How can you support efficiency when ploughing?

How can you support efficiency when ploughing?

Como pode contribuir para a eficiência enquanto lavra ?

Lavrar é uma das atividades mais exigentes no campo para o seu trator. Em piso macio ou molhado, o risco de derrapagem torna-se maior se não adotar algumas precauções. Conheça as nossas sugestões para ajudar na eficiência do seu trator enquanto lavra.

RESUMO :

Evitar o risco de aumento da derrapagem

A lavoura, tal como a descompactação das terras, é um trabalho que exige um elevado binário. Isso acontece porque o trator está sujeito a um esforço na parte traseiro devido à alfaia que está a ser arrastado pela terra, que exige a transmissão de potência para avançar no terreno, mesmo com solos macios ou molhados.  

Nestas condições, se a tração for insuficiente, o resultado é uma elevada taxa de derrapagem. Para garantir uma transmissão eficiente da potência para o solo, calculámos uma taxa de derrapagem ótima entre 10% e 15% para os pneus. Aqui ficam algumas sugestões para obter estes valores. 

Escolher pneus grandes e largos

Para aumentar a eficiência do trator enquanto lavra, recomendamos optar por pneus com o diâmetro máximo aprovado para o seu trator. Porquê? Porque um diâmetro maior facilita a transmissão de potência, reduzindo o risco de derrapagem e garantindo uma melhor aderência ao solo. Os testes comparativos demonstram diferenças significativas na produtividade, de até 15%, entre os pneus de diferentes diâmetros.  

Para além do diâmetro maior, opte por uma secção mais larga. Quanto mais largo for o pneu, maiores serão os pontos de contacto com o solo. Isto traduz-se num maior número de saliências no solo ou numa maior área de superfície da borracha em contacto com o solo. Este aumento permite uma melhor transmissão de potência, o que resulta numa maior eficiência do trator enquanto lavra

Increased footprint means better power transmission and therefore greater tractor efficiency

Increased footprint means better power transmission and therefore greater tractor efficiency

Escolher pneus com a tecnologia adequada

Alguns pneus, como os nossos pneus VF (Very High Flexion), são concebidos para suportar cargas a pressões mais baixas do que as suportadas por pneus convencionais. Esta característica permite a flexibilidade do pneu, o que resulta num aumento da superfície da sua área de contacto, garantindo maior eficiência de tração.  

Nas nossas gamas, os pneus com a tecnologia MICHELIN UltraFlex (pneus VF) serão uma boa escolha para uma área de contacto maior, o que permite uma transmissão de potência adequada.

Tyres with MICHELIN UltraFlex Technology are designed to withstand loads at lower pressures than standard tyres

MICHELIN EVOBIB: VF tyre

Aplicar a pressão adequada

Para obter a tração adequada durante a lavoura, é essencial ajustar a pressão de ar dos pneus.

A nossa ferramenta gratuita MICHELIN AGROPRESSURE ajuda a determinar a pressão ideal para a configuração específica do seu trator e alfaias. Não esquecer que é fundamental ajustar as pressões tendo em consideração tanto a carga como a velocidade, porque os pneus são concebidos para suportar cargas e velocidades específicas a determinadas pressões.  

Se, apesar destes ajustes, o trator continuar a apresentar dificuldade em transmitir a sua potência, deverá verificar a sua relação peso-potência. Um trator ligeiro a utilizar uma alfaia pesada poderá ter dificuldade em conseguir aderência e em transmitir a potência necessária. Nesse caso, proceder à lastragem poderá ser a solução para equilibrar o trator e melhorar a sua eficiência. 

A opção de lastragem

Existem várias formas de proceder à lastragem do trator.

A mais comum é adicionar pesos na dianteira, para equilibrar o trator em relação à alfaia que está montada na traseira. Os pesos nas rodas são cada vez mais utilizados em tratores de elevada potência. Contudo, isso obriga a ajustes da pressão, porque adicionam um peso extra aos pneus. 

A alternativa é utilizar água para lastrar os pneus. Esta é uma solução menos dispendiosa que consiste em ejetar água diretamente nos pneus. Tem a vantagem de não exigir quaisquer alterações na pressão de ar dos pneus. Contudo, é aconselhável verificar a pressão regularmente, porque parte do ar permanece no pneu. Além disso, considere juntar um aditivo anticongelante para o inverno. 

Ballasting may be a solution to balance the tractor and improve its efficiency

Ballasting tyre with water

Para a lastragem, recomenda-se uma relação de aproximadamente 50 kg por cavalo de potência do trator, mas este valor pode variar consoante as condições de tração Mais informacoes sobre a lastragem aqui.

A opção de duplicação

A duplicação (montar dois pneus de trator no mesmo eixo) é outra opção para ajudar à eficiência do trator enquanto lavra. A vantagem da duplicação assenta na capacidade de duplicar a área da superfície de contacto do trator com o solo. Ao aumentar a área de contacto, o trator beneficia de mais pontos de aderência, sendo mais fácil realizar a transferência de potência.  

A duplicação também ajuda a limitar a compactação do solo

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