Tyre markings on a tractor
Como ler as marcações do pneu num trator ?
RESUMO:
As dimensões do pneu de trator explicadas em menos de 5 minutos
Para irmos diretos ao assunto, veja este vídeo que apresenta os pontos principais sobre as marcações do pneu. No resto do artigo, explicamos tudo de forma mais pormenorizada.
Um exemplo concreto da dimensão de um pneu de trator
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Aceitar cookies do YouTubeVejamos o exemplo concreto do pneu MICHELIN Xeobib para analisarmos com atenção o que significam as marcações do pneu no flanco:
MICHELIN: A marca do construtor está sempre apresentada no flanco do pneu.
XeoBib: O nome da gama (neste caso, “Xeobib”) está indicado junto da marca. Uma gama que foi concebida para se adaptar a um determinado tipo de veículo e para responder a necessidades específicas.
VF = significa “Very High Flexion”: este prefixo descreve uma categoria normalizada de pneus - pneus concebidos para suportar uma carga 40% superior com a mesma pressão(2). Na Michelin, a norma VF ou IF corresponde à nossa tecnologia UltraFlex, que permite áreas de contacto maiores para limitar a compactação do solo e a criação de sulcos.
the tyre size is part of the tractor s tyre markings
Depois, encontramos as marcações do pneu que correspondem à dimensão:
650: Largura da secção nominal em mm. Esta marcação do pneu corresponde à distância entre os flancos esquerdo e direito do pneu.
60: Perfil em % (altura do flanco/largura da secção nominal). Em termos práticos, no nosso exemplo, isto significa que a relação é de 60% de 650.
R: Define a estrutura: “R” é para radial. Se não fosse um pneu radial, um simples travessão “-” representaria a designação de um pneu diagona.
38: Diâmetro nominal da jante em polegadas.
155: Índice de carga. Tnormalizado. Este é um índice que corresponde à carga nominal que o pneu pode suportar. Pode consultar a nossa tabela de índice de carga para saber qual a carga máxima em quilos, correspondente ao seu índice de carga.
D: Índice de velocidade normalizado. Este índice corresponde à velocidade máxima. Este é um índice correspondente à velocidade máxima a que um pneu pode ser conduzido. Consulte a nossa . tabela do indice de velocidade.
Radial: Tipo de construção.
RC = “Circunferência de rolamento” em mm
E = Largura da secção do pneu em mm.
Tubeless: Pneu sem câmara de ar
Michelin® X®: Marca comercial
Outras marcações do pneu que podem surgir no flanco
Vejamos a lista de marcações do pneu que podem ser encontradas no flanco de um pneu e as informações correspondentes.
IF = “Flexão melhorada”: Este prefixo descreve uma categoria normalizada de pneus concebidos para suportar uma carga 20% superior com a mesma pressão..(1)
VF = “Flexão muito elevada”: Como vimos no exemplo acima, este prefixo descreve uma categoria normalizada de pneus concebidos para suportar uma carga 40% superior com a mesma pressão(2).
PFO = “Operação de campo com pressão”: Esta marcação do pneu é uma norma ETRTO* que permite aos pneus de trator IF/VF suportar uma carga superior a uma velocidade mais reduzida (1)(2). *ETRTO = Organização Técnica Europeia de Pneus e Aros
Other AG tyre markings
CFO = “Operação de campo cíclica”: implica uma melhoria para as operações de campo cíclicas. A marcação CFO indica que os pneus foram concebidos para fornecer capacidade de carga adicional no campo, durante uma distância máxima de 1,5 km.(3)
TL = "Tubeless": significa que o pneu não utiliza câmara de ar. Na Michelin, fabricamos apenas pneus tubeless para maquinaria agrícola.
IMP = “Alfaia”: Esta marcação do pneu significa que o pneu foi especialmente concebido para maquinaria ou reboques agroalimentares. Também pode equipar as rodas de direção dianteiras e as rodas de tração dos tratores agrícolas e tratores florestais, mas não são indicados para trabalhar com binários elevados.
IND = "Industrial": Marcação em pneus para aplicações de construção, com capacidades de carga e pressão que são diferentes dos pneus com a mesma designação e com a mesma dimensão para aplicações agrícolas.
NRO = “Opção de jante estreita”: Norma ETRTO experimental que necessita de ser aprovada. Permite a utilização de jantes mais estreitas em relação às que são normalmente autorizadas pela ETRTO para pneus IF e VF.
CAI = “Código de artigo internacional”: Identifica um produto com um código único específico de seis dígitos
SRI = “Índice do raio de velocidade”: Parâmetro utilizado para calcular a velocidade teórica dos veículos durante os procedimentos de normalização na União Europeia e para a permutabilidade das diferentes dimensões do pneu.
Pictogramas
Os pictogramas são marcações do pneu adicionais que podem ser encontradas nos pneus MICHELIN. Aqui fica uma explicação do seu significado.
MICHELIN Ultraflex technology pictogram
Ultraflex MICHELIN
A tecnologia Ultraflex MICHELIN, inventada pela Michelin em 2004, é uma inovação revolucionária que permite aos veículos agrícolas utilizar pressões bastante mais baixas e, assim, proteger o solo, aumentando a produtividade da cultura. Este símbolo significa que o pneu está equipado com esta tecnologia.
high traction pictogram
Tração elevada
Este pictograma significa que o seu pneu foi concebido para oferecer um nível de tração elevado, para uma melhor tração no campo.
Para saber mais, leia o nosso artigo sobre “Como melhorar a tração”
air systems ready pictogram
Preparado para sistemas de teleinsuflação
Se o pneu tem a indicação “Air Systems Ready”, é compatível com o CTIS (sistema central de enchimento de pneus), que permite controlar a pressão dos pneus a partir da sua cabina.
stubble shield pictogram
Proteção contra o restolho
Este pictograma significa que o pneu foi concebido com uma proteção especial contra os danos causados pelo restolho.
Consulte o nosso artigo sobre danos nos pneus.
Maximum fitting pressure pictogram
Pressão máxima de montagem
Este símbolo não indica a pressão máxima para conduzir com o pneu, mas a pressão máxima quando é montado na jante.
Não se esqueça de ajustar a pressão correta após a montagem do pneu.
Para saber mais, leia o nosso artigo dedicado.
Casing and rim dimensions
Pode ser útil saber o que significam as dimensões da carcaça e das jantes. As nossas explicações com um diagrama :
Casing and rim dimensions
Carcaça
S: Largura da secção do pneu
R’: Raio com carga estática expressa em mm - “R” para radial “-” para diagonal
R: Raio sem carga
D: Diâmetro externo, igual a 2 x R
Jante
Ø: Diâmetro da jante em polegadas
F: Largura interna
H: Altura da secção
Para saber mais sobre as jantes, descubra o nosso artigo sobre "UCompreender as jantes, câmaras de ar e válvulas".
Precisa de mais aconselhamento? Descubra o nosso guia de danos e desgaste to pneu?
(1) Comparação com o pneu IF (High Flexion)
(2) Comparação com os pneus não VF (Very High Flexion)
(3) Comparação com o pneu não CFO