How to check tyre tread depth?

How to check tyre tread depth?

Como otimizar a profundidade do piso dos pneus dos veículos pesados de mercadorias

A segurança dos seus veículos pesados de mercadorias depende muito do estado dos pneus, nomeadamente da profundidade do piso. Este parâmetro é muito mais do que uma simples questão de performance; é um requisito legal que deve seguir rigorosamente para garantir a segurança e a conformidade regulamentar das suas operações.

Resumo

O que é a profundidade do piso do pneu?

O piso do pneu é a parte de borracha dos seus pneus que entra em contacto direto com a estrada. A sua profundidade é essencial porque influencia diretamente a aderência do pneu em diferentes superfícies e em diferentes condições meteorológicas. Uma profundidade de piso insuficiente pode aumentar o risco de aquaplanagem, perda de controlo e furos.

Quanto piso tem um pneu novo?

A profundidade do piso dos pneus nos nossos veículos pesados de mercadorias situa-se normalmente em torno dos 15 mm, dependendo do modelo específico do pneu e da sua conceção para diferentes utilizações (longo curso, regional, urbano, todo-o-terreno, etc.).

Os pneus de camião concebidos para condições de inverno ou para utilizações específicas, como o todo-o-terreno, podem ter uma profundidade de piso ainda maior para proporcionar uma melhor aderência.

MICHELIN HGV tyre

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Enquanto gestor de frotas, é fundamental que esteja ciente dos limites legais da profundidade do piso dos pneus. Em França, por exemplo, o limite mínimo é de 1,0 milímetro para os veículos com peso superior a 3,5 toneladas e de 1,6 milímetros para os veículos com peso inferior a 3,5 toneladas. Outros países, como a Áustria e a Grécia, exigem uma profundidade mínima mais elevada (de 2 mm).

Conhecer a legislação em vigor é essencial para evitar sanções e garantir o funcionamento seguro da sua frota. Informe-se sobre os limites legais dos países em que os seus camiões operam.

Descubra os limites legais nos principais países europeus:

table with tyre wear legislation in europe

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Profundidade do piso do pneu: implicações financeiras e ambientais

A profundidade do piso não é apenas uma questão de conformidade legal, também tem um impacto direto no consumo de combustível: se retirar um pneu demasiado cedo significa uma perda de dinheiro, uma vez que o consumo de combustível diminui à medida que o pneu se desgasta. Também significa mais resíduos, o que tem um impacto no ambiente. Para otimizar os custos operacionais da sua frota e limitar o seu impacto ambiental, certifique-se de que faz a manutenção dos seus pneus até atingir o limite de desgaste legal.

Como verificar a profundidade do piso dos pneus?

Para verificar a profundidade do piso dos seus pneuspode utilizar um medidor de profundidade do piso, que é uma ferramenta barata que fornece a leitura mais exata. Introduza o manómetro na ranhura do piso e pressione os ombros contra o bloco do piso. Leia o resultado indicado no manómetro.

Tyre tread depth check

Tyre tread depth

Melhores práticas para a preservação do piso

Para ajudar a maximizar a vida útil dos seus pneus, deixamos algumas práticas recomendadas:

Controlo regular da pressão dos pneus

A pressão correta dos pneus é essencial para evitar o desgaste prematuro. Certifique-se de que todos os seus pneus apresentam o nível de pressão de acordo com as especificações do fabricante. Para otimizar a segurança, a pressão dos pneus deve ser verificada, pelo menos, uma vez por mês e antes de qualquer viagem longa.

Rotação dos pneus

A rotação dos pneus entre eixos pode ajudar a distribuir o desgaste de forma mais uniforme, prolongando a sua vida útil, e é uma técnica de manutenção preventiva relevante para qualquer gestor de frotas.

Ao trocar os pneus entre os lados esquerdo e direito do veículo, ou ao rodar os pneus na jante, pode não só prolongar a vida útil de cada pneu, mas também ajudar a manter uma melhor estabilidade e performance do veículo, especialmente em condições de condução exigentes.

  • Porque é que a rotação dos pneus é importante para os veículos pesados de mercadorias?

Certos tipos de utilização podem criar perfis de desgaste específicos, que têm de ser suavizados através da rotação dos pneus e rodar os pneus na jante. A rotação regular equilibra estas diferenças de desgaste, o que é particularmente importante para os veículos que percorrem longas distâncias ou que são frequentemente utilizados em estradas irregulares.
A rotação dos pneus pode variar consoante o tipo de veículo, o modelo do pneu e as condições de utilização, mas uma regra geral é efetuar a rotação quando o pneu atinge 50% de desgaste ou se for identificado um padrão de desgaste irregular. Saiba que passar a mão pela superfície do pneu é muitas vezes suficiente para detetar um desgaste anormal.

Inspeções visuais e manuais

Incentive os seus condutores a verificarem regularmente os pneus para detetar quaisquer sinais de desgaste irregular ou danos externos. Cortes, fissuras ou objetos incrustados requerem atenção imediata. Se os detetar atempadamente, pode evitar uma potencialmente dispendiosa avaria do pneu em viagem.

Reesculturado e recauchutagem: soluções económicas e ecológicas

O reesculturado e a recauchutagem são ambos formas eficazes de prolongar a vida dos seus pneus quando o piso atinge o limite legal.
 

  • O processo de reesculturado envolve a remoção de borracha da camada existente de borracha de base para restaurar a profundidade do padrão do piso, utilizando uma ferramenta especial.
  • O processo de recauchutagem consiste em substituir a banda de rodagem gasta por uma nova, permitindo a reutilização da carcaça do pneu. 

 

Não só são práticas rentáveis, como também ajudam a reduzir o impacto ambiental dos resíduos de pneus, permitindo que o seu veículo percorra potencialmente milhares de quilómetros adicionais.

Conclusão

Enquanto gestor de frotas, respeitar a profundidade mínima legal do piso dos pneus é essencial para a segurança do condutor e a performance do veículo. Ao adotar uma abordagem proactiva à manutenção dos pneus e ao considerar soluções como o reesculturado e a recauchutagem, pode não só cumprir os regulamentos, mas também otimizar as operações da sua frota. Isto permitir-lhe-á garantir a máxima longevidade dos pneus, apoiando simultaneamente uma gestão ecológica e económica da sua frota.

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