Why is tyre retreading a good option for my trucks?

Why is tyre retreading a good option for my trucks?

Porque é que a recauchutagem de pneus é uma boa opção para os meus camiões?


A recauchutagem de pneus é uma opção económica e de elevada performance para as frotas de camiões. Mas o que é que implica? É a escolha adequada para si? Os nossos especialistas explicam-lhe tudo. 

RESUMO:

O QUE É A RECAUCHUTAGEM DE PNEUS?

A recauchutagem de pneus é uma prática que a Michelin desenvolveu ao longo dos anos. Consiste em reutilizar a carcaça de um pneu e substituir a banda de rodagem gasta por uma nova. Naturalmente, para este processo, os pneus MICHELIN são concebidos desde o início com o objetivo de serem recauchutados, com uma carcaça suficientemente forte para lhes dar várias vidas. 

Sabia que?

A ambição inicial dos irmãos Michelin era reduzir o custo de utilização dos pneus, garantindo simultaneamente a segurança e uma longevidade excecional.

Foi com este objetivo que a recauchutagem de pneus apareceu pela primeira vez, em 1923, nos documentos comerciais da empresa.

É uma técnica que continua a ser moderna 100 anos depois.

Quais são as vantagens da recauchutagem dos pneus de camião?

Quando um pneu de camião atinge um nível de desgaste acentuado, é evidentemente possível substituí-lo. Mas realizar a recauchutagem de um pneu, em vez de o substituir diretamente, apresenta vantagens consideráveis em termos de orçamento, enquanto proporciona uma performance semelhante à de um pneu novo. 

Frase para França, Espanha, Portugal, Suíça, Alemanha, Áustria, Benelux: De facto, um pneu recauchutado é, em média, 40% mais barato do que um pneu novo equivalente(1) e permite-lhe fazer até 2 vezes mais quilómetros com a mesma carcaça(2). Esta carcaça pode ser recauchutada até 2 vezes com a marca MICHELIN Remix e até 4 vezes com a marca LAURENT Retread. 

Frase para outros países onde a marca MICHELIN Remix é comercializada: De facto, um pneu recauchutado é 40% mais barato do que um pneu novo equivalente(1) e permite-lhe fazer até 2 vezes mais quilómetros com a mesma carcaça(2). Esta carcaça pode ser recauchutada até 2 vezes com a marca MICHELIN Remix.

Truck tyre retreading consists of reusing the casing of a tyre and replacing the worn tread with a new one

Truck tyre retreading consists of reusing the casing of a tyre and replacing the worn tread with a new one

Reesculturado de pneus + recauchutagem de pneus = mais ganhos de produtividade! 

A recauchutagem de um pneu é a terceira fase do processo de vida múltipla de um pneu MICHELIN, após o reesculturado. Ao combinar o reesculturado e a recauchutagem, pode fazer com que o seu pneu tenha várias vidas.  

Em termos práticos, o mesmo pneu pode percorrer mais 25% de quilómetros(3) da primeira vez que for reesculturado e reduzir o seu consumo de combustível em 5%(4). Poderá conduzir até 100% mais quilómetros após a primeira recauchutagem(2). Cada uma destas duas etapas pode então ser repetida uma vez.  

Assim, a combinação de reesculturado e recauchutagem é um “cocktail” vencedor com vantagens claras para o seu orçamento operacional:

A recauchutagem de pneus é também uma boa escolha para o planeta 

A recauchutagem não só pode manter o seu pneu utilizável durante mais tempo, como também é uma opção mais saudável para o ambiente.

Estas são as 3 grandes vantagens

  • Por cada 100 pneus recauchutados, evita-se a emissão de mais de 11,6 toneladas(5) de CO2 para a atmosfera. 
  • 1 pneu recauchutado = menos 50 quilos(6) de matéria-prima em comparação com o fabrico de um pneu novo 
  • Cada pneu recauchutado é menos um pneu para reciclar! 

 

As condições para uma recauchutagem de pneus bem-sucedida 

Os pneus recauchutados são concebidos para oferecer os mesmos níveis de segurança e performance dos pneus novos, desde que a carcaça seja de alta qualidade, robusta e concebida para resistir a várias vidas. 

Devem ser cumpridas outras condições para garantir a performance esperada: a experiência profissional do recauchutador de pneus e os materiais que utiliza devem ser da mais elevada qualidade.  

Além disso, o cuidado e a perícia dos nossos recauchutadores é crucial durante as fases de seleção, inspeção, reparação e revestimento, para garantir a qualidade e a fiabilidade do produto acabado.  

Tyre retreading requires a casing strong enough to give the tyre several lives

Tyre retreading requires a casing strong enough to give the tyre several lives

Como efetuar a recauchutagem de um pneu de camião em 4 passos simples 

Em termos práticos, como se faz a recauchutagem de um pneu de camião?  

Passo 1 - Meça o desgaste dos seus pneus 

Após o primeiro reesculturado, controle o desgaste dos pneus com um medidor de profundidade do piso.

Quando a profundidade do piso tiver atingido o seu limite de desgaste legal, o seu pneu pode ser desmontado pelo seu revendedor e enviado para recauchutagem. 

Passo 2 - Contacte o seu revendedor de pneus 

Contacte o prestador de serviços em causa para mandar recauchutar os pneus. As carcaças de pneus usadas podem ser entregues ao prestador de serviços local, que realizará o processo de recauchutagem MICHELIN REMIX adequado. 

Etapa 3 - Selecione os seus pneus para os enviar para a fábrica de recauchutagem Michelin

Uma vez desmontado o seu pneu, a carcaça será recuperada e transportada para uma fábrica Michelin, onde será controlada, recauchutada e devolvida ao seu prestador de serviços.

Passo 4 - Otimize a gestão dos pneus do seu camião  

Se optar por confiar a gestão dos pneus da sua frota a um revendedor local, os seus pneus novos e recauchutados serão cuidadosamente tratados para otimizar a gestão do fluxo e evitar tempos de paragem desnecessários. Isto também reduz o custo de armazenamento dos pneus que possui. 

A Michelin recomenda que confie a gestão dos pneus dos seus veículos a um prestador de serviços especializado de confiança. Eles realizam inspeções preventivas e de segurança aos seus pneus para garantir que utilizam a pressão correta e para que possa explorar todo o seu potencial... e as suas muitas vidas! 

AVISOS LEGAIS

(1) Estudo interno da Michelin realizado em 2022 com uma ferramenta de análise da competitividade à escala europeia, comparando um pneu novo MICHELIN e um pneu MICHELIN REMIX®. 

(2) A mistura e o padrão do piso dos pneus MICHELIN Remix são, no seu conjunto, idênticos aos dos pneus MICHELIN novos, sendo que 90% da borracha dos pneus MICHELIN Remix é produzida a partir do mesmo molde e dos mesmos materiais que os pneus MICHELIN novos e, por conseguinte, têm o mesmo desempenho. Com base nas avaliações internas efetuadas pelo centro de investigação e desenvolvimento da Michelin e nos testemunhos de clientes recolhidos na Europa desde 2015. 

(3) Comparado com um pneu MICHELIN desgastado e não reesculturado. Informação baseada nas recomendações feitas pela Federação Francesa de Fabricantes de Pneus (TNPF) em 2019, segundo as quais o reesculturado de pneus gastos aumenta a vida útil dos pneus, utilizando toda a borracha disponível.

(4) Poupança de 5,4% no consumo de combustível: estudo interno realizado nas pistas de testes da Michelin em Ladoux (França), em 5 de maio de 2021, sob supervisão da DEKRA (relatório n.º 21CPAEXT-030). Para a comparação entre os pneus novos e os pneus reesculturados (R5 mm), foram utilizados dois camiões Volvo FH500 idênticos, equipados com pneus 315/70 R 22,5 MICHELIN X® Line Energy™ Z2 e D2 e cada um deles a rebocar um reboque Schmitz Cargobull totalmente carregado (40 toneladas) e equipado com pneus 385/55 R 22,5 MICHELIN X® Line Energy™ T, com pressões idênticas (8,5 b, 7,5 b e 9,0 b). Os resultados podem variar consoante as condições meteorológicas, o tipo de estrada, a dimensão dos pneus e o estilo de condução. 

(5) A redução de CO2 associada à operação de reesculturado é calculada a partir da redução de material associada. Em termos de poupança de material, um pneu reesculturado pode percorrer até 25% mais quilómetros (em comparação com um pneu MICHELIN novo que não tenha sido reesculturado; para uma profundidade média de reesculturado de 4 mm; informação baseada nas recomendações da TNPF de 2013 onde se explica que o reesculturado pode, quando o pneu atinge o seu limite de desgaste, aumentar a longevidade do pneu utilizando toda a borracha disponível). A poupança de matéria-prima é calculada em 2,3 kg de CO2* por kg de matéria-prima. Por exemplo, quatro pneus reesculturados (num eixo de tração, por exemplo) equivalem à quilometragem realizada por um pneu novo (4 x 25%), ou 70 kg de matérias-primas, o peso médio declarado de um pneu novo, ou 161 kg de CO2. * A equivalência entre o CO2 e um litro de combustível ou um quilograma de matéria-prima é calculada desta forma: o fator de emissão de 3,24 kg de CO2 para 1 litro de gasóleo provém da avaliação do ciclo de vida realizada pela ADEME para o gasóleo puro. Inclui as emissões durante as fases de produção do gasóleo (17%) e durante a sua combustão (83%). Fonte: ADEME, Estudo “Well to wheel - JEC”, v4, julho de 2014. O fator de emissão de 2,3 kg de CO2 por 1 kg de pneu provém dos cálculos de avaliação do ciclo de vida para a produção de um pneu (do início ao fim), efetuados internamente pela Michelin, utilizando as regras de cálculo desenvolvidas pela profissão do fabricante de pneus (TIP). Inclui fases como a extração de matérias-primas, o transporte, o fabrico e a distribuição. Fonte: UL Environment Standard, “Product Category Rules for preparing an Environmental Product Declaration for the product category: Tires”, v3,05, fevereiro de 2022. 

(6) Em termos de redução de material, o peso médio de um pneu novo MICHELIN é de 70 kg*. O peso de um pneu pronto a ser recauchutado é, em média, de 50 kg**. 
*Estudo interno baseado nas dimensões de pneus para camião MICHELIN mais vendidas no mercado europeu: 315/80 R 22,5, 315/70 R 22,5 e 385/65 R 22,5. 
**De acordo com uma publicação da TNPF de 2023: ”a recauchutagem, que, ao reutilizar a carcaça representa cerca de 70% do peso de um pneu" (sic). Consequentemente, 70% de 70 kg = aproximadamente 50 kg. 

Está a utilizar um Browser não suportado por esta web

Está a utilizar um browser que não é suportado por este website. Isto significa que algumas funcionalidades podem não funcionar como pretendido e podem ocorrer comportamentos estranhos ao navegar neste site.

Utilize ou atualize/instale um dos seguintes browsers para tirar o máximo partido deste website.

Firefox 78+
Edge 18+
Chrome 72+
Safari 12+
Opera 71+