Truck tyre replacement proper and efficient practices

Truck tyre replacement proper and efficient practices

Working with damaged tire. Young truck driver is with his vehicle at daytime.

Substituição dos pneus de camião: práticas corretas e eficientes

O condutor de um dos seus camiões nota que um pneu tem um furo ou está em mau estado. Para o veículo num local seguro e pede ajuda profissional. O que acontece durante o serviço de assistência? Quais são os regulamentos relativos à substituição de pneus? Quais são as nossas recomendações para garantir que o transporte possa ser retomado sem problemas? Encontre as respostas neste artigo. 

RESUMO:

O que acontece durante o serviço de substituição dos pneus de camião?

Normalmente, é o revendedor ou a oficina do transportador que responde à chamada do condutor. O nosso serviço MICHELIN ONCall também oferece uma assistência rodoviária rápida e eficiente para os veículos pesados de mercadorias, 24 horas por dia, 7 dias por semana e em toda a Europa. 

Mecânicos especializados intervêm e efetuam a substituição dos pneus no local, utilizando máquinas especiais para desmontar e voltar a montar os pneus do camião.
Estas máquinas implicam a utilização de lubrificantes nos talões e na jante para evitar danificar o pneu.
A máquina está equipada com um bico e um disco: o bico é utilizado para montar e desmontar o pneu, enquanto o disco é utilizado para empurrar e facilitar a operação.

Após a mudança do pneu, o nível de desgaste não é obviamente o mesmo que o dos outros pneus. Como referimos anteriormente, é geralmente concedida uma tolerância para permitir que o veículo regresse à sua base para uma reparação final que cumpra com os regulamentos

O que é uma substituição de pneus em conformidade com o regulamento?

A regulamentação relativa aos pneus para camiões tem um enquadramento rigoroso para garantir a segurança nas estradas.  

Após uma reparação do pneu no local, é concedida uma tolerância ao nível de desgaste. Isto permite a utilização temporária de pneus que não cumprem exatamente os critérios de desgaste, para que o veículo possa regressar à sua base.  

Alguns países, como a França, limitam esta diferença de desgaste a um máximo de 5 milímetros. Mas mesmo quando esta limitação não constitui uma obrigação legal, essa continua a ser a recomendação da Michelin. Se este limite estiver definido no seu país, o transportador é responsável por garantir que os seus veículos respeitam este limite para evitar sanções e garantir a segurança dos condutores

No entanto, esta tolerância é temporária. É imperativo repor o veículo em conformidade, o mais rápido possível após a avaria. Isto implica a substituição do pneu por um que cumpra todas as normas exigidas, para evitar qualquer desequilíbrio e assegurar um desgaste uniforme do pneu. 

Vejamos estas normas obrigatórias. 

1- Mesma marca, dimensão e categoria de utilização  

Os pneus de substituição devem cumprir uma série de critérios para estarem em conformidade com os regulamentos.  
Devem ser da mesma marca e dimensão. A categoria de utilização dos pneus também deve ser idêntica, ou seja, ambos para utilização em estrada, ou ambos para utilização na neve, ou ambos para todo-o-terreno
Contudo, estas não são as únicas exigências impostas pela legislação. 

2- A mesma estrutura e os mesmos índices de carga e de velocidade 

Os pneus de substituição devem também ter a mesma estrutura (radial ou diagonal) e os mesmos índices de carga e de velocidade.

O índice de carga indica o peso máximo que o pneu pode suportar, enquanto o índice de velocidade indica a velocidade máxima a que o pneu pode ser conduzido em segurança.  

Estes critérios garantem que os pneus do mesmo eixo funcionem uniformemente e proporcionem uma condução estável e segura

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3- Cumprimento dos critérios de rodado duplo 

Ao efetuar uma mudança de pneus, é igualmente crucial verificar se os pneus montados cumprem os critérios de rodado duplo. Por exemplo, se um pneu de uma determinada marca for montado num eixo, o outro pneu do rodado duplo deve ser da mesma marca, dimensão e gama.
Além disso, os pneus recauchutados devem corresponder aos pneus novos em termos de estrutura e de performance

Tenha em atenção que os regulamentos podem variar ligeiramente de um país para outro. Alguns países são particularmente rigorosos no que respeita ao cumprimento dos índices de carga e velocidade, bem como à compatibilidade dos pneus montados no mesmo eixo. Por conseguinte, os transportadores devem manter-se vigilantes e informados sobre os desenvolvimentos regulamentares para garantir que os seus veículos estão em conformidade. 

Recomenda-se a equilibragem após a substituição dos pneus de camião? 

A resposta é sim. Após uma mudança de pneus, recomenda-se vivamente que seja efetuada a equilibragem para evitar vibrações e um desgaste irregular.
Os pneus dianteiros devem ser sempre equilibrados e, se necessário, verificar a geometria do veículo. Embora não seja sistemático, também é aconselhável equilibrar os pneus traseiros para garantir a estabilidade durante a condução

Como obter um serviço rápido e eficiente 24 horas por dia, 7 dias por semana 

O serviço MICHELIN ONCall oferece uma assistência em viagem rápida e eficiente para os veículos pesados de mercadorias, 24 horas por dia, 7 dias por semana e em qualquer ponto da Europa

Em caso de incidente, com uma simples chamada receberá um orçamento totalmente transparente, sem surpresas e sem limites de quilometragem. 

Uma rede de profissionais empenhados na qualidade de serviço com a Michelin, para uma intervenção na estrada ou no centro mais próximo. 

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