Tractor tyre in the field
Como melhorar a tração e que pneus para trator usar?
O que é a capacidade de tração?
A capacidade de tração surge quando o trator precisa de transferir a potência, em especial devido à elevada capacidade de carga aplicada pelas alfaias rebocadas. As condições difíceis (piso macio, molhado) podem acentuar esta necessidade, resultando num nível elevado de derrapagem.
Derrapagem do trator
Como sabe, é comum e normal os pneus de trator derraparem um pouco quando está a trabalhar a terra. Se a taxa de derrapagem fosse zero, poderia pensar que o esforço do trator não estava a ser totalmente explorado e, por conseguinte, que a produção precisava de ser melhorada.
Mas acima de um determinado limiar, a derrapagem revela potência insuficiente nos eixos motores pelo que a tração precisa de ser otimizada.
some towed implements require more effort from the tractor than others
Que limiar de derrapagem não deve ser excedido?
Geralmente, a derrapagem aceitável situa-se entre 8% e 15%.
Acima de 15%, recomenda-se que sejam adotadas ações para reduzir este valor.
Acima de 20%, a derrapagem é um sinal de alarme, implicando perdas de produtividade e exigindo soluções urgentes.
Qual é a causa de derrapagem excessiva?
Algumas alfaias rebocadas exigem mais esforço do trator do que outras. Uma alfaia pesada, como um arado ou uma alfaia larga, como algumas ferramentas de cultivo de braços, pode ser difícil de puxar. As ferramentas de cultivo de braços podem trabalhar a maior profundidade do que aquelas com discos, pelo que também exigem mais potência de arrasto.
Como otimizar a tração para as suas necessidades?
1 - Lastrar o trator
Uma tração insuficiente, reforçada pela derrapagem, poderá indicar que o trator é demasiado leve para a alfaia que está a rebocar. Assim, caso não substitua a alfaia por outra mais compatível, poderá necessitar de lastrar o trator ao adicionar pesos nas rodas ou nos pneus, por exemplo.
2 - Otimizar a pressão de ar nos pneus
A pressão de ar nos pneus é um parâmetro crucial na otimização da tração. Quanto menor for a pressão de ar nos pneus, maior será a área de contacto ao longo do comprimento do pneu. E quanto maior a área de contacto, maior aderência as saliências do pneu têm no solo, o que tem o efeito de reduzir a taxa de derrapagem.
A pressão precisa de ser ajustada de acordo com a carga e a velocidade do trator. Em caso de dúvida, pode recorrer à nossa ferramenta “MICHELIN AGROPRESSURE”, que ajudará a identificar a pressão adequada com apenas alguns cliques.
Consideremos, por exemplo, uma carga de 7900 kg no eixo traseiro, ou seja, 3950 kg por cada roda traseira. O pneu deve apresentar uma pressão de 1,4 bar a 65 km/h (p. ex., com os MICHELIN MULTIBIB 650/65R42 158D TL), em comparação com os 0,9 bar na mesma dimensão e velocidade, graças à tecnologia MICHELIN UltraFlex (p. ex., com os MICHELIN AXIOBIB 2 VF 650/65R42 174D/171E TL).
Ao apresentar a certificação Very High Flexion para a mesma dimensão, é possível aplicar uma redução de até 40% na pressão dos pneus, o que resulta numa maior área de contacto para melhor tração.*
Vários estudos* (nos EUA, Brasil e Inglaterra) confirmam que recorrer aos pneus com a tecnologia MICHELIN UltraFlex durante o ciclo agrícola melhora a produtividade agrícola de 2 para 6% ao ano.
Outra vantagem da pressão baixa é que os pneus para trator com esse tipo de pressão reduzem a compactação dos solos, o que representa um maior respeito pelo solo, em especial para as minhocas, que representam um papel essencial na sua função natural de arejar o solo. Quanto mais poros o solo apresentar, melhor poderá “respirar” e maior será a facilidade de a água se infiltrar a maior profundidade no solo, resultando numa melhor produtividade agrícola.
3 - Opte pelo Sistema Central de Enchimento de Pneus (CTIS)
A maior dificuldade em termos da pressão dos pneus está associada à sua utilização do trator, que pode variar consoante o terreno. A sua carga e velocidade podem variar, consoante o trator esteja na estrada, no campo, com ou sem o reboque de alfaias. E os pneus do seu trator precisam de ter isso em consideração. Mas como pode ajustar a pressão sempre que utiliza o seu trator numa situação diferente?
Graças ao CTIS, nem precisa de sair do trator.
A pressão dos seus pneus é ajustada a cada utilização, o que, entre outros aspetos, influencia o seu consumo de combustível e prolonga a vida útil dos seus pneus de trator.
Como é que funciona o enchimento remoto? Encontra a resposta neste vídeo
Para ver este vídeo, terá de aceitar alguns cookies do YouTube. Basta clicar no botão abaixos.
Aceitar cookies do YouTube4 - Opte pela duplicação
A duplicação (combinar dois pneus de trator no mesmo eixo) é uma opção interessante para otimizar a tração porque aumenta a área de contacto do seu trator, de forma natural, oferecendo duas vantagens adicionais:
- Utilizar a maior potência do trator,
- Para a mesma carga, pode reduzir a pressão e, assim, respeitar o solo e melhorar a produtividade agrícola,
Para uma duplicação bem sucedida, é importante que os pneus de trator sejam idênticos, que o seu nível de desgaste seja semelhante e que a pressão seja idêntica.
5 - Equipe os pneus de trator adequados
Para otimizar a tração, recomendamos a utilização de pneus de trator com a tecnologia MICHELIN UltraFlex. Todos apresentam a marcação VF (Very High Flexion) ou IF (Improved Flexion), ou seja, “pressão baixa”, o que permite uma redução da pressão em até 40%* (ou em 20% com a norma IF***), em comparação com um pneu com tecnologia convencional.
A principal vantagem da tecnologia MICHELIN UltraFlex é que permite realizar estas alterações de pressão ao longo do tempo, o que não acontece com todas as marcas.
Se também utilizar um CTIS, pode otimizar a pressão dos seus pneus de trator tanto no campo como na estrada, o que otimiza os seus consumos de combustível e ajudar a reduzir os seus custos.
Também é importante salientar que disponibilizamos uma solução MICHELIN UltraFlex para todo o ciclo de cultivo agrícola. Ou seja, dispomos de pneus de trator de baixa pressão para tratores de média e elevada potência, ceifeiras-debulhadoras, pulverizadores autopropulsados ou rebocados e reboques.
Precisa de ajuda para escolher os pneus para trator adequados? Siga este link:
* Lacuna normativa em comparação com os pneus não VF (Very High Flexion).
** Um estudo realizado pela Harper Adams University no Reino Unido, entre 2013 e 2017, revelou que a tecnologia MICHELIN ULTRAFLEX aumenta a produtividade agrícola entre 2 e 6%. Estes resultados são confirmados por estudos semelhantes realizados nos EUA (Illinois) em 2015 e Brasil (Mato Grosso) entre 2018 e 2021.
*** Lacuna normativa entre pneus convencionais e pneus VF (Very high Flexion)
Precisa de mais aconselhamentos? Descubra o nosso guia de eleição de pneus.