Montar e desmontar pneus

Informações e precauções de funcionamento para montar e desmontar pneus de construção, industriais ou de exploração mineira.

A montagem correta, efetuada de acordo com os procedimentos de funcionamento recomendados e em conformidade com as regras de segurança em vigor assegura uma excelente proteção para pessoas e materiais e permite explorar todas as potencialidades dos pneus.

Uma montagem deficiente pode provocar danos nos pneus, no veículo e/ou ferimentos graves ou mesmo a morte.

Assim, é essencial que estas operações sejam realizadas por pessoas com formação e que disponham do equipamento adequado disponível e de acordo com os procedimentos.
Recomendamos vivamente que a montagem de pneus seja realizada por um profissional de pneus com formação e equipamento adequado.

Os pneus do tipo tubo devem estar equipados com uma aba e um tubo interior adequados.
Em todos os casos, é essencial consultar as instruções técnicas do fabricante do pneu, do fabricante do veículo e do fabricante da roda, bem como o manual do utilizador para a máquina ou equipamento de montagem de pneus.


PT Edito construction 1 Help and Advice

Un chantier de construction avec un toupie en premier plan

Precauções gerais:

  • Os operadores devem sempre usar equipamento de proteção adequado.
  • Os operadores devem conhecer o procedimento recomendado.
  • Os operadores devem garantir que o veículo está parado, fixo e seguro e devidamente estabilizado (travão de mão engatado, bloqueado) e motor desligado.

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Precauções de desmontagem

Ao retirar a roda do veículo:

  • Se o pneu tiver montagem dupla ou se a jante apresentar indícios de danos, ambos os pneus devem ser esvaziados. O incumprimento desta medida pode levar a acidentes com consequências muito graves. 
  • Cumpra as recomendações e instruções do fabricante ao desmontar um pneu.
  • Verifique se o pneu está à temperatura certa para ser desmontado em segurança.

Quando o pneu for retirado do veículo:

  • Esvazie completamente o pneu antes de qualquer operação.

Precauções de montagem

1. Garanta que a roda e respetivos componentes estão em bom estado

2. Verifique a compatibilidade do pneu e da roda (roda autorizada para o pneu) e a capacidade de pressão da roda

3. Respeite as posições, o sentido de montagem, o sentido de rotação e quaisquer instruções mencionadas na parede lateral do pneu.

4. No caso de rodas de várias peças, substitua o vedante O-ring

5. No caso de montagem sem câmara de ar:

  • Com uma válvula de borracha, esta deve ser sistematicamente substituída
  • Com válvulas metálicas, verifique a estanquidade ao ar e continue com a substituição dos núcleos ou vedantes da válvula, se necessário

6. Depois de montar o pneu no veículo, deve ser utilizada uma chave dinamométrica para obter o binário ideal, conforme especificado pelo fabricante da máquina.

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