Flat tyre: does my tractor have a punctured tyre?
Pneu vazio: será que o meu trator tem um pneu furado?
Existe algo mais frustrante do que ter um pneu furado enquanto está a trabalhar no campo? É mesmo um pneu furado?
Pode ser reparado? Os nossos especialistas Michelin deixam as suas sugestões.What could be more frustrating than having a flat tyre while farming? Is it really a punctured tyre?
Can it be repaired? Our Michelin experts provide their tips.
RESUMO:
E se não era um pneu furado?
Se recebeu um alerta do seu sistema de enchimento remoto ou se pensa ter um pneu vazio ou, pelo menos, mais vazio do que o habitual, a primeira associação que pode fazer é que tem um pneu furado. Mas a causa pode ser outra.
Como pode saber se tem um pneu furado ou não ?
Encha o pneu!
Sim, recomendamos que esta seja a primeira coisa a fazer, porque desta forma será possível verificar uma destas hipóteses:
1 - O alerta apresentado pelo seu sistema de enchimento remoto (CTIS) pode ter resultado de um erro de medição. As variações das temperaturas exteriores originam variações na pressão. Dependendo da tolerância dos sensores, isto pode gerar um alerta de pneu vazio, que pode, ou não, ser justificado.
2 - Existe uma ligeira, quase impercetível, diminuição da pressão, que é normal caso esteja há muito tempo sem repor a pressão dos pneus E repor a pressão indicada para a sua atividade vai evitar danos nos pneus durante a condução.
3 - Ouve uma fuga de ar constante, que confirma a existência de um problema real.
Nesta última situação, em que se confirma a perda anormal de ar, esta pode resultar de:
- um problema de estanquidade do ar
-
ou um pneu furado
Um problema de estanquidade do ar
Se for um problema de estanquidade do ar, este pode resultar de um problema na válvula. Por exemplo, perdeu a tampa da válvula ou perdeu a sua estanquidade do ar, ou o ponto onde a válvula está fixada na jante está a perder ar.
Outra possibilidade é que, ao trabalhar no campo, o solo possa ter ficado entre o rebordo da jante e o talão, provocando uma fuga.
A terceira possibilidade é que a câmara de ar tenha ficado porosa ao longo do tempo e já não consiga reter o ar como era suposto.
Um pneu furado
Pode ter um furo no pneu durante a sua atividade.
Pode ter sido provocado por um corte ou perfuração no piso ou flanco, ou por a uma fissura na jante.
A punctured tractor tyre
O que deve fazer?
Nesta fase, poderá ainda não saber se é um pneu furado ou um problema de estanquidade do ar. Para tentar localizar a fuga, pode recorrer a um truque simples que é borrifar água com sabão no pneu, na jante e na válvula.
Por exemplo, se detetar uma fuga de ar na válvula, reapertar a válvula poderá ser suficiente para solucionar o problema.
Noutras situações, pode ser preferível consultar um profissional de pneus agrícolas, que irá examinar o pneu de forma mais detalhada, com um olhar especializado e poderá avaliar se o pneu pode ou não ser reparado.
Aqui ficam alguns conselhos sobre como podera evitar danos nos pneus.
Quando é que é possível reparar um pneu furado?
Em alguns casos, mesmo que o seu trator tenha um pneu furado, a reparação é possível. Consoante o tipo de agressão que tenha sofrido, o comprimento e a profundidade do corte, e a sua localização, um profissional dos pneus poderá indicar se o seu pneu ainda tem, ou não, direito a uma segunda vida.
Noutros casos, a reparação será impossível, obrigando à sua substituição.
Tyre puncture: Repairable damage
Danos reparáveis
Abaixo, apresentamos uma lista de casos em que um pneu furado pode ser normalmente reparado.
- Cortes ou agressões às saliências, p. ex., detritos de metal presos no pneu.
- Cortes ou agressões no piso.
- Pequenos furos na parte interior do pneu.
- Cortes ligeiros no flanco, perpendiculares à circunferência
Apresentamos algumas fotos de danos reparáveis:
Repairable damage: tyre tractor example1
Repairable damage: tyre tractor example2
Repairable damage: tyre tractor example3
Tyre puncture: Non-repairable damage
Danos não reparáveis
Nos casos seguintes, o furo no pneu não pode ou não deve ser reparado.
-
Por motivos técnicos ou porque a reparação não seria rentável
-
Cortes longos e profundos na parte interior do pneu.
-
Danos no flanco no sentido circunferencial.
-
Danos na proximidade do talão.
-
Fendas radiais.
Apresentamos algumas fotos de danos não reparáveis:
Non repairable damage example1
Non repairable damage example2
Non repairable damage example3
Como reparar um pneu furado?
Neste vídeo, um especialista apresenta exemplos concretos reparáveis/não reparáveis de pneus furados e explica passo a passo como realiza a reparação.
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Precisa de mais aconselhamento? Descubra o nosso guia de danos e desgaste to pneu?