Fertilizzazione: pneumatici tradizionali o radiali?

Pneumatici tradizionali o radiali per la fertilizzazione

Fertilização: deve usar pneus radiais ou diagonais?

Embora escolher entre pneus radiais ou diagonais seja crucial para todo o ciclo da colheita, é especialmente importante durante a fase da fertilização. Como vamos ver, optar por uma tecnologia em detrimento de outra pode fazer toda a diferença em termos de proteção do solo. Qual delas é a mais adequada para as suas necessidades? Saiba tudo neste artigo.

O risco da compactação do solo

O período de fertilização pode ser bastante complicado devido às condições meteorológicas. Geralmente, o fertilizante é tratado ou aplicado com tempo molhado, o que pode ter um impacto considerável na compactação do solo. Se o solo estiver molhado, os pneus da sua máquina vão compactar o solo ao destruir os poros e evacuar todo o ar que se encontra nas microporosidades. Existe o risco de causar grandes danos.

A melhor forma de limitar isto é trabalhar com uma pressão baixa nos pneus. Na realidade, é recomendável que faça isso sempre que trabalha no campo, mesmo fora do período de fertilização e em dias secos. Por exemplo, durante a colheita, o risco de compactação também é elevado, porque a maquinaria utilizada é mais pesada e compacta o solo.

Mas é quando trabalha com o piso molhado que o risco de compactação aumenta. Felizmente, a escolha adequada da tecnologia de pneu permite reduzir este fenómeno.

A diferença entre pneus radiais e diagonais

A Michelin inventou a tecnologia radial em 1946. Porque é que isto foi uma grande inovação? Porque o princípio do pneu radial é que os flancos estão separados da coroa. Assim, quando esvazia um pneu radial, os flancos ficam achatados. E como o centro do pneu está separado dos flancos, a área de contacto com o solo aumenta, assumindo uma forma retangular.

Num pneu diagonal, a coroa e os flancos estão interligados, o que lhe confere um formato abaulado. Quando o pneu é esvaziado, isto afeta tanto o piso do pneu como os flancos, o que significa que o formato da área de contacto com o solo é elíptico e, desta forma, a área e mais pequena do que com o pneu radial.

A vantagem dos pneus radiais é que, ao reduzir a pressão, a área de contacto do pneu no solo é mais comprida, e como a carga é distribuída por uma área de superfície maior, representa uma pressão menor por centímetro quadrado.

Como é que esta área de contacto maior beneficia o seu trabalho? Oferece diversas vantagens associadas:

  • Menos compactação do solo
  • Tração melhorada, o que significa menor consumo de combustível e maior produtividade
  • Maior conforto (a distribuição mais ampla de borracha no solo implica melhor absorção dos impactos)

Os pneus radiaisduram mais tempo do que os pneus diagonais?

Existem dois aspetos que afetam a vida útil do pneu: resistência ao impacto e resistência.

Um pneu diagonal é mais resistente aos impactos porque contém várias carcaças. Por outro lado, aquece bastante mais quando sujeito a um esforço elevado, em especial durante a fase de fertilização, com os depósitos pesados e os pneus finos.

Um pneu radial, que tem apenas uma carcaça, sofre menos deformação e dissipa mais o calor, o que o torna melhor em termos de resistência térmica. São concebidos para serem mais duráveis do que os pneus diagonais, porque apresentam uma área de superfície maior em contacto com o solo, o que significa que a carga é distribuída de forma mais uniforme e, consequentemente, causa um desgaste mais uniforme, resultando numa maior durabilidade. Um pneu diagonal, que tem uma superfície de contacto com o solo elíptica, está sujeito a um excesso de pressão local, o que tende a provocar um desgaste mais rápido.

Pneus radiais + tecnologia MICHELIN UltraFlex = a combinação que necessita

Embora as vantagens dos pneus radiais sejam inegáveis, podem apresentar ainda mais vantagens ao optar pelos pneus radiais com tecnologia Michelin Ultraflex.
Na realidade, um teste revelou que entre um pneu radial Michelin com a tecnologia MICHELIN Ultraflex e um pneu radial da concorrência, o pneu MICHELIN SPRAYBIB apresenta mais 20% de área de contacto*:

20% more footprint with MICHELIN SPRAYBIB tyre, with MICHELIN UltraFlex and radial technologies*

20% more footprint with MICHELIN SPRAYBIB tyre, with MICHELIN UltraFlex and radial technologies*

1: A área de contacto de um pneu radial da concorrência com tecnologia convencional (dimensão: 380/90 R46 172D/175A8)
2: A área de contacto do pneu MICHELIN SPRAYBIB, um pneu radial com as mesmas dimensões, concebido com a tecnologia MICHELIN Ultraflex.

Neste teste*, o pneu da concorrência abrange 1909 cm2, enquanto o pneu Michelin Spraybib abrange 2287 cm2, que representa mais 20% da superfície do solo.

Ou seja, quando o pneu da concorrência exerce uma pressão superior a 27 toneladas por m2 no solo, o pneu MICHELIN SPRAYBIB deve conseguir reduzir a pressão em cerca de 4,5 toneladas por m2, o que implica melhor proteção do solo, melhor tração e poupança de combustível.

MICHELIN SPRAYBIB: a radial tyre specially designed for self-propelled sprayers

MICHELIN SPRAYBIB radial tyre

Como é evidente, temos vários pneus radiais com tecnologia MICHELIN Ultraflex, cada um adaptado às suas diferentes máquinas:

Poupar combustível com pressão adaptada

As três gamas dos pneus radiais MICHELIN Ultraflex mencionados acima também são compatíveis com o CTIS (Sistema central de enchimento de pneus)**. Ou seja, pode usar este sistema para ajustar a pressão dos pneus sem deixar a cabina do seu veículo, para que estejam sempre no valor ótimo para a sua utilização.
A pressão de ar otimizada nos pneus significa que obtém todas as vantagens que os seus pneus são capazes de oferecer (pressão muito baixa com a tecnologia MICHELIN Ultraflex, menos compactação do solo, melhor tração) e evitar custos de combustível desnecessários.

Avisos legais

*Estudo interno da Michelin realizado em Arbonne, em França, em janeiro de 2022. Pneus concorrentes 380/90 R46 172D/175A8 e pneus MICHELIN SPRAYBIB VF 380/90 R46 CFO 173D/169E. A carga por pneu é idêntica: 5200 kg com aplicação das pressões recomendadas por cada fabricante: 3,2b para o pneu concorrente e 2,3b para o pneu MICHELIN SPRAYBIB CFO.
** O CTIS está disponível apenas em alguns países. Solicite mais informações ao seu vendedor.

Precisa de mais aconselhamentos? Descubra o nosso guia de eleição de pneus.

Está a utilizar um Browser não suportado por esta web

Está a utilizar um browser que não é suportado por este website. Isto significa que algumas funcionalidades podem não funcionar como pretendido e podem ocorrer comportamentos estranhos ao navegar neste site.

Utilize ou atualize/instale um dos seguintes browsers para tirar o máximo partido deste website.

Firefox 78+
Edge 18+
Chrome 72+
Safari 12+
Opera 71+