How can you support efficiency when ploughing?
Como pode contribuir para a eficiência enquanto lavra ?
RESUMO :
Evitar o risco de aumento da derrapagem
A lavoura, tal como a descompactação das terras, é um trabalho que exige um elevado binário. Isso acontece porque o trator está sujeito a um esforço na parte traseiro devido à alfaia que está a ser arrastado pela terra, que exige a transmissão de potência para avançar no terreno, mesmo com solos macios ou molhados.
Nestas condições, se a tração for insuficiente, o resultado é uma elevada taxa de derrapagem. Para garantir uma transmissão eficiente da potência para o solo, calculámos uma taxa de derrapagem ótima entre 10% e 15% para os pneus. Aqui ficam algumas sugestões para obter estes valores.
Escolher pneus grandes e largos
Para aumentar a eficiência do trator enquanto lavra, recomendamos optar por pneus com o diâmetro máximo aprovado para o seu trator. Porquê? Porque um diâmetro maior facilita a transmissão de potência, reduzindo o risco de derrapagem e garantindo uma melhor aderência ao solo. Os testes comparativos demonstram diferenças significativas na produtividade, de até 15%, entre os pneus de diferentes diâmetros.
Para além do diâmetro maior, opte por uma secção mais larga. Quanto mais largo for o pneu, maiores serão os pontos de contacto com o solo. Isto traduz-se num maior número de saliências no solo ou numa maior área de superfície da borracha em contacto com o solo. Este aumento permite uma melhor transmissão de potência, o que resulta numa maior eficiência do trator enquanto lavra.
Increased footprint means better power transmission and therefore greater tractor efficiency
Escolher pneus com a tecnologia adequada
Alguns pneus, como os nossos pneus VF (Very High Flexion), são concebidos para suportar cargas a pressões mais baixas do que as suportadas por pneus convencionais. Esta característica permite a flexibilidade do pneu, o que resulta num aumento da superfície da sua área de contacto, garantindo maior eficiência de tração.
Nas nossas gamas, os pneus com a tecnologia MICHELIN UltraFlex (pneus VF) serão uma boa escolha para uma área de contacto maior, o que permite uma transmissão de potência adequada.
MICHELIN EVOBIB: VF tyre
Aplicar a pressão adequada
Para obter a tração adequada durante a lavoura, é essencial ajustar a pressão de ar dos pneus.
A nossa ferramenta gratuita MICHELIN AGROPRESSURE ajuda a determinar a pressão ideal para a configuração específica do seu trator e alfaias. Não esquecer que é fundamental ajustar as pressões tendo em consideração tanto a carga como a velocidade, porque os pneus são concebidos para suportar cargas e velocidades específicas a determinadas pressões.
Se, apesar destes ajustes, o trator continuar a apresentar dificuldade em transmitir a sua potência, deverá verificar a sua relação peso-potência. Um trator ligeiro a utilizar uma alfaia pesada poderá ter dificuldade em conseguir aderência e em transmitir a potência necessária. Nesse caso, proceder à lastragem poderá ser a solução para equilibrar o trator e melhorar a sua eficiência.
A opção de lastragem
Existem várias formas de proceder à lastragem do trator.
A mais comum é adicionar pesos na dianteira, para equilibrar o trator em relação à alfaia que está montada na traseira. Os pesos nas rodas são cada vez mais utilizados em tratores de elevada potência. Contudo, isso obriga a ajustes da pressão, porque adicionam um peso extra aos pneus.
A alternativa é utilizar água para lastrar os pneus. Esta é uma solução menos dispendiosa que consiste em ejetar água diretamente nos pneus. Tem a vantagem de não exigir quaisquer alterações na pressão de ar dos pneus. Contudo, é aconselhável verificar a pressão regularmente, porque parte do ar permanece no pneu. Além disso, considere juntar um aditivo anticongelante para o inverno.
Ballasting tyre with water
Para a lastragem, recomenda-se uma relação de aproximadamente 50 kg por cavalo de potência do trator, mas este valor pode variar consoante as condições de tração Mais informacoes sobre a lastragem aqui.
A opção de duplicação
A duplicação (montar dois pneus de trator no mesmo eixo) é outra opção para ajudar à eficiência do trator enquanto lavra. A vantagem da duplicação assenta na capacidade de duplicar a área da superfície de contacto do trator com o solo. Ao aumentar a área de contacto, o trator beneficia de mais pontos de aderência, sendo mais fácil realizar a transferência de potência.
A duplicação também ajuda a limitar a compactação do solo.
Precisa de mais aconselhamentos ? Descubra o nosso guia de manutenção e cuidados do pneu.