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sculpture pneu MICHELIN AXIOBIB2
Como reduzir a compactação do solo e melhorar a produtividade da sua cultura?
O que é a compactação do solo?
A compactação do solo é um dos principais processos que danificam o solo: é provocada quando a maquinaria agrícola, cada vez mais pesada, se desloca sobre o solo, muitas vezes em condições meteorológicas difíceis.
A compactação está ligada à própria natureza do solo, ao seu teor de água, aos tipos de cultura e à carga aplicada à superfície. As passagens repetidas por equipamentos agrícolas criam compactação e cisalhamento do solo, reduzindo assim a capacidade de aeração, infiltração e penetração da raiz da cultura.
O impacto económico da compactação do solo é significativo: redução da produtividade das culturas, risco de desenvolvimento de doenças e necessidade de trabalhos de regeneração, tais como lavoura e/ou descompactação, que consomem bastante combustível e tempo. Além disso, aumenta o risco de desenvolvimento de doenças.
Edito photo soilcompaction Help and Advice
soil with tire tracks
Mas a compactação do solo não é o único fenómeno que pode afetar as suas colheitas.
Formação de sulcos
A rut is a longways indentation in the soil
picture of a rut in a field
Um sulco é um entalhe longitudinal no solo que é causado por máquinas agrícolas que se afundam no terreno ao passar. A formação de sulcos é um problema significativo em terreno lamacento.
A formação de sulcos tem consequências catastróficas para o crescimento das culturas: nada cresce num sulco, pelo que este representa uma perda líquida de produtividade.
Os sulcos incentivam a estagnação da água, que pode asfixiar as plantas e promover o desenvolvimento de doenças.
Os sulcos também fazem com que as máquinas agrícolas consumam mais energia. A profundidade de um sulco é semelhante a um "degrau" que um pneu agrícola tem de subir constantemente. O que implica um maior consumo de combustível. Os danos provocados nos campos pela formação substancial de sulcos terão de ser reparados. O que significa realizar trabalhos de regeneração do solo, que gastam tempo e combustível.
O que pode ser feito para reduzir a compactação do solo e a formação de sulcos?
Recomendamos a utilização de pneus agrícolas capazes de reduzir a pressão sobre o solo ao transportar cargas pesadas. A pressão do pneu é próxima da pressão média aplicada ao solo. (Por exemplo, se a pressão do pneu for de 1 bar (14,5 psi), a pressão aplicada ao solo pelo pneu será de cerca de 1 lb/sq.in ou 1 kg/cm2.) Assim, quanto maior for a pressão dos pneus, maior será a pressão aplicada no solo e maior será o grau de compactação e formação de sulcos. A compactação do solo é agravada quando os pneus agrícolas deslizam – para evitá-lo, é essencial terem uma boa tração!
Aqui ficam duas soluções para reduzir a compactação do solo e formação de sulcos.
Solução #1: optar por pneus largos e de “grande volume”
A finalidade dos pneus largos e de grande volume é reduzir a pressão para a mesma carga e proporcionar um melhor nível de tração, mantendo o mesmo diâmetro externo e a mesma circunferência de rolamento de um pneu “convencional”.
Um trator originalmente equipado com pneus convencionais pode ser equipado com pneus largos ou de grande volume. Assim, a área de contacto é maior e menos profunda, limitando a compactação do solo e criação de sulcos.
Wide or large volume tyres reduce pressure and provide better traction
A tabela abaixo compara a pressão necessária para diferentes pneus para transportar os mesmos 4500 kg de carga no campo. Quanto mais largo for o pneu, menor é a pressão.*
Esta vantagem é mais evidente quando o pneu utiliza a tecnologia MICHELIN Ultraflex.
Tyre pressure comparison chart in bar
Tyre pressure comparison chart in psi
Solução #2: optar pela tecnologia Michelin UltraFlex
A tecnologia MICHELIN UltraFlex é baseada numa carcaça inovadora, especialmente robusta, que permite maior flexibilidade.
Como resultado, os pneus MICHELIN UltraFlex podem transportar cargas pesadas mesmo a pressões muito reduzidas, independentemente da rapidez do trabalho.
E não é tudo: a construção flexível da carcaça permite uma área de contacto maior, o que, por sua vez, aumenta a tração do pneu e, por conseguinte, limita a compactação do solo. Com a melhoria da tração, os pneus com a tecnologia MICHELIN UltraFlex também permitem poupar combustível e trabalhar mais depressa, o que melhora o rendimento das culturas. Vários estudos realizados ao longo dos anos por Universidades de renome* (em Inglaterra, EUA e Brasil) concluíram que a tecnologia MICHELIN UltraFlex consegue aumentar a produtividade agrícola entre 2 e 6%.**
Em resumo, com a tecnologia MICHELIN UltraFlex:
- protege o seu solo
- poupa tempo e combustível
- aumenta os rendimentos da cultura.
Como funciona a tecnologia MICHELIN UltraFlex? Veja o vídeo para descobrir:
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Aceitar cookies do YouTubeConclusão
Whether you choose wider tyres or tyres with MICHELIN UltraFlex technology, you'll reduce soil compaction significantly.** But soil preservation is not the only benefit of optimised agricultural tyres:
- Less soil compaction reduces the need to regenerate the ground and therefore implies cost savings,
- Improved traction means less effort and energy from your machine, and therefore fuel economy.
- Better traction also means you can get the job done more quickly, so you can produce more to maximise your yield or simply free up more time to spend with your family.
Encontre os pneus agrícolas adequados para reduzir a compactação do solo
*Com base na recomendação da pressão dos pneus da MICHELIN databook 2022.
**Um estudo realizado pela Harper Adams University, no Reino Unido, entre 2013 e 2017, revelou que a tecnologia MICHELIN ULTRAFLEX aumenta a produtividade agrícola entre 2 e 6%. Estes resultados são confirmados por estudos semelhantes realizados nos EUA (Illinois) em 2015 e Brasil (Mato Grosso) entre 2018 e 2021
Precisa de mais aconselhamentos? Descubra o nosso guia de eleição de pneus.