Reduce your operating costs with retread tyres.

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Reduza os seus custos operacionais com pneus recauchutados


Há mais de um século que conseguimos dar nova vida aos pneus para camião com a trecauchutagem de pneus uma tecnologia pioneira da Michelin. Neste artigo, os nossos especialistas explicam as vantagens e como proceder para dar uma nova vida aos seus pneus.

RESUMO :

A recauchutagem de pneus reduz os seus custos operacionais

Existem duas vantagens económicas na recauchutagem de pneus para camiões :

  • Reduz consideravelmente o custo de substituição dos pneus,porque em vez de comprar um pneu de substituição, reutiliza o mesmo pneu após uma operação de recauchutagem
  • Otimiza o seu TCO (custo total de propriedade), ou seja, o custo do ciclo de vida do pneu, uma vez que o seu pneu, uma vez recauchutado, poderá ser utilizado durante mais tempo.

 

A recauchutagem de pneus ajuda a reduzir o seu impacto ambiental

Veja como pode reduzir significativamente o impacto ambiental :

  • os pneus recauchutados implicam menos matérias-primas: cada pneu recauchutado pela Michelin economiza até 50 kg (1) de matérias-primas, ou seja, uma redução de 70% em relação a um pneu novo.
     
  • os pneus recauchutados implicam menos emissões de CO2: a recauchutagem de 100 pneus significa que mais de 11,6 toneladas de CO2 (2) não são libertadas para a atmosfera.
Tyre retreading is safe profitable and sustainable

Tyre retreading is safe profitable and sustainable

Assim, os pneus recauchutados podem maximizar a sua rentabilidade e reduzir o seu impacto ambiental, sem comprometer a segurança. Calcule os ganhos para a sua frota de camiões:

A recauchutagem de pneus compromete a segurança?

É uma pergunta legítima. Afinal, estamos a falar de voltar a colocar na estrada pneus que atingiram um nível de desgaste significativo. Pneus que já não podem ser utilizados no seu estado atual, com o seu nível de desgaste, sem comprometer a segurança do condutor, dos eventuais passageiros e da carga.

Mas a diferença reside precisamente na recauchutagem de pneus que efetuamos. É uma operação que realizamos há mais de 100 anos, com o desenvolvimento de um know-how e uma tecnologia irrepreensíveis. Chamamos a este serviço de qualidade MICHELIN Remix.

MICHELIN Remix  pneus recauchutados utilizam os materiais MICHELIN, as tecnologias de desempenho de longa duração e os procedimentos de fabrico MICHELIN para oferecer a mesma performance essencial dos pneus MICHELIN novos, ou seja, as mesmas caraterísticas fundamentais em termos de segurança, de tração e de aderência dos nossos pneus novos.(3)

Para garantir uma segurança ótima, os profissionais que concluíram um curso de certificação de 2 anos controlam cada pneu recauchutado e realizam vários pontos de controlo :

  • Exame radiográfico,
  • Shearografia,
  • Leitura RFID,
  • Inspeção de distorções,
  • Deteção de microperfurações,
  • Ensaio final quando insuflado a uma pressão de 10 bar


Por outras palavras, não tem de escolher entre recauchutagem e segurança. O nosso serviço tem em conta estes dois fatores. 

Além disso, todas as fábricas MICHELIN Remix detêm certificação ISO 9001 e ISO 14001, o que significa que garantem uma gestão otimizada da qualidade e do desempenho ambiental, respetivamente.

Saiba mais sobre o serviço de recauchutagem de pneus MICHELIN Remix®

 

Truck tyres retreading visual inspection

Truck tyres retreading visual inspection

Tenha em atenção que os pneus recauchutados são concebidos para serem montados em eixos de tração e eixos de reboque. Não recomendamos a sua montagem no primeiro eixo de direção.

Tecnologias que aumentam a recauchutagem dos pneus

Ao longo dos anos, aperfeiçoámos as technologia das carcaças para as nossas operações de recauchutagem:

Improved casing durability with new-generation steel cords

Improved casing durability with new-generation steel cords

POWERCOIL

Maior durabilidade da carcaça com cabos de aço de nova geração, mais fortes e mais resistentes à oxidação.

Reinforced heel with premium nylon

Reinforced heel with premium nylon

DURACOIL

Calcanhar reforçado para maior durabilidade com nylon de qualidade superior que protege a estrutura da área do pneu em contacto com a roda

Reinforced casing with a continuous steel wire

Reinforced casing with a continuous steel wire

INFINICOIL

Carcaça reforçada para maior estabilidade e segurança.

Um cabo de aço contínuo, que pode ter até 400 metros de comprimento, a envolver o pneu para proporcionar maior estabilidade durante a sua vida útil.

Como damos várias vidas aos seus pneus

A recauchutagem está no centro da economia circular. Assim como uma outra técnica complementar que também utilizamos: reesculturação de pneus.

Ao alternar entre as duas técnicas, pode prolongar a vida dos seus pneus, permitindo-lhes percorrer muitos mais quilómetros do que a sua vida original, reduzindo simultaneamente o impacto ambiental em comparação com a compra de pneus novos.

Step 1- the new tyre

Step 1- the new tyre

O novo pneu


Step 2: The 1rst tyre regrooving

Step 2: the 1rst tyre regrooving

1.ª reesculturação

Representa -5% de combustível(5), +25% de km(6), + tração(4) e aderência(4), + 251 kg de redução de CO2 (7)

Step 3: the 1rst tyre retreading

Step 3: the 1rst tyre retreading

1ª recauchutagem

Representa até +100% km(3) + 115 kg de redução de CO2(7)

Step 4: the 2nd tyre regrooving

Step 4: the 2nd tyre regrooving

2.ª reesculturação

Representa -5% de combustível(5), +25% de km(6) + tração(4) e aderência(4) + 251kg de redução de CO2 (7)

Descubra o serviço MICHELIN Remix

AVISOS LEGAIS

(1) Em termos de redução de material, o peso médio de um pneu novo MICHELIN é de 70 kg*. O peso de um pneu pronto a ser recauchutado é, em média, de 50 kg**. 
*Estudo interno baseado nas dimensões de pneus para camião MICHELIN mais vendidas no mercado europeu: 315/80 R 22,5, 315/70 R 22,5 e 385/65 R 22,5. 
**De acordo com uma publicação da TNPF de 2023: ”a recauchutagem, que, ao reutilizar a carcaça representa cerca de 70% do peso de um pneu" (sic). Consequentemente, 70% de 70 kg = aproximadamente 50 kg. 

(2) A redução de CO2 associada à operação de recauchutagem é calculada a partir da redução de material associada. Em termos de redução de material, um pneu recauchutado MICHELIN Remix® cobre até 100% da quilometragem de um pneu MICHELIN novo (7). Um pneu novo pesa, em média, 70 kg. Um pneu novo pronto a ser recauchutado pesa, em média, 50 kg. O impacto do CO2 de um pneu recauchutado está associado à redução de material, ou seja, 115 kg de CO2 que representam 50 kg de poupança em matéria-prima, a uma taxa de 2,3 kg de CO2* por kg de matéria-prima 

(3) O composto e o padrão do piso dos pneus MICHELIN Remix® são, em grande parte, idênticos aos dos pneus novos MICHELIN. 90% da gama de pneus MICHELIN Remix® é fabricada com o mesmo molde e os mesmos materiais aplicados nos pneus novos MICHELIN e, por conseguinte, oferecem a mesma performance. Segundo os testes internos efetuados pelo centro de Investigação e Tecnologia Michelin e os testemunhos de clientes recolhidos na Europa desde 2015. 

(4) Em piso molhado, os pneus reesculturados oferecem cerca de 10% mais aderência transversal e tração em comparação com os mesmos pneus gastos. Estudo interno realizado pela Michelin numa pista de betão polido em Ladoux (França) em 2010; os resultados podem variar em função das condições reais de utilização, TNPF 2019 

(5) Poupança de 5,4% no consumo de combustível: estudo interno realizado nas pistas de testes da Michelin em Ladoux (França), em 5 de maio de 2021, sob supervisão da DEKRA (relatório n.º 21CPAEXT-030). Para a comparação entre os pneus novos e os pneus reesculturados (R5 mm), foram utilizados dois camiões Volvo FH500 idênticos, equipados com pneus 315/70 R 22,5 MICHELIN X® Line Energy™ Z2 e D2 e cada um deles a rebocar um reboque Schmitz Cargobull totalmente carregado (40 toneladas) e equipado com pneus 385/55 R 22,5 MICHELIN X® Line Energy™ T, com pressões idênticas (8,5 b, 7,5 b e 9,0 b). Os resultados podem variar consoante as condições meteorológicas, o tipo de estrada, a dimensão dos pneus e o estilo de condução. 

(6) Comparado com um pneu MICHELIN desgastado e não reesculturado. Informação baseada nas recomendações feitas pela Federação Francesa de Fabricantes de Pneus (TNPF) em 2019, segundo as quais a reesculturação de pneus gastos aumenta a vida útil dos pneus, utilizando toda a borracha disponível. 

(7) As reduções de CO2 do modelo Michelin Multi-Life são acentuadas graças às poupanças de combustível associadas à reesculturação (até 5,4%(4)). Segundo um estudo efetuado em condições reais de utilização (utilizando pneus 315/70 R 22,5 montados nos eixos de tração e de direção de um camião 4x2 utilizado para longas distâncias internacionais e nacionais, que ultrapassaram 50% de desgaste), a quilometragem média dos pneus MICHELIN X® Line Energy™ Z2 e MICHELIN X® Line Energy™ D2 é de 232 200 km antes de serem reesculturados* (*Fonte e cálculo interno Michelin, baseado nas medições efetuadas pelas equipas Michelin durante as inspeções dos clientes em 488 eixos, na Áustria, Alemanha, Bélgica, Croácia, Eslovénia, Espanha, França, Grécia, Hungria, Itália, Países Baixos, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia, Sérvia e Turquia, durante o período de 2020 a 2023), com uma simulação baseada nos resultados recolhidos que sugere a extrapolação da vida útil até restarem 3 mm. Os resultados podem variar conforme as condições meteorológicas e da estrada. A ideia é que os nossos pneus percorrem até 25% (5) mais, graças à reesculturação, ou seja, 58 050 km (232 200 x 25%). A poupança de combustível é calculada em relação à distância percorrida pelos pneus reesculturados (58 050 km), com um consumo médio de 29,5 l/100 km para os pneus novos e de 27,91 l/100 km para os pneus reesculturados (fonte: Relatório DEKRA n.º 21CPAEXT-030). 29,5 x 5,4%, ou seja, uma economia de 1,59 l/100 km para um camião articulado e um reboque de três eixos (ou seja, 12 pneus) 

Consequentemente, há uma poupança de 0,13 l/100 km por pneu (1,59 l/12), ou seja, 0,13 l x 58 050 km/100 = 77 litros de combustível poupados ao conduzir com pneus reesculturados, o que representa uma poupança de 77 litros de gasóleo x 3,24 kg de CO2 = 251 kg de CO2. O fator de emissão de 3,24 kg de CO2 para 1 litro de gasóleo provém da avaliação do ciclo de vida realizada pela ADEME para o gasóleo puro. 

Inclui as emissões durante as fases de produção do gasóleo (17%) e durante a sua combustão (83%). Fonte: ADEME. Base Empreinte, Étude Carbone, Versão 22.0.0, 02/08/2022. Assim, 77 x 3,24 kg de CO2 = 251 kg de CO2. 

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