Tractor tyres pressure automatic or manual

Tractor tyres pressure automatic or manual

Pressão dos pneus do trator: deve optar por uma gestão automática (CTIS) ?


Mencionamos com frequência a pressão dos pneus do trator porque é crucial para a sua atividade. Quando está ajustada, permite poupar combustível, limita a compactação do solo e impede a derrapagem excessiva dos pneus. Atualmente, existem sistemas que permitem ajustar a pressão dos pneus automaticamente. Quando é que é indicado investir neste sistema? Os nossos especialistas dão as respostas.

RESUMO :

A importância da pressão dos pneus do trator

A instalação de um CTIS (sistema central de enchimento de pneus) permite gerir automaticamente a pressão de ar dos pneus a partir da cabina do trator. Optar por este tipo de sistema pode ser uma boa ideia, porque simplifica a gestão da pressão dos pneus. Mas também deve estar ciente da importância de ter a pressão correta nos pneus do trator. 

Se equipar o seu trator com um CTIS e não aplicar a pressão correta, terá feito um investimento nesta ferramenta sem beneficiar das vantagens que esta pode oferecer. Contudo, se aplicar a pressão correta nos pneus do trator para o campo, poderá trabalhar com uma tração adequada enquanto protege o solo.  

Como sabe, estes são critérios importantes que têm impacto na sua produtividade. Trabalhar no campo com pneus de baixa pressão, em especial os pneus com a tecnologia MICHELIN UltraFlex, pode aumentar a produtividade agrícola entre 2 e 6%.* 

Outra vantagem de utilizar a pressão correta nos pneus de trator é a de que os seus pneus vão sofrer menor desgaste e de forma mais uniforme, o que contribui para a sua longevidade. Também terá reflexos no seu consumo de combustível na estrada. As poupanças de combustível poderão não ser muito óbvias numa utilização diária, mas tornam-se evidentes em termos anuais. 

Deve optar por um CTIS para gerir a pressão dos pneus do seu trator ?

A principal vantagem de um CTIS (sistema central de enchimento de pneus)  é o conforto da gestão da pressão dos pneus.

Com esta ferramenta, pode ajustar a pressão para o campo e para a estrada, sem sair da cabina, o que pode ser muito prático quando tem de ajustar a pressão várias vezes por dia. 

Contudo, em alguns casos, poderá ser questionável se esta é a escolha acertada. Especialmente, nos seguintes casos: 

Automatic change of tyre pressure for the field.

Automatic change of tyre pressure for the field.

Se tem uma cultura pequena

É importante avaliar o retorno sobre o investimento de um CTIS (sistema central de enchimento de pneus), tendo em consideração que este se pagará mais rapidamente numa cultura maior do que numa cultura mais pequena.

Se não conduzir na estrada

Alguns agricultores não precisam de circular na estrada para chegar às suas parcelas. A condução por trilhos a baixa velocidade não obriga a que a pressão dos pneus do trator seja ajustada com tanta frequência como quando conduz na estrada. Neste caso, a instalação de um CTIS,

seria menos justificada. 

Se considerar que o investimento não se justifica, pode sempre ajustar a pressão dos pneus de forma manual. O mais importante é que a pressão seja sempre adequada à carga e à velocidade, apara evitar qualquer risco de sobrecarga.

Manual tractor tyre pressure adjustment

Manual tractor tyre pressure adjustment

O enchimento remoto é totalmente automático ?

"Semiautomático” seria o termo mais adequado, já que o CTIS não “adivinha” as pressões adequadas dos pneus com base na carga por eixo, nem aplica as pressões sem a sua intervenção.  

Quem sabe se um dia isso não será possível! Entretanto, a sua função é facilitar as alterações da pressão de ar dos pneus ao permitir a sua ativação a partir da cabina do seu trator, assim que ocorre uma alteração da configuração (tipo de terreno, alfaia, etc.). 

Quando o CTIS  está instalado, o técnico pode proceder à sua configuração para se adaptar a sua utilização, ao calcular a pressão de ar ótima nos pneus de acordo com as alfaias que utiliza, os reboques que reboca e o terreno que percorre e, em seguida, introduzir essa informação no painel de controlo. 

Dessa forma, tudo o que tem a fazer é selecionar as pressões de acordo com a sua utilização e aplicá-las, tal como acontece com os botões programados no rádio que dão acesso direto às estações preferidas. 

Por exemplo, se alternar para uma configuração com um arado no campo, basta selecionar a pressão dos pneus do trator correspondente e o CTIS faz o ajuste necessário nos seus pneus. 

O CTIS também é compatível com os pneus do reboque ?

Existem systemas CTIS que permitem controlar tanto a pressão de ar dos pneus do reboque como do trator a partir da cabina. Isto serve para evitar que, no campo, os pneus do reboque tenham uma pressão excessiva em comparação com os pneus do trator, o que vai acentuar a compactação do solo quando os pneus do trator apresentam um comportamento diferente.

Trailer and tractor tyre pressure management with a CTIS

Trailer and tractor tyre pressure management with a CTIS


Precisa de mais aconselhamentos ? Descubra o nosso guia de pressão de pneus

MENÇÕES LEGAIS

*Um estudo realizado pela Harper Adams University, no Reino Unido, entre 2013 e 2017, revelou que a tecnologia MICHELIN ULTRAFLEX aumenta a produtividade agrícola entre 2 e 6%. Estes resultados são confirmados por estudos semelhantes realizados nos EUA (Illinois) em 2015 e Brasil (Mato Grosso) entre 2018 e 2021.

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