how to manage tyre sidewall damage in the field
Como gerir os danos no flanco do pneu no campo?
Quando regressa do campo, poderá verificar que os flancos do pneu da sua máquina agrícola estão danificados. É frequente serem afetados pelos componentes do solo e embora os danos causados costumem ser superficiais, por vezes, podem ser mais graves. Como é que estes danos podem ocorrer? Pode ser reparado? O que se pode fazer para evitar esta situação? Conheça as respostas dos nossos especialistas.
RESUMO :
Os diferentes tipos de danos no flanco do pneu
Existem vários níveis de agressão devido aos componentes do solo, provocando danos acidentais mais ou menos graves, consoante cada caso.
1 - Danos nos pneus superficiais
Arranhões ligeiros são considerados um dano superficial no flanco do pneu que, geralmente, não se agrava e não requer reparação imediata. Em caso de dúvida, submeta os seus pneus à avaliação de um profissional.
Superficial tyre sidewall damage on AG tyre
2 - Danos nos pneus significativos
Telas visíveis no flanco do pneu
Se identificar este tipo de danos no flanco do pneu, deve agir rapidamente porque a degradação vai aumentar com a infiltração de humidade, químicos agressivos, exposição ao solo e à acidez das ervas. Recomendamos que contacte o seu profissional de pneus para que possa avaliar os danos e obter a sua opinião.
Um impacto que arrancou um pedaço de borracha
Se falta um pedaço de borracha, é sensato levar o pneu a um profissional assim que possível para saber se pode ser reparado. Em alguns casos, adicionar borracha pode ser suficiente. O especialista em pneus poderá necessitar de desmontar o pneu para verificar se existem danos visíveis no interior.
Significant tyre sidewall damage on ag tyre
O meu pneu pode ser reparado ?
Como cada caso é diferente, somente o especialista em reparação poderá avaliar se o pneu tem ou não reparação.
Neste vídeo, um reparador de pneus profissional examina vários casos de pneus reparáveis e não reparáveis. Também explica e demonstra todos os passos envolvidos numa reparação.
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Aceitar cookies do YouTubeA reparação do dano no flanco do pneu obriga à imobilização do meu veículo?
Felizmente não! O seu pneu será substituído por um pneu de recuperação para que possa continuar a sua atividade, enquanto o profissional realiza o trabalho de reparação.
Por que motivo os componentes do solo atacam os pneus?
As plantas cultivadas desenvolvem-se de forma a suportar diferentes condições, especialmente as climáticas, como os ventos fortes. As plantas estão a ficar cada vez mais resistentes e os caules mais robustos, o que significa que criam maior fricção com a borracha do que antes.
Os agricultores mais antigos dizem que, há muito tempo, todos os anos, os girassóis já crescidos ficavam no chão depois de fortes rajadas de vento. Atualmente, permanecem direitos apesar das tempestades.
Entre as colheitas mais agressivas temos o milho, cujos pés, que são longos e rígidos, têm potencial para causar um desgaste acentuado no flanco dos pneus devido à fricção. A colza e o restolho também são conhecidos por atacar os pneus, mas mais no piso.
Como posso prevenir danos no flanco do pneu?
1- Escolha os pneus adequados
Devido à evolução das plantas, algumas culturas exigem pneus mais resistentes para evitar danos nos flancos dos pneus.
Ao escolher pneus resistentes vai ajudar a prevenir potenciais danos. Temos uma gama de pneus concebidos especialmente para reduzir o risco de reparações inesperadas ou substituição precoce.
Por exemplo, o MICHELIN YIELDBIB , um pneu de baixa pressão para tratores de elevada potência, tem a marcação “Proteção contra restolho”, o que significa que oferece resistência aos danos nos pneus provocados pelo restolho.
O pneu MICHELIN MEGAXBIB 2 concebido para máquinas de colheita, também apresenta a marcação “Proteção contra restolho” e oferece proteção adicional com um piso reforçado a aço e uma carcaça reforçada que oferece excelente resistência a furos.
MICHELIN MEGAXBIB 2 stubble shield protection
As saliências de piso com elevada cobertura (1) oferecem uma elevada proteção contra os danos provocados pelo restolho e caules.
Garantia comercial contra danos acidentais nos flancos dos pneus
É bom saber: a Michelin incentiva a utilização dos seus pneus agrícolas tecnológicos com garantias contra danos acidentais que não podem ser reparados. Isto significa que, ao equipar-se com pneus concebidos especialmente pela MICHELIN, pode beneficiar de uma maior resistência às agressões no campo, o que reduz consideravelmente o risco de danos nos flancos dos pneus mais graves. Também tem direito a uma cobertura com retrocessão comercial se o pneu não poder ser reparado.
Saiba mais sobre as nossas garantias.
2- Aplique a pressão adequada
Se um pneu apresenta pressão excessiva para o trabalho que tem de realizar, estará mais tenso, ficando mais vulnerável a cortes. Por outro lado, um pneu com uma pressão adequada à sua utilização, ajustada de acordo com a sua carga e velocidade, poderá garantir o desempenho e reduzir o risco de danos nos flancos dos pneus provocados pela agressão das plantas.
3 - Adicione uma ferramenta preventiva à sua máquina
Outra medida preventiva é utilizar ferramentas para achatar as plantas antes que os pneus passem sobre elas. Por exemplo, alguns agricultores recorrem a uma ferramenta adicional, colocada entre a barra de corte e os pneus da ceifeira-debulhadora, que pressiona os caules para impedir que danifiquem os pneus.
Para saber mais sobre a prevenção de danos nos pneus, leia o nosso artigo “Como evitar danos nos pneus?”.
Precisa de mais aconselhamentos? Descubra o npsso guia de manutencao e cuidados do pneu ?