Ballast tractor tyres to support motor skills
Lastrar os pneus do trator para ajudar a capacidade motora
RESUMO :
Por que motivo a lastragem é útil ?
A vantagem é simples e evidente: com a lastragem correta, ganha eficiência no campo.
Resulta numa melhoria da aderência do trator, pelo que obtém melhor tração. E uma melhor tração representa uma taxa de derrapagem mais baixa, o que não só poupa combustível, como também resulta num trabalho mais eficiente que contribui para a longevidade dos pneus.
With right ballasting, you could gain in efficiency in the field
Como lastrar os pneus de trator ?
A lastragem é realizada ao adicionar pesos. Alguns agricultores realizam esta tarefa, mas também pode solicitar a ajuda do seu concessionário para fornecer os pesos. Para uma boa tração, recomendamos que adicione cerca de 50 kg por cavalo de potência. Multiplique 50 kg pelo número de cavalos de potência do trator para saber o peso que necessita de aplicar.
O objetivo é equilibrar a carga entre os eixos dianteiro e traseiro do trator. Por exemplo, se uma alfaia montada na traseira do trator desequilibrar o trator, poderá ser necessário adicionar peso à dianteira para manter o equilíbrio.
No caso dos tratores equipados com carregadores frontais, poderá ser necessário adicionar pesos à traseira para compensar o desequilíbrio.
A lastragem é crucial para ajudar à relação peso-potência do trator, em especial quando enfrenta condições de trabalho mais difíceis, tais como uma lavoura profunda. Um trator sem peso suficiente terá dificuldade em realizar uma tração efetiva em tais condições, daí a necessidade de adicionar lastro para ajudar à sua capacidade de tração e eficiência geral.
Pretende equilíbrio
Procura-se um equilíbrio entre as cargas na dianteira e traseira do trator para garantir a sua eficiência.
Por exemplo, em determinados modelos de trator, recomenda-se uma distribuição de peso na proporção de 40% na dianteira e 60% na traseira, devido à dimensão e configuração da transmissão.
ballasting helps to restore balance between the front and rear of the tractor
Contudo, as recomendações podem variar consoante o fabricante e o tipo de trator. Alguns fabricantes fornecem recomendações específicas, enquanto outros deixam esta decisão ao critério do concessionário, que pode ajustar a distribuição da carga para se adaptar às necessidades e limitações específicas do cliente.
Como referido anteriormente, se for acoplada uma alfaia pesada à traseira do trator é necessário adicionar peso à dianteira para reequilibrar. Contudo, um erro comum é lastrar um trator à frente quando já é pesado, o que provoca uma perda de peso na traseira, resultando numa perda de tração e sobrecarga do eixo dianteiro. Geralmente, isto resulta num aumento da taxa de derrapagem que, geralmente, é o primeiro sintoma visível deste desequilíbrio. E a derrapagem não afeta apenas a mecânica e os pneus, também danifica o solo e aumenta o consumo de combustível.
Se notar uma falta de tração ou manobrabilidade inadequada da sua máquina agrícola, recomendamos que solicite aconselhamento ao seu concessionário. O concessionário poderá fornecer a informação que necessita para otimizar a lastragem, de modo a obter uma relação peso-potência mais adequada.
Como é que os pesos do lastro são fixados ?
Os pesos podem ser fixados às rodas.
Também podem ser fixados a vários pontos da máquina agrícola, como os pontos de elevação dianteiros ou traseiros e, por vezes, debaixo do trator para baixar o seu centro de gravidade enquanto mantém o equilíbrio das cargas entre a dianteira e a traseira.
How are ballast weights fixed
Como fazer a lastragem com água dos pneus de trator ?
Lastrar pneus com água/líquidos
Em alguns casos específicos, para aumentar o peso da máquina ou para baixar o seu centro de gravidade, os pneus podem ser lastrados com líquido.
As válvulas agrícolas são, geralmente, válvulas de “ar e água”. Significa que os pneus podem ser cheios até um nível máximo de 75% com líquido (água + anticongelante) (diagrama 1).
Ballasting tyres with liquids
No inverno, as temperaturas podem descer abaixo do ponto de congelação e, aos 0 °C, é necessário usar um produto anticongelante à base de glicol*.
Para lastrar com água até ao nível máximo, encha a câmara de ar ou o pneu Tubeless com líquido até ao nível da válvula (válvula no ponto mais alto), enquanto liberta o ar (diagrama 2).
Como há menos ar para fornecer pressão (cerca de 25% do volume total), é fulcral monitorizar regularmente os níveis de pressão. Recomendamos uma verificação mensal.
inflation and pressure are adjusted using air
A: Water B: air
Lastrar pneus tubeless pneus com água/líquidos
Montar e posicionar o pneu :
- Esvaziar o pneu para uma pressão reduzida (cerca de 0,5 bar)
- Posicionar a válvula no ponto mais alto,
- Começar a encher o pneu com líquido (água + anticongelante), até um máximo de 75 %, enquanto liberta o ar (diagrama 2),
- Terminar o enchimento com ar e ajustar a pressão.
Lastragem noutras máquinas agrícolas
A lastragem não é apenas para os tratores; também pode ser relevante para outras máquinas agrícolas.
Por exemplo, no caso das ensiladoras, ou ceifeiras-debulhadoras, alguns fabricantes oferecem a possibilidade de adicionar peso adicional à traseira da máquina para equilibrar o peso das alfaias que serão instaladas na parte dianteira.
Os pulverizadores autopropulsados também podem necessitar de lastragem, em especial quando são utilizados em terrenos inclinados.
Na viticultura, é frequente recorrer à lastragem porque o terreno nas vinhas pode ser especialmente inclinado. A lastragem é utilizada nos tratores e máquinas de colheita com elevada distância ao solo, em especial as máquinas de vindimar. Os tratores com uma elevada distância ao solo apresentam um centro de gravidade elevado, o que os torna mais propensos a capotar quando estão a trabalhar em terrenos inclinados. Para melhorar a segurança nestas condições, é prática comum lastrar a máquina com pesos ou líquido para reduzir o seu centro de gravidade.
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* Uma vez que a MICHELIN não está envolvida na conceção desses produtos, a garantia da MICHELIN declara especificamente que a MICHELIN não será responsabilizada por quaisquer danos associados aos pneus.