Should I use hybrid tyres for road and field?
Devo utilizar pneus para trator híbridos, para estrada e campo?
Usa o seu trator tanto no campo como na estrada? A performance que pretende dos seus pneus nestes dois ambientes não é a mesma. Deve equipar o seu trator com pneus híbridos, capazes de se adaptarem às duas situações? Ou deve optar por pneus para trator convencionais concebidos para um dos dois tipos de terreno, em detrimento do outro?
Os nossos especialistas respostem às suas dúvidas neste artigo.
Agricultura: necessidades diferentes
Até ao início dos anos 2000, os tratores eram equipados de forma clássica, com pneus convencionais de performance indiferenciada para todas as utilizações, tanto no campo como na estrada.
Um agricultor que precisasse de levar o arado até ao campo, fazia o transporte no seu trator, o que exigia uma pressão elevada nos pneus. Mas assim que o equipamento estava no campo, a pressão dos pneus do trator já não era adequada.
Uma pressão dos pneus elevada no campo representa uma pior performance, produtividade agrícola limitada e compactação do solo. Por outro lado, uma pressão dos pneus baixa na estrada, com uma carga elevada (o arado, no nosso exemplo) desgasta os pneus do trator muito depressa e consome mais combustível.
evobib at work
Tracteur montés en pneus MICHELIN EVOBIB quitte le champ
O primeiro passo da Michelin em direção à utilização híbrida
Por isso, a Michelin desenvolveu uma tecnologia que permite utilizar os pneus para trator para conduzir na estrada com uma pressão ajustada para o campo. Foi esta a base de desenvolvimento da tecnologia MICHELIN UltraFlex.
Permite uma utilização com uma pressão até 40% mais baixa, face a um pneu de trator convencional para uma determinada carga, e pode transportar 40% mais do que um pneu convencional com uma determinada pressão.*
Em termos concretos, um pneu de trator com a tecnologia MICHELIN UltraFlex permite conduzir com uma pressão mais baixa no campo do que um pneu convencional, o que aumenta a área de superfície do pneu em contacto com o solo, melhora a tração e, por conseguinte, a produtividade, com uma redução considerável da compactação dos solos. E sem qualquer alteração na pressão, o trator também pode ser conduzido na estrada a transportar uma carga mais pesada do que um pneu convencional.
Tal como já explicámos, é possível equipar pneus diferentes para se adequar às necessidades do seu campo. Mas nem tudo é possível, como explicaremos em seguida.
CTIS: um segundo passo para a utilização híbrida
Como o ajuste da pressão entre a estrada e o campo era um problema para muitos agricultores, nasceu um novo avanço tecnológico: o CTIS (sistema central de enchimento de pneus)**.
Este sistema permitiu gerir a pressão de forma inteligente e fácil sem precisar de sair da cabina do trator.
** O CTIS está disponível apenas em alguns países. Solicite mais informações ao seu vendedor.
Três pneus para trator para utilização híbrida
Agora que sabe mais sobre a evolução tecnológica, vamos ajudar na escolha do pneu mais adequado às suas necessidades. As nossas soluções são todas multifuncionais, mas a diferença na sua escolha recai na forma como mais utiliza o seu trator. Abaixo apresentamos 3 pneus híbridos e explicamos como escolher o mais adequado para a sua utilização.
1. Pneus híbridos otimizados para a estrada E para o campo
Alguns agricultores precisavam de um pneu híbrido capaz de garantir uma boa performance na estrada e no campo, quando passam o mesmo tempo nos dois tipos de piso.
Após a invenção do CTIS (Sistema central de enchimento de pneus)**, a Michelin concretizou esta possibilidade ao criar o pneu MICHELIN EVOBIB, um pneu 2 em 1 com dois pontos de utilização fortes: campo e estrada.
O pneu MICHELIN EVOBIB é a escolha adequada para si?
MICHELIN Evobib are hybrid tyres for the road and the field
Se precisa de um pneu híbrido que ofereça um bom compromisso entre performance na estrada e no campo, o MICHELIN EVOBIB é, sem dúvida, a escolha de pneu certa para si.
Na estrada, reduz o consumo de combustível e a sua longevidade é prolongada da mesma forma como o pneu MICHELIN ROADBIB, o nosso pneu de trator para a estrada, que apresentamos abaixo.
No campo, em condições normais, o pneu MICHELIN EVOBIB oferece a mesma performance que o pneu MICHELIN AXIOBIB2, o nosso pneu de trator para o campo, que apresentamos abaixo.
Os pneus MICHELIN EVOBIB necessitam de CTIS**
Para utilizar os pneus MICHELIN EVOBIB, o seu trator tem de estar equipado com um sistema de enchimento remoto (CTIS**). Se não tiver escolhido este opcional quando comprou o seu trator, pode instalar o Kit Michelin*.
2. Pneus híbridos concebidos para uma melhor condução para a estrada
Alguns agricultores e fornecedores passam muito tempo na estrada em diferentes tarefas (semear, colher...). Mas o padrão de piso convencional dos pneus de trator torna esta condução ruidosa e desconfortável.
Por esse motivo, a Michelin, que tem uma boa dose de experiência com pneus de estrada, decidiu desenvolver um pneu para trator mais adequado para este tipo de utilização, que permite a realização das tarefas nos campos. O resultado é o pneu MICHELIN ROADBIB, um pneu de trator para a estrada que também pode ser utilizado no campo.
O pneu MICHELIN ROADBIB é a escolha adequada para si?
MICHELIN Roadbib are tractor tyres for the road
Se passa 80% do seu tempo na estrada a puxar reboques, sempre com atenção ao consumo de combustível, e 20% do seu tempo nos campos em terrenos que não são muito exigentes, então os pneus MICHELIN ROADBIB são ideais para si.
Este pneu para trator pode ser utilizado nos campos, mas não consegue oferecer elevada tração em condições mais exigentes. É adequado para usar principalmente em estrada com um consumo de combustível aceitável, oferece bom conforto durante as deslocações e pretende oferecer uma maior durabilidade do que um pneu convencional.
Os pneus MICHELIN ROADBIB são compatíveis com o CTIS**
Para facilitar a gestão da pressão quando se desloca entre a estrada e o campo e vice-versa, estes pneus são compatíveis com o CTIS*, embora este não seja um requisito obrigatório.
3. Pneus de trator concebidos para uma melhor condução no campo
Para uma utilização maioritariamente no campo, a Michelin desenvolveu os pneus MICHELIN AXIOBIB2. Estes pneus para trator oferecem uma elevada capacidade de tração para trabalhos exigentes e são adequados para tratores com uma potência entre 160 e 550 cv, mas também podem ser utilizados na estrada, graças à tecnologia Michelin Ultraflex.
O pneu MICHELIN AXIOBIB2 é a escolha adequada para si?
MICHELIN AXIOBIB2 are tractor tyres for the field
Se passa a maior parte do seu tempo no campo, por vezes em condições difíceis, e procura otimizar a tração e a produção, os pneus MICHELIN AXIOBIB2 são a escolha certa para si.
Com a sua tecnologia MICHELIN Ultraflex, pode circular com uma pressão baixa no campo, oferecendo performance em termos de compactação do solo e tração, resultando na melhoria da produtividade.
Os pneus MICHELIN AXIOBIB2 são compatíveis com o CTIS**
Para facilitar a gestão da pressão na estrada, estes pneus de trator são compatíveis com o CTIS, embora este não seja um requisito obrigatório.
A alternativa para os tratores de potência reduzida
Se utiliza um trator de potência reduzida para trabalho agrícola ou industrial, ou para trabalho de inverno, existe uma alternativa versátil para si: o pneu MICHELIN CrossGrip, um pneu híbrido para utilizar na estrada, com ervas e neve.
Sejam pequenos tratores, retroescavadoras, pás carregadoras ou empilhadoras telescópicas todos podem ser equipados com estes pneus para produtividade e tração.
Consoante a sua utilização, pode optar pela cor mais adequada:
- PRETO para utilização intensiva na estrada
- VERDE para boa aderência em relva e pastagens
- BRANCO para boa aderência na neve
Agora que já sabe tudo sobre pneus de trator para utilização híbrida, escolha o mais adequado para si:
*Lacuna normativa entre pneus convencionais e pneus VF (Very high Flexion). O pneu VF é uma marcação de pneus certificada pela ETRTO (Organização Técnica Europeia de Pneus e Aros) e pela TRA (Associação de Pneus e Jantes, EUA)
**O CTIS está disponível apenas em alguns países. Solicite mais informações ao seu vendedor.
Precisa de mais aconselhamentos? Descubra o nosso guia de eleição de pneus.