PT Background photo of tyre fitting Help and Advice
Monter un pneu
Montar e desmontar pneus
Informações e precauções de funcionamento para montar e desmontar pneus de construção, industriais ou de exploração mineira.
A montagem correta, efetuada de acordo com os procedimentos de funcionamento recomendados e em conformidade com as regras de segurança em vigor assegura uma excelente proteção para pessoas e materiais e permite explorar todas as potencialidades dos pneus.
Uma montagem deficiente pode provocar danos nos pneus, no veículo e/ou ferimentos graves ou mesmo a morte.
Assim, é essencial que estas operações sejam realizadas por pessoas com formação e que disponham do equipamento adequado disponível e de acordo com os procedimentos.
Recomendamos vivamente que a montagem de pneus seja realizada por um profissional de pneus com formação e equipamento adequado.
Os pneus do tipo tubo devem estar equipados com uma aba e um tubo interior adequados.
Em todos os casos, é essencial consultar as instruções técnicas do fabricante do pneu, do fabricante do veículo e do fabricante da roda, bem como o manual do utilizador para a máquina ou equipamento de montagem de pneus.
PT Edito construction 1 Help and Advice
Un chantier de construction avec un toupie en premier plan
Precauções gerais:
- Os operadores devem sempre usar equipamento de proteção adequado.
- Os operadores devem conhecer o procedimento recomendado.
- Os operadores devem garantir que o veículo está parado, fixo e seguro e devidamente estabilizado (travão de mão engatado, bloqueado) e motor desligado.
PT edito photo of tyre fitting help and advice
Precauções de desmontagem
Ao retirar a roda do veículo:
- Se o pneu tiver montagem dupla ou se a jante apresentar indícios de danos, ambos os pneus devem ser esvaziados. O incumprimento desta medida pode levar a acidentes com consequências muito graves.
- Cumpra as recomendações e instruções do fabricante ao desmontar um pneu.
- Verifique se o pneu está à temperatura certa para ser desmontado em segurança.
Quando o pneu for retirado do veículo:
- Esvazie completamente o pneu antes de qualquer operação.
Precauções de montagem
1. Garanta que a roda e respetivos componentes estão em bom estado
2. Verifique a compatibilidade do pneu e da roda (roda autorizada para o pneu) e a capacidade de pressão da roda
3. Respeite as posições, o sentido de montagem, o sentido de rotação e quaisquer instruções mencionadas na parede lateral do pneu.
4. No caso de rodas de várias peças, substitua o vedante O-ring
5. No caso de montagem sem câmara de ar:
- Com uma válvula de borracha, esta deve ser sistematicamente substituída
- Com válvulas metálicas, verifique a estanquidade ao ar e continue com a substituição dos núcleos ou vedantes da válvula, se necessário
6. Depois de montar o pneu no veículo, deve ser utilizada uma chave dinamométrica para obter o binário ideal, conforme especificado pelo fabricante da máquina.
Outras páginas de conselhos podem interessar-lhe:
• Escolher o pneu certo
• Ler a parede lateral de um pneu de engenharia civil
• Como deve guardar os seus pneus?
• Qual é a pressão de ar correta para pneus de engenharia civil?
• Como deve verificar e manter os seus pneus?
• Reparação de pneus de engenharia civil