, face a um pneu convencional.*

MICHELIN AGROPRESSURE

A nossa ferramenta gratuita online para calcular a sua carga e pressão


Precisa de mais aconselhamento ? Descubra o nosso guia de danos e desgaste do pneu

Avisos legais

*Comparação com os pneus não VF (Very High Flexion)

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