What are the different tractor tyre tread patterns?

What are the different tractor tyre tread patterns?

Quais são os diferentes padrões do piso dos pneus de trator?


Os padrões do piso dos pneus de trator evoluíram ao longo dos anos para corresponder às necessidades dos agricultores. Descubra as suas diferenças e vantagens.
Tractor tyre tread patterns have evolved over the years to meet the needs of farmers. Discover their differences and benefits.

RESUMO :

Saliências radiais e tração

Historicamente, os pneus agrícolas eram equipados com piso com saliências radiais, ou seja, perpendicular à estrada, que oferecia boa tração nos campos. Mas este tipo de padrão de piso tinha a desvantagem de não ser prático em termos de manobrabilidade e direção. Quando um trator equipado com estes pneus estava num plano inclinado, tendia a desviar-se do seu trajeto devido à falta de estabilidade. Em resumo, os pisos com saliências radiais eram a derradeira solução em termos de tração, desde que o trator trabalhasse em linha reta e num campo plano.

Saliências em v para maior conforto

As saliências radiais também apresentavam outra desvantagem: o elevado ruído que produziam ao circular na estrada. Cada saliência embatia na superfície de contacto com violência, produzindo um som que poderia ser bastante incomodativo para o condutor.

Por esse motivo, os fabricantes de pneus optaram por uma nova abordagem para os clientes que passam mais tempo na estrada: saliências em forma de V com diferentes ângulos e formas. Este padrão de piso oferece um compromisso entre uma excelente tração e um contacto mais gradual das saliências com a superfície de contacto, reduzindo o ruído produzido. Por outras palavras, aceitamos sacrificar um pouco a tração caso isso represente um melhor conforto na estrada e melhor travagem.

A emergência do piso híbrido dos pneus de trator

Foi neste momento que começou a emergir a escultura híbrida. Quando as saliências são contínuas, estamos a falar de um padrão em V, mas quando a saliência está cortada em dois, isto é o início da hibridização. Os primeiros pisos de pneus híbridos vistos no setor agrícola foram concebidos para uma utilização em estrada.

Por exemplo, era complicado para um trator municipal, que corta os arbustos à beira da estrada e escava valas, e que circula principalmente na estrada ir de um ponto ao outro. O pneu não precisa de uma tração extrema porque estes veículos nunca são utilizados em condições difíceis, como no campo ou em terrenos difíceis.

 Pneu MICHELIN ROADBIB concebido principalmente para uma utilização na estrada

Estes padrões do piso de pneu híbridos, como o do pneu MICHELIN ROADBIB são concebidos especificamente para os agricultores que passam cerca de 80% do seu tempo na estrada.

Por exemplo, os que puxam reboques de estrume para os transportarem até aos espalhadores. O local de trabalho pode estar a uma distância considerável do local onde se encontra o estrume, por vezes, a cerca de 10 quilómetros. Neste caso, os condutores passam a maior parte do dia no trator, percorrendo longas distâncias para abastecer os espalhadores nos campos. Têm de realizar estes trajetos várias vezes por dia, geralmente, a velocidade elevada para evitar que os espalhadores fiquem à sua espera.

MICHELIN ROADBIB - its tyre tread pattern was designed mainly for road use

MICHELIN ROADBIB - its tyre tread pattern was designed mainly for road use

Para estes utilizadores, a tração extrema não é a prioridade, porque não costumam enfrentar condições de terreno difíceis, tais como lavrar solo duro. Contudo, o conforto e manobrabilidade do trator são critérios importantes, tendo em conta o número de horas passados na estrada. Além disso, o consumo de combustível é um fator importante, porque estes utilizadores pretendem reduzir os seus custos de operação. O terceiro critério é o desgaste. Os pneus de trator desgastam-se mais depressa na estrada do que no campo, onde não existe pedras nem abrasão. Assim, se um trator for essencialmente utilizado na estrada, o desgaste dos pneus é mais um critério importante. O padrão de piso híbrido do pneu MICHELIN ROADBIB foi concebido para o campo e é indicado para a estrada.

Ou seja, permite trabalhar no campo em condições normais e oferece uma maior área de superfície em contacto com o solo, que oferece conforto na estrada, distância de travagem e desgaste uniforme para promover a longevidade.

Pneu MICHELIN EVOBIB concebido principalmente para a estrada e para o campo

O pneu MICHELIN EVOBIB oferece um bom desempenho tanto com a pressão dos pneus alta e baixa e pode ser utilizado com um sistema de gestão da pressão (CTIS). Isto significa que a pressão do pneu pode ser facilmente ajustada entre a estrada e o campo para garantir que o pneu apresenta um bom desempenho em ambas as superfícies, o que faz do MICHELIN EVOBIB, o pneu 2 em 1. 

Para conseguir isso, centrámos a atenção na tração no campo, com um padrão de piso semelhante ao de um pneu agrícola convencional, em termos da relação entre as saliências e os espaços entre elas. Isto permite uma drenagem eficiente do solo.

MICHELIN EVOBIB- its tyre tread pattern was designed for the road and the field

MICHELIN EVOBIB- its tyre tread pattern was designed for the road and the field

A pressão de ar dos pneus também pode ser aumentada para reduzir a resistência ao rolamento na estrada e, desta forma, diminuir o consumo de combustível. Além disso, o padrão do piso foi desenvolvido para garantir um desgasta uniforme, mantendo um determinado nível de conforto, embora menor face ao pneu MICHELIN ROADBIB ao reduzir os impactos no solo graças à hibridização do piso. 

O pneu MICHELIN EVOBIB também beneficia das vantagens da carcaça reforçada MICHELIN ULTRAFLEX com padrões VF e PFO.

Pneu MICHELIN CROSSGRIP resistência e manobrabilidade

O padrão de piso MICHELIN CROSSGRIP foi especialmente concebido para trabalhos nas estradas, em especial pelos tratores utilizados pelos municípios. O principal objetivo do pneu é garantir uma elevada estabilidade, porque é frequente estes tratores estarem equipados com ceifeiras ou trituradores que são utilizados à beira das estradas.

Desta forma, o pneu MICHELIN CrossGrip é capaz de suportar cargas pesadas, dado que o pneu interior está sujeito à carga total das ferramentas em ação. Para além da sua elevada resistência, também apresenta um padrão de piso concebido para oferecer uma boa aderência. Este pneu também é utilizado para a limpeza de neve no Canadá, sendo apreciado pela sua manobrabilidade, precisão e eficiência de travagem. Em comparação com os pneus convencionais, oferece aos condutores uma operação mais precisa e rápida quando estão a limpar a neve.

MICHELIN CROSSGRIP- its tyre tread pattern was designed for great resistance and manoeuvrability

MICHELIN CROSSGRIP- its tyre tread pattern was designed for great resistance and manoeuvrability

O que é interessante verificar é que os pneus agrícolas são geralmente concebidos para serem direcionais, o que significa que têm de ser instalados num sentido específico, conforme indicado pelos padrões em V.

Mas durante a conceção do pneu MICHELIN CrossGrip tivemos em consideração o facto de o pneu ter de suportar mais carga de um lado face ao outro quando a ferramenta está instalada. Isto significa mais desgaste no lado que suporta maior carga.

Desta forma, o pneu MICHELIN CrossGrip foi intencionalmente concebido como sendo não direcional, permitindo ao utilizador trocar facilmente entre os pneus esquerdo e direto, para equilibrar o desgaste, sem que seja necessário retirar o pneu da jante. Como não existe sentido de rotação, basta retirar a roda completa e montar do outro lado, o que também poupa bastante tempo.

Pneus para utilização principal no campo

Se utiliza o seu trator principalmente no campo, então uma das nossas outras gamas de pneu deverá ser adequada para a sua utilização.

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